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Após 7 horas e 4 tentativas, avião pousa no Recife

Angela Lacerda – O Estado de São Paulo O voo 1348 da Gol, que faz o trajeto Rio-Recife, com previsão de chegada à capital pernambucana à 0h25, só pousou ontem perto das 7h, depois de quatro tentativas de aterrissagem. O Boeing 737-800 fez duas tentativas de aterrissagem e arremeteu duas vezes na primeira vez que tentou descer. O piloto informou os 170 passageiros sobre o mau tempo e levou o avião para Maceió, à espera de melhores condições climáticas. Voou para o Recife uma segunda vez e novamente arremeteu, retornando a Maceió. Na quarta tentativa, conseguiu descer no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Enquanto os passageiros aguardavam em Maceió, depois da segunda descida na capital alagoana, a empresa chegou a anunciar o cancelamento do voo, disponibilizando ônibus. Diante das reclamações, trocou a tripulação e, desta vez, concluiu o trajeto. Uma parte dos passageiros preferiu fazer o trecho Maceió-Recife de ônibus. Entre meia-noite e 7h de ontem, foram registrados 15

Limite maior de participação estrangeira

Regime de exploração será alterado Geralda Doca – O Globo BRASÍLIA. O Conselho de Aviação Civil (Conac), que reúne vários ministros e define regras básicas do setor, endossará amanhã decisão do governo de ampliar de 20% para 49% o limite de participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas nacionais. A proposta está em linha com projeto que já tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Também será aprovada na reunião a mudança no regime de exploração do serviço de transporte aéreo, de concessão para autorização, acatando determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). As duas medidas alteram um capítulo do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer). Para serem colocadas em prática, o Executivo enviará um projeto de lei ao Congresso. No caso do capital estrangeiro, a ideia é apoiar o projeto já em tramitação. Segundo Fernando Soares, diretor do Departamento de Aviação Civil (Depec) do Ministério da Defesa, a ampliação do capital estrangeiro em empresa

Grife russa nos céus da França

No Salão de Le Bourget, ao norte de Paris, a avant-première do desejado Sukhoi Superjet 100 Em comparação com as aeronaves de suas concorrentes – a canadense Bombardier e a brasileira Embraer – o avião de passageiros russo é mais econômico. Já agora se pode afirmar com segurança que o uso do SSJ fica no mínimo 10% mais barato do que todas as aeronaves análogas conhecidas no mundo. Este fato foi ressaltado pelos participantes do salão de aviação. Já no segundo dia de funcionamento da exposição, a quantidade de pedidos para o SSJ passou de uma centena. A empresa Avialeasing, da Província de Perm, e a companhia Aviões Civis Sukhogo (GSS Grajdanskie Samolioty Sukhogo) firmaram contrato no valor de US$ 715 milhões para o fornecimento de 24 aeronaves, no período de 2011 a 2013. Já a companhia aérea húngara Malev assinou contrato preliminar com a GSS para a compra de 30 aviões de passageiros, no montante de US$ 1 bilhão. Como anunciaram os húngaros, o contrato com a GSS será assinado em 15 di

Empresa aérea quer passageiros em pé

Chinesa Spring Airlines pretende elevar a capacidade de acomodação das aeronaves A companhia aérea chinesa Spring Airlines considera a possibilidade de fabricar aviões que permitam que os passageiros viajem praticamente em pé. A ideia não tem data para começar a ser implementada, mas a empresa espera levar seu projeto à agência que regula a aviação no país ainda no final deste ano. Segundo reportagem da rede de TV CFTV, a medida tem como principal objetivo elevar a capacidade de acomodação das aeronaves, mesmo em detrimento do conforto dos passageiros. – A companhia considera esta possibilidade há um ano – disse Zhang Wuan, porta-voz da Spring Airlines. – Apesar disso, o processo de fabricação de um avião com estas características é muito longo. Segundo Zhang, tanto os assentos como a distância que há entre eles serão reduzidos para que o avião tenha maior capacidade. A estimativa é que um avião desse tipo tenha uma acomodação 40% maior de passageiros do que em um avião tradicional. Os

