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BRA ganha sócios internacionais

Empresa de baixo custo quer aproveitar a injeção de dinheiro para comprar aviões da Embraer Prevendo a dura disputa que o m ercado de aviação no Brasil aponta para os próximos anos, com TAM , Gol e Varig brigando pelo crescente tráfego aéreo, a BRA, empresa que hoje detém 3,2% do mercado, abriu parte do seu capital para um grupo estrangeiro, formado por investidores. Eles terão 20% das ações da empresa e injetarão R$ 180 milhões. Com o aporte, a empresa, que hoje opera nove aparelhos em 30 destinos nacionais e internacionais, deverá pelo 20 jatos regionais da Embraer dos modelos 175 e 195. Se for confirmada a negociação, será a primeira empresa brasileira a utilizar os novos aviões em território nacional. A BRA conta hoje com um frota composta por dois 767 (um 200ER e um 300ER), quatro 737-300 e três 737-400. (Airway)

Primeiro A340-600 VIP entregue

Grupo saudita é o dono do “jato executivo” mais longo do mundo Exatamente para que serve um jato executivo com 75,3 metros, isso pouca gente sabe, mas o fato é que o grupo saudita SAAD Air Ltd adquiriu uma versão corporativa do A340-600, aeronave comercial mais longa do mundo. Falamos isso porque o A340 Vip leva nada menos que 80 pessoas, o que o torna mais capaz que um Embraer 170 em vôos comerciais, por exemplo. O “elefante branco” foi entregue esta semana ao seu proprietário que, diga-se de passagem, também possui um A320 executivo. Achou exagero? Pois a Airbus oferece o gigante A380 também nessa configuração exclusiva. O nome do aparelho é apropriado: Flying Palace, ou palácio voador. (Airway)

Star Alliance e Varig: fim de uma parceria?

Velha Varig sai da aliança no fim de janeiro. Nova empresa analisa se assume seu lugar Airway Primeira companhia aérea a se juntar à Star Alliance, após a sua criação pelas cinco empresa fundadoras (United, Lufthansa , S.A.S, Air Canada e Thai), a Varig estaria avaliando se continuará a fazer parte do grupo. A Star Alliance anunciou ontem que a velha Varig deixará a associação em janeiro “porque a companhia não está apta a preencher suas obrigações como membro da aliança”. Em outras palavras, oferecer vôos de conexão com as outras participantes e honrar o plano de milhagens, entre outros detalhes. Cabe agora à Nova Varig, que adquiriu os ativos da empresa original, decidir se ocupa seu lugar na Star Alliance. Espera-se uma posição da empresa nas próximas semanas. Se a Varig deixar a aliança, a Star Alliance perderá seu único representante da América Latina, após a Mexicana ter se retirado há três anos. Hoje o grupo reúne 18 empresas, com uma frota de 2 774 aeronaves e mais de 840 dest

Overbooking não é causa de crise da TAM, afirma ANAC

Agência reguladora diz, em relatório de auditoria, que quebra de 6 aviões da TAM foi principal motivo de caos no Natal. Segundo texto, só 2,6% dos vôos da empresa tiveram venda de passagens acima da capacidade; companhias vêem relatório com reserva. MAELI PRADODA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE SÃO PAULO Após criticar severamente o overbooking, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse, em relatório realizado com base em uma auditoria feita nas companhias, que a prática não causou a crise aérea no Natal. O resultado da auditoria, feita para detectar as razões do problema, nem cita os fretamentos, recém-proibidos pelo governo. Segundo o documento, obtido pela reportagem, o problema se originou com os seis aviões da companhia que ficaram no chão para manutenção não-programada no último dia 20. Isso teria gerado "impactos em cadeia" na malha da empresa. O problema, diz o relatório, é que a TAM não tinha uma previsão de contingência para uma situação como essa. "Os reflex

Passageira diz que avião da FAB era velho e equipe, sem preparo

Um vôo para esquecer. Passageira diz que avião da FAB era velho e equipe, sem preparo O Globo Quem voou nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) não guarda boas recordações. Lugares mais apertados que o habitual, aeronaves antigas e militares despreparados. São essas as avaliações da assistente administrativa Simone Galiano, que veio de Brasília para o Rio de sábado para domingo, depois de esperar mais de oito horas. E o pior: as bagagens não foram despachadas porque os aviões "são pequenos e ficariam muito pesados". - A Aeronáutica não sabe proceder nessas situações. Não havia comissários. Os militares, todos muito novos, vestindo um macacão, não sabiam servir os passageiros e nem segurar o refrigerante. Eu tive que ajudá-los. Além disso, os lugares eram muito apertados - disse Simone. Os lanches e a bebidas eram fornecidos pela TAM, e mal havia lugar para pôr a refeição. - Ninguém respeitava a preferência para idosos, crianças e gestantes. Era cada um por si - afirma. -

