Pular para o conteúdo principal

Quase 30 horas de espera no Rio

Pela quarta vez em oito dias, empresa Air France enfrenta problemas em voos, interrompendo ou atrasando viagens

Estado de Minas

Um problema elétrico no motor, segundo a Air France, acabou atrasando em 28 horas a saída do voo 445, com 170 passageiros, que deixaria o Aeroporto Internacional Tom jobim, no Rio, às 19h05 de sábado, com destino a Paris. Depois de verificar a pane, o voo foi transferido para as 23h de ontem, a fim de passar por reparos. Este é o quarto problema com voos da companhia em oito dias.

Em 10 de julho, um avião da empresa, da rota Rio-Paris, fez um pouso não programado em Recife. Na ocasião, a companhia aérea informou que o motivo foi uma suspeita de bomba. No dia, 13, a viagem foi interrompida por causa de um defeito técnico nos banheiros; no dia 15, o avião que partiria de São Paulo para Paris teve a decolagem cancelada devido a uma avaria na fuselagem. Além disso, em maio, a empresa foi vítima de uma tragédia, que matou 288 pessoas. A aeronave do voo 447, que também saiu do Rio com destino a Paris, caiu no Oceano Atlântico, nas proximidades de Pernambuco.

A empresa divulgou ontem uma nota sobre o voo cancelado sábado e informou que, sobre os cancelamentos anteriores, não há informações novas e já se posicionou em cada caso. Segundo ainda a Air France, os passageiros foram informados sobre a reprogramação do voo antes do embarque e receberam toda a assistência, como hospedagem, translados, refeições e ligações telefônicas.

DEFEITO NOS BANHEIROS

No dia 10, um outro avião da Air France, que fazia o voo 443, do Rio de Janeiro para Paris, fez um pouso não programado no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, por volta das 20h. A Infraero e a companhia aérea informaram que o motivo foi uma suspeita de bomba. Havia 405 passageiros e 18 tripulantes a bordo. No dia 13, um defeito técnico nos banheiros da aeronave do voo 443 interrompeu a viagem e fez com que o avião retornasse ao Rio, duas horas e meia após ter decolado do Aeroporto Tom jobim. Os passageiros foram acomodados em hotéis e só embarcaram no início da madrugada de quinta-feira (15) em outro avião, com destino a Paris. Segundo a Infraero, o voo AF 443A decolou por volta de 0h40.

A Air France também cancelou o voo que partiria na tarde do dia 15, de São Paulo para Paris, devido a uma avaria na fuselagem do avião. A empresa informou que o problema no Boeing 777-200 foi constatado com o avião no solo, no momento da inspeção obrigatória antes de qualquer decolagem.

Em 31 de maio de 2009, uma tragédia marcou o voo 447 da empresa. A aeronave que partiu do Rio com 288 pessoas caiu no Oceano Atlântico, nas proximidades de Pernambuco, matando todos a bordo.

Nota divulgada pela empresa

A Air France confirma que o voo AF445 de 17 de julho de 2010, da rota Rio-Paris, com 170 passageiros, foi cancelado por um problema eletrônico e deverá partir na noite de 18 de julho. Este voo, operado por um A330-200, tinha saída prevista do Rio de Janeiro às 19h05 do sábado, dia 17. Os passageiros foram informados sobre a reprogramação do voo antes do embarque e receberam da Air France toda a assistência, como hospedagem, traslados, refeições e ligações telefônicas. A previsão de partida, com o novo número, AF 445A, é às 23h de hoje (ontem), 18 de julho, com chegada em Paris às 15h10 de segunda-feira (hoje), 19 de julho. A Air France pede desculpas pelos inconvenientes ocasionados aos passageiros e assegura que sua equipe está fazendo todo o necessário pelos seus clientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul