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Aeroporto de Congonhas vai ter mais segurança, afirma Jobim

Ministro confirma projeto que vai usar terreno hoje ocupado por hangares e ampliação da pista auxiliar Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem no Rio que o novo projeto para o Aeroporto de Congonhas, que prevê a transferência de hangares da Avenida dos Bandeirantes para um terreno do Estado que era ocupado pela Vasp, facilitará a criação de um espaço lateral e faz parte do projeto "para fortalecer a segurança" do aeroporto. Outra medida é a ampliação da pista auxiliar, que vai se igualar à principal. "Congonhas tem entre 15 milhões e 16 milhões de passageiros por ano, o que poderia ser elevado para 20 milhões ou até 25 milhões, se estendesse a pista. Mas não é o caso. O entorno urbano não suporta", afirmou o ministro. "Então, temos um projeto para manter o limite máximo de 16 milhões e fazer obras de melhoria da segurança, com ampliação da área de escape, e a possibilidade de termos duas pistas." Jobi

R$ 180 milhões para Confins

Investimento, necessário à Copa 2014, visa à ampliação para 12 milhões de passageiros/ano Daniela Almeida - Estado de Minas O governador Aécio Neves, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o presidente da Infraero, Murilo Marquez Barbosa, anunciaram ontem novos investimentos no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins. Segundo estimativas, o total dos recursos aplicados podem chegar a até R$ 180 milhões, montante que faz parte dos investimentos previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras visam à ampliação da capacidade de passageiros para a Copa das Confederações, em 2013, e para a Copa do Mundo, em 2014, e serão realizadas em diferentes fases. Com a iniciativa, será possível aumentar a capacidade do aeroporto para até 12 milhões de passageiros ao ano – hoje circulam anualmente no Tancredo Neves cerca de 5,5 milhões de pessoas. A prioridade, de acordo com o anúncio, será a ampliação do terminal 1 com a entrega de novas esteiras para bagagens e a conclusão

Avião cai ao fugir de sem-terra no Pará

Zero Hora   O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) causou destruição em duas fazendas no sul do Pará. Cem homens armados e encapuzados queimaram casas, expulsaram empregados e atearam fogo em tratores, além de roubar gado. Na fuga, um avião com três mulheres e três crianças, expulsas pelos sem-terra, caiu após decolar de uma das propriedades.   O acidente deixou o comandante e o piloto feridos. Eles estão internados em um hospital da região.   A Delegacia de Conflitos Agrários abriu inquérito para apurar os atos de vandalismo. Os policiais e a imprensa tiveram dificuldades para chegar às propriedades. O MST bloqueou uma rodovia estadual em três pontos, afirmando que a ação foi um protesto contra a morosidade da reforma agrária no Estado.   O gerente da fazenda Maria Bonita, Oscar Boller, contou que os invasores chegaram ao local durante a madrugada. Entraram nas casas dos funcionários, que dormiam, gritando que todos deveriam sair imediatamente. Em seguida, pas

Gol enxuga a estrutura do seu alto comando

Segunda maior companhia aérea do país reduz número de vice-presidentes e realinha diretoria Alberto Komatsu, de São Paulo - Valor Para evitar barulho no mercado, a Gol anunciou quase na virada de terça para quarta-feira, por volta das 23h30, uma dança de cadeiras no seu alto escalão que surpreendeu o setor. A segunda maior companhia aérea do país reduziu de cinco para quatro o número de vice-presidências e realinhou a hierarquia de diretorias. Com isso, quatro executivos deixaram a empresa, ou "renunciaram", conforme informa a Gol. Dois eram vice-presidentes que participaram da elaboração do seu plano inicial de voo e da fundação. Demissões em outros escalões ou áreas foram descartadas. As ações preferenciais (PN) da Gol fecharam ontem com alta de 4,25%. "Foi uma decisão tomada em conjunto (pelo Conselho de Administração). É uma evolução natural da empresa", afirmou ontem ao Valor, em rápida conversa por telefone, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jú

Cresce disputa tarifária entre empresas do setor aéreo

Gol lança promoções no aeroporto de Campinas e é acompanhada pela Azul Companhias passam a oferecer voos de Viracopos para Porto Alegre, Salvador e Recife com tarifas a partir de R$ 99 o trecho MARIANA BARBOSA DA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE S.PAULO A guerra tarifária se acirrou no aeroporto de Viracopos, em Campinas, base da novata Azul. Ontem, a Gol lançou uma nova promoção com tarifas de R$ 99 para voos de Campinas para Recife, Salvador e Porto Alegre. Ao saber da promoção pela reportagem da Folha, o presidente da Azul, Pedro Janot, determinou que sua equipe equiparasse os preços da empresa com os da concorrência.   "Nós sempre bancamos as promoções das outras companhias", disse Janot. O executivo disse ainda que a empresa não está preocupada com a baixa rentabilidade provocada pela guerra tarifária. Em entrevista publicada na Folha na terça-feira, o vice-presidente de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, declarou que a guerra de preços afetou a

Após guerra tarifária, passagem aérea sobe

Com a demanda do setor aéreo crescendo acima de 20% ao mês, companhias aéreas se preparam para reajustar tarifas Aumento ocorre após dura disputa entre a TAM e a Gol pela liderança em voos domésticos e sob a ameaça de empresas pequenas MARIANA BARBOSA DA REPORTAGEM LOCAL - FOLHA DE S.PAULO O preço das passagens aéreas no mercado doméstico atingiu o menor nível do ano em setembro, aponta novo levantamento mensal feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) obtido pela Folha e que passará a ser divulgado mensalmente no site da agência. A forte competição entre TAM e Gol, e entre as duas líderes e as pequenas Azul, Oceanair e Webjet, foi a grande responsável pela guerra tarifária, segundo analistas e executivos do setor. A crise econômica, que reduziu as viagens de negócios, também contribuiu para a queda dos preços. A má notícia é que, com a recuperação da demanda nos últimos três meses, as empresas já começaram a reajustar. Na última feira da Abav (Associação Brasileira

DCA-BR busca diversificar clientela

Virgínia Silveira, para o Valor, de São José dos Campos A DCA-BR, única organização brasileira com expertise em certificação Aeronáutica, está investindo no desenvolvimento de novos negócios nas áreas de qualidade, segurança de voo, manutenção e proteção ambiental no setor aeroespacial, para diversificar a sua carteira de clientes. Nesse sentido, acaba de fechar um contrato com a Gol, para prestar consultoria sobre os procedimentos exigidos na aprovação do uso de equipamentos eletrônicos portáteis (celulares e computadores) a bordo de aeronaves. Outra área em que a DCA-BR vem intensificando as suas ações é a de certificação militar. A organização fechou um termo de parceria com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, para prestar consultoria na área de certificação espacial e de defesa. Segundo o diretor geral da DCA-BR, Jolan Eduardo Berquó, o processo de certificação da aeronave

Alemão está há 11 dias acampado em Viracopos

Heinz teria vindo ao País atrás de mulher que conheceu pela internet Tatiana Favaro e Marici Capitelli - O Estado de S.Paulo "Josiane, eu te amo e quero morar com você em Campinas." A frase é, segundo o alemão Heinz Müller, de 46 anos, a declaração de amor que gostaria de fazer chegar até a mulher pela qual ele faz do Aeroporto Internacional de Viracopos sua morada nos últimos 11 dias. O homem que sofre de Mal de Parkinson e dorme nas poltronas do aeroporto desembarcou no Brasil no dia 1º deste mês para conhecer Josiane Alves, moradora de Indaiatuba. "Nos conhecemos pela internet, em março", conta.   Segundo registrou em seu laptop, eles se encontraram no dia 3. "No dia seguinte, fomos comer pizza com os filhos dela", conta o alemão. Heinz passou cinco dias em um hotel em Indaiatuba e o resto da estada na cidade em duas pensões, até ser encaminhado ao setor de imigração em Viracopos por uma assistente social, no dia 16. Josiane não foi encontrada pel

Para PF, pilotos foram os únicos culpados

Inquérito criminal conclui que uso incorreto de manetes levou às 199 mortes em Congonhas; investigação não afeta processo de indenizações Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo O relatório da Polícia Federal sobre a tragédia com o voo 3054 da TAM atribui taxativamente aos pilotos Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco as responsabilidades sobre o acidente que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007. "Não vislumbrou essa autoridade policial responsabilidade outra que não da tripulação na ocorrência do sinistro. Isso porque o acidente não teria ocorrido se não tivessem os manetes sido operados de forma incorreta", diz o documento, de 70 páginas, subscrito pelo delegado Ricardo Sancovich, da Delegacia de Defesa Institucional (Drex). Sancovich foi escalado para a missão pelo superintendente regional da PF em São Paulo, delegado Leandro Daiello Coimbra, que o orientou a evitar interferências externas no inquérito. Daiello recomendou a seu delegado que miras

França retomará busca de caixa-preta em 2010

O Estado de S.Paulo   As buscas pela caixa-preta do Airbus A330 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris em 31 de maio e caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas de 32 nacionalidades, serão retomadas em 2010. A informação foi dada ontem, em Brasília, pelo representante da Agência de Investigações e Análises de Acidentes da França (BEA), Paul-Louis Arslanian. Ele participou de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, e destacou que as autoridades francesas ainda não conseguiram definir as causas da tragédia. De acordo com Arslanian, um relatório deve ser publicado neste ano com informações preliminares. Ainda segundo Arslanian, o acidente e a dificuldade de recuperar a caixa-preta levaram as autoridades francesas a discutir a possibilidade de o aparelho passar a transmitir as informações de voo em tempo real - e não somente registrá-las. Na audiência, Yannick Malinge, da Airbus, expôs algumas das providências adotadas após a tragédia,

