Um avião monomotor modelo usado para pulverização agrícola caiu nesta quarta-feira em uma fazenda de Ponta Grossa (PR). Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto, Júlio César Lima Benites, 30, não sofreu ferimentos graves e saiu andando e consciente da aeronave.

O avião, de prefixo PT-UKS, era do modelo Pelicano e pertencia a uma escola de aviação da cidade. Os bombeiros não informaram se o piloto, que é do interior de São Paulo, era aluno ou instrutor.

A queda ocorreu por volta das 11h, em uma lavoura da fazenda Nova Santa Cruz, próxima da rodovia PR-151, que liga Ponta Grossa a Palmeira.

Os funcionários assistiram a queda, a 4 km do aeroporto Santana, e resgataram o piloto com uma caminhonete. Os bombeiros foram chamados e três carros, mais uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foram até a fazenda.

No atendimento, os bombeiros registraram uma fratura no braço esquerdo e um corte no queixo. Ele também perdeu três dentes. A ambulância o encaminhou ao hospital Vicentino.

No registro do avião na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Certificado de Aeronavegabilidade -- documento obrigatório que atesta as condições de operaração -- e a Inspeção Anual de Manutenção estão em situação regular.

Os bombeiros de Ponta Grossa afirmaram que não sabem a causa do acidente, mas a Aeronáutica já foi informada e vai estudar o que pode ter provocado a queda.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads