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“Até julho, liberamos a cabeceira para a nova pista do aeroporto”

Humberto Trezzi - Zero Hora A pior parte da novela de ampliação do aeroporto Salgado Filho, com desapropriações empacadas e licitações contestadas, passou. Quem garante é Jorge Dusso, diretor-geral substituto do Demhab e encarregado da remoção de duas vilas situadas na cabeceira da pista de aviação, cujas casas impedem a instalação de equipamentos necessários para voo sob neblina. Sem essa aparelhagem, atrasos são constantes em Porto Alegre. Até agora, foram transferidas apenas 152 famílias, das 2,9 mil que devem ser removidas. Zero Hora – Desde 1997 autoridades projetam a ampliação do Aeroporto Salgado Filho. Passados 13 anos, menos de 10% das casas situadas na área destinada ao aumento da pista e terminais de carga foram removidas. Qual o motivo? Jorge Dusso – Por diversas razões. Em qualquer obra, leva-se mais tempo no planejamento, orçamento e licitação, do que na construção em si. Dia desses, para retirar uma árvore situada onde planejávamos uma casa, levamos mais de seis me

Susto com avião fecha Salgado Filho

Problema no motor fez Cessna se arrastar pela grama, quebrando cauda   Zero Hora Um acidente com um avião monomotor deixou o Aeroporto Internacional Salgado Filho fechado na manhã de ontem. A pista foi liberada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) 50 minutos após o episódio, ao meio-dia, apenas para decolagens. Os pousos só foram autorizados às 12h35min, uma hora e meia após o incidente. O avião, o Cessna 152 prefixo PT-WQP, ultrapassou o ponto de decolagem e se arrastou pela grama, quebrando parte da cauda. A aeronave percorreu toda a pista, mas não conseguiu decolar e parou na cabeceira, perto do sistema de iluminação e da cerca que separa o aeroporto da Avenida dos Estados. O motivo da abortagem do voo seria uma falha no motor. O Cessna era usado em treinamentos. Quem recebia lições de voo eraBruno André Kohlrausch, 22 anos, aluno do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, acompanhado pelo colega Guilherme Bilche. Ambos sofreram escoriações lev

América Latina ganha espaço na estratégia da Airbus

Virgínia Silveira, para o Valor, de São Paulo A fabricante europeia de aeronaves Airbus quer aumentar de 42% para 50% a sua participação no mercado de aeronaves comerciais de mais de 100 assentos na América Latina, onde possui hoje uma frota de 369 jatos em operação. "É a única região no mundo onde as companhias aéreas não perderam dinheiro em 2009 e não vão perder esse ano também, disse o vice-presidente da Airbus para América Latina e Caribe, Rafael Alonso. No Brasil, de acordo com o executivo, a demanda por transporte aéreo quase que dobrou nos últimos 10 anos, enquanto que no mundo o tráfego aéreo dobra a cada 15 anos. A Airbus, segundo Alonso, aposta no crescimento contínuo das companhias aéreas brasileiras, embora admita que 2010 ainda será um ano de transição e com vendas menores, se comparado aos níveis de 2007 e 2008. "Devemos fechar 2010 com um pouco mais de 30 aeronaves vendidas, equivalente ao desempenho de 2009", disse. A América Latina respondeu por

Grandes aéreas inspiram-se nas pequenas e cobram taxas adicionais

Paola de Moura, do Rio de Janeiro - Valor A cobrança extra de serviços pelas companhias aéreas é tendência que cresce no exterior e já desembarcou no Brasil. Taxas pela segunda bagagem, até pela primeira, ou um adicional na hora de embarcar para ter mais espaço no avião são cobranças cada vez mais comuns nas companhias aéreas de baixo custo. Mas especialistas avaliam que serão adotadas também pelas grandes empresas. A brasileira Gol começa a estudar uma forma de implementar essa prática. Por enquanto, a legislação proíbe. Mas o diretor de Alianças da Gol, Marcelo Bento Ribeiro, diz que, com o tempo, a lei será alterada e a companhia começará a adotar novas formas de tarifas. Ribeiro afirma que a empresa nunca vai cobrar por um copo d " água. "Não somos uma companhia de baixo custo". Mas ele critica a obrigação de levar 25 kg de mala "de graça" num voo de curta duração ou duas de 35 kg em longa duração. Hoje, disse, a Gol já vende separadamente assentos co

