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Aeronáutica aponta que 8 fatores contribuíram para acidente da TAM

Simulações indicam posição errada de manetes durante a aterrissagem e revelam falhas no sistema de alerta Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que oito fatores contribuíram de maneira decisiva para a tragédia com o voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007. O relatório final sobre o maior acidente aéreo do País, a que o Estado teve acesso, diz que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores). Como o equipamento se encontrava muito destruído pelo fogo e pelo impacto da queda, não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A320 varou a pista do Aeroporto de Congonhas. O relatório ainda não foi oficialmente divulgado. O Setor de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído este ano. Oco

Investigação da FAB sobre caso TAM não conclui quem errou

Relatório aponta que acidente ocorrido em 2007 foi provocado pela posição incorreta do manete ELIANE CANTANHÊDE, COLUNISTA DA FOLHA ALAN GRIPP , DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O relatório da Aeronáutica sobre o voo 3054 da TAM, que se chocou com um prédio nos arredores de Congonhas, em 17 de julho de 2007, matando 199 pessoas, aponta como fator decisivo da tragédia a posição incorreta do manete direito (alavanca que controla a potência do motor), mas é inconclusivo quanto aos motivos desse erro. Ou seja: não conseguiu esclarecer se o manete direito (que controla a turbina direita) estava na posição errada por falha humana ou mecânica. Conforme a Folha apurou, o documento confirma que o manete estava em posição "climb" (de aceleração), quando o correto era que estivesse em "idle" (ponto morto). Por isso, o computador do avião recebeu o comando de acelerar, e não o de parar, após o pouso na pista úmida do aeroporto. O documento não trará explicações nem deduções para o

Associação de vítimas de voo da TAM descarta culpa de pilotos

Segundo relatório da Aeronáutica, aceleradores estavam em posição errada; acidente matou 199 em 2007 Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo SÃO PAULO - A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do voo TAM JJ 3054 (Afavitam) se mostrou surpresa com a conclusão do relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o acidente, revelada pelo Estado nesta terça-feira, 27. Segundo o documento, oito fatores contribuíram para a tragédia. Simulações do maior desastre aéreo do País feita pelo órgão indicaram posição errada de manetes (aceleradores) durante a aterrissagem e revelam falhas no sistema de alerta da aeronave. "Não acreditamos na culpabilidade dos pilotos, porque não há provas (...) e os outros fatores do acidente?", indagou Roberto Gomes, assessor de imprensa da Afavitam, ao estadao.com.br . Veja também: Cronologia das tragédias da aviação brasileira "Os pilotos fazem parte das 199 estrelas que estavam n

Pista e até crise aérea influenciaram pilotos

Conclusão consta do relatório final do Cenipa sobre acidente em Congonhas que matou 199 Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo As dificuldades de operação em Congonhas, a pressão silenciosa da companhia aérea para que se evitasse pousar em aeroportos alternativos, as condições meteorológicas adversas e até a conjuntura da crise aérea tiveram influência negativa sobre os pilotos do voo 3054 da TAM. A conclusão consta do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a maior tragédia da aviação brasileira, que deixou 199 mortos em julho de 2007. A hipótese mais provável para o acidente, segundo o Cenipa, é de que a tripulação do Airbus A320 tenha deixado de seguir o procedimento recomendado e deixado um dos manetes (aceleradores) na posição de subida e outro em "marcha lenta". Ao longo de quatro páginas do relatório, peritos do Cenipa analisam cada um dos aspectos técnicos e operacionais do voo 3054. O texto lem

Mostra lembra a vida de Santos-Dumont

Exposição começa hoje em Dumont (SP), onde ele viveu dos 7 aos 12 anos Brás Henrique, RIBEIRÃO PRETO - O Estado de S.Paulo Para comemorar o Dia do Aviador, hoje, será aberta oficialmente, em Dumont, na região de Ribeirão Preto, a mostra do projeto cultural Santos-Dumont, de próprio punho, com entrada gratuita. A mostra, que termina em 20 de dezembro, foi montada no Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos-Dumont, instalado no prédio da prefeitura, onde o aviador passou a infância, dos 7 aos 12 anos. Centenas de fotos, vídeos, documentos, cartas, livros, jornais de época e objetos pessoais estão em exposição, além de maquetes de dirigíveis e aviões. O destaque fica para a réplica do 14-Bis. A vice-prefeita Rosiane Marin Fernandez Dias (PMDB) destaca que a réplica é acompanhada de uma plataforma multimídia, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer, de maneira interativa, os vários aspectos da vida de Santos-Dumont. O museu também exibe a tela do pintor belga George

STJ dobra indenização devida pela Gol

O Estado de S.Paulo   O Superior Tribunal de Justiça mais do que dobrou o valor da indenização que a Gol terá de pagar à família de Quézia Moreira, vítima da queda do Boeing da empresa em 2006, após choque com um jato Legacy, matando 154 pessoas. O valor da indenização a ser paga à família foi aumentado de R$ 240 mil para R$ 570 mil.