FAB transporta 2.615 passageiros da aviação civil

A Força Aérea Brasileira transportou um total de 2.615 passageiros da aviação civil comercial, no período de 22 a 26 de dezembro. Ao todo, foram realizadas 21 missões, somando 87 horas e 55 minutos voados. O último vôo da operação foi feito em pleno dia de Natal, percorreu o trecho Galeão/Guarulhos/Galeão/Guarulhos/Porto Alegre/Guarulhos/Galeão e foi concluído à 1h30 (HBV) de hoje. As missões compreenderam várias escalas, em cidades das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na operação, foram utilizadas aeronaves KC-137 (Boeing 707), VC-96 (Boeing 737) e C-99 (EMB-145). Os vôos tiveram a participação de pelo menos 120 tripulantes do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) e do Grupo de Transporte Especial (GTE), além de equipes de manutenção e coordenação de solo. Operação começou na sexta-feira (22) Aeronaves e militares em pronta resposta às necessidades do país. Em momentos de dificuldades,

Kenya Airways receberá três EMBRAER 170

Companhia aérea africana fará leasing de três jatos EMBRAER 170 da GECAS A Embraer anunciou que a Kenya Airways escolheu o jato EMBRAER 170 para aumentar sua frota atual, dando continuidade à expansão da sua malha aérea. A empresa, com base na cidade de Nairobi, Quênia, irá operar três jatos EMBRAER 170 sob contrato de leasing operacional com a GE Commercial Aviation Services (GECAS). A carteira de pedidos da Embraer não será alterada em função desse negócio. O início das entregas está previsto para o segundo semestre de 2007, ano em que a empresa aérea comemora 30 anos de existência. A companhia pretende utilizar os jatos no seu crescente mercado doméstico, substituindo aeronaves turboélices, bem como em algumas das suas rotas significativas de média distância. As aeronaves serão confortavelmente configuradas em classe única de 72 assentos, com distância entre assentos ( pitch ) de 32 polegadas (81 cm). “No contínuo empenho para expandir

FAB CULPA PILOTO DA VARIG POR QUASE COLISÃO DE AVIÕES NO RIO

Piloto não teria seguido determinações da torre de controle. Investigação ainda não foi concluída, diz a Aeronáutica. Do G1, em São Paulo A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou, nesta quarta-feira (27), nota sobre reportagens do Fantástico e do Jornal Nacional que mostraram que dois aviões quase colidiram no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, no dia 20. As reportagens mostraram que o incidente envolveu um Boeing 737 da Varig que vinha de São Paulo, e um Bandeirante da Força Aérea Brasileira. Gravação obtida pelo Fantástico mostra que os dois aviões estavam pousando ao mesmo tempo e na mesma pista. De acordo com a FAB, investigação preliminar indica o avião da Varig cancelou seu plano de vôo por instrumento passando a voar sob regras de vôo visual, ficando responsável pela separação em relação a obstáculos e demais aeronaves. O piloto do Varig não teria seguido instruções da torre, que determinou que a aeronave arremetesse. As investigações, diz a FAB, continuam. A Varig ainda não s

ESTATAL COLOMBIANA DE AVIAÇÃO RECEBE NOVO AVIÃO DA EMBRAER

BOGOTÁ- A companhia aérea estatal colombiana Satena incorporou à sua frota um avião Embraer 170, de fabricação brasileira, que custou US$ 25,3 milhões, informaram diretores da empresa. O general da reserva Héctor Campo, gerente da companhia Servicio de Aeronavegación a los Territórios Nacionales (Satena, subordinada ao Ministério da Defesa), disse aos jornalistas que em janeiro chegará ao país um avião igual, com capacidade para 76 passageiros. A companhia aérea foi criada em 1962 e voa para lugares remotos do país. Em 2002 e 2003, comprou da Embraer três aviões ERJ 145 para fortalecer as rotas regionais. A Satena também tem aviões Fokker 28 e Dornier 28. (G1)

AVIÃO PARTICULAR DE MAO TSÉ-TUNG FARÁ SUA ÚLTIMA VIAGEM

Pequim, 14 dez (EFE) - O avião Ilyushin IL-14 que o russo Josef Stalin deu de presente a Mao Tsé-tung no início dos anos 50 e que o líder chinês usava em seus deslocamentos oficiais fará sua última viagem até o final do ano, e depois ficará no Museu da Aviação Civil de Pequim, informou hoje a imprensa local. O aparelho, que estava enferrujado e praticamente esquecido no aeroporto de Zhengzhou, capital da província de Henan, será desmontado e transportado em partes até Pequim, onde será a peça central da exposição do novo museu, segundo a agência de notícias "Xinhua". A aeronave com a qual Mao cruzou os céus chineses levando a revolução comunista a todos os cantos do país é de fabricação russa, tem 21 metros de comprimento, 31 metros de largura e 8 metros de altura. Além disso, pode transportar até 32 passageiros. Após a morte de Mao, o avião parou de ser usado. Mais tarde, foi comprado pela Zhongyuan Airline Company, que utilizou a aeronave em vôos regulares de 1985 a 1992

