Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Até sábado, Aeronáutica faz vistoria em Joinville para instalação do

Equipamento facilita os pousos

Ana Paula Fanton - Diário Catarinense

A semana será agitada no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. A partir desta terça, uma equipe formada por cinco técnicos do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) vai vistoriar o terminal para avaliar a necessidade da instalação de um equipamento de ILS (sistema de pouso por instrumentos), que facilita os pousos com tempo ruim.

Até o dia 9, serão avaliados critérios técnicos que incluem a parte estrutural da pista do aeroporto e medições das distâncias de onde vai ser instalado o aparelho. Segundo o superintendente do aeroporto, Sérgio Ribeiro, a expectativa com a visita é das melhores.

— Estamos confiantes, pois é a primeira vez que vamos receber uma equipe para analisar a viabilidade de instalação do aparelho — diz.

Em novembro, uma comitiva liderada pelo secretário Desenvolvimento, Eni Voltolini, esteve no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para expor a situação do terminal joinvilense. A Infraero também encaminhou na época um documento ao Decea relatando as dificuldades de operação sem o aparelho. Além disso, o terminal preenche alguns pré-requisitos necessários para a instalação do ILS, como importância estratégica e está instalado em uma cidade que é a mais populosa do Estado.

Outros fatores relevantes são o número de vezes no ano em que o terminal ficou fechado por causa do mau tempo e a estatística anual de operações por instrumento. Em 2008, o aeroporto teve que suspender as operações por 373 horas e até outubro de 2009 foram 200 horas. Em média, a cada dez minutos de fechamento um voo fica inviabilizado. A instalação do equipamento está orçada em cerca de R$ 2,1 milhões.

Postar um comentário

0 Comentários