Maria Cristina Frias - Folha de S.Paulo
Os usuários do sistema de transporte aéreo brasileiro terão um espaço na internet para avaliar os serviços dos aeroportos. A iniciativa será divulgada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) amanhã, mas ainda não há definição sobre quando ela será implementada.
A partir da percepção dos passageiros sobre uma série de indicadores, como acesso a embarque e entrega de bagagens, a Anac vai elaborar um ranking de qualidade entre os aeroportos do país.
Desde 19 de maio, a Anac possui um sistema semelhante para avaliar as companhias aéreas, o Espaço do Passageiro, que fica hospedado no site www.anac.gov.br/passageiro. O portal recebeu 14.440 visitas até ontem.
A decisão de avaliar os aeroportos agrada à Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), que defende o sistema de concessões nos aeroportos brasileiros e a definição de critérios de qualidade dos serviços.
"No sistema de concessões, a prestação de serviços passa a ser regida por um contrato, com critérios de qualidade, metas de investimentos e realismo tarifário, tudo fiscalizado por uma agência reguladora, com penalidades previstas e sem distinção entre empresas públicas e privadas", diz Paulo Godoy, presidente da Abdib.
Um modelo de concessão para o setor já foi elaborado pela Anac, mas o projeto está em avaliação em outras instâncias do governo. Depois de receber as contribuições, o texto será encaminhado ao
Ministério da Defesa, que o submeterá à avaliação do presidente Lula.
0 Comentários