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Ministro mantem proibição

Jobim confirma que Barra não terá ponte aérea   Henrique Gomes Batista O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem no Rio que está totalmente descartada a criação de uma nova ponte aérea entre os aeroportos de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, e Campo de Marte, em São Paulo. Ele admitiu que no passado havia estudado criar esta rota, mas concluiu que ela é impossível. Durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Apagão Aéreo, realizada pela Câmara dos Deputados em 2007, ele chegou a comentar sobre esta possibilidade: — São duas coisas distintas. Na CPI, quando se iniciava o trabalho se falava disso. Eu disse que poderia ser examinada a existência de uma ponte aérea. Ocorre que o Campo de Marte terá uma destinação específica, será um dos pontos da passagem do trem de alta velocidade. Já Jacarepaguá tem inviabilidade de expansão, houve uma demanda judicial forte para a construção de um hospital. Então lá há uma destinação clara de heliponto, como o futuro do Cam

PF retém avião por denúncia de bomba

Uma denúncia anônima levou agentes da Polícia Federal (PF) a evacuar e realizar buscas por possíveis bombas em voos que aterrissaram ontem à tarde no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Os dois aviões - um da Gol (voo 1644) e outro da Varig (voo 1282) - decolaram de Guarulhos e faziam escala na capital catarinense. Eles foram levados para uma área de segurança, onde os passageiros desembarcaram. Nada foi encontrado. As operações no aeroporto não foram afetadas, segundo a Infraero.

Nova aeronave de passageiros será fabricada na Rússia

O Instituto Central de Aerodinâmica concluiu o ensaio do modelo de aeronave MS-21, que substituirá o Tu-154 e o Iak42. O futuro da aviação civil regional está relacionado com ele. Conversamos com o diretor do Instituto, o doutor em ciências físicas e matemáticas Serguei Tchernyshev. Para os ensaios, foi feito um modelo grande de avião? Foi feito do tamanho necessário para ensaios nesta etapa. A envergadura da asa é de dois metros, e o peso é de cerca de 250 quilos. Precisamos criar um banco de dados das mais diversas especificações do MS-21: aerodinâmicas, de desempenho em vôo, de decolagem e aterrissagem etc. Isto é necessário para projetar toda uma série de sistemas do avião, que deverá ter produção em massa na Rússia. Agora, estão em andamento trabalhos intensos de detalhamento de seu layout. E o Instituto tem papel significativo nas questões de aperfeiçoamento da aerodinâmica, da resistência das estruturas e dos sistemas de controle. Os ensaios foram realizados no tubo t

Anac nega que tenha autorizado nova ponte aérea

Por meio de nota, agência diz que aguarda resposta da Team sobre problemas de segurança Alberto Komatsu e Pedro Dantas , RIO Menos de 24 horas após a companhia aérea regional Team ter anunciado que havia recebido autorização para operar uma ponte aérea entre os aeroportos de Jacarepaguá, zona oeste do Rio, e Campo de Marte, zona norte de São Paulo, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teria vetado o projeto. Segundo ele, a proposta não é compatível com as normas de segurança do terminal carioca. Por meio de nota, a Anac informou que não deu a autorização, mas aguarda resposta da Team sobre questionamentos da Superintendência de Segurança Operacional. "A Anac é autônoma, mas tive a informação que o pedido foi negado, pois não se adapta às normas de segurança. Não há condições de Jacarepaguá suportar linhas regulares de voos. Trata-se de um aeroporto para aeronaves de pequeno porte e com a pista pequena", afir

Susto no chão

Leandro Mazzini Muito se debate mais voos para os aeroportos Santos Dumont e até o Jacarepaguá, no Rio. Mas vem o alerta de quem está acostumado a voar: segunda à noite, uma turma passou um sufoco no voo 3030 da TAM, Galeão-JK (Brasília). O Airbus já atingira uns 150 km/h quando o comandante freou bruscamente. "Parecia que não tinha força para subir", disse um passageiro. "Imagine se fosse no Santos Dumont. Todo mundo iria parar na água". Entre os passageiros, os políticos Chico D'Angelo, Geraldo Pudim, Otávio Leite e Dornelles. Trocaram de avião.

