.

01 junho 2010

Avião que caiu em Bocaina é do Paraguai

Cessna foi achado em chamas na última 5ª, sem ninguém a bordo

A suspeita da polícia é que a aeronave Cessna transportava algum tipo de material ilícito, como entorpecentes

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO - Folha de SP
 
O avião monomotor Cessna que foi encontrado em chamas na última quinta-feira no meio de um canavial de Bocaina, sem nenhum passageiro ou tripulante, tinha matrícula do Paraguai.
 
A suspeita é que o avião transportava algum tipo de material ilícito, como drogas, e que foi abandonado depois de um possível acidente.

Na sexta-feira, o Seripa-4, órgão regional ligado ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), encaminhou um perito ao local.

O perito retirou as plaquetas de identificação que ficam localizadas na hélice e no motor da aeronave, por meio das quais foi possível constatar que o avião era registrado no Paraguai, com matrícula ZP-BCA.

Embora tenha coletado o material, a investigação não deve continuar a cargo do Cenipa por causa dos indícios de que a aeronave transportava material ilícito.

"Pode ser até um acidente legítimo, mas como uma série de fatores levantou a hipótese de um ilícito, então a investigação, automaticamente, não tem finalidade", disse o major Luís Renato Horta de Castro, chefe da investigação do Seripa-4.

Segundo ele, o trabalho de investigação do Cenipa é apenas para fins de prevenção de acidentes.

Os dados coletados no local foram enviados à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a quem caberá identificar detalhes sobre o avião. A Anac disse que até a tarde de ontem ainda não tinha recebido nenhuma comunicação oficial do Cenipa.

O monomotor foi encontrado em chamas na manhã de quinta por funcionários da usina Santa Cândida. Eles apagaram o fogo, mas não encontraram ninguém. Perto do local onde o avião estava há uma pista de pouso usada por aviões agrícolas.

0 comments:

Header Ads

Copyright © Aeronauta | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top