Passageiros poderão avaliar aeroportos

Maria Cristina Frias - Folha de S.Paulo Os usuários do sistema de transporte aéreo brasileiro terão um espaço na internet para avaliar os serviços dos aeroportos. A iniciativa será divulgada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) amanhã, mas ainda não há definição sobre quando ela será implementada. A partir da percepção dos passageiros sobre uma série de indicadores, como acesso a embarque e entrega de bagagens, a Anac vai elaborar um ranking de qualidade entre os aeroportos do país. Desde 19 de maio, a Anac possui um sistema semelhante para avaliar as companhias aéreas, o Espaço do Passageiro, que fica hospedado no site www.anac.gov.br/passageiro . O portal recebeu 14.440 visitas até ontem. A decisão de avaliar os aeroportos agrada à Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), que defende o sistema de concessões nos aeroportos brasileiros e a definição de critérios de qualidade dos serviços. "No sistema de concessões, a prestação de serv

Voo pré-pago

O Globo   A Webjet quer pôr as classes C e D para voar. Hoje, na Abav 2009, lança plano de parcelamento sem análise de crédito. Funciona como um consórcio. O passageiro paga pelo trecho escolhido em até 12 parcelas fixas, mas só viaja depois de quitar a dívida. Pode também usar parte do total para voar em outra rota.

Aeroporto amplia número de voos

Bezerra terá o terminal ampliado. O atual não suporta a demanda de passageiros ELIZÂNGELA SANTOS, Juazeiro do Norte - Diário do Nordeste O Cariri passará a ter mais um voo a partir de dezembro. Será o quinto diário, desta vez direto para São Paulo. Segundo a gerência do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, a OceanAir começa a operar com a nova linha a partir do dia 17 do último mês do ano. Os voos sairão de Juazeiro a partir das 8h30. Atualmente esta empresa opera com dois voos para Fortaleza e Brasília, com conexões nos principais aeroportos do Sudeste do País. A Gol, com dois voos, também para a Capital do Estado.   Um dos principais problemas enfrentados pelo aeroporto está relacionado, principalmente, com a atual estrutura de quase quatro décadas, não suportando o volume de passageiros. Normalmente, nos voos que chegam e saem à tarde, o terminal fica praticamente intransitável, lotado. A demora na entrega das bagagens tem sido outro agravante, por conta da esteira ser menor

Embraer apresenta jato Legacy 650 nos EUA

O Estado de S.Paulo A Embraer apresentou ontem o novo jato Legacy 650, cujas primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2010. Segundo a empresa, dois jatos estão realizando atualmente voos de teste. O Legacy 650 foi apresentado durante a Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA), em Orlando.

Gol e Iberia passarão a compartilhar voos internacionais e

Clientes também poderão usar programas de milhagens das empresas Carter Anderson Enviado especial* - O Globo MADRI. A Gol firmou ontem com a Iberia seu quarto acordo este ano de code share (compartilhamento de voo) com empresas internacionais de aviação. Em cerca de duas semanas, as duas companhias também deverão fechar uma nova parceria, que beneficiará os participantes dos programas de milhagem da Gol (Smiles) e da Iberia (Iberia Plus). Eles poderão acumular e resgatar seus bônus para voar nos aviões das duas empresas. O vice-presidente da Gol, Wilson Maciel Ramos — que anunciou o acordo ao lado da diretora de Vendas Internacionais da empresa espanhola, Silvia Cairó, em Madri — informou que a previsão é que o compartilhamento de voos comece a valer a partir de janeiro ou fevereiro de 2010. Antes, precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). (*) O jornalista viajou a convite da Iberia e da Gol.

