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Embraer fecha venda de US$ 5 bi com empresa britânica

BBC Brasil A fabricante brasileira de aviões Embraer anunciou nesta terça-feira o fechamento de um negócio de US$ 5 bilhões para venda de até 140 aeronaves para a britânica Flybe, que opera voos regionais na Grã-Bretanha, Irlanda e algumas cidades europeias. A Flybe é uma das maiores operadoras de voos regionais de baixo custo na Grã-Bretanha, mas a empresa pretende expandir a sua operação na Europa. Para isso, a companhia quer comprar 140 aeronaves Embraer 175, com 88 assentos. Nesta terça-feira, a empresa fechou a compra de 35 aeronaves por US$ 1,3 bilhão. As duas companhias também fecharam um acordo que pode culminar na venda de outras 105 aeronaves para a Flybe, no valor de US$ 3,7 bilhões. Ecológico A primeira das 35 aeronaves deverá ser entregue em setembro de 2011, e a última em março de 2017. Segundo o diretor da Flybe, Jim French, a empresa optou pelos jatos da Embraer porque pretende manter apenas aviões de duas fabricantes na sua frota. Além da Embraer, a Flybe

Quase 30 horas de espera no Rio

Pela quarta vez em oito dias, empresa Air France enfrenta problemas em voos, interrompendo ou  atrasando viagens Estado de Minas Um problema elétrico no motor, segundo a Air France, acabou atrasando em 28 horas a saída do voo 445, com 170 passageiros, que deixaria o Aeroporto Internacional Tom jobim, no Rio, às 19h05 de sábado, com destino a Paris. Depois de verificar a pane, o voo foi transferido para as 23h de ontem, a fim de passar por reparos. Este é o quarto problema com voos da companhia em oito dias. Em 10 de julho, um avião da empresa, da rota Rio-Paris, fez um pouso não programado em Recife. Na ocasião, a companhia aérea informou que o motivo foi uma suspeita de bomba. No dia, 13, a viagem foi interrompida por causa de um defeito técnico nos banheiros; no dia 15, o avião que partiria de São Paulo para Paris teve a decolagem cancelada devido a uma avaria na fuselagem. Além disso, em maio, a empresa foi vítima de uma tragédia, que matou 288 pessoas. A aeronave do voo 447, que t

Feira internacional do setor aéreo é aberta no Reino Unido

UOL Notícias Da Redação, em São Paulo A feira internacional do setor aéreo de Farnborough, no sul da Inglaterra, uma das mais importantes no mundo, foi aberta nesta segunda-feira (19). Nos primeiros cinco dias (o evento vai até o dia 25 deste mês), a feira receberá apenas empresários interessados em realizar negócios. Nos últimos dois dias, o local será aberto ao público.  No domingo (18), o Boeing 787 Dreamliner aterrissou pela primeira vez fora dos Estados Unidos ao chegar a Farnborough. O Dreamliner com o número de série ZA003 pousou no aeroporto britânico ante a imprensa do mundo todo, que pôde apreciar a aeronave, a única fabricada com 50% de materiais compostos, e que a tornam mais leve que suas antecessoras. "É um belo avião. Só posso estar feliz por tê-lo pilotado até aqui, para mostrá-lo ao resto do mundo. Funciona melhor que o Boeing B777", declarou o comandante Mike Bryan. O comandante explicou que fez diferentes testes nos sistemas de navegação e de comunicação

