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Após captar sinais sonoros, França espera achar destroços

DA REDAÇÃO - FOLHA DE SP Após submarinos captarem possíveis sinais sonoros das caixas pretas da aeronave, os investigadores franceses encarregados de determinar as causas do acidente com o voo 447 da Air France afirmaram ontem que esperam encontrar os destroços do Airbus-A320. Com as novas informações, a área de busca pelo avião foi reduzida para 200 km2. As pesquisas agora se voltam a um novo perímetro, em local mais ao sudeste da região onde se procurava o Airbus (a cerca de 1.500 km de Recife), segundo o diretor do BEA (órgão francês que investiga o acidente), Jean-Paul Troadec. Ele assegurou que os sinais captados pelo submarino nuclear correspondem por intensidade e frequência aos emitidos pelas caixas-pretas dos aviões e descartou que sejam sons de origem biológica ou geológica. Em dois dias, de acordo com Troadec, os submarinos do navio norueguês Seabed Worker encerrarão as pesquisas nessa nova área. Apesar de admitir que a zona de busca é muito complexa devido ao relev

Agora, a taxa é para marcar assento no voo

Check-in Depois da cobrança para despachar mala e pelo lanche a bordo, empresas passaram a pedir adicional de quem quer escolher lugar ou ocupar os cobiçados bancos na fila de emergência Susan Stellin, THE NEW YORK TIMES - O Estado de S.Paulo As companhias aéreas continuam tentando encontrar formas de cobrar mais dos passageiros. Agora, a principal experiência é em torno do quanto podem pedir para deixar o cliente marcar assentos nos voos - por enquanto, os valores variam de US$ 5 a US$ 50 nos trechos domésticos nos Estados Unidos. São dois tipos de taxas. AirTran Airways e Sprit Arlines, por exemplo, querem de US$ 6 a US$ 20 adicionais para permitir que o passageiro possa decidir onde sentar. Caso contrário, a pessoa será  alocada de forma randômica, no check-in. Já outras empresas decidiram cobrar pelos assentos cobiçados, aqueles com mais espaço para estender as pernas ou os localizados na parte da frente do avião. Continental, Frontier, JetBlue, United e US Airways estão tax

Airbus: buscas em nova área quase concluídas

Franceses esperam novidades na procura por rastos da fuselagem   O Globo Autoridades francesas disseram ontem que esperam anunciar a partir de amanhã novidades nas buscas pela fuselagem do Airbus da Air France que caiu sobre o Atlântico em 31 de maio de 2009, matando 228 pessoas. Segundo Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Pesquisas e Análises (BEA, na sigla em francês), que investiga as causas do acidente, se a fuselagem for encontrada na nova zona de buscas, isso significa que "o avião deu meia volta para retornar ao Brasil, embora não saibamos as razões disso". A nova área de buscas se encontra a 75 km ao sudoeste da última posição do voo AF 447 conhecida nos radares. Ou seja, o avião estaria em uma área anterior, já sobrevoada. Segundo Troadec, nessa região não há fortes correntes marinhas. O navio norueguês Seabed Work, que patrulha a nova área de buscas delimitada na semana passada, de 200 km² (e não 100 km², como haviam afirmado as autoridades francesas a

Modelo de gestão de aeroportos fica para próximo governo

Juliana Ennes, do Rio - Valor A decisão sobre o modelo de gestão aeroportuária brasileiro não deverá sair este ano, segundo a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira. Ela disse, após evento promovido pelo Valor e pelo "Financial Times" no Rio, o "Brazil Infrastructure Summit", não acreditar que a decisão saia neste governo. O modelo da Anac prevê um operador internacional, com participação de empresas brasileiras. Não haverá restrição à participação de capital estrangeiro. Os dois principais modelos, que dividem opiniões do governo e da iniciativa privada, são a concessão de alguns aeroportos para empresas privadas ou a abertura de capital da Infraero -- defendida ontem pela candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. Neste caso, a abertura de capital levaria à obrigatoriedade de manutenção do monopólio da gestão dos aeroportos sob o comando da Infraero. O modelo americano, por exemplo, é totalmente público e é

Dificuldades no embarque aumentam

Roberto Rockmann, para o Valor, do Rio Um dos gargalos mais visíveis do setor de infraestrutura no Brasil está nos aeroportos. Quem viaja com frequência vê filas nos estacionamentos, no embarque, nos saguões e na hora de pegar as malas. Em seis anos, o número de passageiros nos aeroportos brasileiros cresceu 80%, impulsionado pela melhoria da renda, crédito mais acessível e redução das tarifas. Calcula-se que em 2009 cerca de 10% dos passageiros voaram pela primeira vez, um número que deverá crescer ao longo dos próximos anos, porque menos de 10% da população brasileira utiliza o transporte aéreo. Em abril, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o movimento de passageiros teve alta de 23,6% na comparação anual. "Neste ano, o setor deve ter um crescimento também de dois dígitos", diz a diretora-geral da Anac, Solange Vieira. Calcanhar de aquiles da infraestrutura nacional, o segmento terá de acelerar investimentos para atender à crescente demanda, impul

