O aeroporto de Linzhi, no Tibet, recebeu pela primeira vez um jato comercial de grande porte. O local é um dos aeroportos de maior altitude no mundo, e é de difícil acesso. Um Boeing 757 da Air China pousou em Linzhi no final de outubro com a ajuda de um novo sistema de navegação eletrônico. O sistema foi desenvolvido pela empresa norte-americana Naverus e está em testes no aeroporto.
Linzhi está a 9.700 pés de altitude e fica a maior parte do tempo escondido entre nuvens. Para chegar ao local, o avião deve seguir um vale formado por um rio sinuoso e cercado por altas montanhas. Sem o novo sistema de navegação, pousar grandes jatos no local era considerado praticamente impossível.
O sistema desenvolvido pela Naverus utiliza GPS (Global Positioning System) e instrumentos inerciais a bordo. Estes equipamentos guiam automaticamente a aeronave através das montanhas até a pista do aeroporto. Além de ser útil em condições como essa, o sistema foi concebido para ser utilizado em pistas que enfrentam problemas com condições climáticas adversas. A Naverus foi fundada em 2003 por dois pilotos que operavam em rotas no Alaska, onde os aeroportos sofrem as consequências do difícil clima local. (ASAS)
0 Comentários