Pular para o conteúdo principal

Postagens

França retira 29 corpos do local da queda do 447

Escritório responsável por investigar causa do acidente não confirma nem desmente hipóteses sobre erros dos pilotos Andrei Netto - O Estado de S.Paulo CORRESPONDENTE / PARIS   Equipes de resgate a bordo do navio francês Ile de Sein já recuperaram 29 corpos de vítimas do voo AF-447, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio de 2009. A informação foi revelada às associações de familiares no Brasil e na França pelo embaixador Philippe Vinogradoff. Com a nova etapa de resgates, iniciada em 21 de maio, 81 dos 228 corpos de passageiros e tripulantes já foram recuperados.   A operação foi retomada nesta semana, depois que exames de DNA realizados nos dois primeiros corpos retirados do mar em abril indicaram que seria possível fazer seu reconhecimento. Com isso, o Tribunal de Grande Instância de Paris determinou que uma equipe da Direção de Pesquisas Criminais da França viajasse no Ile de Sein ao local do acidente com a missão de resgatar mais vítimas.   As investigações sobre as causas

Empresa aérea dos Correios custará R$ 800 milhões ou mais

Segundo anunciado, parceria com a Embraer reduziria custos, incentivaria indústria nacional   Poder Aéreo Os Correios investirão entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão na criação de sua empresa aérea de transporte de carga, já batizada de CorreiosLog. Já está certo que a estatal vai comprar aviões da Embraer, com prazo de dois anos para entrega, para fazer a subsidiária decolar. A frota está estimada em 15 aeronaves. O objetivo da parceria dos Correios com a Embraer é reduzir custos, incentivar a indústria nacional e gerar empregos. A logística de transporte é um dos problemas mais graves dos Correios. Estudos da estatal indicam que sua capacidade de entregar as correspondências dentro do prazo se esgotará em um ano e meio. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, deu prazo de seis meses para que a direção dos Correios defina o modelo pelo qual deverá colocar a CorreiosLog no ar – se pela compra de empresa já existente ou criação de uma nova empresa – e aprove o plano de negócios, de

Ocorrência de Tráfego Aéreo em Brasília

CECOMSAER O Comando da Aeronáutica informa que já iniciou a investigação, a partir das gravações radar e das comunicações, para apurar os fatores contribuintes da ocorrência com aeronave da empresa aérea TAM, que cumpria o voo JJ3712, e um avião de pequeno porte, matrícula PT-NYR, nesta segunda-feira, 23 de maio, às 20h48 na área terminal do aeroporto de Brasília-DF. A análise preliminar aponta que a menor distância lateral entre as aeronaves foi de 3,5 Km. Esta distância infringiu a distância mínima de segurança prevista. Cabe ressaltar que as aeronaves não estavam em rota de colisão, uma vez que a separação lateral entre elas era de mais de 3 Km em rumos paralelos. A aeronave da TAM realizou corretamente manobra de segurança prevista para essas situações. Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Aeroporto ganha juizado

Geórgea Choucair - Estado de Minas   O aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins, vai ganhar no segundo semestre um juizado especial para atendimento de passageiros e consumidores. O desembargador José Fernandes Filho, presidente da Comissão Supervisora dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, vai nomear o juiz Paulo Nerys, da comarca de Lagoa Santa, para responder pelo juizado. A data de início do funcionamento do juizado vai ser definida depois de reunião de José Filho com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Cláudio Costa.   O juizado especial tem o objetivo de resolver, por meio de conciliações rápidas entre passageiros e companhias aéreas, problemas de overbooking, atrasos, cancelamentos de voos e extravio de bagagens. O passageiro não precisa de advogado para entrar com uma ação. O atendimento é gratuito e pretende solucionar discussões que envolvam valores de até 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado.