Japan Airlines corta 45 rotas e elimina São Paulo-Tóquio

DA REDAÇÃO - Folha de SP Para o cerca de 1,5 milhão de japoneses que moram no Brasil e os aproximadamente 300 mil decasséguis brasileiros no Japão, a viagem de ida e volta entre os países ficará mais difícil. É que a empresa aérea JAL (Japan Airlines), que pediu concordata em janeiro, informou que cortará 45 rotas - entre elas, a que liga Tóquio a São Paulo, em operação desde 1978. Segundo a Anac, a JAL é a única a operar voos nessa rota e, caso ela não seja ocupada por outra companhia, os passageiros no Brasil terão de realizar voos de conexão para chegar ao Japão. A legislação brasileira não obriga empresas a ocuparem rotas "abandonadas". No total, serão eliminadas 15 rotas internacionais e 30 domésticas a partir de 30 de setembro. A empresa não informou quantos funcionários trabalham na base de São Paulo. Sobre a possibilidade de clientes que tenham reserva para o período posterior ao da suspensão dos voos, a empresa informou "negociar com outras companhias aér

Deficiências da Infraero prejudicam PIM, diz senador Arthur Virgílio

Portal Amazônia   MANAUS - As deficiências da Infraero, em Manaus, estão causando prejuízo à produção industrial da Capital amazonense, afirmou o líder tucano Arthur Virgílio Neto da tribuna do Senado. O senador citou declaração do vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (FIAM), Murilo Marques Barbosa, rebatendo a alegação de que os problemas decorrem do crescimento da produção industrial. "Foi a primeira vez – disse ele ao jornal A Crítica – que vi o crescimento da produção industrial apontado como vilão da história, quando, como todos sabem, o vilão é a deficiência na infraestrutura logística." Arthur acrescentou que empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM) e integrantes das bancadas parlamentares do Amazonas, por iniciativa do deputado Lupércio Ramos, já se reuniram, em Brasília, com o presidente da Infraero, para pedir providências, que não foram tomadas até agora.   "Após o encontro – assinalou o senador – foram liberadas as cargas de

Fortaleza poderá proibir voos a partir das 18h

Estudo técnico sobre os impactos causados pelos ruídos dos aviões na cidade embasará Ação Civil Pública do MPF MIGUEL PORTELA - Diário do Nordeste Desde que se mudou para o bairro Lagoa Redonda, situado a dez quilômetros do Aeroporto Internacional Pinto Martins, o artista plástico Hélio Rôla não dorme nem produz direito. O barulho dos aviões, em particular dos Boeings 727 e 707, trafegando dia e noite muito próximos de onde mora e tem seu ateliê, influencia negativamente em seu cotidiano. Incomodado pelo barulho das turbinas das aeronaves, formalizou denúncia junto ao Núcleo de Meio Ambiente, ao Patrimônio Histórico e Cultural, e ao Ministério Público Federal pedindo alteração no horário dos voos e a proibição do tráfego aéreo a partir das 18 horas. A ideia é seguir o que já foi deliberado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que funciona apenas das 6 às 23 horas. O processo está com o procurador da República Alexandre Meireles Marques, que está apurando os fatos e deverá en

Internet é alternativa das companhias aéreas para reduzir preço de passagem

Paola de Moura, do Rio - Valor Vender pela internet é a maior aposta das companhias aéreas para reduzir o valor cobrado do passageiro. A maioria delas vê seu próprio website como a solução para não ter que pagar aos intermediários, sejam eles as agências de viagens ou as empresas de GDS, que interligam o sistema das aéreas às agências. A LAN, por exemplo, já vende 60% de seus tíquetes no Chile por meio do seu site. No Brasil, a Gol, pioneira no uso desse canal no país, faz 80% das vendas pela rede. A briga com as agências de viagens e os GDS é antiga, mas se aprofundou nos últimos anos com a expansão da internet e a chegada da banda larga. Embora na América Latina ela não atinja nem 5% da população, as empresas acreditam que, com sua expansão, as chances de aumentar as vendas por esse canal é enorme. Principalmente com o potencial de crescimento do setor na região, que, segundo dados apresentados ontem no seminário Airline Distribution 2010, no Rio, será de 14% em 2010. Sergio M

Trip se prepara para abrir capital e lucra R$ 28,5 milhões em 2009

Valor   A Trip Linhas Aéreas se tornará uma S.A. e terá registro de companhia de capital aberto na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) até o fim deste ano. Após essa etapa, planeja fazer uma oferta inicial de ações na bolsa no prazo de dois anos. A informação é do presidente da maior empresa aérea regional brasileira, José Mário Caprioli. O executivo divulgou ontem que a Trip teve lucro líquido de R$ 28,5 milhões em 2009, revertendo prejuízo de R$ 7,1 milhões em 2008. "Não vou fazer isso a qualquer custo. O IPO virá em algum momento muito mais como consequência", afirma Caprioli. O executivo destaca que a Trip, por ter o capital fechado, nem precisaria divulgar seu balanço. No entanto, a empresa prefere informar seus resultados, também, como uma espécie de preparação para abrir seu capital. No ano passado, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Trip foi de R$ 59,3 milhões, com margem de 13,65%. "Estou satisfeito. Pelo segundo a