Air France é condenada a indenizar passageira em R$ 12 mil por atraso em voo

Especial para o UOL Notícias Em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou na semana passada a companhia Air France a indenizar em R$ 12,3 mil uma passageira devido ao atraso de um dia para o embarque em um voo com destino a Paris, Copenhague e Moscou, em 2001. O TJ aplicou regra da Convenção de Varsóvia. A Air France pretendia que o tribunal paulista reformasse a sentença de primeiro grau contrária a empresa aérea. A defesa da Air France alegou que a passageira não chegou ao aeroporto no horário limite para fazer o check-in e que esta foi a razão de só conseguir embarcar no dia seguinte. A 20ª Câmara de Direito Privado não aceitou o argumento da Air France. Segundo os desembargadores, ao contrário da alegação da empresa aérea, existia prova conclusiva do atraso de 24 horas para o embarque da passageira e que este se deu por culpa da companhia. Para o tribunal, a relação entre a passageira e a empresa aérea é contratual e, portanto, de resultado. Como houve defeito na pre

Salgado Filho garante recursos

Considerada essencial para a Copa, ampliação do terminal de passageiros obteve ontem garantia  de R$ 345,8 milhões Zero Hora A obra de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho deu um passo importante ontem. Durante cerimônia realizada em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto foi incluído na Matriz de Responsabilidades da Copa 2014 – um pacto de cooperação que define os investimentos prioritários para o Mundial. O ato dá segurança de que os R$ 345,8 milhões necessários para a obra serão repassados. Os recursos virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O novo terminal de passageiros precisa ficar pronto até junho de 2013, para atender à Copa das Confederações. Ao ser incluído na Matriz de Responsabilidades, o projeto passa a ter prioridade no licenciamento ambiental. Caberá ao Estado fazê-lo. – Vamos elaborar o licenciamento e submeter às entidades responsáveis, para que a gente possa até o final do

Alcan aposta em liga leve para uso em aviões

Daniel Michaels, The Wall Street Journal, de Farnborough, Inglaterra - Valor A gigante produtora de metais Rio Tinto PLC planeja anunciar hoje uma nova linha de ligas avançadas para jatos comerciais e contratos com as fabricantes de aviões Airbus e Bombardier Inc., num esforço para conter as incursões de plásticos avançados na indústria aeroespacial. A nova linha de produtos da Alcan Global Aerospace, uma unidade da Rio Tinto, engloba uma série de ligas de alumínio duráveis mas leves, os processos para usá-las na indústria e sistemas para reciclá-las. A Alcan criou a marca AirWare para a tecnologia e a está apresentando como uma alternativa aos materiais compósitos de fibra de carbono. Os compósitos, materiais sintéticos feitos a partir de uma engenharia avançada, estão rapidamente tirando lugar dos metais nos aviões porque são mais leves, mais duráveis e sofrem menos corrosão. A Boeing Co. está usando mais compósitos no novo 787 Dreamliner que em qualquer outro jato de passageiros.

Boeing chama a velha guarda para recolocar 787 nos trilhos

Peter Sanders, The Wall Street Journal, de Renton, EUA - Valor Em sua tentativa de colocar o problemático programa do 787 Dreamliner de volta nos eixos e planejar sua rota para os próximos dez anos, a Boeing Co. recorreu a uma fonte inusitada: ícones aposentados da engenharia que fazem parte do seu passado. A missão deles é discutir ideias com os atuais engenheiros e gerentes de projeto. Mas os conselhos deles muitas vezes chegam em termos francos que refletem a disposição de dar nomes às coisas como eles a veem. Por causa disso, ex-gerentes da Boeing às vezes são ridicularizados, chamados de "burocratas", e engenheiros que participaram de projetos fracassados têm sido jocosamente acusados de "fumar maconha". Uma linguagem não muito comum no conservador império da Boeing. Em antecipação ao Salão Aeroespacial Internacional de Farnborough, a maior feira da aviação, que começou ontem nos arredores de Londres, uma das tarefas do grupo de veteranos foi determinar como

Webjet vai cobrar pela comida servida a bordo

O Estado de SP Terceira companhia de aviação comercial do País, com 6,14% de participação de mercado, a Webjet Linhas Aéreas iniciará a partir do dia 3 de agosto um projeto experimental para a venda de alimentos a bordo de seus aviões, em parceria com a LSG Sky Chef''s. A princípio, o novo serviço será oferecido em dois voos da companhia que fazem a ligação entre São Paulo e Salvador. A mudança no serviço de bordo coincide com a contratação de dois novos executivos para a diretoria da Webjet: entraram Fernando Sporleder, ex-TAM, na vice-presidência de operações, e André Fernando de Almeida, que teve passagem por empresas como Telemig Celular e PricewaterhouseCoopers, na diretoria de vendas e marketing.

