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Equipe da Aeronáutica segue trilha em busca de helicóptero que caiu

Hélcio Consolino – O Estado de São Paulo Uma equipe do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos retomou ontem as buscas pelo helicóptero desaparecido no ano passado com o presidente da Avibrás, João Verdi Carvalho Leite, e sua mulher, Sônia Verdi. Com apoio da Polícia Militar do litoral norte e moradores da região, o grupo iniciou a caminhada a partir de Sertão da Quina, na Praia de Maranduba, em Ubatuba, onde a aeronave teria caído. As buscas foram determinadas depois que o morador e mateiro Heraldo dos Santos disse ter encontrado parte dos destroços, documentos e ossadas, no último fim de semana, na área. O próprio empresário, de 72 anos, pilotava o helicóptero, que decolou em 23 de janeiro de 2008 de Angra dos Reis (RJ) para São José dos Campos. Não houve mais contato e as primeiras buscas foram suspensas em 23 de fevereiro de 2008. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica de Brasília, desta vez há fotos com fortes indícios de que os

Adotados pelo Tom Jobim

Família argentina que mora o Panamá se perde na volta para casa e vive há duas semanas da solidariedade no aeroporto internacional Carlos Braga e Vasconcelo Quadros – Jornal do Brasil O endereço da família Sava, na maior parte dos 34 últimos dias, tem sido o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Lá eles dormem, banham-se, almoçam, jantam e tomam café da manhã. À noite, Liliana Edith Sava, 43 anos, lava a roupa das filhas Elizabeth Guadalupe Sava, 6 anos, Bianca Carolina Sava, 4 e Johana Elena Sava, 2, na pia dos banheiros, e as pendura debaixo das mesas da praça de alimentação. As maiores, ela estica sobre os carrinhos usados para carregar malas. Tudo é feito com muita discrição, para não interferir no dia a dia do lugar. – De manhã já estão secas – garante Liliana. Elas, Carlos Ignacio Chavez, 49 anos, o pai das crianças, e Edith Noemi Villanueva, 49 anos, irmã dele, esperam uma solução, que não fazem ideia de onde poderá vir, para voltar para casa, no Panamá. Chegaram ao Rio

Avião iraniano cai com 168 pessoas a bordo; não há sobreviventes

Do UOL Notícias* Em São Paulo Um avião iraniano com 168 pessoas a bordo caiu na manhã desta quarta-feira (15) quando fazia a rota entre Teerã e Yerevan, capital da Armênia. A polícia local confirmou que todos os ocupantes da aeronave morreram e disse que estão procurando a caixa-preta.   "No avião, viajavam 153 passageiros e 15 membros da tripulação. Todos morreram", afirmou o comandante Massoud Jafari Nasab, chefe da Polícia de Qazvin, cidade próxima ao local do acidente. Um representante da Caspian Airlines disse à agência "AP" que a maioria dos passageiros é de origem armênia, mas havia também cidadãos georgianos à bordo. No voo estavam oito membros da equipe nacional de judô juvenil do Irã, dois treinadores e um chefe da delegação. Eles iam treinar com a equipe armênia antes de ir a uma competição na Hungria, em 6 de agosto. O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad divulgou na manhã de hoje uma nota manifestando condolências pela morte dos passa

Longa espera para embarcar

Passageiros da TAM enfrentaram ontem fila grande no saguão do aeroporto e desinformação. Empresa não explicou as causas do problema. Das partidas com origem em Brasília, 25,8% saíram com atraso, índice maior que no Rio de Janeiro e em São Paulo Elisa Tecles – Correio Braziliense As férias começaram com dor de cabeça para dezenas de passageiros da TAM em Brasília. Quem embarcou em voos da companhia desde as 9h de ontem enfrentou filas de mais de uma hora no saguão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Antes do meio-dia, a fila principal tinha início no balcão da companhia e seguia até a pista de carros. Por volta das 11h30, funcionários da TAM ainda realizavam o check in de voos marcados para partir às 11h. Entre a meia noite de sábado e as 17h de ontem, 25,8% dos voos com origem em Brasília estavam atrasados — 23 das 89 partidas previstas. O índice é alto se comparado ao movimento de outros aeroportos no mesmo período do dia. Congonhas, em São Paulo, teve 4,5% de

