O parlamentar também ressaltou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que um plano para a promoção da aviação regional está sendo finalizado pelo governo. "Não sabemos se será apresentado ao Congresso na forma de projeto de lei ou de medida provisória. O fato é que a situação exige desta Casa mais empenho no debate do assunto do que até agora ela demonstrou ter", declarou Canuto.
Complementaridade
Ao ressaltar que não desejava reduzir o problema da aviação regional à ausência do adicional tarifário, ele destacou alguns pontos que considera importantes na discussão sobre o tema, como, por exemplo, de que maneira as empresas regionais e as grandes transportadoras podem atuar de modo complementar, não necessariamente concorrencial. "Algumas parcerias já estão em curso, o que talvez nos indique que tenhamos menos trabalho nessa área do que poderíamos supor", disse.
Carlos Alberto Canuto também sugeriu que os parlamentares analisem a possibilidade de se aumentar a participação do capital estrangeiro nas empresas de transporte aéreo regional; de se investir recursos da Cide na modernização da infraestrutura aeroportuária que serve cidades de pequeno e médio portes; de se garantir que as empresas regionais tenham mais acesso aos aeroportos centrais; e quais os benefícios tributários e creditícios a legislação pode conceder, temporariamente, para o fortalecimento dessa indústria.
Nordeste
O parlamentar destacou ainda o potencial da região Nordeste para receber o transporte aéreo regional. "Temos dezenas de roteiros extraordinários, praias lindíssimas, áreas do interior de rara beleza e exotismo, enfim, um mundo de atrações a oferecer aos paulistas, cariocas, gaúchos, mineiros e, claro, aos turistas estrangeiros. As belezas estão lá. Faltam os meios para se chegar até elas", lamentou.
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