Puxada por helicópteros, frota aérea cresce 19% desde 1999

DA SUCURSAL DO RIO A frota Aérea registrada no Brasil cresceu 18,5% em relação a dezembro de 1999 e encerrou o primeiro semestre do ano com 12.178 aeronaves, ante 10.274 dez anos atrás. O número inclui tanto os grandes aviões, operados pelas companhias Aéreas, quanto os pequenos, usados na agricultura, nas escolas de aviação e no táxi aéreo, passando por helicópteros, balões e até um dirigível. O aumento foi maior no caso dos helicópteros: em pouco menos de uma década, o número de registros desse tipo de aeronave passou de 791 para 1.255, registrando um crescimento de 59%. Segundo dados divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a expansão ganhou força nos últimos anos. Em 2008, a taxa de crescimento chegou a 4,46%, a maior do período. Já a menor foi verificada em 2003, de apenas 0,54%. Em 2009, apesar da crise, o crescimento sobre o fechamento de 2008 já registra 2,71%. A frota das grandes companhias que fazem transporte regular de passageiros, como TAM e Gol, tam

Airbus caiu de barriga no mar, diz França

Relatório preliminar sobre o acidente com avião da Air France descarta que sensores sejam motivo principal da tragédia Documento não traz conclusões sobre a causa do acidente que deixou 228 mortos na noite de 31 de maio, na rota Rio-Paris CÍNTIA CARDOSO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS Relatório preliminar das autoridades francesas que investigam a queda do voo 447 da Air France indica que o Airbus-A330 atingiu o Atlântico intacto, mas ressalta que sem as caixas-pretas provavelmente nunca se saberá o que provocou o acidente. Descartou também que os problemas com sensores de velocidade tenham sido o motivo principal da tragédia. A queda matou 228 pessoas, que iam do Rio para Paris, na noite de 31 de maio (horário de Brasília). O avião caiu a cerca de 1.100 km da costa brasileira, em águas internacionais. Segundo o BEA (Birô de Investigações e Análises), o estudo dos 640 destroços recolhidos indica que o Airbus tocou a água em "forte aceleração vertical" e "em atitude de

Airbus da Air France que caiu com 228 a bordo não se partiu no ar, diz relatório

Do UOL Notícias Em São Paulo   O relatório preliminar sobre o acidente com o voo AF 447, que caiu perto da costa brasileira no último dia 31 de maio com 228 pessoas a bordo, afirma que o avião da Air France não foi destruído no ar, mas quando caiu no Oceano Atlântico.   "O avião parece ter impactado a superfície da água em linha de voo, com forte aceleração vertical", afirmou Alain Bouillard, investigador-chefe da agência reguladora francesa BEA (Escritório de Investigação e Análise), ao apresentar o relatório nesta quinta-feira, em Le Bourget, cidade próxima a Paris.   Bouillard explicou que o Airbus bateu na água com a parte inferior da fuselagem. O leme da aeronave ainda fixado na sua estrutura. A BEA analisou 640 elementos do avião. Segundo o relatório, não foi possível determinar a velocidade do impacto do Airbus no mar. Buscas pelas caixas-pretas Pouco mais de um mês após o acidente, as caixas-pretas ainda não foram encontradas. Segundo Bouillard,

Avião cai nas Ilhas Comores com 153 pessoas a bordo; corpos de ocupantes são encontrados

Em São Paulo O vice-presidente da aviação civil iemenita, Mohammed Abdel-Rahman Abdel Qadir, anunciou que já foram encontrados os primeiros corpos de ocupantes do avião iemenita que caiu na noite (local) desta segunda-feira no Oceano Índico em frente à costa das ilhas Comores. O avião Airbus 310-300 da companhia aérea estatal do Iêmen, Yemenia Air, tinha 153 pessoas a bordo. Anteriormente foi divulgado que havia 150 pessoas a bordo, mas o ministério do Interior comorense informou que estavam no avião 142 passageiros e 11 integrantes da tripulação. Segundo o ministro de Exteriores da França, Bernard Kouchner, 66 seriam franceses. Em comunicado, o chefe da diplomacia francesa transmitiu suas condolências aos familiares e amigos das vítimas, e lembrou que a França enviou equipes ao local do acidente para ajudar nos trabalhos de busca. Idi Nadhoim, vice-presidente de Comores, disse à rede de TV "CNN" que não há sobreviventes do acidente. No entanto, de acordo com a emissora "