Aeronáutica procura avião desaparecido

Aeronave com diretor da Magnesita, que saiu sábado de Miami com destino a BH, some na fronteira do Brasil com a Venezuela Landercy Hemerson – Estado de Minas Equipes das forças aéreas do Brasil (FAB) e da Venezuela realizaram ontem operações de buscas ao avião monomotor Beechcraft, modelo BE-36 A Bonanza, prefixo N354RA, em que viajavam o executivo mineiro Maurício Lustosa de Castro, de 40 anos, diretor da Magnesita Refratários, e o piloto Alessandro Traugott Ninder Morais. A viagem teve início na manhã de sábado, em Miami, nos Estados Unidos, e o último contato do piloto foi às 18h com controladores de vôo venezuelanos. A aeronave, que pertence ao executivo, seguia das Antilhas Francesas para o aeroporto de Boa Vista (Roraima), quando desapareceu. No começo da madrugada do domingo, o Centro de Coordenação de Salvamento (RCC), do Aeroporto Internacional de Maiquetia, na Venezuela, captou um pedido de socorro, transmitido automaticamente pelos equipamentos do monomotor. Ontem

Estudo da Anac indica que poltrona de avião é pequena

Largura do encosto do banco é mais estreita que os ombros de 70% dos passageiros Levantamento é um dos passos para que agência crie selo de qualidade para as empresas que oferecerem maior espaço entre assentos LARISSA GUIMARÃES DA SUCURSAL DE BRASÍLIA – Folha de São Paulo As poltronas dos aviões não atendem às necessidades de parte dos passageiros de vôos domésticos no Brasil, mostra estudo da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Um dos pontos de maior desconforto é o encosto dos assentos. Os encostos têm, em média, 45 cm de largura, mas cerca de 70% dos passageiros pesquisados têm mais de 45 cm de largura entre os ombros. A distância entre as cadeiras mostrou menos diferença em relação às necessidades dos passageiros. Dos 22 tipos de poltronas avaliadas, 17 têm distância entre as poltronas maior ou igual a 73,6 cm. Esse comprimento atende a 95% dos passageiros. No entanto, se a distância fosse de 76,2 cm, todos os passageiros seriam atendidos, segundo o estudo. A pe

País quer monitorar ''faixa cega'' de radar

Em 2 anos, pretende-se ter controle por satélite da área em que desapareceu, há 45 dias, o avião da Air France Andrei Netto – O Estado de São Paulo Em dois anos, o governo brasileiro espera monitorar totalmente o trânsito sobre o Atlântico de aviões comerciais, no trajeto América do Sul-Europa - a mesma região em que aconteceu o desastre do voo 447 da Air France, há 45 dias. A revelação foi feita ontem, em Paris, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que visitará na quinta-feira as instalações de uma fabricante de satélites e veículos lançadores em Toulouse. O novo sistema de radares, com transmissão de dados via satélite, completaria o monitoramento do espaço aéreo que hoje - como nos anos 40 - ainda é feito de forma precária, apenas por rádio. "A FAB (Força Aérea Brasileira) está trabalhando para que essa região fique sob controle de radar", confirmou Jobim, lembrando que se trata de um consórcio internacional. Em lugar do vazio, o corredor de aviação civil entre

Fusão no ar

O Globo A China Eastern Airlines adquiriu a rival Shanghai Airlines, por cerca de 950 milhões de euros Em 2008, a estatal chinesa teve prejuízo líquido de US$ 2 bi. A Shanghai, por sua vez, perdeu US$ 183,8 milhões. A empresa opera com 60 aviões e a China, com 240.

Avião com brasileiro desapareceu na Venezuela, diz FAB

Agência Estado São Paulo - A Força Aérea Brasileira (FAB) informou hoje que um avião monomotor com o executivo brasileiro Maurício Lustosa de Castro sumiu na Venezuela. O desaparecimento do Beechcraft, modelo BE-36 A Bonanza, ocorreu no sábado, enquanto a aeronave seguia da cidade norte-americana de Miami para Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), a suspeita é de que o monomotor tenha caído em um local de mata, montanhoso e com rios. Porém, a aeronave ainda não foi localizada. De acordo com o Cecomsaer, a constatação de que a aeronave está em território venezuelano foi feita na tarde de ontem, após buscas realizadas na fronteira dos dois países, quando a equipe a bordo do SC-95 Bandeirante da Aeronáutica do Brasil constatou que o transmissor localizador de emergência do monomotor emitiu sinais vindos da Venezuela. Depois disso, a busca ficou sob responsabilidade do país vizinho, que retomou o trabalho hoje. Já o Bandei

Sindicato diz que autoridades poderiam ter evitado acidente da Air France

Daniela Fernandes Da BBC Brasil Em Paris   Um dos sindicatos de pilotos da Air France está acusando as autoridades da aviação civil francesa e europeia de não terem exigido a troca dos sensores de velocidade nos aviões Airbus A330/A340, o que poderia "ter evitado o acidente com o voo 447", segundo o sindicato. O avião da Air France caiu no dia 31 de maio no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo após ter decolado do Rio de Janeiro.   O sindicato Spaf, que representa cerca de 20% dos pilotos da Air France, divulgou uma carta na qual avalia "que era responsabilidade" da Direção Geral da Aviação Civil da França (DGAC) e da Agência Europeia da Segurança Aérea (EASA) "impor ao fabricante Airbus as modificações necessárias após incidentes constatados com os tubos Pitot", os sensores que medem a velocidade do avião. "Medidas apropriadas da DGAC e da EASA teriam permitido evitar o desencadeamento da sequência de eventos que conduziram à p

