Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Mostra lembra a vida de Santos-Dumont

Exposição começa hoje em Dumont (SP), onde ele viveu dos 7 aos 12 anos

Brás Henrique, RIBEIRÃO PRETO - O Estado de S.Paulo

Para comemorar o Dia do Aviador, hoje, será aberta oficialmente, em Dumont, na região de Ribeirão Preto, a mostra do projeto cultural Santos-Dumont, de próprio punho, com entrada gratuita. A mostra, que termina em 20 de dezembro, foi montada no Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos-Dumont, instalado no prédio da prefeitura, onde o aviador passou a infância, dos 7 aos 12 anos.

Centenas de fotos, vídeos, documentos, cartas, livros, jornais de época e objetos pessoais estão em exposição, além de maquetes de dirigíveis e aviões.

O destaque fica para a réplica do 14-Bis. A vice-prefeita Rosiane Marin Fernandez Dias (PMDB) destaca que a réplica é acompanhada de uma plataforma multimídia, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer, de maneira interativa, os vários aspectos da vida de Santos-Dumont.

O museu também exibe a tela do pintor belga George Wambach, que retrata o contorno da Torre Eiffel, em Paris, do dirigível número 6. No lado externo estão expostas uma das locomotivas a vapor Baldwin que o garoto Santos-Dumont dirigia, e um avião cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), usado na 2ª Grande Guerra.

O projeto foi idealizado pelo jornalista Douglas Cavallari. A mostra já passou por São José dos Campos e seguirá para Santos-Dumont (MG), antiga Palmira, onde o inventor nasceu, e para Petrópolis, além de outras cidades onde ele morou.

Pelo projeto, foram reeditados os dois livros autobiográficos do aviador: Dans L"Air - No Ar (1904) e O que eu Vi - O que nós veremos (1918). As obras custam R$ 35 e os recursos serão destinados à manutenção do museu. O museu fica aberto das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta.

Postar um comentário

0 Comentários