Câmara analisa indenização por atraso em voo no Brasil

Reparação, que inexiste hoje, pode ser de 50% da tarifa DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - Folha de SP A Câmara dos Deputados deve começar a analisar nos próximos dias projeto de lei do governo federal que cria uma indenização de 50% sobre o valor da passagem aérea quando houver cancelamento de voos, atraso da decolagem superior a duas horas ou recusa da companhia em embarcar o passageiro. Hoje, a indenização por atrasos não tem previsão legal. O projeto acaba de chegar à Comissão de Defesa do Consumidor, uma das quatro comissões da Casa por onde o projeto deverá tramitar antes de ir ao Senado (caso seja aprovada). A proposta traz situações em que a indenização não se aplica, como cancelamento por "motivo de força maior, caso fortuito ou exercício regular de poder da polícia" e se a companhia embarcar o cliente em outro voo na data escolhida por ele. A assistência ao passageiro - hotel, alimentação, reembolso da passagem e embarque em outro voo - só é exigível hoje das empresa

Zeca Pagodinho ganha R$ 30 mil por atraso em voo

Em segunda instância, Justiça do Rio manda companhia aérea e agência de turismo pagarem indenização para o cantor Segundo a decisão, sambista sofreu constrangimentos ao ficar duas horas sem descer de avião, que tinha banheiro quebrado, em Buenos Aires DA SUCURSAL DO RIO - Folha de SP O cantor Zeca Pagodinho, 51, deverá receber uma indenização de R$ 30 mil fixada pela Justiça do Rio por sofrer atraso em voo e ser vítima de constrangimento causado por companhia aérea e agência de turismo no retorno de viagem de férias com a família, em julho de 2008, a Bariloche (Argentina). Seu advogado, Sylvio Guerra, disse que o avião saiu com quatro horas de atraso e deixou passageiros esperando duas horas na escala em Buenos Aires, sem que pudessem descer da aeronave, que estava com o banheiro lacrado, a água do vaso sanitário transbordando e os fios à mostra sobre o carpete. "Faltou tudo -água, comida, atenção", disse Zeca. Em tom de brincadeira, completou que não sentiu falta de

A Trip vai aumentar de tamanho

O Estado de SP   A companhia aérea regional Trip, controlada pelos grupos de transporte rodoviário Caprioli e Águia Branca e pela empresa americana SkyWest, divulgou ontem seus números financeiros de 2009. No ano passado, a empresa faturou R$ 450 milhões e teve lucro de R$ 28,5 milhões. Em meio à euforia do setor aéreo, a Trip anunciou que pretende crescer 60% até o final do ano com a chegada de seis novas aeronaves, entre jatos Embraer e turboélices da fabricante francesa ATR.

Iphan embarga show de acrobacia aérea no Aterro

Prefeitura se reúne hoje com instituto para negociar regularização do Red Bull Air Race no Parque do Flamengo. Exibição não tinha autorização para ocorrerem local tombado CHRISTINA NASCIMENTO - O Dia O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou, ontem, o evento internacional Red Bull Air Race, conforme antecipou o colunista Fernando Molica no 'Dia Online'. Se a organização insistir no evento, previsto para os dias 8 e 9 no Parque do Flamengo, a Polícia Federal pode ser acionada. A prefeitura se reúne hoje com integrantes do Iphan e da empresa patrocinadora da corrida aérea para tentar reverter à decisão. A preocupação do Iphan é com a preservação do parque, que é tombado desde 1965 e, no evento, deve ser ocupado por cerca de um milhão de pessoas. Por sua importância arqueológica, etnográfica e paisagística, o local tem limitações e regras específicas para o uso. Os organizadores têm cinco dias para retirar os tapumes metálicos do parque. De a

Mais três anos de atrasos em voos

Ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, que permitirá o sistema antineblina, deve demorar pelo menos 36 meses Humberto Trezzi - Zero Hora Devem surgir no Rio Grande do Sul esta semana as primeiras brumas dos nevoeiros que costumam atormentar a região. E gaúcho que tem compromisso com hora marcada, em outras partes do país, pode se munir de muita paciência. Éque voar nos céus de Porto Alegre, nas manhãs de maio a agosto, vai se tornar loteria. Calvário que vai se prolongar, pelo menos, pelos próximos invernos. Tudo porque a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, dos atuais 2.280 metros de comprimento para 3.200 metros, não sai antes de três anos. E, sem ela, não pode ser instalado o equipamento ILS-2 (Instrumental Landing System, categoria 2), que propicia pousos e decolagens em dias de pouca visibilidade. A previsão é de que a remoção de vilas situadas na cabeceira, o aumento da pista e a instalação da aparelhagem estejam concluídas até julho de 2013 – mas essa é