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Sindicato tinha indicado falhas no sistema de controle aéreo

BRASÍLIA - O relatório da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) "lavou a alma" dos controladores de vôo, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção aos Vôos, Jorge Botelho. "Agora, ninguém mais vai poder dizer que nós estávamos mentindo e sabotando equipamentos", afirmou Botelho. "Estamos de alma lavada." Ele disse que muitas das falhas - operacionais, de manutenção e de funcionalidade existentes no sistema de controle de tráfego aéreo e indicadas pelo TCU - já haviam sido apontadas pelo sindicato no passado. "Em 1994, apresentamos diversas falhas para o comando da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo, antecessor do Decea, e fico abismado de ver que muitas continuam até hoje." Ele refutou críticas de que o relatório teria sua credibilidade abalada pelo fato de alguns dos auditores do TCU serem ex-controladores de vôo. "Se querem desqua

AZUL PREPARA A DECOLAGEM

Nova companhia aérea pretende oferecer passagens mais baratas para compras antecipadas e também incentivar viagens de famílias a lazer pelo país MARCELO FLACH Desde março, quando foi criada, a Azul Linhas Aéreas anuncia que pretende oferecer passagens mais baratas. A dúvida é como concretizará isso, num mercado em que o custo operacional – combustível e taxas aeroportuárias, entre outros – é semelhante entre as companhias. Em fase de implantação, a empresa deu algumas pistas de como vai alcançar isso. Pretende oferecer descontos para a aquisição antecipada de passagens, beneficiar compras em grupo, como famílias, e ainda proporcionar o benefício para quem tiver uma permanência mínima no destino. – Atualmente, a diferença de preço é muito pequena se comprar uma passagem hoje ou três meses antes – disse Miguel Dau, vice-presidente operacional da Azul. – Comprar com antecedência, o conceito é esse, mas ainda não temos definido como se dará. Conforme o executivo, um dado estatístico que

Ameaça de fechar aeroporto dá protesto

ANA CRISTINA OLIVEIRA SUCURSAL ITABUNA Se o aeroporto parar, a região sul não decola”, foi o tema do protesto, que reuniu, na manhã de sábado, mais de mil pessoas, entre políticos e lideranças empresariais e de turismo de Ilhéus, Itacaré, Itabuna e outras cidades, em defesa do aeroporto de Ilhéus. O terminal está ameaçado de fechamento, com a nova restrição da Agência Nacional de Aviação civil (Anac) de suspender os vôos por instrumento. As restrições estão ocorrendo desde 2006, após a crise aérea, e a nova medida provocou o cancelamento de três vôos noturnos da Gol e TAM, reduzindo de cinco para três o número de vôos do aeroporto, que não se sustenta sem movimento. Os manifestantes fecharam a Avenida Rio Branco, que passa ao lado do terminal e saíram em passeata, até a frente do aeroporto, causando um enorme engarrafamento na avenida, que dá acesso à BA-001, que liga Ilhéus a Canavieiras. Segundo o presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Luigi Massa, faz um ano que a comuni

Varig dá início à renovação da frota

A Varig recebeu um Boeing 737-700, a primeira de sete aeronaves Boeing 737 Next Generation previstas para entrega até o final do mês. A companhia informou que a encomenda faz parte do plano de renovação da frota, que até o final do ano substituirá todos os Boeing 737-300 e 767-300 por modelos mais modernos e econômicos. "São quatro Boeing 737-700 e três Boeing 737-800 Short Field Performance, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência", diz Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente técnico da Gol, controladora da Varig. As três unidades Boeing 737-800 Short Field Performance encomendadas pela Varig vêm direto da fábrica da Boeing, em Seattle. A Varig informou que está no estágio final de seu plano de renovação e padronização de frota. Atualmente, sua frota é composta por 31 aeronaves Boeing.

