Pular para o conteúdo principal

Postagens

Fracassa acerto de contas da Varig com União

FELIPE SELIGMAN LEANDRA PERES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE S.PAULO O acordo entre a antiga Varig e o governo, que previa acerto de contas e a transferência de recursos para o pagamento dos aposentados da empresa, não tem condições jurídicas de ser fechado. A área técnica do governo terminou levantamento de dívidas e do crédito da empresa e concluiu que há um saldo negativo de R$ 1 bilhão. A Varig tem R$ 2,7 bilhões a receber da União. A dívida que a Varig acumula em impostos e contribuições atrasadas supera R$ 3,7 bilhões. A Folha apurou que a saída para o problema é aprovar lei que dê benefícios especiais à Varig e permita à área jurídica do governo incluir no acerto de contas créditos que ainda são considerados duvidosos, por exemplo. A decisão já foi comunicada oficialmente aos aeronautas. No início da semana, o ministro Luís Adams (Advocacia Geral da União) se reuniu com a presidente do sindicato, Graziella Baggio, e entregou o relatório preparado pelo governo.

Movimento em aeroportos deve subir 50%

Aumento da demanda em razão do crescimento econômico preocupa mais o governo do que o fluxo para a Copa de 2014 Objetivo é montar plano de expansão que gere folga de pelo menos 10%; SP, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador são principais problemas DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE S.PAULO O afluxo de passageiros devido à Copa do Mundo de 2014 não é o fator que mais preocupa o governo Luiz Inácio Lula da Silva em relação aos aeroportos, mas sim a demanda prevista para os próximos anos. Segundo dados apresentados ontem ao presidente Lula, o número extra de passageiros nos 16 aeroportos de cidades que receberão jogos da Copa ficará entre 2 milhões e 2,5 milhões. Isso deve representar apenas cerca de 1,5% dos 150 milhões de pessoas que devem transitar nesses aeroportos durante o ano do Mundial. Hoje, a demanda nos 16 aeroportos das cidades-sede do evento esportivo está em 100 milhões de passageiros por ano. Ou seja, a previsão é que, por conta do crescimento econômico do paí

Copa e eleição barram concessão de aeroporto

Governo avalia que o processo de licitação deixaria finalização das obras muito perto da Copa do Mundo de 2014 Pesa também o fato de a privatização destoar do discurso eleitoral a favor das estatais que deve ser usado na campanha petista VALDO CRUZ DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – FOLHA DE S.PAULO  A Copa do Mundo de 2014 e o fator eleitoral no próximo ano ameaçam a implantação de um plano de privatização de aeroportos no país, hoje administrados pela estatal Infraero. A avaliação técnica dentro do governo federal é que não há mais tempo para privatizar e reformar os aeroportos antes do Mundial de futebol -seria mais rápido, e menos arriscado, portanto, ajustar terminais e pistas com dinheiro estatal. Além disso, a equipe do presidente Lula teme perder um trunfo eleitoral e dar munição à oposição se lançar um plano de privatização logo em 2010. Ontem, Lula fez reunião interministerial para tratar do tema, mas nenhuma decisão foi tomada. Há mais de um ano o governo discute inte

CCJ aprova maior participação estrangeira em empresas aéreas

Alex Rodrigues – Jornal do Brasil Brasília - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que aumenta dos atuais 20% para 49% o limite máximo de presença de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. Aprovada em caráter terminativo, a matéria só será apreciada pelo plenário do Senado caso algum senador peça que isso aconteça. Caso contrário, o projeto segue para a análise e votação da Câmara dos Deputados. Em junho passado, o projeto também foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Proposto em 2004 pelo ex-senador e atual vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, o projeto modifica o Artigo 181 do Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7565/86). Quando apresentou o projeto, em 2004, Octávio classificou o código como “bastante restritivo”, garantindo que, mesmo com a mudança, a lei continuará impedindo que estrangeiros assumam o controle societário das companhias aéreas nacionais. Ainda de

Infraero: sete consórcios estão na disputa da licitação do 3º Terminal de Guarulhos

Infraero O Diário Oficial da União (Seção 3) publicou, nesta terça-feira (24/11), o resultado da Habilitação da Concorrência Internacional para contratação dos projetos para a construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP). A Infraero, dando prioridade aos investimentos necessários à realização da Copa de 2014, julgou habilitadas para participar da licitação sete concorrentes. A licitação internacional contempla serviços e estudos preliminares, projeto básico, projeto executivo e serviços complementares também para o edifício garagem, sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves, implantação da rede de queroduto e demais obras complementares. O preço de referência da licitação é R$ 38 milhões. Os sete consórcios que participam da disputa são: Concremat/ATP/MHA Engenharia; Engevix/Planway; ESA/INECO; Geplan/Estel/Esteio e Ricardo Amaral Arquitetos; PJJ Malucelli Arquitetura e Construção Lt

