THAIS ROCHA
O terminal aéreo é a principal porta de entrada de turistas de outros Estados. De acordo com dados do Ministério do Turismo, o avião é o meio de transporte predileto de aproximadamente 46,3% dos turistas brasileiros.
Para os quatro meses de verão, a Infraero estima que aproximadamente 1,8 milhão de passageiros transitem pelo Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, com aumento no fluxo de turistas extrangeiros na próxima estação na Bahia.
Além do incremento nos vôos internacionais, com novas rotas da Argentina, França e Estados Unidos, a Bahia também receberá, próximo verão, reforço nos vôos domésticos, segundo informa o superintendente do Aeroporto de Salvador, José Cassiano Ferreira Filho.
De acordo com ele, além de uma nova rota da American Airlines, a Infraero negocia a vinda de duas novas empresas para Salvador: a Trip e a Azul: “Com o início das novas operações dessas empresas, até o final deste ano nossa estimativa é que o fluxo de passageiros ao Estado registre crescimento de aproximadamente 10% no período de alta estação”. Hoje, os vôos internacionais representam 13% da movimentação de passageiros em Salvador.
INCREMENTO – O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, destaca a incorporação de novos vôos internacionais para o Estado como importante incentivo nesta área: “Já estão em operação vôos diretos vindos de Buenos Aires Argentina) e Paris (França), e, a partir de novembro, teremos também os vindos de Miami (EUA)”.
Com a nova rota, vinda dos Estados Unidos, Domingos Leonelli acredita que, nos quatro meses de verão, cerca de dez mil americanos desembarcarão na cidade. “Este é um cálculo moderado. Com um bom trabalho de promoção, conseguiremos superar esta meta”, acredita Leonelli.
Em Ilhéus, segundo terminal mais movimentado do Estado, apesar do fluxo crescente, novas determinações da Anac, limitando a operação de vôos sob condições visuais, a partir de setembro, devem afetar o movimento, e as previsões serão revistas pela Infraero.
Em Porto Seguro, a previsão é aumentar o fluxo entre o Réveillon e o Carnaval em até 12%.
Segundo a Sinart (administradora do aeroporto), em setembro devem começar obras no terminal de passageiros. Salvador, Ilhéus e Porto Seguro terão prioridade de atenção na recepção.
“Nestes pontos, o turista será recebido com todas as informações sobre a estrutura que o governo disponibiliza”, diz Leonelli. Além disso, segundo ele, o governo também pretende viabilizar a volta de vôos regulares a Lençóis: “Será uma alternativa ao litoral”.