Azul e Trip investem na ampliação da frota

Daniela Milanese - O Estado de S.Paulo As companhias de aviação brasileiras se abastecem para atender o mercado e colocar em prática suas estratégias para os próximos anos. A Azul e a Trip partem para a compra de novas aeronaves, de acordo com anúncios na feira de Farnborough, nos arredores de Londres. A Azul decidiu ampliar a frota, até então formada apenas por aviões da Embraer, com a aquisição de 40 unidades da franco-italiana ATR, sendo 20 ofertas firmes e 20 opções, num negócio estimado em US$ 850 milhões que será oficializado hoje. Além disso, a empresa aproveitou uma sobra de produção da Embraer para levar mais cinco jatos do modelo 195, de 118 assentos, transação que soma US$ 200 milhões pelo preço de tabela. A Trip faz o caminho inverso, em estratégias que começam a se esbarrar. A companhia é hoje a maior cliente da ATR na América Latina, com 30 unidades, e agora aumenta sua frota de jatos com a compra de dois Embraer 190, de 106 lugares, no valor de total de US$ 80 milhões.

Anac: fiscalização maior da Air France

Agência também contatou órgão regulador francês Jornal do Brasil Após uma série de problemas envolvendo o funcionamento das aeronaves da Air France, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem que irá intensificar as fiscalizações na companhia aérea francesa. A Anac também entrou em contato com o órgão regulador francês para informá-lo sobre os defeitos registrados em rotas entre Brasil e França. A Anac entrou em contato com o órgão regulador francês para informá-lo sobre os fatos e que está intensificando a fiscalização da companhia francesa, informou em comunicado. Nos últimos nove dias, quatro voos da Air France que cobriam rotas de Rio de Janeiro e São Paulo até Paris tiveram que retornar ao Brasil ou foram atrasados em mais de 24 horas por diferentes problemas, incluindo técnicos. Desde a semana passada, a Anac está realizando inspeções nas aeronaves da Air France, e até o momento verificou que a companhia cumpriu as regras de segurança, acrescenta. Um voo da compa

Aeronáutica divulga investimentos no Controle do Tráfego Aéreo

CECOMSAER O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) divulgou (dia 16) o planejamento para o Controle do Tráfego Aéreo nas Terminais Rio e São Paulo, tendo em vista o aumento no movimento de aeronaves em função da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Os reflexos já podem ser sentidos. No início do ano o órgão podia controlar simultaneamente 30 aeronaves. Hoje, essa capacidade já subiu 50% e o SRPV-SP consegue controlar 45 aeronaves simultaneamente. Até 2012, serão 60 tráfegos ao mesmo tempo. Em entrevista coletiva, o chefe do SRPV-SP, coronel-aviador Frederico José Moretti da Silveira destacou os investimentos feitos desde 2007 para ampliação do fluxo de aeronaves nas terminais São Paulo e Rio de Janeiro. "Somente na região controlada pelo SRPV-SP, que engloba os aeroportos de Viracopos, Congonhas, Guarulhos, em Sâo Paulo e Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, já foram investidos 150 milhões de reais e até 2013 esse valor será do