O 'big brother' dos aeroportos

Infraero monitora terminais em tempo real. Anac pode multar TAM Geralda Doca – O Globo BRASÍLIA. O presidente da Infraero, Murilo Barboza, é um big brother dos Aeroportos. Ele controla em tempo real sete importantes Aeroportos do país, entre eles o Santos Dumont e o Tom Jobim (Galeão), ambos no Rio. O sistema permitiu que ele acompanhasse de sua mesa, no escritório da estatal em Brasília, toda a confusão nos balcões de check-in da TAM, com filas e atrasos de voos na quintafeira, véspera do feriado da Consciência Negra. A empresa teve problemas com seu sistema de informática. Enquanto a TAM anunciava na quinta-feira pela manhã que a situação estava regularizada, Barboza pôde visualizar no decorrer no dia aglomerações de passageiros nos balcões da companhia em Guarulhos (São Paulo) — onde a situação foi mais crítica. Uma foto digitalizada da Infraero a qual O GLOBO teve acesso mostra que, até as 21h, o tumulto ainda era grande. Ele disse que gastou boa parte do expediente daque

Governador do Rio defende veto à base da Azul no Santos Dumont

Segundo Cabral, Aeroporto do Rio não teria condições de receber voos Dimmi Amora – O Globo O governador do Rio, Sérgio Cabral, defendeu ontem, em evento de comemoração ao Dia da Consciência Negra, a posição de não permitir que a companhia aérea Azul tivesse como base o Aeroporto Santos Dumont. A empresa aérea brasileira, que completará um ano em dezembro, tentou fazer com que o terminal do Centro do Rio fosse sua base de operações, mas, como os governos estadual e municipal foram contra, a Azul transferiu sua sede para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Reportagem publicada ontem no GLOBO mostrou que o Rio perdeu economicamente em não permitir que a Azul centrasse suas operações no Santos Dumont. Com isso, o número de passageiros no Aeroporto de Campinas passou de 912,5 mil no acumulado dos dez primeiros meses de 2008 para 2,604 milhões no mesmo período deste ano. Isso significa que este movimento e todos os impactos econômicos — impostos, empregos e negócios — poderia

O sonho de voar sem poluição

Equipe de cientistas trabalha na construção de avião capaz de dar a volta ao mundo utilizando apenas energia solar. Realização da façanha está prevista para 2012 Silvia Pacheco – Correio Braziliense Um avião capaz de dar a volta ao mundo sem usar uma gota de combustível parece ficção, mas não é. Trata-se do Solar Impulse, projeto que tem o objetivo de dar a volta no globo a bordo de um avião movido exclusivamente por energia solar, deixando de lado qualquer outro tipo de fonte energética. Chamada de HB-SIA, a aeronave, semelhante a um aeroplano, deve voar durante o dia e à noite, demonstrando o potencial de uso das energias renováveis. Os suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg(1), idealizadores da iniciativa, esperam induzir indústria, cientistas, políticos e sociedade civil às mudanças necessárias para alcançar uma melhor utilização dos recursos energéticos e maior respeito ao meio ambiente. O Solar Impulse nasceu da crença de Piccard de que a maior façanha deste século

Viagens de negócios aquecem mercado aéreo

Volta dos passageiros corporativos vem sendo fundamental para o crescimento do setor Michelly Chaves Teixeira – O Estado de S.Paulo A ascensão das classes C e D abre às companhias aéreas perspectivas de negócios animadoras, mas foi a volta dos viajantes a negócios que mereceu destaque nos balanços financeiros da TAM e Gol. Parte da expansão de 26% do mercado doméstico no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2008, é atribuída pelas aéreas às viagens corporativas, que engrenam uma retomada neste cenário de reativação da atividade econômica. Para o presidente da TAM, Líbano Barroso, este segmento deve manter o ritmo histórico de superar duas vezes e meia a expansão do PIB, estimada em 5% pelos economistas para 2010. Segundo ele, esse mercado reagiu de forma mais clara a partir da segunda quinzena de setembro. Até 15 de dezembro, a busca destes clientes por voos continuará "forte", mas depois, até o fim de janeiro, entram em cena os viajantes a lazer.

Avião faz pouso forçado em rodovia de São Paulo

Jornal do Brasill   São Paulo Um avião de pequeno porte fez um pouco forçado no início da noite de domingo na rodovia SP-008, no interior paulista, próximo ao município de Pinhalzinho. O piloto do Cessna modelo 201 transportava cinco pessoas – entre elas duas crianças. Ninguém se feriu, apesar do susto. O monomotor decolou de Belo Horizonte (MG). O problema foi a falta de combustível, apontou investigação preliminar – versão confirmada pelo piloto. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, o piloto da aeronave informou que sobrevoava a cidade de Pinhalzinho, por volta das 18h, em direção a Jundiaí ( 58 km de São Paulo), quando o avião perdeu força. Ele decidiu realizar um pouso em uma plantação próxima, mas devido à perda do controle da aeronave, não teve tempo e precisou aterrissar na rodovia, interditando a via no sentido Bragança. Uma asa chocou-se em uma arvore, mas não causou estragos.   (Com agências)

