Com a crescente demanda para aviões executivos na Rússia, a fabricante da Geórgia, Tbilisi Aircraft Manufacturing (TAM), iniciou recentemente o processo para a certificação dos seus novos mo­delos TAM Jet, na categoria Very Light Jet (VLJ, jatos muito leves), e do Elite Jet, ambos projetos realizados em par­ceria com a empresa norte-americana Epic Aircraft. "Nós tivemos um retorno considerável de potenciais clientes na Rússia, principalmente para o TAM Jet, para uma demanda que supera 500 exem­plares", declarou NonaTordia, executivo da empresa.

Com capacidade para transportar até quatro pessoas, o primeiro protótipo do TAM Jet já realizou seu voo inaugural e, até o momento, mais de 100 horas de ensaios em voo foram feitas. Desde que foi concebida, a aeronave sofreu inúmeras mo­dificações, entre elas, o alongamento da fuselagem em 50cm Para o programa detestes, serão construídos mais quatro proln tipos e, até 2010, a fabricante espera conseguir a certificação para o modelo.

A empresa Williams International está trabalhando no desenvolvimento de uma versão modificada da turbina FJ33, que fará os primeiros testes em voo ainda neste ano.

Já o programa do Elite Jet encontra-se num estágio mais avançado, com dois protótipos construídos e mais de 250 horas de voo realizadas. Com capacidade para transportar até oito pessoas o Elite terá mais quatro protótipos construídos, que serão utilizados também para conseguri a certificação russa, esperada para ser emitida num prazo máximo de dois anos. Depois da Rússia, a TAM espera certificar os seus dois projetos na Europa.

Para o Elite Jet, a fabricante espera produzir 40 exemplares até 2011 e, dependendo da demanda, pretende abrir uma linha de montagem final na Europa.

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