Pular para o conteúdo principal

Postagens

França retomará busca de caixa-preta em 2010

O Estado de S.Paulo   As buscas pela caixa-preta do Airbus A330 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris em 31 de maio e caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas de 32 nacionalidades, serão retomadas em 2010. A informação foi dada ontem, em Brasília, pelo representante da Agência de Investigações e Análises de Acidentes da França (BEA), Paul-Louis Arslanian. Ele participou de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, e destacou que as autoridades francesas ainda não conseguiram definir as causas da tragédia. De acordo com Arslanian, um relatório deve ser publicado neste ano com informações preliminares. Ainda segundo Arslanian, o acidente e a dificuldade de recuperar a caixa-preta levaram as autoridades francesas a discutir a possibilidade de o aparelho passar a transmitir as informações de voo em tempo real - e não somente registrá-las. Na audiência, Yannick Malinge, da Airbus, expôs algumas das providências adotadas após a tragédia,

Aeronáutica aponta que 8 fatores contribuíram para acidente da TAM

Simulações indicam posição errada de manetes durante a aterrissagem e revelam falhas no sistema de alerta Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que oito fatores contribuíram de maneira decisiva para a tragédia com o voo 3054 da TAM, que deixou 199 mortos, em 17 de julho de 2007. O relatório final sobre o maior acidente aéreo do País, a que o Estado teve acesso, diz que os peritos não encontraram evidências de falha nas engrenagens dos manetes (aceleradores). Como o equipamento se encontrava muito destruído pelo fogo e pelo impacto da queda, não foi possível determinar com 100% de certeza em que posição as alavancas de potência estavam no momento em que o Airbus A320 varou a pista do Aeroporto de Congonhas. O relatório ainda não foi oficialmente divulgado. O Setor de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o texto está em fase final de elaboração e deve ser concluído este ano. Oco

Investigação da FAB sobre caso TAM não conclui quem errou

Relatório aponta que acidente ocorrido em 2007 foi provocado pela posição incorreta do manete ELIANE CANTANHÊDE, COLUNISTA DA FOLHA ALAN GRIPP , DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O relatório da Aeronáutica sobre o voo 3054 da TAM, que se chocou com um prédio nos arredores de Congonhas, em 17 de julho de 2007, matando 199 pessoas, aponta como fator decisivo da tragédia a posição incorreta do manete direito (alavanca que controla a potência do motor), mas é inconclusivo quanto aos motivos desse erro. Ou seja: não conseguiu esclarecer se o manete direito (que controla a turbina direita) estava na posição errada por falha humana ou mecânica. Conforme a Folha apurou, o documento confirma que o manete estava em posição "climb" (de aceleração), quando o correto era que estivesse em "idle" (ponto morto). Por isso, o computador do avião recebeu o comando de acelerar, e não o de parar, após o pouso na pista úmida do aeroporto. O documento não trará explicações nem deduções para o

Associação de vítimas de voo da TAM descarta culpa de pilotos

Segundo relatório da Aeronáutica, aceleradores estavam em posição errada; acidente matou 199 em 2007 Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo SÃO PAULO - A Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do voo TAM JJ 3054 (Afavitam) se mostrou surpresa com a conclusão do relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o acidente, revelada pelo Estado nesta terça-feira, 27. Segundo o documento, oito fatores contribuíram para a tragédia. Simulações do maior desastre aéreo do País feita pelo órgão indicaram posição errada de manetes (aceleradores) durante a aterrissagem e revelam falhas no sistema de alerta da aeronave. "Não acreditamos na culpabilidade dos pilotos, porque não há provas (...) e os outros fatores do acidente?", indagou Roberto Gomes, assessor de imprensa da Afavitam, ao estadao.com.br . Veja também: Cronologia das tragédias da aviação brasileira "Os pilotos fazem parte das 199 estrelas que estavam n

