Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Azul pretende comprar mais jatos da Embraer

Ideia é aproveitar recuo do mercado externo para elevar pedidos
 
O Globo

SÃO PAULO. A Azul, terceira maior companhia aérea do país, vê chance de se aproveitar do recuo em encomendas de aviões dos Estados Unidos e da Europa para avançar na fila de produção da Embraer em 2010, afirmou ontem o presidente-executivo da empresa, Pedro Janot. Hoje, a Azul — que começou a operar em dezembro passado — tem 12 aeronaves da Embraer.

Pelo cronograma oficial, a empresa terá um total de 14 jatos até o fim deste ano. Para 2010, a previsão é chegar a 21 aeronaves. Mas, diante de uma ocupação de seus aviões de 76% no primeiro semestre, acima das líderes TAM e Gol — que operam jatos de maior porte de Airbus e Boeing —, a Azul vislumbra a chance de reforçar ainda mais sua frota no próximo ano, aproveitando-se de desistências de companhias estrangeiras, clientes da Embraer, que estão cortando capacidade.

— Acelerar uma linha de produção (de aviões) nunca é fácil. O que tem é a oportunidade de companhias europeias e americanas cederem posições na linha da Embraer — afirmou Janot à agência de notícias Reuters, acrescentando que o prazo entre a encomenda e o recebimento de uma aeronave da fabricante pode chegar a um ano e meio.

Empresa firma convênio com a rede de hotéis Blue Tree

Janot disse que uma alternativa também poderia ser a aquisição de aviões Embraer de outras companhias aéreas interessadas em reduzir capacidade. Embora tenha admitido que conversas nesse sentido "ocorrem a todo o momento", o executivo não confirmou se já houve contato específico com a fabricante sobre a aceleração nas entregas.

— Se o Brasil crescer perto de 5% ano que vem, há oportunidade de incrementar o projeto Embraer — disse o presidente da Azul. — A gente precisa reagir rápido a essa demanda.

Segundo Janot, uma opção por aeronaves adicionais de outro fabricante, como a Bombardier, não é cogitada pela Azul, pois a empresa tem intenção de ser "monomarca pelo menos pelos próximos dez anos".

Os comentários do executivo foram feitos em anúncio de parceria da Azul com a rede brasileira de hotéis Blue Tree, em que clientes desta terão desconto na companhia aérea, e vice-versa.
 
O presidente-executivo da Blue Tree, Mario Lúcio de Oliveira, disse que a parceria pode aumentar a ocupação dos hotéis da rede em 10% a 15% nos fins de semana. A rede hoteleira, que fechou 2008 com 25 hotéis, inaugura este mês nova bandeira, Spotlight, voltada para o segmento econômico. A empresa pretende ampliar a rede para até 35 hotéis em 2009, passando para de 45 a 50 unidades em 2010. O investimento será de R$ 80 milhões a R$ 100 milhões.

Postar um comentário

0 Comentários