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Justiça aprova plano de recuperação da VarigLog

Proposta tinha sido rejeitada por credores em 23 de setembro. Ainda cabe recurso à decisão   Erica Ribeiro - O Globo Mesmo sem a realização de nova assembleia de credores, a juíza Renata Mota Maciel, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo, aprovou ontem o plano de recuperação judicial da VarigLog. Os advogados da companhia alegaram que a rejeição do plano no último dia 23 ocorreu porque os credores eram concorrentes (companhias aéreas e arrendadores de aviões). Ainda cabe recurso. Segundo a advogada Laura Bumachar, do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão, que atua na recuperação da VarigLog, os credores concentram 40% da dívida de R$ 160 milhões da classe 3 — formada por empresas com créditos sem garantias, ou sem hipoteca. — Entramos com um pedido de aprovação do plano mostrando que havia conflito entre os credores que rejeitaram a proposta e a VarigLog. E apresentamos à juíza as contas da empresa, que opera normalmente e paga

Ou decola agora ou...

Com estacionamento sob terminal, Tom Jobim sequer atende a regras internacionais antiterror Carla Rocha - O Globo A sete anos das Olimpíadas, o Aeroporto Internacional Tom Jobim tem problemas graves de manutenção e infraestrutura que, para o governo do estado, somente com a privatização poderão ser resolvidos. A segurança das instalações precisa ser reforçada e até mesmo o estacionamento que fica embaixo do Terminal 1 terá que ser deslocado para atender a regras internacionais antiterror. — O aeroporto tem que ser modificado para as Olimpíadas. Do ponto de vista da segurança, por exemplo, existe a questão do estacionamento embaixo do Terminal 1. Essa é uma conformação de aeroporto proibida hoje. Um carro-bomba ali explode o terminal inteiro. Mas há ainda outras mudanças estruturais a serem feitas, como o aumento do número de fingers (corredores suspensos que permitem o acesso dos passageiros às aeronaves) — afirma o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner. Com a esco

Embraer capta US$ 500 milhões fora do Brasil

ESTELITA HASS CARAZZAI -  FOLHA DE S.PAULO A Embraer arrecadou US$ 500 milhões nesta semana com a oferta de títulos encerrada anteontem. Os títulos são uma espécie de nota promissória oferecida a quem concorda em fazer um empréstimo à companhia, que se compromete a devolver o dinheiro num determinado prazo, com juros. O valor, captado em oito dias, equivale a um terço da receita da empresa no segundo trimestre e quase o dobro do lucro líquido no mesmo período. Cerca de 200 investidores internacionais aderiram à oferta, superando as expectativas da Embraer.

Preço de ponte aérea tem diferença de 662%

Para viajar na rota que liga as duas maiores cidades do país, é preciso comparar horários e ofertas por empresa Erica Ribeiro e Fabiana Ribeiro - O Globo Considerada a rota mais rentável da aviação brasileira e disputada pelas empresas, a ponte aérea Rio-São Paulo apresenta diferenças de até 662% nos preços das tarifas. Tamanha variação é explicada pela antecedência de compra, pelo horário da viagem e pelo tipo da passagem adquirida, que, muitas vezes, tem restrições de uso. Dependendo dos aeroportos de origem e destino, o valor também oscila. Assim, pesquisar é a palavra de ordem para quem pode programar a viagem, afirmam especialistas e as próprias empresas. A diferença de 662%, o equivalente a R$ 523, foi encontrada em uma pesquisa realizada ontem pelo GLOBO para a rota Galeão (Tom Jobim)-Congonhas, com partida no dia 9 e retomo no dia 13 deste mês. A tarifa mais barata dessa rota é a da Gol, de R$ 79, de São Paulo para o Rio, às 8h30m. A mais cara para o mesmo destino é a da

Defeito não era nos sensores

Agência de investigação rebate versão de pilotos publicada em jornal francês   Jornal de Brasília A agência de investigação de acidentes aéreos da França (BEA, na sigla em francês) rechaçou ontem alegações de pilotos da Air France de que defeitos em sensores de velocidade foram a causa do acidente que matou 228 pessoas no Oceano Atlântico. A queda do voo 447, que partiu do Rio de Janeiro e seguiria até Paris, ocorreu em 31 de maio. "A investigação está avançando, mas é particularmente difícil porque é muito cedo para se poder descrever as circunstâncias do acidente ou, menos ainda, tentar explicá-lo", afirmou a BEA em comunicado. O texto foi resposta a uma reportagem de um jornal francês, divulgada no domingo, segundo a qual o sindicato de pilotos Spaf pretende apresentar seu próprio relatório sobre o desastre, nesta semana. As conclusões dos pilotos contradizem as da BEA, que disse que os sensores de velocidade, chamados pitots, eram um fator, mas não a causa princip

