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Helicóptero de escola de pilotagem bate na pista durante manobra de alta rotação

Instrutor e aluno não ficaram feridos, mas aeronave ficou danificada POR LUARLINDO ERNESTO , RIO DE JANEIRO – O Dia Rio - Um helicóptero de escola de pilotagem fez pouso de emergência no Aeroporto de Jacarepaguá, Zona Oeste, na manhã desta sexta-feira. O aparelho, um Robson 22, fazia voo de treinamento, com instrutor e aluno. O piloto fez manobra de alta rotação e bateu na pista. Os dois ocupantes não sofreram ferimentos, mas a aeronave ficou parcialmente destruída. As operações de pouso e decolagem estão interrompidas para que se faça perícia no local.

França põe fim às buscas por caixas-pretas do avião da Air France

Paris, 20 ago (EFE).- A França colocou fim às buscas pelas caixas-pretas do voo AF447 da companhia aérea Air France, acidentado com 228 pessoas a bordo quando fazia o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris em 1º de junho, informou hoje o Escritório de Investigações e Análises (BEA). "As buscas não permitiram localizar os destroços do avião", informou o BEA, em comunicado, no qual indicou que, "ao longo das próximas semanas, reunirá uma equipe internacional de investigadores e especialistas para analisar os dados recolhidos".

Queda no tráfego aéreo executivo diminui, diz Iata

DA REUTERS A queda no número de passageiros que viajam a negócios e na primeira classe, os setores mais lucrativos para as companhias Aéreas, está mostrando sinais de estabilização, segundo informações da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). "Os números de passageiros em junho estão agora indicando alguma estabilização na demanda. Notadamente, o declínio apresentou moderação tanto nas classes premium quanto econômica em junho", afirmou a Iata em relatório mensal. A Iata informou que o número total de passageiros em junho foi 7,1% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado, ante uma queda de 9,2% cento em maio. A queda no número de viajantes da classes premium desacelerou para 21,3% em junho contra recuo de 23,6% em maio, de acordo com a Iata.

Embraer terá de mudar foco na China, diz governo

Para embaixador do Brasil na China, empresa terá de fabricar modelos maiores no país para ganhar mercado Raquel Landim, PEQUIM – O Estado de S. Paulo Se quiser manter sua operação em Harbin, no norte da China, a Embraer terá de fabricar novos modelos de aviões na unidade chinesa, avalia o governo brasileiro. A empresa enfrenta problemas no país asiático, como cancelamento de pedidos e restrições para obter licenças de importação, e já estuda até fechar as portas da fábrica. "Com esse modelo de avião, a fábrica não tem futuro. É um modelo que não tem mercado. Está ultrapassado", disse ao Estado o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney. "A Embraer sabe disso. Mas essa é uma decisão da empresa", completou. Procurada, a Embraer não se pronunciou até o fechamento desta edição. A Embraer produz em Harbin os aviões do modelo ERJ 145, em parceria com sua sócia, a China Aviation Industry Corporation (Avic). As duas empresas investiram US$ 25 milhões no n

Novo Airbus da TAM

O Globo A TAM recebe nos próximos dias, em Hamburgo, Alemanha, o avião número 4.000 da família A-320 da Airbus. Será um A-319 para 144 pessoas já com o tubo “pitot” modificado, como se exige agora. É o tal tubo que teria causado a queda do Airbus da Air France.

Na aviação, o glamour cedeu lugar à tecnologia e à gestão dos custos

No fim dos anos 60, só 2,3% da população brasileira viajavam de avião Erica Ribeiro – O Globo Viajar de avião no final dos anos 60, início dos anos 70 era bem mais glamouroso, comparado aos dias de hoje. Mas se o serviço de bordo deixa saudades, a regulação rigorosa sobre tarifas, frequências, destinos e horários limitava o crescimento da aviação comercial. Voar era para poucos, precisamente 2,3% dos 90 milhões de habitantes que o país tinha no início dos anos 70. Hoje, tecnologia, gestão de custos, aviões modernos e concorrência mudaram o perfil do setor, que transportou 56,2 milhões de pessoas em 2008, segundo dados preliminares da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 1970, eram pouco mais de três milhões de pessoas transportadas. O superintendente de Estudos, Pesquisas e Capacitação para Aviação Civil da Anac, Paulo Sérgio Braga Tafner, lembra que a aviação brasileira do fim dos anos 60 servia apenas à parcela mais rica da população. — Viajar de avião era privilégi

Jatos da Embraer

Valor O vice-presidente de Aviação Comercial da Embraer, Mauro Kern, confirmou que houve dois episódios em que as portas dos jatos 170/190 foram fechadas, mas não travadas. Desde 2008, os jatos estão saindo de linha com as modificações indicadas. Na terça-feira, a Administração Federal da Aviação dos EUA propôs a exigência de inspeções nos jatos por problemas nas portas dos compartimentos de cargas.