Sem encomendas, Embraer estuda fechar fábrica na China

Contratos atuais garantem funcionamento da unidade chinesa apenas até meados de 2011 Raquel Landim e Mariana Barbosa – O Estado de São Paulo A operação industrial da Embraer na China está em risco. Com o cancelamento de pedidos e sem novas encomendas, a empresa cogita fechar as portas da fábrica de Harbin, no norte do país, onde são feitos aviões do modelo ERJ 145. Pelos contratos em vigor, a Embraer tem serviço para manter a unidade funcionando apenas até a metade de 2011. Se não surgirem novos pedidos, a avaliação é que não faz sentido seguir montando aviões na China. A decisão de manter ou não a fábrica no país asiático deve ser tomada até meados do ano que vem. "Os próximos movimentos estratégicos para a nossa presença industrial na China devem ser definidos dentro de doze meses", diz o presidente da Embraer, Frederico Curado. Segundo o executivo, o prejuízo para encerrar as operações não seria grande. A Embraer e sua parceira China Aviation Industry Corporati

Garantidas verbas para aeroportos de Juara, Tangará e Mutum, diz Silval

Só Notícias, com assessoria (Sinop/MT) O ministro da Defesa, Nelson Jobim assegurou hoje, em audiência com o governador de Mato Grosso em exercício Silval Barbosa (PMDB), a liberação de recursos para a construção do aeroporto de Juara, além de investimentos em iluminação para outros oito aeroportos no Estado. Dos cerca de R$ 5 milhões, o ministro Jobim garantiu liberar a metade para este ano e o restante em 2010. “O ministro foi muito receptivo. É um companheiro antigo do PMDB e entendeu perfeitamente a viabilidade da construção da obra para a população de Juara”, afirmou o deputado Carlos Bezerra, que participou da audiência. O governador em exercício Silval Barbosa disse que a obra está paralisada aguardando o recurso federal do Programa de Auxílio a Aeroportos, vinculado ao Ministério da Defesa. Como o projeto original tem mais de cinco anos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura está trabalhando na atualização do mesmo. Os aeroportos que receberão recursos para implantação

Sindicato critica autoridades europeias

Jornal do Commércio (PE) PARIS – O Sindicato de Pilotos da Air France (Spaf) questionou as autoridades civis francesas e europeias por não impor a mudança das sondas Pitot nos Airbus A330 e A340, o que poderia haver evitado o acidente do voo 447, no dia 31 de maio, que matou as 228 pessoas a bordo. Em uma carta dirigida à Direção Geral da aviação Civil da França (DGAC) e da Agência Europeia de Segurança Aérea (Easa), o sindicato considera que era responsabilidade destes organismos impor à construtora Airbus as modificações necessárias, depois dos incidentes em relação às sondas Pitot, responsáveis por medir a velocidade. “Há muitos anos, as tripulações dos aviões A330 e A340 têm informado sobre casos de perdas ou de flutuações das indicações da velocidade de aviões em condições meteorológicas severas causadas pela presença de geada ou água nos tubos Pitot”, afirma a carta assinada pelo presidente do Spaf, Gerard Arnoux. Ontem, mais três corpos identificados no Instituto de M

Embraer fora da Argélia

Valor Depois de ter anunciado vitória no dia anterior, a Embraer informou ontem que perdeu a concorrência pública para a venda de três aeronaves 190 para a Tassili Airlines, da Argélia. A empresa brasileira explicou que não concordou com alterações na proposta apresentada, solicitadas ontem por representantes da companhia aérea à equipe da Embraer presente na Argélia.

Investigação está parada

Dois anos depois da queda do jato, famílias das vítimas cobram agilidade Jornal de Brasília Quase dois anos depois do acidente com o avião da TAM, que matou 199 pessoas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho de 2007, foi concluído apenas um dos três processos de investigação. O relatório da Polícia Civil de São Paulo foi concluído em dezembro do ano passado e tem 40 mil páginas. Roberto Gomes, assessor de imprensa voluntário da Associação dos Familiares das Vítimas do Acidente da TAM (Afavitam), explicou que ainda faltam as conclusões da Polícia Federal e do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). "Nós estamos acompanhando, falta ainda a concretização das investigações da Polícia Federal de São Paulo e do Ministério Público Federal em São Paulo, que ainda estão em abertas, e falta a divulgação do relatório do Cenipa. Segundo o próprio Cenipa, o relatório está pronto, aguardando os técnicos estrangeiros, que partici