Pilotos protestam contra revista

Jornal do Commércio PARIS – O maior sindicato de pilotos da França divulgou ontem, em Paris, uma nota pública para protestar contra as informações reveladas pela revista alemã Der Spiegel sobre as circunstâncias da queda do voo 447, em 31 de maio de 2009. Segundo a revista, o piloto do Airbus A330, Marc Dubois, não estava na cabine de comando no momento das primeiras panes no avião. Para o Sindicato Nacional de Pilotos de Linha (ANPL), o procedimento é normal, regulamentado por normas internacionais e incapaz de explicar um acidente.   Ainda conforme a Der Spiegel, Dubois teria retornado ao seu posto assim que foram verificadas as primeiras falhas eletrônicas decorrentes da disfunção dos tubos pitot, os sensores de velocidade do avião, aparelhos que orientam a navegação de uma aeronave. A audição das caixas-pretas teria indicado ainda que o comandante tentou controlar o avião, o que não aconteceu. Quatro minutos após os primeiros alertas, o Airbus da Air France desapareceu no Oceano A

Sita faz planos para dobrar receita em aeroportos no país

Companhia belga de tecnologia para empresas de aviação quer participar de projetos envolvendo a Copa e a Olimpíada no Rio Dubes Sônego - Brasil Econômico   A belga Sita, companhia especializada em tecnologias para a operação de aeroportos e companhias aéreas, está otimista com o mercado brasileiro. Nos próximos cinco anos, tem a meta de dobrar a receita no país, diz Danilo Soares, vice-presidente da unidade de aeroportos e comunicação da companhia para a América Latina e Caribe. O executivo, porém, não revela o faturamento da subsidiária.   Um dos principais motivos para a elevada expectativa em relação ao mercado local são os projetos de expansão dos aeroportos, que deverão sair do papel até a Copa do Mundo e as Olimpíadas.   Este é um mercado no qual a companhia atua fortemente lá fora, mas que no Brasil, na definição de Soares, andava meio “frio”. “É um momento extremamente feliz”, afirma o executivo.   Só o aeroporto de Natal, o primeiro grande terminal entregue a gestão priva

Vulcão da Islândia afeta voos na Europa

Detritos chegam hoje à Grã-Bretanha; 4 companhias anunciam cancelamentos O Estado de SP A densa nuvem de cinzas que resultou da erupção do vulcão islandês Grimsvotv deve chegar à Grã-Bretanha na manhã de hoje. O cancelamento de voos está previsto, mas as autoridades afirmam que o tráfego aéreo não será tão prejudicado como no ano passado, quando a erupção do vulcão Eyjafjallajökull causou a maior paralisação no transporte europeu desde a 2.ª Guerra.   Sindicatos de pilotos, porém, alertaram que a nuvem ainda pode provocar risco para a aviação, segundo informou a Associated Press. Segundo o Met Office, as cinzas do Grimsvotv devem chegar a Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia e norte da Grã-Bretanha às 6 horas locais.   A British Airways suspendeu todos os seus voos entre Londres e a Escócia programados para a manhã de hoje. A companhia aérea holandesa KLM cancelou mais de dez viagens com saídas ou chegadas na Escócia e no norte da Grã-Bretanha no mesmo período.   Por precaução, a

Com mais 2 aviões, Azul amplia frota para 36 aeronaves

Companhia aérea oferece 230 voos diários para 34 cidades Agência Estado   SÃO PAULO - A Azul Linhas Aéreas Brasileiras ampliou sua frota ao receber um novo Embraer 195 e um turboélice ATR 72-200. Com a incorporação desses aviões, a Azul aumenta para 36 aeronaves sua frota, que é composta por dez jatos Embraer 190, 20 Embraer 195 e seis ATR 72-200.    De acordo com a Azul, o novo Embraer 195, com capacidade para transportar até 118 passageiros, fortalece sua malha aérea regular e permite ampliar a oferta de voos para atender ao aumento da demanda no mercado. Já o ATR, com capacidade para 70 passageiros, será usado nas rotas regionais. A Azul oferece 230 voos diários para 34 cidades.

Acidente da Air France foi causado por erros de pilotagem, afirma jornal

Agência AFP   O acidente com o voo AF447 Rio-Paris, da Air France, em junho 2009, ocorreu devido a erros de pilotagem e a um erro nos procedimentos habituais, indicou nesta segunda-feira o Wall Street Journal, citando fontes que teriam tido acesso aos resultados preliminares da análise das caixas-pretas. Os pilotos da Air France foram "aparentemente distraídos por indicadores de velocidade com problemas e não reagiram corretamente frente a outros elementos cruciais do voo, como o ajuste da pressão da aeronave", explica o diário financeiro.   Os últimos momentos a bordo da cabine do A330 indicam, segundo essas fontes, que os pilotos foram aparentemente atrapalhados pelos alertas recebidos de vários sistemas automáticos de controle que foram acionados no momento em que o avião entrava em uma zona de turbulência no trajeto Rio- Paris, mas que também foram prejudicados pela forte geada que não estava prevista a 10.868 metros de altitude. Geadas como essas interferem no funciona