Confins pronto para a Copa' 2014

"O aeroporto é um termômetro do comportamento da economia" Geórgea Choucair – Estado de Minas O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) se prepara para entrar para o ranking dos principais do país. Nos próximos dois anos, vai dobrar a capacidade do estacionamento, aumentar o pátio das aeronaves e há ainda um projeto para a construção de novo terminal de passageiros. Os investimentos vão deixar Confins mais forte para receber o aumento de demanda previsto com a transferência do centro administrativo do governo para a região e com a Copa de 2014. A previsão é de que só o centro administrativo movimente diariamente cerca de 25 mil servidores públicos e mais 10 mil visitantes. “Todo o nosso planejamento acontece exatamente para essas situações”, afirmou ao Estado de Minas o engenheiro Silvério Gonçalves, que assumiu na semana passada a superintendência do aeroporto. Gonçalves atua há 23 anos na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Na ent

Voo para a Copa

Com capacidade no limite, governo pretende modernizar terminais Zero Hora Está pronto para decolar o modelo de privatização de aeroportos no país. Uma proposta elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já aterrissou na mesa do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O plano de voo pode ser aprovado em breve, afinal o país tem pressa. Não só porque faltam cinco anos para a Copa Mundo que será realizada aqui, mas porque o transporte aéreo dá sinais de que vai retomar níveis anteriores à turbulência econômica. O movimento de passageiros, por exemplo, cresceu 25,7% em julho na comparação com igual mês de 2008 época pré-crise. A concessão de terminais para empresas privadas – atualmente administrados pela estatal Infraero – deve ser feita em etapas. Na primeira fase, devem ser concedidos o Galeão, no Rio, e Viracopos, em Campinas (SP). Jobim adiantou na quinta-feira que antes de abrir a concessão será lançado um edital – até o fim do ano – para a construção de um novo aero

Conflito no ar

Infraero não vai seguir projeto para o Aeroporto de Brasília feito em 1990 e autor se irrita Lúcio Vaz – Correio Braziliense Autor do projeto do Aeroporto de Brasília, o arquiteto Sérgio Parada reagiu à declaração do diretor interino de Operações e Engenharia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Jordão, de que a sua concepção seria “antiga” e “ineficaz”. Em vez de completar o projeto, construindo o satélite Sul, a estatal vai ampliar o terminal de passageiros utilizando um novo modelo. “O projeto não é desatualizado. Ele segue a tendência dos aeroportos mais modernos do mundo. A questão é que ele foi feito em 1990, para estar concluído no fim da década de 90. A sua capacidade máxima de operação (oito milhões de passageiros), com o terminal completo, seria atingida em 2008. Mas até hoje a segunda etapa — o satélite Sul — não foi feita. O projeto não tem que ser mudado, tem que ser concluído. Depois, então, deve ser feito um segundo terminal, p

Helicópteros cruzam Ribeirão 138 vezes

Essa é a média mensal de movimento nos oito helipontos da cidade, excluindo o Leite Lopes e os aeródromos privados LIGIA SOTRATTI - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO Todo mês cerca de 138 helicópteros cruzam os céus de Ribeirão Preto, entre pousos e decolagens. A cidade tem oito helipontos, de acordo com levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O número não inclui a movimentação dessa aeronaves no aeroporto Leite Lopes e nos dois aeródromos particulares. Segundo definição da Anac, heliponto é uma pista destinada a pousos e decolagens de helicópteros, exclusivamente. Pode ser no solo ou elevado (topo dos prédios). Já os aeródromos são pistas destinadas ao movimento das aeronaves. De acordo com o presidente do aeroclube da cidade, Olivo Lofiego Júnior, o número é elevado para um município do interior, mas se explica pelo número de empresários e profissionais liberais na cidade. [Usar helicóptero] "É um modo de agilizar o trabalho." O empresário José