Voo escapa de tempestade minutos após queda do 447

Piloto de avião da Air France que passou pela zona de convergência sobre o Atlântico menos de meia hora depois da aeronave acidentada mudou rota em 126 quilômetros para evitar perigo Estado de Minas          Rio de Janeiro – Um importante relato testemunhal pode levar os investigadores franceses que buscam explicar o acidente com o voo 447, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio, a descartar a possibilidade de falha humana por parte da tripulação. O piloto do voo 459 da mesma Air France, que partiu de São Paulo quase no mesmo horário do 447, passou pela região do acidente 20 minutos depois do Airbus que caiu. Em entrevista exclusiva ao jornal francês Le Figaro, sob anonimato, ele narrou o que se passou com sua aeronave ao cruzar tempestade e defendeu os colegas que tripulavam o 447. “As fotos de satélite eram claras desde a decolagem, e qualquer piloto é capaz de usar seu radar”, disse. Ele alega que as imagens recebidas antes de partir de São Paulo não traziam nada de inqu

Azul terá voos diários para Belo Horizonte

Rafael Rosas, Valor Online, do Rio O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, afirmou que a próxima rota da companhia será entre Campinas e Belo Horizonte, que terá quatro frequências diárias. A empresa deve receber na semana que vem o 12º avião de sua frota, um Embraer 190 que deverá entrar em operação em 15 dias. Até o final do ano, chegarão mais duas aeronaves deste modelo, uma em outubro e outra em dezembro. "Até o fim do ano voaremos para mais uma cidade no Nordeste e para uma cidade no Centro-Oeste", disse Janot, sem informar quando as novas rotas começarão a ser operadas. Em maio, a Azul obteve participação de mercado de 4,16%, superando a Webjet na terceira colocação no ranking nacional. O diretor de marketing da empresa, Gianfranco Beting, ressaltou que o índice de ocupação dos aviões da Azul no mês passado foi de 79,2%, contra uma média de 59% no mercado nacional. "Alcançamos esse patamar em um ambiente de concorrência forte, em que há exces

Baixa liquidez está superada, diz presidente da Gol

De São Paulo e Nova York – Valor A Gol está com uma situação de caixa "substancialmente" melhor no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, disse ontem o presidente da companhia aérea, Constantino de Oliveira Junior. Segundo ele, a empresa não pretende fazer novas emissões de ações ou ampliar dívida, após oferta privada de ações em março no valor de R$ 203 milhões e de levantar R$ 400 milhões através de debêntures em maio. "A situação de baixa liquidez está superada. Estamos reconstruindo o caixa e reconstruindo o balanço, através de gestão inteligente de receitas, ajuste de nossa malha para atuarmos com voos de maior viabilidade, para termos níveis de rentabilidade que nos permitam manter e até melhorar nossa posição de caixa", disse Constantino Junior à Reuters, por telefone. A companhia pretende assegurar o quanto antes a meta de encerrar o ano com R$ 800 milhões em caixa, após terminar o primeiro trimestre com R$ 394,6 milhões em d

Procurador abre inquérito para apurar caso de aeroporto

Katya D’Angelles Repórter de política – Diário do Povo – PI O procurador da República, Kelston Lages, já instaurou inquérito civil público para apurar irregularidades na obra. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Ministério Público o procurador já solicitou informações sobre a obra junto ao Governo do Estado e Ministério. O procurador disse que não poderia se pronunciar agora nem fornecer mais informações sobre o assunto porque ainda está esperando mais dados sobre a obra. Além das informações dos órgãos oficiais o Ministério Público Federal está colhendo as informações divulgadas na imprensa sobre o andamento da obra. A obra já foi alvo de denuncia do Ministério Público em 2008 e por conta disso teve o seu andamento paralisado. O Juiz Federal da 3ª Vara do Piauí, Dr. Régis de Souza Araújo chegou a deferir medida liminar determinando a interdição da pista. A Ação Cautelar foi proposta pelo Ministério Público Federal contra a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, a U