Air France diz que falha em sensor não causou queda

FOLHA DE S.PAULO DE PARIS   A  Air France rejeitou ontem a principal conclusão de um relatório independente que será enviado nesta semana ao Ministério Público francês e que aponta defeitos nos chamados sensores Pitot como a principal causa do acidente com o voo AF 447 que caiu no oceano Atlântico, matando 228 pessoas. O relatório foi feito pelos pilotos Gérard Arnoux, comandante de bordo de aviões A320 e presidente do Sindicato de Pilotos da Air France, minoritário na empresa, e por Henri Marnet-Cornus, comandante aposentado de aviões A330. Contactado pela Folha, um porta-voz da Air France negou a relação direta entre defeitos nos Pitot e a queda do avião. Ele disse que não há elemento novo que permita estabelecer com precisão que falhas nos sensores que medem a velocidade tenham sido a principal causa. O BEA, órgão que investiga as causas do acidente, recomendou prudência e disse que "a investigação progride e que ainda é cedo para descrever ou explicar as circunstâncias

Aviação geral se une contra trem-bala

Pilotos e empresas planejam ação em Brasília para impedir que Campo de Marte receba uma das estações do TAV Daniel Gonzales, JORNAL DA TARDE Comissão formada por pilotos, donos de aeronaves e representantes de cerca de 80 empresas que operam serviços de Aviação no Aeroporto Campo de Marte (zona norte) vai a Brasília para pedir, em audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que seja escolhido outro local em São Paulo para receber a estação do trem de alta velocidade (TAV) que ligará a capital ao Rio. O governo federal estuda reduzir o aeroporto, quinto mais movimentado do País, a um heliponto - a capital já tem outros 480 -, desativando a pista e liberando o espaço para a estação. Ontem, duas entidades que representam pilotos e empresas, a Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas e Usuários do Campo de Marte (Acecam) e a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) realizaram uma reunião na qual ficou definido um plano de mobilização contra a desa

Gol terá que indenizar por overbooking

Jornal do Brasil   A companhia aérea Gol foi condenada a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a uma família vítima de overbooking (venda de passagens além da capacidade da aeronave). A decisão foi  dada pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, em favor de Mônica Flores Rick, Rafael Scmitt Rick e as duas filhas do casal, de 7 e 10 anos. Eles compraram passagens com destino a Porto Alegre, aonde foram passar as festas de fim de ano, mas, quando chegaram ao aeroporto, descobriram que não havia lugares disponíveis. As meninas precisaram viajar no colo.

Mês da Asa terá atividades

Jornal de Brasília   A tradicional troca da Bandeira Nacional deste mês de outubro ficou à cargo da Força Área Brasileira (FAB). A cerimônia contou com a presença do tenente-brigadeiro do Ar, Juniti Saito, que chegou à apresentação sob a regência do Hino da Independência do Brasil. O evento marca o início das celebrações do Mês da Asa, em virtude do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados no próximo dia 23. A FAB está organizando uma série de atividades para não deixar o mês passar em branco. Entre elas, o Sábado Aéreo, que será realizado no dia 17, na Base Aérea de Brasília, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça. HOMENAGEM Durante a cerimônia, os 300 anos do primeiro voo estático com balão de ar quente feito pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão foi lembrado. O pai da aviação, Santos Dummont, também foi homenageado. Dia 23 de outubro de 1906, o pai da aviação decolava com o 14 Bis. Há dez anos presenciando o ato cívico na Praça dos Três Poderes, o ve

Pilotos rejeitam estação do trem-bala no Campo de Marte

Eles são contra proposta federal de reduzir local a heliponto. E prometem ir à Justiça Daniel Gonzales, JORNAL DA TARDE Entidades que representam pilotos e empresas de Aviação com sede no Campo de Marte, o mais antigo aeroporto paulistano, localizado na zona norte da capital, prometem partir para a briga para tentar barrar a transformação do espaço na estação paulistana do trem de alta velocidade (TAV), São Paulo-Rio. O edital de licitação do TAV deve ser lançado no fim do mês, após o término da consulta pública.   Especialistas avaliam que a obra, a ser 70% custeada com dinheiro público, não ficará pronta a tempo da Copa do Mundo de 2014 - somente para os Jogos Olímpicos, em 2016. Hoje, as duas principais entidades, a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) e a Associação dos Concessionários, Empresas Aeronáuticas e Usuários do Campo de Marte (Acecam), fazem uma reunião para definir um plano de ação contra a proposta federal, de reduzir o local a um heliponto, para liber