Passagens aéreas mais baratas

A venda de bilhetes com preços menores a partir da semana que vem depende de a Anac autorizar a entrada da Azul na capital Karla Mendes - Correio Braziliense O preço da passagem aérea para Campinas, São Paulo, poderá ficar mais barato para o brasiliense a partir da semana que vem. A companhia Azul, que estreará no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek em 1º de agosto, com três voos diários para a cidade paulista, depende apenas da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a venda dos bilhetes. "Assim que recebermos autorização, iniciaremos as vendas", revela Gianfranco Beting, diretor de Marketing da Azul, em entrevista ao Correio. O executivo não revelou o valor que será cobrado, mas garantiu que haverá promoções bastante atrativas, seguindo a estratégia da companhia de oferecer tarifas com preços abaixo do mercado para estimular os clientes a experimentar os serviços da empresa. Para operar a rota, a companhia adquiriu dois

Mudanças em aeroportos ficarão para 2011, diz Anac

Proposta da agência está em análise pelo Ministério da Defesa e pela Casa Civil Mercado cresce acima de 20% pelo décimo mês; agência cita descompasso entre demanda de clientes e oferta aeroportuária JANAINA LAGE SAMANTHA LIMA DA SUCURSAL DO RIO - Folha de SP A decisão sobre o modelo de gestão dos aeroportos deverá ficar para o próximo governo, disse ontem a presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira. Caso a decisão seja tomada em 2011, o novo governo deverá definir se a administração de aeroportos no país deve ficar a cargo da iniciativa privada, permanecer sob a gestão de uma empresa estatal, a Infraero, ou passar a ser feita em parcerias público-privadas. Segundo especialistas, a definição de um modelo é essencial para viabilizar investimentos antes da Copa e dos Jogos Olímpicos. Questionada sobre o impacto da demora do governo, Vieira disse que dependerá da velocidade das obras. Vieira participou ontem de seminário sobre infraestrutura promovid

Avião cai na Líbia e mata mais de cem pessoas

Aeronave procedente da África do Sul transportava 93 passageiros e 11 tripulantes Efe Um avião de bandeira Líbia caiu nas proximidades de Trípoli matando todos os 104 pessoas que estavam a bordo - 93 passageiros e 11 tripulantes. As informações foi divulgada pelo canal de televisão Al Arabiya, que cita fontes oficiais. Segundo o correspondente da Al Arabiya na Líbia, a queda do avião, que procedia de Johanesburgo, não está relacionada com a nuvem de cinzas do vulcão islandês, mas por enquanto ainda são desconhecidas as causas da tragédia. O acidente aconteceu para por volta de 1h (pelo horário de Brasília), segundo o canal televisivo, que assegurou que o avião ficou destruído ao se chocar com a pista de aterrissagem. Ainda não há informação sobre a nacionalidade dos passageiros.

Mercado de aviação no país cresce 23%

Aumento de passageiros em abril mostra aquecimento. Gol encosta na TAM, que mantém liderança Henrique Gomes Batista - O Globo O mercado de aviação civil voltou a crescer fortemente em abril, em comparação com mesmo mês do ano anterior. Segundo a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, a alta foi de 23,6% em relação ao número de passageiros transportados. A agência informou que a TAM continuou liderando o mercado, com uma participação de 42,13% no mês, abaixo, no entanto, do mesmo período de 2009, quando detinha 49,20%. A Gol continua com participação próxima: 40,69% neste mês, contra 38,77% em abril do ano passado. A Webjet manteve a terceira posição, com 5,89% de mercado em abril (contra 3,70% no mesmo período de 2009), seguida de perto pela Azul, com 5,56% (era 3,62%). A Avianca, novo nome da OceanAir, deteve 2,45% do mercado contra 2,77%; e a Trip conquistou 2,29% (era 1,25%). No acumulado do primeiro quadrimestre do ano, a briga pela lideran

Aeroporto de Maringá deve receber investimentos

Agência de Notícias Estado do Paraná   O governador Orlando Pessuti reafirmou o compromisso do Governo do Paraná e do Governo Federal em investir no aeroporto da cidade. O prefeito de Maringá, Sílvio Barros II, pediu a ampliação do quadro do Corpo de Bombeiros no terminal, durante abertura da Escola de Governo, nesta quinta-feira (6), realizada em Maringá, na interiorização do Executivo estadual. Segundo o prefeito, a Agência Nacional de Aviação Civil e a Infraero exigem o aumento do efetivo para que o Aeroporto de Maringá receba mais voos. "Há demanda para isso e as companhias aéreas têm interesse em operar novas linhas. O aeroporto atende não só Maringá, como outros municípios da região", afirmou Sílvio Barros. O governador ressaltou que, em audiência com o ministro da Defesa, Nélson Jobim, recebeu a garantia de investimentos nos aeroportos do Paraná. O encontro entre Pessuti e Jobim ocorreu em Brasília, no mês passado. "O Paraná tem apenas três aeroportos sob g

