Pular para o conteúdo principal

Após acidente, obras no aeroporto de Viracopos são parcialmente interditadas

BEATRIZ IZUMINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SP

Após vistoria do Ministério do Trabalho e Emprego, parte das obras de ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, estão embargadas. Na última terça-feira (30) um acidente em um andaime deixou 14 operários feridos.

Segundo Sebastião Jesus da Silva, gerente-regional de Trabalho e Emprego em Campinas, as atividades de concretagem das vigas em altura, das colunas e abaixo das lajes estão impedidas de continuar.

Agora, o Consórcio Construtor Viracopos tem que apresentar ao ministério um projeto de desembargo para que as obras possam prosseguir.

O Ministério Público do Trabalho informou que a obra não aponta irregularidades nas normas de segurança e, portanto, é necessário aguardar a perícia de outros órgãos antes de serem tomadas providências.

Ainda de acordo com Silva, por ora não é possível fazer uma análise completa do que ocorreu no aeroporto porque nem toda a documentação está pronta, mas "é óbvio que houve problemas de escoramento".

"Só não foi um desastre maior porque os operários ficaram pendurados pela linha de vida" -- parte do equipamento de segurança --, completou.

Um deslizamento de terra nas mesmas obras já havia deixado um operário morto e outro ferido em 22 de março deste ano.

Na ocasião, o Ministério Público do Trabalho propôs um termo de ajuste de conduta à empresa responsável, que pediu mais tempo para avaliar o documento. De acordo com a assessoria do MPT, há uma reunião marcada para a próxima semana com o Consórcio que "deve produzir resultados" sobre a questão.
 

Pedro Amatuzzi-30.abr.13/Sigpress/Folhapress
Parte da obra do aeroporto de Viracopos, em Campinas, cai e fere 14 operários
Parte da obra do aeroporto de Viracopos, em Campinas, cai e fere 14 operários

FERIDOS

O operário Robenil Araújo, que sofreu uma fratura torácica e está em estado mais grave continua na unidade de tratamento semi-intensivo do hospital Mario Gatti. Sua situação ainda inspira cuidados, segundo a assessoria do hospital.

Os outros três operários que estavam internados no Mario Gatti foram transferidos para o hospital Metropolitano a pedido da empresa responsável pelas obras do aeroporto. Segundo a assessoria do Metropolitano, um deles já recebeu alta, outro deve ser liberado amanhã e o terceiro passará por uma cirurgia.

Os três operários que estavam internados no hospital Ouro Verde já receberam alta. Os demais funcionários que tiveram ferimentos mais leves foram levados para vários hospitais da região.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul