Pular para o conteúdo principal

Rússia aponta erro humano em acidente com avião da Polônia

Autoridades russas não encontram falha técnica no Tupolev que caiu sábado, com presidente polonês a bordo

Andrei Netto - O Estado de S.Paulo

Com base em informações da caixa-preta do avião, localizada entre os destroços do Tupolev-154, as autoridades aeronáuticas da Rússia informaram ontem que o acidente que matou o presidente polonês, Lech Kaczynski, e boa parte da elite política da Polônia foi causado por um erro humano.

Segundo a investigação preliminar, não houve falha técnica no avião. As conversas registradas pelas caixas-pretas indicariam ainda que o piloto teria tomado decisões equivocadas na aproximação da aeronave da pista militar de Smolensk.

"O piloto foi informado das condições meteorológicas complicadas, mas tomou a decisão de aterrissar", afirmou o chefe do Comitê de Investigação, o promotor russo Alexandre Bastrykine.

Uma reconstituição computadorizada da trajetória do avião indicou que, em sua quarta tentativa de aterrissar, o piloto teria ignorado as orientações da torre, aproximando-se em altitude insuficiente e atingindo a copa de árvores antes de se chocar com o solo.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, anunciou no sábado que lideraria pessoalmente a investigação do acidente.

Em mensagem na TV, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, lamentou as mortes. "O povo russo e eu fomos profundamente abalados pela morte do presidente Kaczynski, sua mulher, Maria, e dos membros da delegação", afirmou."Eu prometo que as causas dessa tragédia serão investigadas com a mais próxima colaboração com as autoridades polonesas."

As cerimônias em Varsóvia se estenderão pelos próximos dias. Ontem, ainda estava indefinido se o sepultamento de Kaczynski ocorrerá em funeral individual, ou se aguardará a identificação do corpo de Maria, com o qual seria, então enterrado.

A vida política do país também segue indefinida. Por ora, Bronislaw Komorowski, presidente da Câmara Baixa, exerce a presidência. Eleições serão convocadas, mas a data da votação segue indefinida.

Luto em Varsóvia

Uma multidão tomou ontem as ruas de Varsóvia para prestar homenagem a Lech Kaczynski e aos outros mortos do acidente. Ao meio dia, sirenes soaram, marcando o intervalo de dois minutos de silêncio. Os corpos do presidente e da mulher dele foram recebidos pela filha do casal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul