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Juiz aceita recuperação judicial da VarigLog

Roberta Campassi , de São Paulo O pedido de recuperação judicial da VarigLog foi aceito pelo juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, Alexandre Alves Lazzarini, segundo informaram advogados da companhia. Especializada em transporte de cargas, a empresa apresenta dívidas de R$ 370 milhões e tem, a partir de agora, 60 dias para mostrar aos credores como pretende se reabilitar. Decretada a recuperação, as ações e execuções e contra a VarigLog ficam bloqueadas. A maior parte das suas dívidas é com fornecedores, diz Laura Bumachar, advogada do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão, que trabalha para a empresa. Segundo ela, não há dívida com bancos e os débitos trabalhistas são "muito pequenos". Como administrador judicial da empresa, foi nomeado Alfredo Luiz Kugelmas, confirmou Laura Bumachar. A VarigLog, que entre 2007 e 2008 foi palco de um intenso conflito societário, entrou com pedido de recuperação no dia 3 de março. Em carta aos seus franqueado

BRA VOLTA A OPERAR EM VOOS CHARTER

A BRA Transportes Aéreos informou ontem que reiniciará suas operações neste mês de março, com foco no turismo, operando, sobretudo, voos charter e de fretamento. A empresa está em recuperação judicial e não decola desde novembro de 2007. O investimento para a retomada das operações é de R$ 6 milhões. Com base no Aeroporto de Guarulhos, a BRA vai oferecer pacotes turísticos para Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Caldas Novas (GO) e Fortaleza (CE), entre outros. A oferta semanal será de 1,3 mil lugares.

Manobra de avião sequestrado por suicida fez Boeing da Gol arremeter

Empresa nega risco, mas Infraero afirma que segurança do pouso foi ameaçada Cleide Carvalho e Evandro Éboli SÃO PAULO e BRASÍLIA. As manobras perigosas do avião pilotado por Kléber Barbosa da Silva, de 31 anos, que roubou um monomotor quinta-feira e fez voos rasantes no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, obrigaram um Boeing da Gol a arremeter e cancelar o pouso naquela cidade, indo para Brasília, a cerca de 180 quilômetros de distância. Segundo a Infraero, empresa estatal que administra os aeroportos, o avião da Gol, que se preparava para pousar com 77 passageiros, teve que arremeter porque não havia condições de pouso seguro. Em depoimento, o piloto Daniel Sirio, que estava no aeroporto e acompanhou as manobras de Kléber, disse que o monomotor atravessou diante do Boeing, com risco de choque. A Gol informou que a aeronave apenas “alternou sua rota” devido ao fechamento do espaço aéreo na área do aeroporto, e negou que o avião tivesse arremetido. — Kléber tinha conhecimento técnico

Embraer eleva indenizações a demitidos

Empresa não aceita a reintegração mas dará R$1.600 a mais Aguinaldo Novo SÃO PAULO. Terminou sem acordo a nova reunião, realizada ontem, para discutir as mais de 4.200 demissões na Embraer. Em encontro patrocinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas, a empresa reiterou que não há chances de readmitir os empregados. Mas ofereceu o pagamento de R$1.600 a cada funcionário, a título de verba de indenização, independentemente do tempo de trabalho na empresa. Antes, a Embraer já havia oferecido a manutenção do seguro-saúde por um ano. A nova proposta foi rejeitada por representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos e de Botucatu, que consideram a reintegração de funcionários o ponto inicial da negociação. Uma segunda audiência de conciliação está marcada para esta sexta-feira. Se o impasse perdurar, a praxe é que o presidente do TRT de Campinas, desembargador Luís Carlos Sotero, apresente uma proposta própria; se, ainda assim, não houver acordo, o proce

Viracopos registra aumento de 74% na movimentação de passageiros

Aeroporto de Campinas apresentou os melhores índices de movimentação dos últimos dez anos O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou movimentação histórica de passageiros em fevereiro de 2009. O crescimento foi de 74% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Foram 126.811 embarques e desembarques contra 72.905 de 2008. O recorde anterior era de janeiro, quando o aeroporto apresentou o melhor resultado dos últimos dez anos: 114.073 movimentos de passageiros. No acumulado de janeiro e fevereiro de 2009, a movimentação foi de 240.884 passageiros, o que corresponde a um crescimento de 66,26% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando a marca foi de 144.881 viajantes. De acordo com o novo superintendente do aeroporto, Claudio Salviano, o incremento na movimentação não é pontual. “Houve aumento de voos, destinos e uma queda no preço das tarifas com a chegada de uma nova companhia aérea”, explica. Em novembro do ano passado, o aeroporto tinha uma média diária

