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Aeroporto de Congonhas vai ter mais segurança, afirma Jobim

Ministro confirma projeto que vai usar terreno hoje ocupado por hangares e ampliação da pista auxiliar

Luciana Nunes Leal - O Estado de S.Paulo

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem no Rio que o novo projeto para o Aeroporto de Congonhas, que prevê a transferência de hangares da Avenida dos Bandeirantes para um terreno do Estado que era ocupado pela Vasp, facilitará a criação de um espaço lateral e faz parte do projeto "para fortalecer a segurança" do aeroporto. Outra medida é a ampliação da pista auxiliar, que vai se igualar à principal.

"Congonhas tem entre 15 milhões e 16 milhões de passageiros por ano, o que poderia ser elevado para 20 milhões ou até 25 milhões, se estendesse a pista. Mas não é o caso. O entorno urbano não suporta", afirmou o ministro. "Então, temos um projeto para manter o limite máximo de 16 milhões e fazer obras de melhoria da segurança, com ampliação da área de escape, e a possibilidade de termos duas pistas."

Jobim não deu informações sobre o número de famílias que serão removidas para a realização das obras em Congonhas. "Há um projeto de tirar os hangares de um lugar e levar para outro e um projeto de ampliação da pista auxiliar, que implicaria uma pequena desapropriação no lado do Jabaquara, mas uma pequena parte", disse o ministro. Na edição de ontem, o Estado revelou que Jobim apresentou um novo projeto para Congonhas, com a transferência dos hangares.

No próximo dia 23, Jobim vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o modelo de concessão dos aeroportos à iniciativa privada e medidas para evitar transtorno nos terminais de São Paulo durante a Copa de 2014.

De acordo com Jobim, levantamento do ministério concluiu que o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, precisa de obras "de intervenção menores" e terá capacidade de suportar o aumento do movimento com a Copa e, em 2016, com os Jogos Olímpicos, que serão realizados na capital fluminense.

Em São Paulo, disse o ministro, não há meios de aumentar a capacidade de Congonhas e de Guarulhos. "Nosso problema aeroportuário é o terminal (conjunto de aeroportos) de São Paulo.
 
Guarulhos está esgotado, não tem mais capacidade alguma", disse o ministro. O Aeroporto de Viracopos é a alternativa para o aumento do movimento aéreo na cidade. "Faremos alguns ajustes de segurança em Congonhas. Vamos igualar a pista auxiliar à principal e continuar trabalhando no pátio de Guarulhos.
 
E ainda tem a questão de Viracopos, que seria o grande centro de desenvolvimento (dos aeroportos paulistas)."

PRIMEIRA ETAPA

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) disse ontem que espera que o novo projeto de reforma de Congonhas seja apenas a primeira fase de um projeto mais amplo. Embora tenha afirmado que a proposta represente uma evolução na discussão, Kassab mantém o posicionamento favorável ao prolongamento da pista.

"Não é um avanço como queremos, mas é um avanço. Esse projeto não colide com nosso objetivo de ampliar a pista para ter mais segurança", afirmou o prefeito, que desconhece a íntegra do plano de reforma. "De nossa parte, vamos entender como uma primeira etapa, que não inviabiliza uma segunda fase de ampliação. Vou pedir que continue sendo analisada nossa proposta de avançar mais", disse Kassab.

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