Viracopos bate seu recorde de transporte de passageiros

MAURÍCIO SIMIONATO DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de SP), atingiu marca histórica de movimento ao superar, ainda no primeiro semestre, o total de usuários transportados em todo o ano passado. De janeiro a junho, foi transportado 1,24 milhão de passageiros, ante 1,08 milhão em 2008, diz a Infraero. O movimento maior é atribuído ao crescimento da concorrência, com o início das operações da Azul Linhas Aéreas, que tem 13 rotas no aeroporto. Devido a isso, a Gol e a TAM ampliaram os serviços em Campinas. Atualmente, são operados em média 108 voos diários de passageiros em Viracopos. A capacidade ideal estimada do aeroporto é de 2 milhões de passageiros por ano, mas o total transportado deve atingir 3 milhões no final de 2009. A Infraero prevê melhorias ainda neste ano para dar conta do aumento.

Conac aprova aumento de capital estrangeiro na aviação

Projeto de lei está pronto e de deve ser encaminhado para votação no Congresso até agosto Tânia Monteiro, Alberto Komatsu e Michelly Teixeira – O Estado de São Paulo O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) aprovou texto de projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso que permite o aumento da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas de 20% para até 49%. O texto propõe também a alteração do regime de funcionamento dos serviços aéreos, que deixariam de ser uma concessão de serviço público e poderiam ser prestados mediante simples autorização do governo. A ideia do Ministério da Defesa, autor da proposta, é que o projeto siga para a Casa Civil nos próximos dias e, no máximo em agosto, seja encaminhado ao Congresso. Após a reunião do Conac, o diretor do Departamento de Política de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Fernando Ribeiro Soares, relatou que, na reunião, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que "há uma urgência" na apr

Gol faz parceria com American Airlines

Adauri Antunes Barbosa – O Globo SÃO PAULO. A Gol Linhas Aéreas e a American Airlines anunciaram ontem, em São Paulo, um acordo de compartilhamento de seus programas de milhagens e de voos. A companhia americana opera 59 voos semanais entre Brasil e EUA. De acordo com o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, parcerias como essa tornam a empresa mais competitiva. Tanto os clientes da Gol quanto os da American poderão usar as milhagens em voos de uma ou outra empresa. A Gol só passou a ter programa de milhagem em março de 2007, quando comprou a Varig. — Um dos principais ativos que veio com essa aquisição foi o programa de relacionamento Smiles, que oferece um potencial enorme de crescimento, de geração de receita e de fidelização de clientes — avaliou Constantino Júnior, acrescentando que o Smiles tem hoje 6,2 milhões de participantes. A estratégia da Gol é manter suas operações centradas no Brasil e na América do Sul, optando por parcerias para oferecer destinos e

Sarkozy quer esclarecer 'buraco negro'

Presidente francês encarrega ministro de apurar falha entre controles aéreos entre Recife e Dacar Deborah Berlinck – O Globo PARIS. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviará o ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, para Dacar para resolver o problema "do buraco negro de comunicação" - como ele se referiu - entre os controles aéreos de Recife e o de Dacar. Isso porque, na travessia do Atlântico do vôo 447 da Air France que caiu no oceano, matando 228 pessoas, constatou-se que um trecho importante na travessia entre Brasil e Europa o avião ficou sem ter como se comunicar com controladores aéreos. Sarkozy agradeceu o "trabalho fantástico" das Forças Armadas e do governo brasileiro. Lula reconheceu que o problema precisa ser resolvido: - Eu disse ao presidente Sarkozy que quando venho à Europa, normalmente eu passo pelo mesmo lugar e é verdade que existe depois que termina o

Noar planeja levantar voo até o fim do ano no Nordeste

Anac avalia operação cujo investimento inicial é de R$ 35 milhões Roberta Campassi, de São Paulo – Valor Um grupo de empresários uniu-se para criar uma companhia de voos regionais no Nordeste, região do Brasil que hoje não conta com empresas locais de transporte aéreo de passageiros. Com investimento inicial de R$ 35 milhões, a Nordeste Aviação Regional (Noar) está em processo de certificação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tentará iniciar os voos até o fim do ano. O projeto é encabeçado pelos empresários de Caruaru (PE) Vicente Jorge Espíndola Rodrigues e Luiz de França Leite, com 50% e 10% de participação na Noar, respectivamente. Os dois já são sócios em diferentes negócios em território nordestino, que incluem estações de rádio, a Faculdade Vale do Ipojuca, empresas do ramo imobiliário e a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo. Os outros sócios são Mario Cesar Moreira, que também preside a aérea regional Team, com sede no Rio, e empresários cujos nomes a compa