O destino do Campo de Marte

O Estado de São Paulo No próximo mês será lançado edital para a construção da estação paulistana do trem de alta velocidade (TAV), que ligará Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro, e que deverá estar pronto em 2014. Prazos exíguos tornam urgente uma alternativa para os pousos e decolagens da Aviação executiva que opera no Campo de Marte, localizado na zona norte de São Paulo, que será desativado por ter sido escolhido pelo governo federal para abrigar as plataformas de embarque e desembarque, oficinas e pátios de manobras do trem de alta velocidade. Além da nova estação, o projeto desenvolvido pela consultoria britânica Halcrow, a pedido do governo brasileiro e escolhido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inclui também a expansão do Centro de Convenções do Anhembi e a construção de um parque público. Foi projetada uma linha de 510 quilômetros de extensão, com 91 quilômetros de túneis e 107 pontes. Orçado em R$ 34,6 bilhões, o TAV se destina a absorver o grande

Resultado operacional cai, e TAM eleva tarifas

Preços estão cerca de 10% maiores que os do 2º trimestre, mas valores ainda são menores que os de 2008 VERENA FORNETTI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA A queda no número de passageiros e a costumeira retração do tráfego aéreo de abril a junho prejudicaram os negócios da TAM no segundo trimestre deste ano. Com a recuperação da demanda nas viagens a negócios e a projeção de aumento no número de passageiros em razão do real forte, a companhia começou a elevar preços para reverter o desempenho. "Agora, dado que existe demanda, vamos buscar qual nível de preço mantém um crescimento saudável", afirmou o vice-presidente de Finanças, Gestão e TI, Líbano Barroso. No mercado doméstico, o incremento está em torno de 10% em relação ao preço cobrado no segundo trimestre. Ainda assim, segundo a TAM, estão cerca de 17% menores se comparados ao mesmo período de 2008. Ontem, a empresa divulgou que a companhia aérea passou de um lucro operacional de R$ 142 milhões no segundo trimestre do

''Com o Smiles, estamos atraindo os passageiros de negócios''

Companhia aérea lucra com sinergias geradas pela compra da Varig e encosta na líder TAM no mercado doméstico Mariana Barbosa – O Estado de S. Paulo Um clima de euforia tomou conta dos funcionários da Gol. Fazia uns dois anos que não se via, como ocorreu na última terça-feira, um departamento inteiro se reunir para um happy hour depois do expediente para comemorar resultados da própria companhia. Acostumada ao crescimento contínuo desde sua origem, em 2001, a Gol passou por períodos difíceis desde que incorporou a Varig, em abril de 2007. Depois de sucessivos prejuízos líquidos e operacionais - só em 2008 o prejuízo líquido somou R$ 1,38 bilhão - a Gol divulgou na terça-feira o balanço do segundo trimestre e exibiu seu quarto lucro operacional consecutivo (R$ 89,9 milhões). Na interpretação do mercado, os resultados indicam que o processo de incorporação da Varig chegou ao fim e que agora a companhia pode colher frutos da sinergia. Bem-humorado, mas apressado, o presidente da Gol,

Greve de funcionários da Pluna suspende voos para São Paulo e Curitiba

Montevidéu, 16 ago (EFE).- Uma greve de funcionários da companhia aérea uruguaia Pluna, iniciada hoje, obrigou a suspensão de voos de ida e volta de Montevidéu para São Paulo e Curitiba programados para amanhã, informaram fontes da companhia. Os funcionários começarão a greve a partir das 20h, no horário de Brasília, de domingo e durante todo o dia de amanhã. A greve foi anunciada como forma de protesto pela demissão de 14 tripulantes técnicos de cabine "o que viola o último acordo assinado pela Pluna com seu pessoal no Ministério do Trabalho e de Seguridade Social", afirmou o secretário-geral do sindicato da Pluna, Fernando Alberti. A empresa teve que cancelar ainda o último voo da ponte aérea entre Montevidéu e Buenos Aires previsto para esta noite, um voo que sairia para a cidade argentina de Córdoba e outros para Santiago do Chile e Assunção que sairiam amanhã. Em comunicado, a empresa qualificou a medida sindical de "irresponsável" e disse "que a