Aviação regional

Jornal da Câmara   Paes Landim (PTB-PI) defendeu a restauração da aviação regional no Brasil e lembrou que o alcance desse meio de transporte já chegou a 403 municípios brasileiros, e hoje atinge apenas 126. Entre os aspectos positivos da aviação regional, Landim citou o fortalecimento da Embraer, que, junto com a canadense Bombardier, possui os aviões mais apropriados para esses voos. O deputado ressaltou que empresas internacionais, como a TAP e a Air Canadian, utilizam aviões da Embraer para os voos regionais. Na avaliação do parlamentar, o duopólio hoje do mercado nacional tem exercido um grande lobby contra a aviação regional. O Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), citou Landim, recebe 10 mil turistas por ano "e terá um fluxo espetacular com o restabelecimento da aviação regional".

Anulada indenização de grevistas da Vasp

Aeronautas readmitidos após greve de 88 recebiam até R$3,4 milhões da Comissão de Anistia Evandro Éboli - O Globo BRASÍLIA. Em decisão inédita e unânime, a Comissão de Anistia anulou o pagamento de indenizações milionárias a 27 aeronautas (oito pilotos e copilotos e 19 comissários) da extinta Vasp, e reduziu a alta prestação mensal que vinham recebendo desde 2004: cerca de R$23 mil por mês, mais retroativo que chega a R$3,4 milhões, as maiores já aprovadas. A comissão suspendeu, ao todo, o pagamento de R$37,2 milhões de atrasados ao grupo. A revisão, na última sexta-feira, foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União, que considerou abusivo e ilegal o montante pago. O grupo foi anistiado em 1994 pelo Ministério do Trabalho por ter sido demitido em 1988, após greve. Um ano depois foram readmitidos pela Vasp, o que descaracteriza perseguição política. Portanto, não teriam direito a indenização. Até hoje, os 27 profissionais acumulam salários ou aposentadoria da empresa com a pre

Santos Dumont: sistema contra fogo é precário

TCU constata que instalação de equipamento sofisticado de prevenção de incêndio no Aeroporto nunca foi concluída Regina Alvarez - O Globo BRASÍLIA. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que investiga as obras inacabadas de ampliação do Aeroporto Santos Dumont, descobriu que o sistema ultrassofisticado de detecção e alarme de incêndios, adquirido há cerca de cinco anos e à prova de falha humana, está inoperante. Embora já tenha sido atingido por dois grandes incêndios, em 1998 e 2007, o Aeroporto hoje conta apenas com o apoio de brigadas e algumas câmeras de vídeo na prevenção de incêndios. Os auditores constataram que a instalação do equipamento nunca foi concluída, por isso o sistema não funciona. - O equipamento foi comprado, pago e abandonado. Nunca foi instalado - explicou o titular da 3ª Secretaria de Controle Externo do TCU, Edison Franklin Almeida. O problema foi detectado numa auditoria que investiga outras irregularidades nas obras de ampliação. A gravidade

Comprar a bordo

Ancelmo Gois - O Globo A Gol inicia hoje em 37 voos um serviço de venda de lanches e bebidas, o BOB, sigla de "Buy on Board" ("Comprar a Bordo", na língua de Lula). O projeto foi testado três meses em seis voos. A cerveja custará R$ 5. Água e café, R$ 3. Sanduíches, R$ 10. Mas o serviço comum, gratuito, vai continuar Já a TAM... A partir de hoje, nos voos nacionais com mais de 40 minutos, depois de 9h30m, a TAM substituirá os sanduíches frios de seu serviço de bordo por quentes Pinto lá ou Pinto aqui? Aliás, o português "Diário Econômico" especulou ontem que o brasileiro Fernando Pinto pode trocar a TAP pela TAM. O rumor, recorrente, voltou por causa da saída de David Barioni da presidência da brasileira. Mas executivos da TAM não acreditam muito na hipótese de Pinto vir presidir a empresa.

Duas pessoas morrem na queda de avião no Norte Pioneiro

Monomotor, que havia sido recém comprado, se chocou com o solo e explodiu logo depois de ter decolado de uma fazenda, em Guapirama   Gazeta do Povo   Duas pessoas morreram  na queda de um avião no fim da tarde de domingo (11), em Guapirama no Norte Pioneiro do Paraná. O monomotor, prefixo PTZAQ, caiu minutos depois de decolar de uma pista de pouso na Fazenda Bom Retiro. O piloto e dono da aeronave, o empresário Renato de Toledo Guimarães Vaz, 47 anos, e o técnico em eletrônica José de Oliveira da Luz, 57 anos, morreram na hora. De acordo com testemunhas, o acidente aconteceu por volta das 18 horas. Vaz e Luz deixaram a sede da fazenda, também de propriedade de Vaz, para um passeio, mas minutos depois da decolagem o avião colidiu com o solo e explodiu. Os corpos do piloto e do passageiro ficaram carbonizados. O sargento do Corpo de Bombeiros, Luiz Antônio de Souza, que atendeu a ocorrência, disse que somente a investigação feita pela Aeronáutica vai poder dizer se a causa do ac