Demora na liberação de parafusos afeta táxi aéreo

Para Snea, problema pode atingir companhias de voos regulares   Alberto Komatsu | Valor De São Paulo   Depois da greve de controladores do tráfego aéreo, em 2006, e, mais recentemente, escalas de pilotos no limite, que causaram transtornos aos passageiros em todo o país, agora é a vez, quem diria, de porcas e parafusos ameaçarem a operação de aviões e helicópteros. Uma norma do governo para coibir a importação desses produtos fabricados na China já afeta empresas de táxi aéreo e preocupa as companhias aéreas de voos regulares.   Maior empresa de táxi aéreo da América Latina, com 87 aeronaves, a Líder Aviação está com quatro aviões no chão, à espera da liberação da importação de porcas e parafusos de aço, certificados pelas fabricantes de aviões e componentes, que não têm similar fabricado no Brasil.   O diretor de materiais e logística da empresa mineira, José Luiz Lollato Malheiro, não soube estimar o prejuízo com os aviões parados. Como exemplo, cita que o maior helicóptero, para

Santander financia US$ 180 mi para a compra de quatro aviões pela TAM

Virgínia Silveira | Para o Valor ,  de São José dos Campos O Santander acaba de fechar com a TAM uma operação de "spanish leasing" para financiar a compra de quatro aeronaves da companhia aérea. O valor total da operação, de US$ 180 milhões, inclui um A321, que foi entregue no final de abril, e três A319, que serão entregues até julho deste ano. Liderada pelo Santander, a operação também envolve o BNP Paribas, o KfW Ipex Bank GMbH e o Credit Industrial et Commercial, que atuaram como financiadores de 85% da dívida. A TAM é a segunda companhia aérea brasileira a fazer esse tipo de operação. A Azul Linhas Aéreas também utilizou o financiamento de "spanish leasing" do Santander, mas a operação neste caso teve a participação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que financiou cerca de 80% do valor de compra de seis aeronaves Embraer 195 para a Azul, avaliadas em US$ 250 milhões. Para viabilizar a operação com a TAM, segundo o superintendent

Piloto do 447 teria deixado a cabine do avião

Revista alemã afirma que comandante voltou após alarme; reportagem reforça hipótese de congelamento de sensores O Globo   Informações publicadas ontem pela revista alemã “Der Spiegel”, com base em relatos obtidos com uma fonte anônima que estaria acompanhando as investigações do acidente com o voo 447 da Air France, revelam que o piloto Marc Dubois não estava na cabine quando soou o primeiro alarme indicando problemas graves no avião. Ainda segundo a publicação, após o aviso sonoro, o comandante teria entrado na cabine e gritado instruções para seus dois copilotos.   A publicação reforça a hipótese, já levantada anteriormente, de que o congelamento dos sensores de velocidade da aeronave, os chamados pitots, teria sido um dos fatores que provocaram a queda da aeronave. O Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico com 228 passageiros e tripulantes, quando seguia do Rio para Paris, em 31 de maio de 2009.   De acordo com a fonte da revista, a análise das gravações das caixas-pretas sugere qu

Ameaça de bomba faz avião da TAM realizar pouso de emergência em Salvador

Anderson Sotero Especial para o UOL Notícias Em Salvador Uma ameaça de bomba em um avião da TAM fez com que o piloto da aeronave realizasse um pouso de emergência no início da noite desta sexta-feira (20), no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Por volta das 18h30, os postos da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros do aeroporto foram acionados, informando que um passageiro teria dito que transportava uma bomba e estava ameaçando explodir a aeronave. “Quando a gente chegou, a Polícia Federal já o tinha levado. Ninguém sabe se ele estava bêbado. Chamaram um especialista para ver se tinha bomba, mas não foi encontrado nada”, contou uma funcionária da unidade do corpo de bombeiros do aeroporto ao UOL Notícias. De acordo com a PF, o homem que ameaçou explodir o avião foi detido e levado para a Superintendência e será ouvido pelo delegado Rony Silva. A polícia confirmou também que procedimentos padrão para verificar a existência de bomba foram realizados