Sindicato das empresas aéreas critica proposta

DA SUCURSAL DO RIO DE GENEBRA - Folha de SP O presidente do Snea (Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias), José Marcio Mollo, afirmou que as propostas da União Europeia são prejudiciais ao mercado brasileiro. Para ele, caso as medidas entrem em vigor, as empresas nacionais perderão ainda mais espaço no tráfego Brasil-Europa. "Dizem que isso é do interesse do consumidor. Meia dúzia de pessoas viaja para o exterior, mas, se pegarmos os dados do balanço de pagamentos, isso será negativo para o país. Vamos deixar de trazer divisas." Segundo Mollo, o país ainda não recuperou o patamar de participação em voos para a Europa que tinha antes da crise da Varig, apesar de a TAM ter investido em voos para a região. Ele diz que a abertura de voos entre Europa e Brasil é inevitável, mas precisa ser feita de modo gradual para não afetar as empresas. No final de 2008, a fatia da TAM era de 23%. Nos cálculos de Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, a participação que a

Europa quer liberação de voos com Brasil

Proposta em análise pela Comissão Europeia prevê abertura mútua de mercado, com aumento do número de rotas diretas Com Copa e Olimpíada, ideia é ampliar o fluxo anual de passageiros em 335 mil; hoje o número está em torno de 4 milhões por ano LUCIANA COELHO DE GENEBRA JANAINA LAGE DA SUCURSAL DO RIO - Folha de SP De olho na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016, a Comissão Europeia quer negociar com o Brasil um acordo para abrir mutuamente o mercado de aviação, que passa por dificuldades. Entre outras propostas, está o aumento do número de voos diretos, reduzindo conexões domésticas. A ideia é aumentar o fluxo anual de passageiros, hoje em torno de 4 milhões, em 335 mil já no primeiro ano de vigência. A proposta escrita pelo comissário de transportes da União Europeia, Siim Kallas, estima que um tratado criaria benefícios anuais de € 460 milhões (R$ 1,1 bilhão) ao consumidor.   "Recomendarei a todos os ministros do transporte da UE que abram negociações com o Brasil o quan

França define área de 3 km em que estaria a caixa-preta do voo 447

Ministério da Defesa, porém, não sabe se há possibilidade de resgate; famílias afirmam estar esperançosas   O Estado de SP Quase um ano após o avião que fazia o voo 447 da Air France cair no Oceano Atlântico entre o Rio e Paris, o Ministério da Defesa da França informou que já sabe a área em que se encontram as caixas-pretas. Não há, contudo, garantias de que os equipamentos que registram as informações de voo e podem ajudar os especialistas a esclarecer as causas do acidente serão resgatados. "Estamos longe de ter a certeza de que podemos trazer para a superfície as caixas-pretas", advertiu o general francês Christian Baptiste, porta-voz adjunto do Ministério. O Exército francês não tem intenção de enviar meios próprios para tentar localizar o lugar exato no qual estão as caixas-pretas e extraí-las. O que resta do Airbus A330 da Air France está numa área de três quilômetros quadrados, duas horas ao sul do local onde um navio norueguês vasculha o fundo do mar atualmen

Cumbica vai ganhar neste mês scanner corporal

Aparelho doado pelo governo americano detecta drogas até dentro do corpo e será usado também em aeroportos do Rio e de Recife e Manaus Bruno Boghossian - O Estado de S.Paulo Passageiros que embarcarem em quatro grandes aeroportos brasileiros podem ser selecionados, a partir deste mês, para passar pelo novo e polêmico aparelho de escaneamento corporal, o "body scanner". O equipamento, que funcionará na área de embarque internacional de Guarulhos (SP), Galeão (Rio), Recife e Manaus, foi apresentado ontem pela Polícia Federal. O objetivo é impedir o embarque de armas, explosivos ou drogas. O uso do aparelho em aeroportos dos Estados Unidos e do Reino Unido levantou questionamentos sobre a invasão da intimidade dos passageiros, já que a máquina permite enxergar "sob as roupas" dos investigados. A PF esclareceu que a imagem - gerada a partir da radiação emitida pelo equipamento, como uma radiografia - só tem capacidade de mostrar ossos, órgãos, objetos e o contorno

Aeroporto Tom Jobim já tem 'body scan'

Passageiros podem até se recusar a passar por aparelho, mas serão impedidos de entrar na área de embarque   O Globo O embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, entregou ontem à Polícia Federal, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o novo aparelho de escaneamento de corpo, conhecido como body scan, doado pelo governo americano. O superintendente da PF, Angelo Gioia, esteve na cerimônia e explicou que o body scan pode detectar em poucos segundos objetos por baixo das roupas ou dentro do corpo dos passageiros, como explosivos, armas de fogo, drogas, facas, pedras preciosas e aparelhos eletrônicos. — Com esse aparelho, um suspeito passa por um constrangimento menor do que em outras ações da Polícia Federal, já que pode detectar algo errado muito mais rapidamente — disse Gioia. Procurador-geral do OABRJ, Ronaldo Cramer afirmou que a operação tem de ser acompanhada, a fim de se averiguar se ela não vai violar o direito constitucional à intimidade. Ele ressaltou que o passageiro