Gol negocia integração de milhas com companhias americanas

JANAINA LAGE DE NOVA YORK – Folha de São Paulo A Gol negocia acordos com companhias aéreas americanas para a integração de programas de milhagem. Na prática, isso permite que o cliente do Smiles, programa de fidelidade da companhia, use milhas para trechos operados por outras empresas em voos internacionais. O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou em entrevista à Folha que está conversando com empresas dos EUA, da Ásia e Oriente Médio e que anunciará acordos neste ano. "Vamos priorizar o mercado americano", disse, após participar do dia da Gol na Bolsa de Valores de Nova York. Em abril, a Gol já havia anunciado um acordo desse tipo com a Air France. A partir de 1º de julho os sistemas já estarão integrados, o que permitirá o acúmulo de milhas em trechos operados pela companhia europeia e também a troca de milhas por bilhetes em destinos operados pela Air France. A Gol mantém acordos menos abrangentes com Delta, American, JAL e Iberia, entre

Azul lança programa de vantagens

A cada R$ 50 em pontos, cliente ganha vale para uso na compra de novos bilhetes Erica Ribeiro – O Globo A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou ontem, no Rio, o programa de vantagens Tudo Azul. Para cada bilhete comprado, 5% do valor da passagem se transforma em créditos. A cada R$ 50 em pontos, o cliente recebe um vale, que pode ser usado para abater o valor de uma passagem. Ou, se preferir, o cliente pode juntar créditos para compra integral do bilhete. Os créditos valem por um ano. Para participar, é preciso se cadastrar no site da companhia. O presidente da Azul, Pedro Janot, fez ontem um balanço dos seis primeiros meses de atividades da empresa, que iniciou operações em 15 de dezembro de 2008 e começou a voar de Campinas para o Rio em março, na época com tarifas a partir de R$ 39. Hoje, o mesmo trecho custa a partir de R$ 99. Segundo Janot, a rota é uma das que tem as melhores taxas de ocupação, com 90%. Mesmo sem revelar dados financeiros, ele afirmou que a companhi

Cenipa: falha humana causou acidente da TAM

Relatório afirma que piloto, preocupado com pista molhada de Congonhas, errou a posição de manete; 199 morreram Tahiane Stochero - Do Diário de S.Paulo SÃO PAULO. Uma falha do piloto provocada pela pressão de ter que pousar em uma pista em condições inadequadas é uma das principais causas apontadas pelo relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para explicar o acidente com o Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em 17 de julho de 2007. Na ocasião, morreram 199 pessoas, entre passageiros do voo e pessoas que estavam em um prédio atingido pelo avião. O relatório, que o “Diário de S.Paulo” publica hoje, aponta ao menos oito fatores que contribuíram para que o piloto cometesse o erro de manter uma das manetes (alavanca que controla a potência do motor) na posição de “climb” (aceleração) durante o pouso. A transcrição das caixas-pretas comprova que só a manete esquerda foi colocada na posição certa, de “reverse” (freio). A investigação e

TAM e varejo: parceria

Clientes poderão acumular pontos em farmácias, cinemas e postos de gasolina O Globo SÃO PAULO. A TAM lançou ontem a Multiplus Fidelidade, uma nova unidade de negócios com a qual pretende expandir seu programa de fidelização de clientes. Com a Multiplus, a TAM buscará parcerias com empresas de outros setores (como farmácias, postos de gasolina, supermercados, telefonia, hotelaria, cinemas, livrarias, bancos e cartões de crédito), integrando os sistemas de pontuação e prêmios. Assim, os associados acumularão pontos tanto ao comprar passagens aéreas, como enchendo o tanque de gasolina do carro, ou indo às compras num supermercado. E esses pontos podem ser usados para conseguir uma viagem gratuita, em prêmios ou descontos em compras nos estabelecimentos associados. A TAM informou que está investindo R$ 20 milhões na campanha de lançamento do Multiplus. Outros R$ 20 milhões estão sendo gastos em plataformas tecnológicas que darão suporte ao novo sistema.

