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Até junho, avião da TAM terá serviço de telefonia

O Estado de SP   A companhia aérea TAM anunciou ontem que vai oferecer o uso de celular e internet a bordo das aeronaves até junho. A companhia já havia firmado, em outubro de 2008, uma parceria com a empresa suíça de tecnologia OnAir. Duas aeronaves da TAM já foram adaptadas para permitir a utilização de telefonia móvel, e outras duas ainda passarão pelo mesmo processo. Para que o serviço seja oferecido,  falta ainda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Anatel precisa autorizar a atuação da OnAir no Brasil e certificar seus equipamentos. Já a Anac precisa avaliar se o sistema pode provocar algum prejuízo à operação dos aviões. Além disso, será necessário alterar a atual legislação, que autoriza o uso de celulares apenas quando os aviões estão em solo e com as portas abertas. TAXA O sistema desenvolvido pela OnAir permite o funcionamento de 12 celulares por avião ao mesmo tempo. Os passageiros poderão fa

Anac propõe ampliar controle da tarifa aérea

Empresas da aviação civil terão de apresentar valores das passagens   A Crítica (AM) A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentou na quarta-feira uma proposta de resolução que regulamentará o Registro das Tarifas Domésticas e Internacionais aplicáveis aos serviços de transporte aéreo. A proposta é alterar a forma de registro e de monitoramento das tarifas mediante a revogação de duas Portarias (447/04 e 1.282/04), bem como alguns artigos da Portaria nº 676/00 (51 a 55, 58, 59 e 60, além do parágrafo único do art. 57). Até hoje a Anac não dispõe do registro de tarifas internacionais e as empresas nacionais informam à agência as tarifas domésticas comercializadas de apenas 67 ligações (cada ligação equivale a uma rota, considerando apenas origem e destino final, desconsiderando escalas realizadas). A partir desses dados que a Anac divulga o Relatório de Tarifa. Com a resolução, as empresas nacionais e internacionais, passarão a informar as tarifas comercializadas de to

Companhia parcela bilhetes em 60 meses

Folha de SP Seguindo a tendência de TAM e GOL na disputa pelo público da classe C, a companhia Trip Linhas Aéreas, que tem 28 aeronaves e opera em 73 cidades, anunciou ontem que fechou uma parceria com o Banco do Brasil para parcelar passagens em até 60 vezes para os clientes do banco, com início do vencimento em até 180 dias. Os juros serão a partir de 1,99% ao mês.

Fundo norte-americano compra participação na Azul

JOANA CUNHA E MARIANA BARBOSA DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de SP O fundo de investimentos americano TPG comprou uma participação na Azul Linhas aéreas. O presidente da empresa, Pedro Janot, não revelou o percentual adquirido pelo fundo. Segundo o advogado Mario Nogueira, sócio do escritório Demarest & Almeida, que assessorou o TPG na operação, a participação do fundo chegará a cerca de 5%. Não houve mudanças no balanço ou na estratégia da empresa, segundo Gianfranco Beting, diretor de marketing da Azul. "Foi uma troca, comum nesse setor que vive um período volátil. Pode até haver outras." A participação foi vendida pelas empresas Pequot Capital e Wexford.

O que a JAL nos ensina

O Estado de SP   Das muitas lições que oferece o mais recente socorro financeiro oficial para manter em operação a Japan Air Lines (JAL) ? que durante décadas simbolizou a pujança da economia japonesa e agora sintetiza seus graves problemas ? há algumas que se aplicam ao Brasil. Mesmo privatizada, a empresa foi obrigada a atender a interesses políticos do governo japonês, o que contribuiu para corroer suas finanças e levá-la à crise que exigiu seu pedido de concordata, formalizado há dias. No Brasil, o governo Lula já fez várias tentativas ? até agora felizmente fracassadas - de intervir na gestão da Vale, e intervém abertamente na administração da Petrobrás, que deveria ser pautada por critérios técnicos, sempre com o objetivo de forçar essas empresas a atender a seus interesses políticos. O que aconteceu com a JAL deveria servir de advertência. Como outras companhias aéreas internacionais, a JAL foi afetada pela queda do número de passageiros depois dos atentados de 11 de sete