Prazo apertado para as obras

Fabiano Costa - Zero Hora Medidas urgentes precisam ser tomadas para passageiros não voltarem a conviver com transtornos que marcaram caos aéreo. Sem modal ferroviário e com rodovias esgotadas, o transporte aéreo ganhará importância na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Campeonato mundial em país de dimensão continental só houve há 16 anos, nos Estados Unidos, quando jogadores e torcedores atravessaram o território americano para acompanhar jogos de seus países. Para 2014, a Fifa já anunciou que pretende concentrar os grupos de seleções em quatro regiões do Brasil para evitar voos acima de duas horas de duração. Especialistas recomendam medidas urgentes nos aeroportos para o caos aéreo não voltar a transtornar a vida de passageiros. Apesar de a Infraero, estatal responsável pelos aeroportos localizados nas 12 cidades-sedes, prometer investir R$ 6,48 bilhões em modernizações, especialistas em transporte aéreo projetam dificuldades para a estrutura aeroportuária atender ao aumento de de

Aeroportos no limite

Marcelo Flach - Zero Hora Se projetos de ampliação forem tímidos, 2012 pode marcar a estagnação dos terminais Definido há três anos como país-sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil ainda não fez nenhum grande investimento para modernizar os aeroportos considerados cruciais pelo fato de o mundial ser realizado em um país de dimensão continental. Com os terminais no rumo da saturação, as obras já anunciadas, mas ainda no papel, precisam ser feitas, e logo, para o Brasil não reviver o caos aéreo de anos passados, com tumultos em check-in, filas na inspeção de raio X e demoras além da conta para pegar a bagagem na esteira. A urgência nas reformas e ampliações não está relacionada apenas com a Copa do Mundo, mas também à necessidade de dar conta do avanço do mercado de aviação. As viagens aéreas cresceram no ritmo de 10% ao ano entre 2003 e 2008. No início de 2010, chegou a 20%. Para atender à demanda crescente, as companhias aéreas lançam novas rotas – movimento que vem sendo freado exa

Acidente de helicóptero mata um e fere dois

O Estado de SP Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas anteontem após o piloto de um helicóptero fazer pouso forçado num canavial em Novo Horizonte (SP). O piloto e o dono do helicóptero conseguiram se salvar. Luciano do Amaral Ribas, de 28 anos, filho do proprietário da aeronave, morreu carbonizado.

Redes sociais chegam aos voos

Barbara S. Peterson The New York Times Em um voo de Newark, Nova Jersey, com destino a Costa Oeste pouco tempo atrás, Jeff Jarvis, autor do livro What would Google do? (O que o Google faria?) começou a conversar com um passageiro sobre o seu trabalho. Entretanto, não foi um conversa cara a cara. Ao contrário, começou com uma troca de mensagens no Twitter no portão de embarque. Quando o avião aterrissou, lembra Jarvis, a conversa prosseguiu. "Era como se alguém o reconhecesse e viesse até você para falar 'oi' no voo", conta. Jarvis diz que isso o fez lembrar os dias em que passageiros podiam socializar nas poltronas da aeronave, "só que agora está acontecendo digitalmente." Telefones móveis e laptops não são mais ferramentas para manter contato só com o escritório e a casa. Como Jarvis confirma, um número crescente de pessoas está usando aparelhos móveis para criar uma comunidade informal de passageiros em aeroportos e voos. Linhas áreas e provedores de mídi

A tragédia evitada por segundos

Marcelo Ambrosio - Jornal do Brasil No dia 16 de junho, passageiros do voo 3717, procedente de Brasília, tomaram um enorme susto quando chegavam a São Paulo. Já em procedimento de pouso, na terminal do Aeroporto de Congonhas, o jato subitamente deu uma violenta guinada, tão forte que arremessou uma das comissárias que fazia os preparativos normais, como checar cintos de segurança sobre uma fileira de assentos. No interfone, o comandante explicou que tinha sido forçado a fazer uma manobra evasiva, já que o radar acusou outra aeronave próxima. O que ninguém soube, até hoje, é que o Airbus A320 e um turboélice Bandeirante estiveram o mais perto de se chocarem no ar e repetirem a tragédia do voo 1907, abatido por um Legacy da empresa americana Excel Aire que voava sem transponder e na rota errada sobre Mato Grosso. No momento em que o alarme no cockpit soou em Resolution Advisory colisão iminente o comandante do Airbus teve em torno de 15 segundos para evitar o desastre. Pior: segundo uma