Anac volta a discutir Pampulha e Congonhas

Abertura do aeroporto mineiro e "slots" em São Paulo estão na pauta do segundo semestre da agência Daniel Rittner, de Brasília – Valor A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) retomará, nas próximas semanas, duas polêmicas que estavam adormecidas e prometem despertar novas disputas: a reabertura do aeroporto da Pampulha (MG) para as grandes companhias aéreas e a redistribuição de espaços em Congonhas (SP). Ambas estão na pauta da agência reguladora para o segundo semestre e devem esquentar os debates no setor, depois das controvérsias sobre o fim de restrições operacionais no Santos Dumont e a introdução de liberdade tarifária nos voos para Europa e Estados Unidos. As duas novas ações começaram a ser preparadas na virada do ano, mas a Anac decidiu retirálas de pauta por uma questão de estratégia. A agência avaliou que o ambiente havia ficado carregado demais após a batalha travada com o governador do Rio, Sérgio Cabral, pela revogação de portaria do extinto Depart

Gol reduz oferta de voos para a América do Sul

Roberta Campassi | Valor Econômico   SÃO PAULO - Após registrar queda nas taxas de ocupação em seus voos dentro da América do Sul, a Gol reduziu parte da oferta na região. A mudança mais recente ocorreu na semana passada, no dia 17, quando a companhia aérea deixou de fazer voos diários entre Santiago e Lima. No início de junho, os voos entre Bogotá e São Paulo deixaram de ser diretos e diários e passaram a ser feitos quatro vezes por semana (conforme consulta no site da companhia aérea) e com escala em Manaus.   Antes, no dia 10 de maio, a empresa já havia cancelado os voos sem escala que aconteciam uma vez por dia, de segunda a sexta, entre São Paulo e Santiago. Foram mantidos voos diretos entre as duas cidades no sábado e no domingo. A Gol informou, por meio de assessoria de imprensa, que mantém voos diários entre São Paulo e Santiago feitos com escala em Buenos Aires. Ainda segundo a companhia, não foram feitas nem são planejadas outras mudanças na malha da América do

Para economizar, British Airways dá ações em troca de salários

O Globo Online Depois de oferecer aos seus funcionários a opção entrarem em licença sem receber salário e logo em seguida afirmar que está “em luta pela sobrevivência”, propondo que 40 mil deles trabalhem de graça, a companhia aérea britânica British Airways teve uma nova ideia: a de oferecer aos seus pilotos ações, em troca de pagamento. O sindicato britânico de pilotos British Airline Pilots Association (Balpa) negociou um acordo com a companhia aérea, que envolve cortes salariais e demissões para, em troca, receber ações da companhia. “Os pilotos sempre estiveram disponíveis para suportar a dor da companhia, desde que também partilhem seus ganhos”, afirmou o sindicato, em nota. O acordo, que ainda precisa ser ratificado pelos integrantes da associação, prevê o corte de 2,6% nos salários dos pilotos, além de 78 demissões. Com as medidas, estima-se que a British Airways deverá economizar cerca de 26 milhões de libras (US$ 42 milhões) por ano. Em contrapartida, os pilotos d

Azul tem primeira pane

Poder Aéreo No meio da próxima semana a Azul vai realizar um balanço retrospectivo dos primeiros seis meses de sua atuação já que começou as operações em 15 de dezembro do ano passado. Havia uma expectativa otimista de que os números da empresa seriam alinhados somente com aspectos positivos, mas… Uma das turbinas de um avião Embraer da empresa sofreu uma pane alguns minutos antes de decolar do Aeroporto de Navegantes , no litoral catarinense, para Porto Alegre, na noite de sexta-feira. O voo 4164 procedente de Campinas, em São Paulo, pousou em Navegantes e, quando se preparava para decolar, teve um estouro em uma das turbinas. Os cerca de 100 passageiros que estavam a bordo tiveram que descer do avião e aguardar aproximadamente quatro horas para embarcar em outro voo da empresa. Apesar do susto, não houve o registro de feridos. Apenas de ter sido o primeiro problema da nova companhia. Na coletiva do balanço, a Azul também deverá anunciar o seu programa de milhagem, onde