Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Aeroporto Tom Jobim já tem 'body scan'

Passageiros podem até se recusar a passar por aparelho, mas serão impedidos de entrar na área de embarque
 
O Globo

O embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, entregou ontem à Polícia Federal, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o novo aparelho de escaneamento de corpo, conhecido como body scan, doado pelo governo americano. O superintendente da PF, Angelo Gioia, esteve na cerimônia e explicou que o body scan pode detectar em poucos segundos objetos por baixo das roupas ou dentro do corpo dos passageiros, como explosivos, armas de fogo, drogas, facas, pedras preciosas e aparelhos eletrônicos.

— Com esse aparelho, um suspeito passa por um constrangimento menor do que em outras ações da Polícia Federal, já que pode detectar algo errado muito mais rapidamente — disse Gioia.

Procurador-geral do OABRJ, Ronaldo Cramer afirmou que a operação tem de ser acompanhada, a fim de se averiguar se ela não vai violar o direito constitucional à intimidade.

Ele ressaltou que o passageiro pode até se recusar a passar pelo aparelho, mas, neste caso, poderá ser impedido de entrar na área de embarque.

— O poder de revista é inerente ao poder da polícia. O que fala mais alto neste caso é o interesse público. No entanto, em tese, esse aparelho só poderá ser utilizado em caso de uma pessoa ser suspeita de algum delito. Se for mulher, é necessário que uma policial mulher faça a operação — afirmou o advogado.

No Brasil, aeroportos de São Paulo, Manaus e Recife também vão receber o aparelho.
 
No Rio, de acordo com o delegado do aeroporto, Alcyr Vidal, o aparelho será instalado no Terminal 1, onde há mais voos internacionais.

— Esse aparelho não viola a privacidade. Ele não mostra a pele das pessoas. É como se fosse uma radiografia. Os Estados Unidos fizeram essa doação visando a proteger os voos que saem daqui para lá. Para nós será importante, porque temos de nos adaptar às exigências dos eventos internacionais que vêm por aí: a Copa e as Olimpíadas — disse Vidal.

Postar um comentário

0 Comentários