Contratos já atingem US$ 233 milhões

Sonia Moraes São Paulo O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) teve US$ 383,7 milhões de operações contratadas pela Embraer em 2007. Em 2008 o total de operações contratadas foi de US$ 327,5 milhões e no primeiro bimestre de 2009 o montante foi de US$ 233 milhões, segundo informou o banco. Para o setor aeronáutico, que inclui a Embraer e a cadeia de fornecedores, o financiamento liberado pelo BNDES desde 2005 até fevereiro deste ano foi de R$ 15,9 bilhões.

Embraer prevê que BNDES financiará 1/3 das vendas

São Paulo, 9 de Março de 2009 - A Empresa Brasileira de aeronáutica S.A (Embraer) está contando com o repasse adicional de financiamento aos clientes por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para alcançar sua meta de vendas, reduzida por duas vezes, disse o presidente Frederico Fleury Curado. A empresa, a quarta maior fabricante mundial de aeronaves, prevê que o BNDES vai financiar até um terço de suas vendas em 2009, disse na sexta-feira Curado em entrevista por telefone. O banco de fomento financiou 11% das vendas da empresa aeronáutica no ano passado e zero em 2007, segundo Curado.

Aeroportos

Gilberto Amaral A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai definir até julho o modelo de licitação para a concessão dos aeroportos Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio, Viracopos, em Campinas (SP), e um novo aeroporto projetado para São Paulo. A informação foi dada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que espera dar início ao processo de concessão dos aeroportos assim que a Anac definir a formatação do edital para as licitações.

Ministro holandês quer mais presença na aviação brasileira

Brasília, 6/3/2009 - O ministro de Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água dos Países Baixos, Camiel Eurlings, demonstrou ontem (quinta-feira, 5/3) interesse em que empresas holandesas invistam no setor aeroportuário do Brasil. Após encontrar-se com o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e participar do “Seminário Bilateral Brasil-Holanda na Área de Aviação Civil e Desenvolvimento Aeroportuário”, Eurlings falou à imprensa. “Fiquei muito feliz em saber que o ministro Jobim está preparando uma proposta que vai permitir investimento privado por parte de empresas holandesas. Concordamos também que, após esta proposta, nós vamos ter uma oportunidade de firmar um memorando de entendimento para levar a diante essas propostas”. O ministro holandês explicou que o interesse dos empresários de seu país não é de assumir o controle de empresas, mas atuar como parceiros do negócio. Ele explicou que há empresas que podem atuar na área de segurança, e outras que podem ampliar a rentabilid

''Mercado determina o emprego''

Executivo defende a demissão de 20% dos funcionários e diz que objetivo é evitar que a empresa entre em crise Mariana Barbosa Desde janeiro, os contatos com a área de vendas da Embraer praticamente cessaram. Os clientes que ligam não querem realizar novas compras, mas adiar ou cancelar entregas. "Foi uma virada drástica e muito rápida", diz o presidente da Embraer, Frederico Curado, que está há duas semanas sob fogo cerrado por ter demitido 20% do pessoal. "Tivemos uma redução de 30% da nossa atividade industrial. Precisamos reduzir o efetivo para nos mantermos saudáveis. A Embraer não está em crise, mas tem de tomar cuidado para não entrar em crise. Alguns fabricantes vão deixar o mercado e temos de garantir que não seremos nós." Ao realizar uma demissão de 20% de seu quadro, a Embraer foi acusada de insensível e de ingratidão. Como o sr. vê essas críticas? De 2002 para cá, contratamos 10 mil pessoas. Mas, agora, chegamos a uma situação em que precisamos reduzir o