Demanda cresce e dá impulso aos fabricantes de aviões

Daniel Michaels, The Wall Street Journal, de Londres A indústria aeropacial mundial se reúne hoje na maior feira anual do setor num momento em que os fabricantes de aviões estão supreendemente otimistas, apesar das incertezas econômicas.  Um grande motivo é que as empresas que arrendam aviões para terceiros voltaram a comprar e várias grandes encomendas de leasing são esperadas no Salão Aerospacial Internacional de Farnborough, realizado nos arredores de Londres. No mundo todo, as companhias aéreas estão saindo da pior crise em décadas, elevando a demanda por aviões. Investidores e instituições financeiras começaram a despejar bilhões de dólares em novos arrendadores, enquanto bancos e gestores de recursos estão voltando a financiar compras de aviões. Uma das maiores novas empresas - a Air Lease Corp., recentemente criada pelo pioneiro do leasing de aviões Steven Udvar-Hazy com US$ 3,3 bilhões em capital novo - vai anunciar na feira encomendas com a Airbus e a Boeing Co. de mais de

Tapete vermelho estendido

Companhias aéreas intensificam parcerias para encurtar as distâncias entre brasileiros e africanos. Tendência é de que os negócios avancem Fernando Braga - Correio Braziliense As oportunidades abertas num continente redescoberto pelo mundo neste ano por causa da Copa do Mundo têm chamado a atenção de quem vê na região boas possibilidades para fazer negócios. Com isso, as portas que unem o Brasil aos países do continente se abrem cada vez mais. Atualmente, duas empresas estrangeiras, South African Airways e Angola Airlines, oferecem voos regulares e sem escala para Johannesburgo e Luanda, respectivamente. Porém, a lista pode aumentar. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de firmar um acordo bilateral com a Etiópia para operar voos diretos ligando os dois países. Dessa maneira, o trajeto está aberto para que as companhias que mostrarem interesse em operar, como a Ethiopian Airlines, que voa para 59 destinos internacionais, cheguem ao Brasil. "O crescente volume de inve

Avião solar pousa à noite com sucesso

O Estado de SP O avião Solar Impulse realizou com êxito um pouso noturno na Suíça, dez dias depois de ter realizado seu primeiro voo à noite sem combustível - alimentado somente por energia solar. "O objetivo desses voos é fazer um certo número de provas para viagens noturnas, em especial para a aterrissagem. Pudemos perceber que os instrumentos e equipamentos funcionaram corretamente", afirmou Andre Borschberg, cofundador do projeto Solar Impulse. O avião é coberto por 12 mil células fotovoltaicas que alimentam seus quatro motores elétricos.

Aviões da Air France têm 4º problema em 8 dias

Voo que ia do Rio para Paris foi cancelado por pane eletrônica na noite de sábado e os 170 passageiros só foram comunicados quatro horas depois Clarissa Thomé, Nataly Costa - O Estado de S.Paulo Pela quarta vez em oito dias, a Air France cancelou um voo que faria a rota Brasil-França. Previsto para partir do Rio às 19h05 do sábado, o voo 445 acabou transferido para às 23 horas de ontem. A companhia aérea demorou quatro horas para comunicar os passageiros que aguardavam no Aeroporto do Galeão. A justificativa foi de que o avião, um Airbus A330, apresentou pane eletrônica. Os passageiros do voo 445 foram acomodados pela empresa em um hotel na Barra da Tijuca, mas reclamaram muito do atendimento. "O mais grave é que os funcionários não estão preparados para dar suporte aos clientes. Não tínhamos informação nenhuma até as 23 horas (de sábado)", disse a advogada Rita de Cássia da Silva, de 43 anos. "Para nós, ficou evidente que o voo não existia: não havia avião no pátio, n