Aeronáutica aponta que 8 fatores contribuíram para acidente da TAM

Simulações indicam posição errada de manetes durante a aterrissagem e revelam falhas no sistema de alerta Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que oito fatores contribuíram de maneira decisiva para a tragédia com o voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007. O relatório final sobre o maior acidente aéreo do País, a que o Estado teve acesso, diz que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores). Como o equipamento se encontrava muito destruído pelo fogo e pelo impacto da queda, não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A320 varou a pista do Aeroporto de Congonhas. O relatório ainda não foi oficialmente divulgado. O Setor de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído este ano. Oco

Investigação da FAB sobre caso TAM não conclui quem errou

Relatório aponta que acidente ocorrido em 2007 foi provocado pela posição incorreta do manete ELIANE CANTANHÊDE, COLUNISTA DA FOLHA ALAN GRIPP , DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O relatório da Aeronáutica sobre o voo 3054 da TAM, que se chocou com um prédio nos arredores de Congonhas, em 17 de julho de 2007, matando 199 pessoas, aponta como fator decisivo da tragédia a posição incorreta do manete direito (alavanca que controla a potência do motor), mas é inconclusivo quanto aos motivos desse erro. Ou seja: não conseguiu esclarecer se o manete direito (que controla a turbina direita) estava na posição errada por falha humana ou mecânica. Conforme a Folha apurou, o documento confirma que o manete estava em posição "climb" (de aceleração), quando o correto era que estivesse em "idle" (ponto morto). Por isso, o computador do avião recebeu o comando de acelerar, e não o de parar, após o pouso na pista úmida do aeroporto. O documento não trará explicações nem deduções para o

Associação de vítimas de voo da TAM descarta culpa de pilotos

Segundo relatório da Aeronáutica, aceleradores estavam em posição errada; acidente matou 199 em 2007 Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo SÃO PAULO - A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do voo TAM JJ 3054 (Afavitam) se mostrou surpresa com a conclusão do relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o acidente, revelada pelo Estado nesta terça-feira, 27. Segundo o documento, oito fatores contribuíram para a tragédia. Simulações do maior desastre aéreo do País feita pelo órgão indicaram posição errada de manetes (aceleradores) durante a aterrissagem e revelam falhas no sistema de alerta da aeronave. "Não acreditamos na culpabilidade dos pilotos, porque não há provas (...) e os outros fatores do acidente?", indagou Roberto Gomes, assessor de imprensa da Afavitam, ao estadao.com.br . Veja também: Cronologia das tragédias da aviação brasileira "Os pilotos fazem parte das 199 estrelas que estavam n

Pista e até crise aérea influenciaram pilotos

Conclusão consta do relatório final do Cenipa sobre acidente em Congonhas que matou 199 Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo As dificuldades de operação em Congonhas, a pressão silenciosa da companhia aérea para que se evitasse pousar em aeroportos alternativos, as condições meteorológicas adversas e até a conjuntura da crise aérea tiveram influência negativa sobre os pilotos do voo 3054 da TAM. A conclusão consta do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a maior tragédia da aviação brasileira, que deixou 199 mortos em julho de 2007. A hipótese mais provável para o acidente, segundo o Cenipa, é de que a tripulação do Airbus A320 tenha deixado de seguir o procedimento recomendado e deixado um dos manetes (aceleradores) na posição de subida e outro em "marcha lenta". Ao longo de quatro páginas do relatório, peritos do Cenipa analisam cada um dos aspectos técnicos e operacionais do voo 3054. O texto lem

Mostra lembra a vida de Santos-Dumont

Exposição começa hoje em Dumont (SP), onde ele viveu dos 7 aos 12 anos Brás Henrique, RIBEIRÃO PRETO - O Estado de S.Paulo Para comemorar o Dia do Aviador, hoje, será aberta oficialmente, em Dumont, na região de Ribeirão Preto, a mostra do projeto cultural Santos-Dumont, de próprio punho, com entrada gratuita. A mostra, que termina em 20 de dezembro, foi montada no Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos-Dumont, instalado no prédio da prefeitura, onde o aviador passou a infância, dos 7 aos 12 anos. Centenas de fotos, vídeos, documentos, cartas, livros, jornais de época e objetos pessoais estão em exposição, além de maquetes de dirigíveis e aviões. O destaque fica para a réplica do 14-Bis. A vice-prefeita Rosiane Marin Fernandez Dias (PMDB) destaca que a réplica é acompanhada de uma plataforma multimídia, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer, de maneira interativa, os vários aspectos da vida de Santos-Dumont. O museu também exibe a tela do pintor belga George