Internet no avião já tem aval da Anatel

Melina Costa - O Estado de SP A companhia aérea TAM venceu mais uma etapa no processo para oferecer o uso de celular e internet a bordo de seus aviões. A empresa informou ontem que a provedora de tecnologia suíça OnAir, sua parceira no projeto, já recebeu a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar. Mas, para que o serviço possa ser oferecido, falta mais uma aprovação: a da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Consultada, a Anac disse que ainda aguarda documentos da TAM e da fabricante de aviões Airbus, e que realiza testes para comprovar a eficácia do sinal de celular nas aeronaves. A análise deve ser concluída até o fim do primeiro semestre. De acordo com a autorização concedida pela Anatel, a OnAir poderá oferecer o uso de celular em caráter experimental por dois anos. Durante esse período, a empresa terá de encaminhar relatórios semestrais à agência sobre o desempenho do sistema. Com base nesses dados, a Anatel estudará a criação de uma reg

Anac vê venda casada de seguro em passagem

Agência notifica Gol e TAM após receber denúncia do Ministério Público de que haveria indução à compra do serviço   Opção pela compra do seguro vem selecionada no ato da compra do bilhete; companhias afirmam que escolha é do passageiro   MARIANA BARBOSA  DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de SP Depois de receber denúncias do Ministério Público Federal de que a Gol estaria induzindo o consumidor a adquirir seguro viagem no ato da compra de passagens pela internet, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) notificou a companhia para que torne mais transparente a venda do serviço. A mesma notificação foi enviada à TAM. As duas empresas possuem, somadas, cerca de 85% do mercado doméstico. Apesar de a TAM não ser citada na denúncia do Ministério Público, a Anac informou que constatou que o site da companhia também induziria o consumidor a comprar o serviço de seguro. "Não é da competência da Anac legislar sobre venda casada. Mas as companhias precisam deixar claro que a cobrança de

Jato executivo garante recorde à Embraer

Com entrada do Phenom 100, empresa entrega 244 aviões em 2009   Michelly Chaves Teixeira - O Estado de SP Apesar da crise global, que castigou o mercado aeronáutico, a Embraer entregou 244 aviões aos seus clientes no ano passado. É um recorde e representa alta de quase 20% sobre as 204 unidades de 2008. Também está acima da meta de 242 aeronaves projetada pela companhia. O volume de vendas é maior, mas a composição da carteira piorou de um ano para outro com a entrada de mais jatos executivos, de menor valor. Quando se leva em conta somente os aviões comerciais, os resultados apontam uma queda de 24,7%, para 122 unidades entregues em 2009. No ano passado, a Embraer também repassou sete modelos para clientes de defesa e governo, um a mais que em 2008. Na Aviação executiva, o número de aeronaves entregues cresceu expressivamente, saindo de 36 em 2008 para 115 unidades em 2009, um salto de 220%. Mas a primeira entrega dos jatos Phenom 100 ocorreu no final de 2008. A Embraer també

Absolvição de pilotos do Legacy é anulada

Americanos respondem a processo por negligência   Luiz Orlando Carneiro - Jornal do Brasil   Por unanimidade, os três integrantes da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região anularam, ontem, a parte da sentença do juiz Murilo Mendes, da Vara Federal de Sinop (MT), que absolveu, há um ano, os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, acusados de negligência na condução do jato Legacy que se chocou com um Boeing da Gol, em setembro de 2006, provocando a morte de 154 pessoas. Com a decisão da turma do TRF-1, o processo retorna à primeira instância, mas cabe ainda recurso ao Superior Tribunal de Justiça. Foram confirmadas, no entanto, as “absolvições sumárias” pelo juiz de primeiro grau dos controladores de vôo do Cindacta-1 (Brasília) Felipe Santos dos Reis e Leandro José Santos de Barros, e de Lucivando de Alencar (São José dos Campos), este último por omissão, já que continua a responder a processo por outra modalidade de crime culposo. De acordo com o Có

South African Airlink substituirá turboélices por ERJ-135

Aviões serão utilizados para transporte durante a Copa do Mundo Poder Aéreo A ECC Leasing Company Limited, subsidiária integral da Embraer, assinou um contrato de leasing para quatro jatos ERJ 135 usados com a South African Airlink. Estes aviões, cuja entrega está prevista para o final deste mês, substituirão alguns turboélices da companhia aérea e auxiliarão o transporte durante a Copa do Mundo. “A seleção por parte da Airlink dos jatos ERJ 135 adicionais fornecidos pela ECC é um fato muito significativo, pois reforça o valor que nós, como fabricantes, trazemos ao competitivo mercado de aeronaves usadas. O ERJ 135 é a solução perfeita para a malha aérea da empresa sul-africana e certamente desempenhará um papel-chave no crescimento futuro desta companhia”, disse o diretor da ECC Leasing, Mark Dunnachie. Os jatos ERJ 135 da South African Airlink estão configurados com 37 assentos. Com base em Joanesburgo, na África do Sul, os aviões serão utilizados em rotas regionais que devem ter

Mesa Air pede concordata; empresa deve US$ 42 mi à Embraer

Companhia americana pretende reduzir número de aeronaves, mas continuará as operações normalmente   Suzi Katzumata - Estadão OnLine   A retração na indústria aérea fez sua primeira vítima nos EUA em mais de um ano, a Mesa Air Group, que entrou com pedido de concordata nesta terça-feira no Tribunal de Falências do Distrito do Sul de Nova York. A companhia, com sede em Fênix, pretende reduzir o número de aeronaves de sua frota, mas continuará as operações normalmente depois de ter falhado em alcançar um acordo fora dos tribunais com fabricantes de aviões e outras partes. A Mesa, que já foi uma das mais inovadoras companhias de transporte aéreo regional, tem sido pressionada por disputas judiciais e uma joint venture com a China que foi abortada. As companhias aéreas regionais operam principalmente sob o nome de companhias maiores e têm sido pressionadas por termos de contratos mais onerosos e o abandono de jatos regionais, que tem mantido centenas desses aviões estacionados no dese

Até sábado, Aeronáutica faz vistoria em Joinville para instalação do

Equipamento facilita os pousos Ana Paula Fanton - Diário Catarinense A semana será agitada no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. A partir desta terça, uma equipe formada por cinco técnicos do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) vai vistoriar o terminal para avaliar a necessidade da instalação de um equipamento de ILS (sistema de pouso por instrumentos), que facilita os pousos com tempo ruim. Até o dia 9, serão avaliados critérios técnicos que incluem a parte estrutural da pista do aeroporto e medições das distâncias de onde vai ser instalado o aparelho. Segundo o superintendente do aeroporto, Sérgio Ribeiro, a expectativa com a visita é das melhores. — Estamos confiantes, pois é a primeira vez que vamos receber uma equipe para analisar a viabilidade de instalação do aparelho — diz. Em novembro, uma comitiva liderada pelo secretário Desenvolvimento, Eni Voltolini, esteve no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para expor a situação do terminal j

Anac deve acabar com o adicional de combustível

Alberto Komatsu | De São Paulo - Valor A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) finaliza uma minuta de resolução para extinguir o adicional de combustível. Esse é o nome de uma tarifa de até US$ 0,60 que compõem o preço do frete de transporte aéreo de cargas. Ontem, o Valor publicou que a Secretaria de Direito Econômico (SDE) concluiu parecer no qual pede condenação de sete companhias aéreas por formação de cartel no transporte de cargas. Investigações que duraram dois anos mostraram que elas usaram esse adicional para combinar preços comuns, por meio de troca de e-mails. "A diretoria da Anac deve colocar em breve a resolução em consulta pública. Queremos eliminar a cobrança do adicional por uma questão de transparência", afirma o superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Juliano Alcantara Noman. Segundo ele, a agência esperava que a liberdade de preços no setor de cargas, implementada pela Anac no ano passado, eliminasse naturalmente o

Cliente da Embraer nos EUA pede concordata

Folha de SP   A companhia aérea norte-americana de voos regionais Mesa Air Group pediu proteção contra falência em um tribunal de Manhattan para "chegar a uma conclusão em melhor tempo" sobre seu litígio com a Delta Air Lines. A empresa tem em sua frota cerca de 20 aviões da Embraer. Por meio da assessoria, a Embraer disse que não é credora da Mesa Air, mas tem parcelas a receber do leasing das 36 aeronaves ERJ-145 adquiridas pela empresa há dez anos. Segundo a Embraer, o pagamento está em dia.

Aeroporto do Recife bate recorde de movimentação

De janeiro até novembro, 4,73 milhões embarcaram e desembarcaram na capital   Diário de Pernambuco O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre está batendo seu recorde histórico de movimentação em 2009, comprovando que, apesar da crise financeira internacional, a capital pernambucana vem consolidando-se como destino turístico e de negócios. De janeiro até novembro, 4,73 milhões de passageiros haviam embarcado e desembarcado em seus terminais, um acréscimo de 11,49% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão divulgada pela Infraero é de que o aeroporto termine o ano com uma movimentação de aproximadamente 5 milhões. O que tem pressionado os resultados positivos apresentados pelo aeroporto são os voos domésticos, que já haviam movimentado 4,5 milhões de passageiros nos 11 primeiros meses de 2009.   Nesse aspecto, o aumento foi de 12,21%, em comparação com 2008. Já os voos internacionais apresentaram um decréscimo na movimentação, de 3,26%. Esses