Pilotos da Air France culpam sensor por queda

Relatório do sindicato afirma que pitot causou a tragédia   O Globo Foram os sensores pitot, medidores de velocidade, que provocaram o acidente do vôo 447, da Air France, entre Rio de Janeiro e Paris, em junho, matando 228 pessoas. É o que afirma o Sindicato de Pilotos da Air France após uma nova investigação que terá os resultados anunciados esta semana à Justiça. A informação é do jornal francês "Journal du Dimanche". O Bureau de Investigações e Análises, responsável pela investigação técnica da tragédia do Airbus A330 na França, afirmou em suas primeiras conclusões que uma falha dos sensores pitot era "um elemento, mas não a causa do acidente". No novo relatório, dois pilotos — Gérard Arnoux, comandante de bordo em aviões A320 e presidente do sindicato, e Henri Marnet-Cornus, também comandante de A330, já aposentado — afirmam que o acidente "sem dúvida poderia ter sido evitado". — Tal acontecimento não se resume a uma causa única. Mas é uma ve

Irregularidades são apontadas pelo TCU desde 94

Infraero diz em nota que vai colaborar com MP nas investigações   Bernardo Mello Franco - O Globo BRASÍLIA. Há pelo menos 15 anos, o Tribunal de Contas da União (TCU) cobra providências da Infraero para sanear irregularidades na ocupação de áreas comerciais em Aeroportos. A primeira decisão sobre o assunto foi editada em 1994, após denúncia de favorecimento a uma empresa privada na exploração do estacionamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Na época, o TCU já alertava a estatal para a necessidade de promover nova licitação ao fim dos contratos. Em 2006, ao fim de um processo envolvendo a exploração do free shop no Aeroporto de Congonhas, o TCU determinou à Infraero que regulamentasse a concessão das áreas comerciais dos terminais para estabelecer prazos razoáveis aos contratos. O tribunal já havia feito a mesma exigência em relação ao free shop do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em nota, a Infraero disse ver a criação da força-tarefa de procuradores pa

MP investiga se Infraero loteou lojas em aeroportos

Pela denúncia, estatal cedeu melhores pontos em terminais sem licitação ou com editais dirigidos para beneficiar empresas Bernardo Mello Franco - O Globo BRASÍLIA. A Procuradoria Geral da República montou uma força-tarefa para investigar mais um foco de suspeitas de irregularidades na Infraero: o loteamento dos aeroportos para a instalação de lojas e restaurantes. Ações abertas em diferentes estados acusam a estatal de favorecer empresas que ocupariam pontos privilegiados nos terminais sem disputar licitações ou graças a editais direcionados para eliminar concorrentes. O problema teria se alastrado tanto que a cúpula do Ministério Público  Federal em Brasília decidiu recrutar procuradores de diversas regiões para promover uma devassa nesses contratos em todo o país. O grupo entra em funcionamento nas próximas semanas, ao mesmo tempo em que a Polícia Federal investiga a Infraero por suspeitas de fraude em obras de construção e ampliação de aeroportos. O procurador escolhido para c

Metalúrgicos da Embraer ameaçam entrar em greve

Trabalhadores pararam por duas horas e querem maior participação nos lucros A empresa não confirma o recebimento do aviso de greve nem da pauta de reivindicações e afirma que não houve paralisação ESTELITA HASS CARAZZAI DA AGÊNCIA FOLHA   Cerca de 6.500 metalúrgicos da Embraer paralisaram a produção por duas horas na manhã e na tarde de ontem em São José dos Campos (SP), segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. Os trabalhadores, que protestam contra o cálculo da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) do primeiro semestre, ameaçam entrar em greve caso a empresa não abra negociações em 48 horas.   A Embraer não confirma o recebimento do aviso de greve nem da pauta de reivindicações do sindicato e afirma que não houve paralisação. Segundo a empresa, uma assembleia atrasou o horário de entrada dos metalúrgicos em uma hora pela manhã e à tarde. O valor da PLR, de R$ 235 mais 0,1% do salário, foi anunciado na terça-feira pela empresa e é considerado baixo pelos trabalha

Inquérito da PF sobre acidente da TAM não aponta culpados

Conclusões sugerem que os erros foram apenas dos comandantes do avião, mortos no desastre DA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE S.PAULO A Polícia Federal concluiu o inquérito sobre o voo 3054 da TAM sem apontar culpados. O acidente, no início da noite de 17 de julho de 2007 no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deixou 199 mortos e foi o maior da aviação brasileira. O relatório final não encontrou indícios de culpa de pessoas ligadas à operação do aeroporto, à regulação do sistema aéreo e à empresa de aviação. Naquele dia, os pilotos do Airbus da TAM tentaram aterrissar, mas o avião não parou, atravessou toda a pista de Congonhas, passou sobre a avenida Washington Luís e caiu sobre um prédio da própria empresa. As conclusões da PF sugerem que os erros ocorreram apenas na cabine de comando. De acordo com as caixas-pretas do Airbus, os comandantes Kleyber Lima e Henrique Di Sacco usaram os aceleradores da aeronave, conhecidos como manetes, de forma equivocada, o que fez o avião, ao in