Pista e até crise aérea influenciaram pilotos

Conclusão consta do relatório final do Cenipa sobre acidente em Congonhas que matou 199 Bruno Tavares e Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo As dificuldades de operação em Congonhas, a pressão silenciosa da companhia aérea para que se evitasse pousar em aeroportos alternativos, as condições meteorológicas adversas e até a conjuntura da crise aérea tiveram influência negativa sobre os pilotos do voo 3054 da TAM. A conclusão consta do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a maior tragédia da aviação brasileira, que deixou 199 mortos em julho de 2007. A hipótese mais provável para o acidente, segundo o Cenipa, é de que a tripulação do Airbus A320 tenha deixado de seguir o procedimento recomendado e deixado um dos manetes (aceleradores) na posição de subida e outro em "marcha lenta". Ao longo de quatro páginas do relatório, peritos do Cenipa analisam cada um dos aspectos técnicos e operacionais do voo 3054. O texto lem

Mostra lembra a vida de Santos-Dumont

Exposição começa hoje em Dumont (SP), onde ele viveu dos 7 aos 12 anos Brás Henrique, RIBEIRÃO PRETO - O Estado de S.Paulo Para comemorar o Dia do Aviador, hoje, será aberta oficialmente, em Dumont, na região de Ribeirão Preto, a mostra do projeto cultural Santos-Dumont, de próprio punho, com entrada gratuita. A mostra, que termina em 20 de dezembro, foi montada no Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos-Dumont, instalado no prédio da prefeitura, onde o aviador passou a infância, dos 7 aos 12 anos. Centenas de fotos, vídeos, documentos, cartas, livros, jornais de época e objetos pessoais estão em exposição, além de maquetes de dirigíveis e aviões. O destaque fica para a réplica do 14-Bis. A vice-prefeita Rosiane Marin Fernandez Dias (PMDB) destaca que a réplica é acompanhada de uma plataforma multimídia, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer, de maneira interativa, os vários aspectos da vida de Santos-Dumont. O museu também exibe a tela do pintor belga George

STJ dobra indenização devida pela Gol

O Estado de S.Paulo   O Superior Tribunal de Justiça mais do que dobrou o valor da indenização que a Gol terá de pagar à família de Quézia Moreira, vítima da queda do Boeing da empresa em 2006, após choque com um jato Legacy, matando 154 pessoas. O valor da indenização a ser paga à família foi aumentado de R$ 240 mil para R$ 570 mil.

Passageiros poderão avaliar aeroportos

Maria Cristina Frias - Folha de S.Paulo Os usuários do sistema de transporte aéreo brasileiro terão um espaço na internet para avaliar os serviços dos aeroportos. A iniciativa será divulgada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) amanhã, mas ainda não há definição sobre quando ela será implementada. A partir da percepção dos passageiros sobre uma série de indicadores, como acesso a embarque e entrega de bagagens, a Anac vai elaborar um ranking de qualidade entre os aeroportos do país. Desde 19 de maio, a Anac possui um sistema semelhante para avaliar as companhias aéreas, o Espaço do Passageiro, que fica hospedado no site www.anac.gov.br/passageiro . O portal recebeu 14.440 visitas até ontem. A decisão de avaliar os aeroportos agrada à Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), que defende o sistema de concessões nos aeroportos brasileiros e a definição de critérios de qualidade dos serviços. "No sistema de concessões, a prestação de serv

Voo pré-pago

O Globo   A Webjet quer pôr as classes C e D para voar. Hoje, na Abav 2009, lança plano de parcelamento sem análise de crédito. Funciona como um consórcio. O passageiro paga pelo trecho escolhido em até 12 parcelas fixas, mas só viaja depois de quitar a dívida. Pode também usar parte do total para voar em outra rota.

Aeroporto amplia número de voos

Bezerra terá o terminal ampliado. O atual não suporta a demanda de passageiros ELIZÂNGELA SANTOS, Juazeiro do Norte - Diário do Nordeste O Cariri passará a ter mais um voo a partir de dezembro. Será o quinto diário, desta vez direto para São Paulo. Segundo a gerência do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, a OceanAir começa a operar com a nova linha a partir do dia 17 do último mês do ano. Os voos sairão de Juazeiro a partir das 8h30. Atualmente esta empresa opera com dois voos para Fortaleza e Brasília, com conexões nos principais aeroportos do Sudeste do País. A Gol, com dois voos, também para a Capital do Estado.   Um dos principais problemas enfrentados pelo aeroporto está relacionado, principalmente, com a atual estrutura de quase quatro décadas, não suportando o volume de passageiros. Normalmente, nos voos que chegam e saem à tarde, o terminal fica praticamente intransitável, lotado. A demora na entrega das bagagens tem sido outro agravante, por conta da esteira ser menor

Embraer apresenta jato Legacy 650 nos EUA

O Estado de S.Paulo A Embraer apresentou ontem o novo jato Legacy 650, cujas primeiras entregas estão programadas para o segundo semestre de 2010. Segundo a empresa, dois jatos estão realizando atualmente voos de teste. O Legacy 650 foi apresentado durante a Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA), em Orlando.