Galeão: lucratividade com estrutura deficiente

Ubirajara Loureiro O Aeroporto do Galeão fechou 2008 como o sexto num ranking de lucratividade dos 15 terminais aeroportuários brasileiros que não apresentam déficit. Agora, aparece agora no centro da polêmica que envolve a abertura do Santos Dumont para voos mais longos que os da ponte aérea Rio–São Paulo. A questão é: vale a pena privatizar o Galeão para transformá-lo num hub (centro irradiador de transporte aéreo), a exemplo do aeroporto de Schipol, em Amsterdã? O governador Sérgio Cabral acha que sim. Entende que o Galeão não oferece serviços à altura do Rio de Janeiro, que deve ter sua gestão transferida para a iniciativa privada, e até já fez contatos com grupos interessados na exploração do empreendimento, conseguindo aval do presidente da República. Cabral defende a tese de que, para preservar o potencial que o Galeão tem de atrair gestores privados, deve manter intacta sua rotina de operações. Ou seja, voos comerciais para capitais brasileiras que não sejam Rio ou São Paulo só

BNDES lança edital e inicia hoje processo de privatização da Infraero

Consultorias terão de formular propostas para reestruturação da estatal Bruno Rosa e Geralda Doca RIO e BRASÍLIA. O BNDES inicia hoje o processo de privatização da Infraero, a primeira do governo Lula. Luciano Coutinho, presidente do banco, vai anunciar hoje o edital da reestruturação da Infraero, voltado para empresas de consultoria. Essas companhias terão de enviar uma proposta para o BNDES sobre a melhor forma de privatização da estatal. Segundo fontes, as propostas podem envolver a privatização de toda a instituição, de apenas uma parte ou incluir, ainda, o lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Segundo uma fonte no BNDES, são esperadas várias alternativas. As empresas terão um prazo para enviar as propostas. A estatal é responsável pela administração dos 67 aeroportos mais movimentados do país. O anúncio acontece hoje em Brasília. Governo quer repassar estatal à iniciativa privada A escolha da empresa que fará essa tarefa está prevista no termo de compromi

Cabral prepara plano de guerra contra Anac

Estado deve notificar Infraero hoje sobre licenças do Santos Dumont, o que pode atrasar em um ano abertura a novas rotas Bruno Villas Bôas, Bruno Rosa, Geralda Doca e Bernardo Mello Franco RIO e BRASÍLIA. Um dia após classificar de deboche a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de liberar voos regionais no Aeroporto Santos Dumont, o governador do Rio, Sérgio Cabral, mudou ontem o tom do discurso e admitiu conversar com a agência sobre a liberação de voos para alguns destinos. Nos bastidores, no entanto, o governo prepara um plano de guerra. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea, que substituiu a Feema) deve notificar hoje a Infraero sobre a licença ambiental do Santos Dumont, que venceu há um ano. Também informará que a licença prévia do aeroporto - primeiro passo da licença ambiental - vale apenas para voos no eixo Rio-São Paulo. Para outros destinos, será necessário novo estudo de impacto ambiental e audiência pública, processo que atrasaria em um ano a abertura do t

Quatro Embraer

Ancelmo Gois A conta é do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Já são 16.500 os demitidos nas seis empresas do setor aéreo em recuperação judicial (Varig, Vasp, BRA, Pantanal, VarigLog e Sata), além da VEM. Quatro vezes mais do que ameaça demitir a Embraer.

Lula recebe demitidos da Embraer

Presidente estuda comprar aviões da companhia Chico de Gois BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem representantes de funcionários da Embraer para ouvir suas queixas sobre a demissão de 4.200 trabalhadores, no mês passado. Segundo os sindicalistas, o presidente afirmou que está estudando uma série de medidas para revitalizar a aviação regional e melhorar a demanda por aeronaves, cuja queda foi a razão alegada pela Embraer para as demissões. Lula também disse que pode substituir cinco aeronaves Hércules, utilizadas pela Força Aérea Brasileira para transporte de tropas e de materiais, por um modelo projetado pela Embraer, o C-390. O novo avião, anunciado pela empresa em 2007, ainda é um projeto, e o governo não decidiu pela compra. Ele teria capacidade para transportar 19 toneladas e poderia ser utilizado para abastecer outras aeronaves em voo. Após mais de uma hora de reunião, Lula prometeu aos sindicalistas que telefonaria para o principal executivo da companhia,