Setor aéreo enfrentará escassez de mão-de-obra

O alto custo dos cursos de formação de pilotos e mecânicos de aviões somado à escassez de vagas de trabalho no setor depois da quebra da Vasp, da Transbrasil e da Varig contribuíram para diminuir o interesse por essas carreiras. Agora, com a retomada do crescimento da aviação civil, a ameaça de que falte mão-de-obra qualificada já preocupa especialistas e autoridades do setor aéreo. No início do mês, a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) alertou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para o problema. Segundo o presidente da entidade, Rui Thomaz de Aquino, o país já convive com um déficit anual de 40% na formação de pilotos comerciais e mecânicos. De acordo com Aquino, o Brasil precisa formar mil pilotos por ano, mas só consegue habilitar 600. "Vamos ter problemas a curto prazo para encontrar pilotos que atendam os aviões de grande porte", disse Aquino, apontando a falta de uma política governamental como principal razão para o baixo número de novas habilitações. A Agên

Infraero prevê 1,8 milhão de passageiros em Salvador

THAIS ROCHA O terminal aéreo é a principal porta de entrada de turistas de outros Estados. De acordo com dados do Ministério do Turismo, o avião é o meio de transporte predileto de aproximadamente 46,3% dos turistas brasileiros. Para os quatro meses de verão, a Infraero estima que aproximadamente 1,8 milhão de passageiros transitem pelo Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, com aumento no fluxo de turistas extrangeiros na próxima estação na Bahia. Além do incremento nos vôos internacionais, com novas rotas da Argentina, França e Estados Unidos, a Bahia também receberá, próximo verão, reforço nos vôos domésticos, segundo informa o superintendente do Aeroporto de Salvador, José Cassiano Ferreira Filho. De acordo com ele, além de uma nova rota da American Airlines, a Infraero negocia a vinda de duas novas empresas para Salvador: a Trip e a Azul: “Com o início das novas operações dessas empresas, até o final deste ano nossa estimativa é que o fluxo de passageiros ao Estado registre crescimento

Susto na França

Fumaça interrompe vôo Um avião da companhia Easyjet que voava ontem de Londres para a Sardenha, ilha italiana no Mediterrâneo, teve de fazer um pouso de emergência em Nice, no sul da França, depois que a cabine de comando foi tomada por fumaça. O piloto e o co-piloto tiveram de ser hospitalizados, mas nenhum dos 130 passageiros sofreu intoxicação ou ferimentos. A empresa não revelou de imediato a causa do problema, mas informou que todos os ocupantes do avião foram levados ao terminal para esperar pela continuação do vôo em outro aparelho.

Pelo menos 70 morrem em acidente de avião no Quirguistão

São Paulo - Pelo menos 70 pessoas morreram na queda de um Boeing 737 perto do aeroporto internacional de Manas, nos arredores da capital do Quirguistão, Bishkek. "Segundo dados preliminares, das 90 pessoas a bordo só 20 sobreviveram e foram hospitalizadas", disse à imprensa o primeiro-ministro do país, Igor Chudinov, segundo a agência russa Interfax. Mais cedo, o departamento da Aviação Civil tinha estimado em 25 o número de sobreviventes e informado que as outras 65 pessoas haviam morrido carbonizadas no acidente. O chefe do governo quirguiz informou que no avião havia sete tripulantes e 83 passageiros, entre eles 51 cidadãos de Irã, Turquia, Canadá e China, além de quirguizes. Chudinov afirmou que entre os sobreviventes estão os sete tripulantes do avião e acrescentou que, segundo dados preliminares, a catástrofe ocorreu devido a uma despressurização no interior da aeronave. O chefe do governo quirguiz explicou que nada indica que tenha ocorrido uma explosão, e que o avião,

Geórgia busca certificação russa para novos jatos executivos

Com a crescente demanda para aviões executivos na Rússia, a fabricante da Geórgia, Tbilisi Aircraft Manufacturing (TAM), iniciou recentemente o processo para a certificação dos seus novos mo­delos TAM Jet, na categoria Very Light Jet (VLJ, jatos muito leves), e do Elite Jet, ambos projetos realizados em par­ceria com a empresa norte-americana Epic Aircraft. "Nós tivemos um retorno considerável de potenciais clientes na Rússia, principalmente para o TAM Jet, para uma demanda que supera 500 exem­plares", declarou NonaTordia, executivo da empresa. Com capacidade para transportar até quatro pessoas, o primeiro protótipo do TAM Jet já realizou seu voo inaugural e, até o momento, mais de 100 horas de ensaios em voo foram feitas. Desde que foi concebida, a aeronave sofreu inúmeras mo­dificações, entre elas, o alongamento da fuselagem em 50cm Para o programa detestes, serão construídos mais quatro proln tipos e, até 2010, a fabricante espera conseguir a certificação para o modelo. A

Novinho em folha

A TAM anunciou ter recebido seu primeiro Boeing 777-300ER, de um pacote de oito aeronaves desse modelo adquiridas da fabricante norte-americana, segundo o Valor online. Inicialmente, o avião voará na rota São Paulo-Santiago (Chile). Depois, fará as rotas européias da companhia, para Frankfurt (Alemanha) e Londres (Reino Unido). O modelo tem três classes de operação e capacidade para até 365 passageiros. Os 777s da empresa substituirão os MD-11 operados em rotas longas, já que são mais eficientes e econômicos.

Juiz Lazzarini prepara decisão sobre a Vasp

Roberta Campassi, de São Paulo Após mais de dois anos, o processo de recuperação judicial da Vasp se arrasta sem que nenhuma das ações previstas no plano da empresa tenham sido cumpridas. A decretação da falência, agora tida como o caminho mais provável para a companhia, era esperada para ontem, mas não aconteceu. A maioria dos credores da Vasp votou pela falência da empresa numa assembléia realizada em 17 de julho. Agora, cabe ao juiz Alexandre Alves Lazzarini, responsável pelo caso na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, decretar ou não a falência, "ponderando as manifestações feitas pela Vasp e interessados", informou ao Valor. Ontem, Lazzarini solicitou que o administrador judicial e o comitê de credores da companhia se manifestem a respeito. "Existe prazo para as manifestações e não há data para tal decisão (acerca da falência)", disse. Atualmente, o comitê de credores da Vasp é composto apenas por Marco Reina, representante trabalhista

Sucessão de falhas causou a queda do vôo 5022, diz Aviação Civil espanhola

O diretor geral do departamento de Aviação Civil espanhol, Manuel Bautista, disse que uma sucessão de falhas provocou a queda do vôo JK 5022 da Spanair nesta quarta-feira (20), que culminou na morte de 153 pessoas e deixou 19 feridos em Madri. Para Bautista, entrevistado pelo jornal "El País", houve mais de uma falha para que a aeronave tenha caído, logo após decolar no aeroporto de Barajas, a 14 km da capital espanhola. "Não estou tão seguro de que falhou somente o motor." "Uma falha no motor não é a causa de um acidente. Junto a outros motivos pode ser que tenha causado a queda, e temos de determinar o conjunto de causas que ocorreram", disse, sem detalhar quais poderiam ter sido as outras causas. Quase duas horas antes do acidente, o "superaquecimento excessivo de uma válvula de ar" fez com que o avião ficasse na pista, sem levantar vôo. O vôo deveria ter saído por volta das 13h, porém voltou ao portão de embarque depois que a tripulação perc

BRA tenta voltar como companhia de vôos fretados

Roberta Campassi , de São Paulo A companhia aérea BRA, inoperante desde novembro do ano passado, vai elaborar um outro plano de recuperação judicial como uma das poucas alternativas para evitar a falência. A idéia foi proposta pela administração da empresa e aprovada ontem pelos credores, que deverão avaliar a proposta dentro de um mês. O novo plano estabelecerá que a BRA volte às origens e seja uma companhia aérea de vôos fretados ("charters") - nos mesmos moldes em que a empresa operou entre 1999, quando foi criada, e 2005, ano em que passou a ter vôos regulares. Em comparação com a proposta de recuperação anterior, o modelo de fretamentos exigirá "um aporte de capital menor para a retomada das atividades da BRA, bem como a utilização de um menor número de aeronaves inicialmente", diz a ata da assembléia de credores que aconteceu ontem de manhã, em São Paulo. O plano anterior previa a operação de vôos regulares em mercados regionais, com aeronaves da Embraer 195 q

Bolsas de estudo para formar pilotos comerciais

Interessados em se formar piloto de aviação comercial podem conseguir bolsas de estudo para custear 75% das horas-aula necessárias para formação. Ao todo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) selecionará 23 bolsistas. Participam do programa aeroclubes de diferentes cidades gaúchas. Saiba mais As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto. Para mais informações, o candidato pode procurar a gerência regional em Porto Alegre, pelo e-mail capacitação.ger5@ANAC.gov.br ou pelo telefone (51) 3373-5555, em horário comercial.

Tempo quente

Ancelmo Góis Um aumento rápido da temperatura em Rio Branco comprometeu a densidade do ar na capital do Acre obrigou a Gol a retirar 100kg de seu vôo para Brasília, terça. A empresa ainda precisou acomodar passageiros em outros vôos.