Gol e Iberia passarão a compartilhar voos internacionais e

Clientes também poderão usar programas de milhagens das empresas Carter Anderson Enviado especial* - O Globo MADRI. A Gol firmou ontem com a Iberia seu quarto acordo este ano de code share (compartilhamento de voo) com empresas internacionais de aviação. Em cerca de duas semanas, as duas companhias também deverão fechar uma nova parceria, que beneficiará os participantes dos programas de milhagem da Gol (Smiles) e da Iberia (Iberia Plus). Eles poderão acumular e resgatar seus bônus para voar nos aviões das duas empresas. O vice-presidente da Gol, Wilson Maciel Ramos — que anunciou o acordo ao lado da diretora de Vendas Internacionais da empresa espanhola, Silvia Cairó, em Madri — informou que a previsão é que o compartilhamento de voos comece a valer a partir de janeiro ou fevereiro de 2010. Antes, precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). (*) O jornalista viajou a convite da Iberia e da Gol.

Aviação regional

Jornal da Câmara   Paes Landim (PTB-PI) defendeu a restauração da aviação regional no Brasil e lembrou que o alcance desse meio de transporte já chegou a 403 municípios brasileiros, e hoje atinge apenas 126. Entre os aspectos positivos da aviação regional, Landim citou o fortalecimento da Embraer, que, junto com a canadense Bombardier, possui os aviões mais apropriados para esses voos. O deputado ressaltou que empresas internacionais, como a TAP e a Air Canadian, utilizam aviões da Embraer para os voos regionais. Na avaliação do parlamentar, o duopólio hoje do mercado nacional tem exercido um grande lobby contra a aviação regional. O Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), citou Landim, recebe 10 mil turistas por ano "e terá um fluxo espetacular com o restabelecimento da aviação regional".

Anulada indenização de grevistas da Vasp

Aeronautas readmitidos após greve de 88 recebiam até R$3,4 milhões da Comissão de Anistia Evandro Éboli - O Globo BRASÍLIA. Em decisão inédita e unânime, a Comissão de Anistia anulou o pagamento de indenizações milionárias a 27 aeronautas (oito pilotos e copilotos e 19 comissários) da extinta Vasp, e reduziu a alta prestação mensal que vinham recebendo desde 2004: cerca de R$23 mil por mês, mais retroativo que chega a R$3,4 milhões, as maiores já aprovadas. A comissão suspendeu, ao todo, o pagamento de R$37,2 milhões de atrasados ao grupo. A revisão, na última sexta-feira, foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União, que considerou abusivo e ilegal o montante pago. O grupo foi anistiado em 1994 pelo Ministério do Trabalho por ter sido demitido em 1988, após greve. Um ano depois foram readmitidos pela Vasp, o que descaracteriza perseguição política. Portanto, não teriam direito a indenização. Até hoje, os 27 profissionais acumulam salários ou aposentadoria da empresa com a pre

Santos Dumont: sistema contra fogo é precário

TCU constata que instalação de equipamento sofisticado de prevenção de incêndio no Aeroporto nunca foi concluída Regina Alvarez - O Globo BRASÍLIA. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que investiga as obras inacabadas de ampliação do Aeroporto Santos Dumont, descobriu que o sistema ultrassofisticado de detecção e alarme de incêndios, adquirido há cerca de cinco anos e à prova de falha humana, está inoperante. Embora já tenha sido atingido por dois grandes incêndios, em 1998 e 2007, o Aeroporto hoje conta apenas com o apoio de brigadas e algumas câmeras de vídeo na prevenção de incêndios. Os auditores constataram que a instalação do equipamento nunca foi concluída, por isso o sistema não funciona. - O equipamento foi comprado, pago e abandonado. Nunca foi instalado - explicou o titular da 3ª Secretaria de Controle Externo do TCU, Edison Franklin Almeida. O problema foi detectado numa auditoria que investiga outras irregularidades nas obras de ampliação. A gravidade