Ministério da Defesa autoriza operações noturnas no Aeroporto de

Mercado & Eventos O secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho, disse ontem (17/11), durante reunião com o governador Jaques Wagner, que o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus será liberado para operações de pousos e decolagens durante a noite, a partir do dia 17 de dezembro. A audiência contou ainda com a participação dos secretários Domingos Leonelli (Turismo), Walter Pinheiro (Planejamento) e representantes das companhias aéreas TAM e Gol e da Infraero, empresa que administra os aeroportos. Segundo o brigadeiro, um voo de inspeção foi realizado na última semana para a realização de testes de um sistema denominado Ponto no Espaço, que permite a combinação da aproximação por instrumentos e aterrissagem visual noturna. Apesar disso, os integrantes das empresas aéreas apresentaram algumas ponderações, segundo informou o secretário Domingos Leonelli. O titular da Setur destacou ainda o empenho pessoal do governador Jaques Wagner, "que fez uma

Governo deve enviar projeto com aumento de tarifas aéreas

Idhelene Macedo - Jornal da Câmara O governo deverá enviar ao Congresso projeto que prevê aumento de 1% a 3% no preço das tarifas aéreas. O objetivo é criar um fundo para subsidiar as tarifas da região da Amazônia Legal. A proposta será encaminhada após a conclusão de estudos adicionais do Ministério da Defesa, mas é da Casa Civil a decisão política sobre o encaminhamento do projeto. A criação do fundo foi uma das soluções apontadas por representantes do governo durante audiência pública na terça-feira (17), na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. A reunião foi realizada a Governo deve enviar projeto com aumento de tarifas aéreas pedido dos deputados Zé Geraldo (PT-PA), Silas Câmara (PSC-AM), Natan Donadon (PMDBRO), Perpétua Almeida (PCdoBAC) e Janete Capiberibe (PSB-AP), para discutir o Programa de Desestatização dos Aeroportos Brasileiros. De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da P

Embraer venderá 20 aviões

Jornal de Brasília A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) vai vender 20 aviões do modelo 190 AR para o governo argentino. A compra no total envolve cerca de US$ 700 milhões. Parte do financiamento, cerca de 85% será realizado via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante por meio do Banco de la Nación. As nove primeiras aeronaves serão entregues em junho de 2010, as demais em 2011. O acordo para a venda das aeronaves foi firmado ontem durante reuniãodos presidente Lula e da Argentina, Cristina Kirchner, no Itamaraty. No encontro, a presidente argentina elogiou a iniciativa. "Os aviões farão parte da nova frota de aeronaves e envolve um grande investimento", disse Cristina. "É um tema de questão econômica e política" De acordo com Lula, o BNDES é um "parceiro entusiasta" da integração da parceria Brasil e Argentina. Segundo Lula, desde 2005, foi desembolsado US$1,2 bilhão para projetos de ampliação e modernização

Gol estuda ampliar voos para o Caribe

Daniela Milanese, LONDRES - O Estado de S.Paulo O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, disse ontem em Londres que existe uma real possibilidade de a empresa aumentar os voos e as rotas para o Caribe. Em julho, a empresa começou a voar para Aruba e Curaçao, e agora analisa novos destinos, até mesmo com rotas a partir de Caracas e Bogotá. "Estamos fazendo uma análise", disse. O executivo também contou que está estudando propostas recebidas de agências de turismo para usar as aeronaves 767 da empresa para voos charter. Atualmente, seis aviões desse modelo estão no chão, o que representa um custo de US$ 3 milhões por mês. "Existe demanda das operadoras de turismo", disse. Ele contou que considera a possibilidade de fechar contratos de médio prazo (seis meses) para destinos na América do Norte ou então entre a Argentina e o Nordeste brasileiro. Segundo ele, a demanda por voos está reagindo fortemente no Brasil, após um início de ano difícil em razão

Azul comemora taxa de ocupação elevada

Alexandre Rodrigues - O Estado de S.Paulo Prestes a completar um ano de existência, a Azul vem operando com taxas de ocupação acima de 87%. Segundo o vice-presidente operacional da empresa, Miguel Dau, em outubro a média de assentos ocupados foi de 87,2%. Segundo ele, é um desempenho surpreendente, já que a média das grandes companhias está em torno de 70%. "Operando acima de 87%, a área operacional está ralando. Há dias em que a nossa ocupação média bate 94%", disse o executivo. O bom desempenho operacional deixa a empresa otimista em relação ao crescimento do setor em 2010, mas Dau disse que a Azul não está focada agora na ampliação da sua pequena fatia de 4,4% do mercado. "A Azul não está atrás de market share. Buscar mercado tendo prejuízo é suicídio. A Azul quer crescer de forma sustentável." Com suas principais rotas originadas em Campinas (SP), o executivo disse que os resultados são acima da expectativa em todos os 16 destinos da companhia no País. &q