Plano de recuperação da VarigLog é rejeitado

Empresa aguarda parecer jurídico. Passivo da companhia de carga é de R$ 447 milhões   Erica Ribeiro A empresa de transporte de carga VarigLog teve rejeitado o seu plano de recuperação judicial apresentado terça-feira aos credores. Em março, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial, aceito pela 1ª Vara de Falências do Tribunal de Justiça de São Paulo. A assessoria da VarigLog informou ontem que está aguardando parecer jurídico para saber que decisões serão tomadas com relação ao plano apresentado. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por sua vez, informou que por estar pendente de julgamento o caso não pode ser comentado. A juíza Renata Mota Maciel é a responsável pelo processo. O passivo da empresa é de R$ 447 milhões. Na votação, a rejeição ao plano ocorreu porque o número de credores com maior volume de créditos a receber rejeitou a proposta apresentada. O plano da VarigLog prevê o pagamento em juízo da totalidade dos créditos de credores trabalhistas, limitad

Piloto sai andando após queda de avião em Ponta Grossa (PR)

Um avião monomotor modelo usado para pulverização agrícola caiu nesta quarta-feira em uma fazenda de Ponta Grossa (PR). Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, Júlio César Lima Benites, 30, não sofreu ferimentos graves e saiu andando e consciente da aeronave. O avião, de prefixo PT-UKS, era do modelo Pelicano e pertencia a uma escola de aviação da cidade. Os bombeiros não informaram se o piloto, que é do interior de São Paulo, era aluno ou instrutor. A queda ocorreu por volta das 11h, em uma lavoura da fazenda Nova Santa Cruz, próxima da rodovia PR-151, que liga Ponta Grossa a Palmeira. Os funcionários assistiram a queda, a 4 km do aeroporto Santana, e resgataram o piloto com uma caminhonete. Os bombeiros foram chamados e três carros, mais uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foram até a fazenda. No atendimento, os bombeiros registraram uma fratura no braço esquerdo e um corte no queixo. Ele também perdeu três dentes. A ambulância o encaminhou a

Queda de avião mata duas pessoas em Goiás

Por volta das 22h desta quarta-feira, uma aeronave de pequeno porte caiu em uma fazenda no município de Leopoldo de Bulhões, a 55 km de Goiânia, no Estado de Goiás. Morreram o piloto e o passageiro que estava a bordo. O impacto da queda destruiu o avião e abriu uma cratera na pista. Não houve explosão. Um dos ocupantes do avião foi arremessado a cerca de 30 metros de distância e o corpo ficou completamente dilacerado, de acordo com o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Anápolis. Uma perícia está sendo feita no local pelos técnicos da Aeronáutica e as equipes de resgate trabalham para retirar os corpos das vítimas. As causas do acidente ainda não foram informadas.

Jobim nega que aeroportos Campo de Marte e Jacarepaguá farão ponte aérea Rio-SP

  DIANA BRITO O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na manhã desta quinta-feira que os aeroportos Campo de Marte e de Jacarepaguá não vão fazer uma nova ponte-aérea Rio-São Paulo, com havia informado a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). De acordo com a informação da agência, a nova ponte aérea seria operada pela empresa Team Linhas Aéreas, que implantaria em cada terminal quatro voos diários durante a semana e um aos domingos, como informou a Folha nesta quinta. Cada aeronave da empresa comporta 19 passageiros. Segundo o ministro, "essa informação é absolutamente falsa. Essa empresa [Team Linhas Aéreas] já havia solicitado a Anac autorização destes voos e a Anac negou porque ela não apresenta os requisitos de segurança necessários". Apesar da afirmação de Jobim, a Anac tinha declarado que os dois aeroportos têm condições de segurança adequadas para o recebimento de aeronaves de pequeno porte -- no caso da Team, aviões do modelo LET 410 UVP E 20. Para a

Airbus prevê mais dois anos ''difíceis''

Presidente da fabricante europeia não descarta a possibilidade de ter de fazer novos cortes Reuters, PARIS O presidente executivo da Airbus, Tom Enders, afirmou ontem que a fabricante europeia de aviões deve enfrentar mais dois anos "difíceis", e não desconsidera fazer novos cortes na produção para se ajustar à demanda. "Eu certamente não posso excluir que reduziremos a produção ainda mais", disse Enders em uma entrevista ao Wall Street Journal. "Eu acho que ainda temos dois anos difíceis à frente." A Airbus suspendeu no ano passado planos de aumentar a produção do modelo líder de vendas A320 para 40 unidades por mês, e em fevereiro deste ano decidiu reduzir de 36 para 34 aeronaves por mês a partir de outubro. As taxas de produção da família de aeronaves A330/A340 serão mantidas no atual nível de 8,5 por mês, e não serão elevadas conforme planejado anteriormente, informou a fabricante em fevereiro. A Airbus entregou uma média de 32,75 unidades po

Bombeiros encontram corpos de três vítimas de acidente aéreo em SP

O Corpo de Bombeiros encontrou três corpos de ocupantes do avião que desapareceu dos radares do comando do tráfego aéreo de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo), no interior de São Paulo, na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Policia Militar, que confirmou a informação, os corpos estavam numa região de mata fechada entre as cidades de Igaratá e Santa Isabel. Ainda não há informações sobre os destroços da aeronave. Uma equipe do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) está indo para o local, mas encontra dificuldades de acesso por causa do local em que o avião caiu e da chuva que cai na região. A aeronave teria saído de São José dos Campos por volta das 9h45, com destino a São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). A viagem deveria durar duas horas, mas até 11h45 não havia sinal da aeronave. De acordo com o tenente-coronel Ricardo Hein, do Seripa, três pessoas estavam a bordo da aeronave, mas existe a possibilidade do nú

Bombeiros encerram buscas por avião que caiu na Grande SP; três morrem

Foram encerradas as buscas pelas vítimas da aeronave que caiu numa mata fechada em Santa Isabel (na Grande São Paulo), na tarde desta segunda-feira, após a localização de três corpos dos ocupantes do voo e dos destroços do avião. A aeronave caiu numa área de mata fechada conhecida como pico do Pouso Alegre. No início da tarde de hoje, o Corpo de Bombeiros localizou os corpos, que estão carbonizados -- dificultando o reconhecimento. Havia a suspeita que outros corpos pudessem ser encontrados, mas a torre de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) confirmou que apenas três pessoas embarcaram no voo. Os nomes dos ocupantes da aeronave não foram informados. Segundo informações preliminares, a aeronave teria saído de São José dos Campos por volta das 9h45, com destino a São José do Rio Preto (438 km de São Paulo). A viagem deveria durar duas horas, mas até 11h45 não havia sinal do avião. O Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investiga

Embraer também recebe subvenção de europeus, diz a Bombardier

De Genebra O construtor aeronáutico canadense Bombardier avisou ontem que não recebe sozinho subvenções europeias. E apontou que sua concorrente Embraer igualmente obtém ajuda europeia, através do governo de Portugal para um investimento em Évora. "Estamos atentos a essa ajuda que a Embraer recebe dos portugueses", afirmou um porta-voz da empresa canadense, reagindo às informações de que o construtor brasileiro se queixou na Comissão Europeia contra subsídios dados pelo Reino Unido para a Bombardier produzir asas do material composite na Irlanda do Norte. A Embraer instalou em Évora uma unidade para fabricação de estruturas metálicas (asas) e outra para produção de materiais compósitos (caudas), num investimento inicial de € 148 milhões e criação de 570 postos de trabalho. "Comunicado do governo e publicações da imprensa mostram que a Embraer recebe subvenções", disse o porta-voz da fabricante canadense. O governo de Portugal indicou aos brasileiros que a aju

Azul pretende comprar mais jatos da Embraer

Ideia é aproveitar recuo do mercado externo para elevar pedidos   O Globo SÃO PAULO. A Azul, terceira maior companhia aérea do país, vê chance de se aproveitar do recuo em encomendas de aviões dos Estados Unidos e da Europa para avançar na fila de produção da Embraer em 2010, afirmou ontem o presidente-executivo da empresa, Pedro Janot. Hoje, a Azul — que começou a operar em dezembro passado — tem 12 aeronaves da Embraer. Pelo cronograma oficial, a empresa terá um total de 14 jatos até o fim deste ano. Para 2010, a previsão é chegar a 21 aeronaves. Mas, diante de uma ocupação de seus aviões de 76% no primeiro semestre, acima das líderes TAM e Gol — que operam jatos de maior porte de Airbus e Boeing —, a Azul vislumbra a chance de reforçar ainda mais sua frota no próximo ano, aproveitando-se de desistências de companhias estrangeiras, clientes da Embraer, que estão cortando capacidade. — Acelerar uma linha de produção (de aviões) nunca é fácil. O que tem é a oportunidade de comp

Carlos Alberto Canuto defende ampliação do transporte aéreo

Jornal da Câmara   Ao defender a ampliação do transporte aéreo regional no Brasil, o deputado Carlos Alberto Canuto (PMDB-AL) registrou a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional, presidida pelo deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB). O parlamentar também ressaltou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que um plano para a promoção da aviação regional está sendo finalizado pelo governo. "Não sabemos se será apresentado ao Congresso na forma de projeto de lei ou de medida provisória. O fato é que a situação exige desta Casa mais empenho no debate do assunto do que até agora ela demonstrou ter", declarou Canuto. Segundo o deputado, tramita há quase sete anos na Câmara projeto de lei do Senado que recria o adicional tarifário - contribuição destinada a financiar a operação de linhas aéreas economicamente inviáveis para o transportador, mas cuja manutenção interessa ao País. O parlamentar explicou que o adicional existiu, em termos dif