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EUA ganha prazo para falar sobre punição a pilotos

MÁRCIO FALCÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA - Folha de SP Pressionada por parlamentares brasileiros, a FAA (agência federal de aviação dos EUA) estabeleceu o prazo de uma semana para que o governo norte-americano responda ao pedido do Brasil para a cassação do brevê dos pilotos norte-americanos do Legacy que colidiu com um avião da Gol em 2006, matando 154 pessoas. Uma comissão da Câmara dos Deputados participou nesta semana de reuniões em Washington para tratar do acidente e pedir a punição dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino. Um laudo que aponta a responsabilidade deles foi entregue à FAA. Para o presidente da comissão parlamentar que foi aos EUA, deputado federal Milton Monti (PRSP), a tragédia é "assunto de Estado" e a punição é uma forma de "confortar os familiares das vítimas".

Continental estuda fusão com a United

O Estado de SP   A empresa aérea americana Continental decidiu entrar na disputa para ter destaque no setor e iniciou negociações para fundir-se com a United Airlines, que recentemente estudou essa mesma possibilidade com a US Airways. Segundo o blog econômico do New York Times, o primeiro a informar na semana passada das negociações entre United e US Airways, a Continental também entrou em cena para unir-se à primeira. Continental e United já tiveram negociações parecidas em 2008, mas nunca chegaram a um acordo, por conta da decisão da primeira de continuar seu caminho sozinha.

Cinza vulcânica provoca caos aéreo

Cancelamento de vôos pode durar até amanhã na Europa   Jornal do Brasil Gigantescas colunas de fumaça e cinzas de até 10 quilômetros de altura provenientes de um vulcão em erupção na Islândia provocavam ontem o maior caos aéreo na Europa desde os ataques do 11 de Setembro. O tráfego aéreo ficou paralisado em vários países, incluindo Grã-Bretanha, França, Holanda, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Espanha, Escócia, Bélgica e o norte da Finlândia, impactando conexões em todo o mundo, inclusive no Brasil. Segundo o Eurocontrol, órgão encarregado da segurança aérea no bloco europeu, a paralisação dos aeroportos pode durar até dois dias, dependendo da evolução das colunas de cinzas, o que dependerá da velocidade e da direção dos ventos. Especialistas estimavam que entre 4 mil e 5 mil voos seriam afetados até a meia-noite de ontem, ou 15% dos voos que operam diariamente na Europa. Além do risco da falta de visibilidade, o perigo principal vem do fato de que as cinzas podem afetar os mot

Terminais 1 e 2 do Aeroporto Tom Jobim ficam sem luz por meia hora

Light diz que corte de energia foi causado por um problema interno Cláudio Motta - O Globo Os terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim ficaram sem qualquer iluminação por cerca de 30 minutos no início da noite de ontem. De acordo com funcionários da Infraero, um transformador teria estourado. A pista chegou a ser fechada para pousos e decolagens por 13 minutos, entre 19h 40m e 19h53m. A iluminação foi restabelecida por volta de 20h. Nenhum voo foi cancelado. Uma das usuárias que enfrentaram a escuridão, a secretaria municipal de Educação, Claudia Costin, reclamou da falta de informações em sua página no Twitter: "Alguém sabe o que houve com o Galeão? Estamos completamente sem luz e sem informações". Não houve qualquer tumulto nem atrasos significativos nos voos. Há relatos de que um avião teria arremetido por falta de luzes na pista. A Infraero, no entanto, não confirmou a informação. A Light informou que o apagão no Tom Jobim foi causado por um defeito in

EUROPA: Voos em Rio e São Paulo também são afetados

Companhias que ligam o Brasil ao continente europeu tiveram que cancelar ou alterar rotas. Transtornos devem se repetir hoje Donizeti Costa - O Globo SÃO PAULO. Empresas aéreas que ligam Brasil e Europa tiveram de cancelar ou alterar suas rotas ontem devido às nuvens de cinzas liberadas pela erupção de um vulcão no sul da Islândia. O fenômeno — que, além de prejudicar a visibilidade, também pode causar pane nos motores das aeronaves — provocou o fechamento de espaços aéreos em vários países, como Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia. Outros não tiveram aeroportos fechados, mas apenas a alteração de determinados voos. Uma das companhias afetadas foi a Air France, que cancelou ontem dois voos rumo a Paris, o AF 455, que tinha saída às 16h de São Paulo, e o AF 443, que partiria do Rio às 16h20m. Dois voos a partir do aeroporto Charles de Gaulle tiveram os horários alterados: o AF 442, que deixaria a capital francesa às 23h30m, foi mudado para 21h50m, e o AF 545, que viri

Comitiva brasileira viaja aos EUA para cobrar sanções por acidente da Gol

Jornal da Câmara   Uma comitiva brasileira viaja amanhã para Washington, Estados Unidos, para pedir punição aos pilotos do jato Legacy que se chocou com um avião da Gol em setembro de 2006. Na época, as 154 pessoas que estavam a bordo do voo Gol 1907, que ia de Manaus a Brasília, morreram. Os pilotos do jato já respondem a processos criminais na justiça brasileira, mas, segundo o deputado Milton Monti (PR-SP), não há processo em andamento nos Estados Unidos que possa resultar em punição dos pilotos. Monti, que preside a Comissão de Viação e Transportes, lidera o grupo brasileiro que segue para Washington. Além dele, também viajam o deputado Jaime Martins (PR-MG), o perito Roberto Peterka e o advogado Dante D´Aquino. A comitiva deve visitar a House of Representatives - a Câmara dos Deputados dos EUA - , além de representantes da Federal Administration Aviation (FAA), instituição governamental dos Estados Unidos responsável pela gestão da aviaçã civil no país O grupo vai entregar

Beneficiários do Aerus promovem protesto

Aposentados da antiga Varig exigem pagamento integral de seu plano de previdência privada   Zero Hora   A busca pelo benefício da previdência privada pelo qual pagaram durante anos mobilizou ontem aposentados e pensionistas da antiga Varig, beneficiários do Instituto Aerus de Seguridade Social.   Manifestações foram realizadas em diferentes cidades do Brasil, lembrando que em 12 de abril de 2006 o instituto sofreu intervenção da então Secretaria de Previdência Completar.   Em Porto Alegre, a manifestação foi realizada na Praça da Matriz, no Centro, e reuniu dezenas de pessoas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Aeroviários do RS e da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, Celso Klafke, no Brasil são cerca de 17 mil aposentados afetados.   No Estado, são mais de mil. – Todos os aposentados da velha Varig pagaram religiosamente o plano de previdência. Hoje, a maioria recebe só 8% do que deveria receber – diz Klafke. No ano passado, um grupo de traba

Oferta de voos para fora do Brasil aumenta 63% desde 2003, diz Anac

Tarso Veloso, de Brasília - Valor As companhias nacionais de aviação operam menos da metade das decolagens para o exterior, segundo levantamento divulgado ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas vêm elevando sua presença nessas rotas. Do total de movimentos ao exterior, 591 são realizados por empresas internacionais e 329 por companhias nacionais. Atualmente são realizadas 920 decolagens por semana para 30 destinos internacionais. Em 2003, eram 563 - um aumento de 63,4%.   O número não inclui voos que transportam somente carga e nem possibilidades de conexão para outros destinos internacionais. A TAM é a aérea nacional com maior participação nos voos para outros países, com 203 decolagens semanais. A Gol/Varig realiza 122 e a Meta 4. Em 2003 as companhias nacionais realizavam 229 movimentos. O número em 2010 é 43,7% maior. Os voos operados por empresas estrangeiras passaram de 334 para 591. O aumento foi de 76,9%. O número de empresas estrangeiras também cresceu

Procurador nega pressão a pilotos

Peritos analisam gravações para identificar possíveis ordens de autoridades para que o avião do presidente pousasse na Rússia, apesar do mau tempo   Correio Braziliense O procurador-geral da Polônia, Andrzej Seremetis, negou ontem que exista algum indício de que o acidente aéreo do último sábado, no qual morreram o presidente Lech Kaczynski e mais 95 pessoas — inclusive a primeira-dama e vários ministros — possa ter resultado de pressões de autoridades a bordo do Tupolev-154 para que os pilotos pousassem em Smolensk, na Rússia, apesar do mau tempo e da orientação contrária dada pela torre do aeroporto. "No atual estado das investigações, não há nenhuma informação que aponte nesse sentido", afirmou Seremetis, acrescentando que peritos examinarão os ruídos de fundo contidos na gravação das conversas de bordo para determinar se "qualquer sugestão" foi feita ao comandante. A hipótese de uma interferência política fatal seria relacionada à determinação de evitar um

Justiça mantém horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas

Elaine Patricia Cruz Repórter da Agência Brasil São Paulo – A Justiça Federal em São Paulo manteve a liminar obtida pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e garantiu que o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, continue funcionando todos os dias entre as 6h e 23 h. A decisão é da juíza federal Rosana Ferri Vidor, da 2ª Vara Cível Federal de São Paulo. A Infraero foi autuada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no dia 3 de março deste ano por não ter cumprido 13 exigências ambientais (de uma lista de 100) para o funcionamento do aeroporto. O prazo foi prorrogado por mais 30 dias mas, quando esse prazo estava vencendo, a Infraero entrou com um pedido na Justiça para impedir que fosse multada em R$ 1 milhão pela secretaria. O pedido foi atendido e a juíza Anita Villani determinou, em caráter liminar, que a Infraero não poderia ser multada pela secretaria até o dia 10 de abril (último sábado). Agora, a decisão foi mantida pela juíza R

Solo reduz vida útil da pista do Aeroporto de Rio Branco

FABIO PONTES - A Gazeta do Acre A pista do aeroporto de Rio Branco 'Plácido de Castro' foi construída em um tipo de solo inapropriado para esse tipo de obra. Classificado como expansivo, o solo contribui diretamente no desgaste da área destinada para os pousos e decolagens das aeronaves, reduzindo seu tempo de vida útil. As pistas dos aeroportos são projetadas para uma operação de até 30 anos sem ser necessário grandes intervenções de reparo. Mesmo com essa particularidade, a pista não foi construída levando em consideração as conseqüências naturais provocadas pelo terreno. Por conta disso, a pista do aeroporto de Rio Branco teve sua vida útil reduzida em mais da metade. Com pouco mais de 10 anos de atividade, ela já apresenta sé-rias complicações em sua estrutura, exigindo manutenção periódica. "É uma situação particular", diz Daniel Sobrinho, superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O solo expansivo compromete a integri

MOLEZA VOADORA

Cláudio Humberto - Jornal de Brasília   O governo Lula vai ajudar, por quantia não revelada, o governo de Gana, na África, a comprar um jato 190 da Embraer para sua Força Aérea. O vice-presidente John Mahama, exultou em Brasília com a moleza: dez anos para pagar a 2,5% anuais, e dois anos de carência.

Apertem os cintos: um dia de sustos em três voos

Problemas ocorreram poucos dias após tragédia com comitiva da Polônia Evelyn Soares - Jornal do Brasil Poucos dias após o acidente aéreo que vitimou o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, a primeira-dama e outras 94 pessoas, três aviões sofreram problemas ontem em diferentes locais.   O voo 49 da American Airlines, que fazia o trajeto ParisDallas, foi desviado para o Aeroporto de Reykjavik, na Islândia. A presença de fumaça na cozinha da cabine provocou intoxicações leves em cinco tripulantes, segundo comunicado do Departamento de Aviação Civil do país. O Boeing 767-300 estava com 103 passageiros e 12 tripulantes.   Tim Smith, porta-voz da empresa, disse que uma equipe de manutenção vai iniciar as investigações. A hipótese de ataque terrorista já foi descartada. Na China, o Airbus A330, da Cathay Pacific, com 300 passageiros, foi obrigado a fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Hong Kong. Um incêndio no motor durante a aterrissagem foi detectado, mas os bombeiros c

TAM opera hoje mais voos por semana do que a velha Varig

DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de SP A operação da TAM hoje se equipara à atuação da velha Varig em frequências de voos. A Varig operava 192 frequências semanais em 2003. A TAM hoje opera 203. A Varig tinha uma malha bem ampla, com mais voos de longo curso, enquanto a TAM está mais concentrada na América do Sul, com poucos destinos na Europa e nos Estados Unidos.   "Quando a Varig quebrou, existia um temor de que o Brasil ficaria desconectado do mundo, órfão de uma companhia de bandeira. Mas a TAM não só ocupou o lugar da Varig como a superou em número de frequências", avalia André Castellini, sócio da consultoria Bain&Company. Para o vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, a estratégia de oferecer mais voos para menos destinos está ligada a uma disciplina financeira que não existia na Varig. "Operação internacional é algo caríssimo e a TAM faz conta. A Varig atuava em vários mercados onde, para nós, a conta não fecha", d

Empresa aérea estrangeira ganha espaço

Existem hoje 42 companhias internacionais em operação no Brasil, ante 31 há sete anos, mostra levantamento da Anac Empresas brasileiras, que detinham 41% do mercado internacional em 2003, hoje são responsáveis por apenas 35% dos voos MARIANA BARBOSA DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de SP Com a economia brasileira no centro das atenções, o número de companhias estrangeiras que querem voar para o Brasil não para de crescer. Existem hoje 42 estrangeiras voando regularmente para o Brasil, ante 31 há sete anos, quando a velha Varig ainda era relevante nesse mercado. E elas não param de chegar. A colombiana Aero República acaba de receber autorização. Outras duas empresas latinas e mais a Qatar Airways já manifestaram interesse em voar para o Brasil ainda neste ano. Com o avanço das estrangeiras, o Brasil está hoje mais conectado ao resto do mundo do que nos tempos da velha Varig, que chegou a ter voos regulares até para o Japão e Hong Kong. Em 2003, os voos regulares ligavam o Brasil a

Rússia aponta erro humano em acidente com avião da Polônia

Autoridades russas não encontram falha técnica no Tupolev que caiu sábado, com presidente polonês a bordo Andrei Netto - O Estado de S.Paulo Com base em informações da caixa-preta do avião, localizada entre os destroços do Tupolev-154, as autoridades aeronáuticas da Rússia informaram ontem que o acidente que matou o presidente polonês, Lech Kaczynski, e boa parte da elite política da Polônia foi causado por um erro humano. Segundo a investigação preliminar, não houve falha técnica no avião. As conversas registradas pelas caixas-pretas indicariam ainda que o piloto teria tomado decisões equivocadas na aproximação da aeronave da pista militar de Smolensk. "O piloto foi informado das condições meteorológicas complicadas, mas tomou a decisão de aterrissar", afirmou o chefe do Comitê de Investigação, o promotor russo Alexandre Bastrykine. Uma reconstituição computadorizada da trajetória do avião indicou que, em sua quarta tentativa de aterrissar, o piloto teria ignorado as

A difícil escolha da Embraer

O executivo Mauro Kern, vice-presidente de novos projetos, precisa decidir como a empresa reagirá ao avanço dos concorrentes Melina Costa - O Estado de S.Paulo O gaúcho Mauro Kern terá meses especialmente tensos pela frente. Com quase trinta anos de Embraer, o executivo foi escolhido, há duas semanas, vice-presidente de novos projetos para a área de aviação comercial (um cargo que, até então, não existia). No novo posto, ele tem até o início do ano que vem para tomar uma decisão crucial para o destino da companhia: como reagir ao abrupto aumento de competição. Até meados da década, quatro fabricantes atacarão o mercado de aviões médios, em que a brasileira é líder com mais de 40% de participação. "Temos um cenário desafiador pela frente com o acirramento da concorrência", diz Kern. "Estamos nos aproximando do momento da decisão sobre produtos novos. Mas ainda não temos a resposta." Para que Kern possa se dedicar a essa questão, o dia a dia da unidade de aviões

TAP voa de Campinas a Lisboa

Companhia aérea portuguesa busca em Viracopos alternativa ao Aeroporto Internacional de Guarulhos Dubes Sônego - Brasil Econômico De olho no crescimento da demanda pelo transporte aéreo de cargas, mas com dificuldade de encontrar espaço para novas frequencias no aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, a companhia aérea portuguesa TAP planeja iniciar voos diretos para Lisboa, a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O voo de estreia está marcado para 3 de julho. "É nossa grande aposta para o ano", afirma José Anjos, diretor geral de cargas da TAP no mundo. Com três frequencias semanais extras saindo do estado de São Paulo (terças, quintas e sábados), a companhia ampliará em 45 toneladas a oferta de carga, em cada sentido. Em termos financeiros, segundo Pedro Mendes, diretor de cargas da TAP para o Brasil, a ampliação potencial de rendimentos é de US$ 500 a US$ 800 mil por mês. Não é muito, do ponto de vista financeiro. Porém, seg