AVIÃO ULTRAPASSA FIM DA PISTA E DÁ SUSTO EM TONY BLAIR

Nenhuma pessoa ficou ferida no incidente no aeroporto de Miami. Blair e sua família passam o fim de ano no sul da Flórida. WASHINGTON - Um avião da companhia Bristish Airways que transportava o primeiro-ministro britânico Tony Blair ultrapassou o fim da pista de pouso durante a aterrissagem no aeroporto de Miami na noite de terça-feira (26). Nenhuma pessoa ficou ferida no incidente e o avião conseguiu retornar à área prevista. O serviço secreto não tinha nenhum agente dentro da aeronave, mas a agência está fornecendo proteção ao líder britânico e à sua família durante a estada deles no sul da Flórida. Além de Blair, o Boeing 747-400 também transportava outros 343 passageiros e tripulantes. Os motivos do incidente não foram divulgados. Blair e a família passam o fim de ano no sul da Flórida. (AFP)

PASSAGEIROS SE REBELAM E IMPEDEM DECOLAGEM DE AVIÃO DA TAM EM SP

Eles souberam que avião estava cheio a caminho do embarque. Polícia Federal teve de retirar os passageiros da pista. Daniel Santini, do G1, em São Paulo Passageiros tentaram evitar que o vôo JJ 3508, da TAM, partisse do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, rumo ao Aeroporto dos Guararapes, no Recife, em Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (27). Os viajantes rebelados reclamam que fizeram check-in e chegaram a entrar em um ônibus que os levaria ao avião. Foi quando receberam a notícia de que não havia mais lugares na aeronave. “Tinha umas 45 pessoas no ônibus, entraram umas 15 no avião e fecharam a porta. Aí, veio a informação de que o avião estava cheio”, contou Marcos Ueda, 27 anos, administrador de empresas. Revoltados com a situação, os cerca de 30 passageiros se recusaram a descer do ônibus e não deixaram o motorista se afastar para que o avião decolasse. O veículo estava próximo à aeronave. “Ficamos mais de uma hora no ôni

TAM vendeu passagens em excesso, aponta Anac

Dados iniciais da auditoria indicam ainda que a empresa operou perto do limite Primeiros indícios apontam "excesso de ousadia" da companhia aérea na busca por eficiência e margem de erro pouco realista JANAINA LAGE DA SUCURSAL DO RIO - FOLHA DE SÃO PAULO As primeiras informações da auditoria realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na TAM mostram que houve um erro de gestão da companhia ao operar próximo do limite de sua capacidade. Também foi constatada a prática de overbooking (venda de passagens acima do número de assentos), mas os números ainda estão sendo levantados, conforme a Folha apurou. A TAM informou que só irá se pronunciar após a apresentação do relatório final da agência, que deverá ser concluído nos próximos dias. Em nota, a empresa afirmou que recebeu ontem em sua sede a equipe da Anac e que os técnicos responsáveis pela auditoria no sistema de reserva da empresa tiveram acesso total a todas as informações. A co

Jato comercial chega pela primeira vez a aeroporto no Tibet

O aeroporto de Linzhi, no Tibet, recebeu pela primeira vez um jato comercial de grande porte. O local é um dos aeroportos de maior altitude no mundo, e é de difícil acesso. Um Boeing 757 da Air China pousou em Linzhi no final de outubro com a ajuda de um novo sistema de navegação eletrônico. O sistema foi desenvolvido pela empresa norte-americana Naverus e está em testes no aeroporto. Linzhi está a 9.700 pés de altitude e fica a maior parte do tempo escondido entre nuvens. Para chegar ao local, o avião deve seguir um vale formado por um rio sinuoso e cercado por altas montanhas. Sem o novo sistema de navegação, pousar grandes jatos no local era considerado praticamente impossível. O sistema desenvolvido pela Naverus utiliza GPS (Global Positioning System) e instrumentos inerciais a bordo. Estes equipamentos guiam automaticamente a aeronave através das montanhas até a pista do aeroporto. Além de ser útil em condições como essa, o sistema foi concebido para ser utilizado em pistas qu

Monomotor Bonanza comemora 60 anos

O Bonanza comemora 60 anos em 2007. A data do aniversário será o 25 de março, dia em que o monomotor recebeu a primeira certificação em 1947. Para comemorar, a norte-americana Raytheon, fabricante do modelo, anunciou o lançamento de uma versão comemorativa. Segundo a empresa, o Bonanza é a única aeronave no mundo a permanecer em produção por tanto tempo. "O Bonanza é um ícone da aviação", festejou Brad Hatt, presidente da Raytheon no comunicado de lançamento da versão comemorativa da aeronave. Mais de 18 mil unidades do modelo foram fabricadas até os dias atuais. Em sua nova versão, o Bonanza receberá uma série de melhorias. Entre elas, destaca-se o interior, totalmente redesenhado e com o espaço interno ampliado. A versão comemorativa também contará com elementos na pintura que identificam a data. O primeiro Bonanza voou em 22 de dezembro de 1945 e foi certificado em 1947. A aeronave foi chamada de "modelo 35". Através dos anos, três diferentes versões, com inúm