Falta de verba paralisa 17 terminais na BA

O de Feira de Santana, 2.ª maior cidade do Estado, é um dos interditados Tiago Décimo - O Estado de S.Paulo Dos 81 aeroportos pequenos e médios e aeródromos controlados pelo Estado da Bahia, 17 estão interditados pela Anac. De acordo com a Gerência de Terminais Aeroportuários, do Departamento de Infraestrutura e Transporte da Bahia (Derba), o motivo para a proibição de uso das pistas é a falta de verba para manutenção dos locais. "Em todos eles há problemas de isolamento da área de terminais", diz um dos responsáveis técnicos da gerência, que prefere não se identificar. "As obras de reparos já estão todas licitadas, mas não temos a verba para contratar os serviços, orçados em R$ 30 milhões. O montante previsto para este ano é de R$ 8 milhões", afirma o funcionário. De acordo com fontes do Derba, os problemas de orçamento têm sido frequentes, o que leva o governo a tentar municipalizar a administração dos aeródromos da Bahia. "Quando a administração dos

10% das pistas públicas estão fechadas, por risco de acidentes

Há mais interdições e as reaberturas demoram; faltam recursos e interesse dos governos Edna Simão - O Estado de S.Paulo Das 748 pistas públicas de pousos e decolagens de aeronaves espalhadas por todo o País, 99 (13,2%) estão fechadas por risco de acidentes. Isso é o que mostra um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) . Os motivos mais comuns para interdição são a falta de cerco patrimonial para evitar a entrada de animais na pista, pavimentação ruim e perigo aviário . A situação mais complicada é a da Bahia, onde 17 aeroportos pequenos ou aeródromos estão impedidos de funcionar. Também preocupam os Estados de Mato Grosso, com dez aeródromos fechados, e Tocantins, com nove. São Paulo tem apenas um nessas condições. O Brasil tem 3,5 mil aeródromos, mas os privados normalmente contam com mais recursos e apresentam melhores condições. Atualmente, 131 aeroportos públicos recebem operações regulares. Mas, segundo o diretor de Infraestrutura da Anac, Alexandre

Após menos de dois anos, TAM volta a trocar presidente

Empresa anuncia saída de David Barioni e nomeia vice de Finanças como interino Para analistas, decisão foi desencadeada com a entrada do banco BTG na gestão da holding e com resultado financeiro abaixo do esperado DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de S.Paulo O comandante David Barioni Neto não é mais presidente da TAM, a maior companhia aérea do país . Em seu lugar assume interinamente o vice-presidente de Finanças, Líbano Miranda Barroso, que está na diretoria da companhia desde 2004. No comunicado, a TAM informa que Barioni deixa a presidência, e a empresa, por decisão própria. Analistas consultados pela Folha dizem que ele não tinha outra opção. Barioni foi tirado da Gol pela família Amaro, controladora da TAM, para assumir a presidência da companhia em novembro de 2007. Seu antecessor, Marco Antonio Bologna, tinha levado a empresa a resultados financeiros consistentes, mas a empresa perdeu em qualidade de serviço e ainda teve de enfrentar o acidente no aeroporto de Congonhas, em São

Minas quer acelerar uso de Confins como 'aeroporto industrial'

Investimentos no projeto são um dos maiores contenciosos entre Aécio Neves e União César Felício, de Belo Horizonte - Valor Um dos principais focos de atrito entre o governador mineiro , Aécio Neves (PSDB), e o governo federal, o aeroporto internacional de Confins poderá finalmente se consolidar como foco de investimentos, 25 anos depois de sua inauguração. Dentro de três meses deverá ser publicado edital de licitação, provavelmente por 15 anos, de nove áreas do aeroporto de Confins para a instalação de empresas que terão um regime tributário diferenciado para importar componentes, montá-los no local e reexportá-los. O projeto, que usa o nome de "aeroporto indústria", ficará sob gestão da Infraero, mas houve um acordo para que as obras civis, na fase de implantação, fossem tocadas pelo governo mineiro. O início  da obra ficou paralisado por três meses este ano, até o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aceitar o licenciamento ambiental anteri