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Sem encomendas, Embraer estuda fechar fábrica na China

Contratos atuais garantem funcionamento da unidade chinesa apenas até meados de 2011 Raquel Landim e Mariana Barbosa – O Estado de São Paulo A operação industrial da Embraer na China está em risco. Com o cancelamento de pedidos e sem novas encomendas, a empresa cogita fechar as portas da fábrica de Harbin, no norte do país, onde são feitos aviões do modelo ERJ 145. Pelos contratos em vigor, a Embraer tem serviço para manter a unidade funcionando apenas até a metade de 2011. Se não surgirem novos pedidos, a avaliação é que não faz sentido seguir montando aviões na China. A decisão de manter ou não a fábrica no país asiático deve ser tomada até meados do ano que vem. "Os próximos movimentos estratégicos para a nossa presença industrial na China devem ser definidos dentro de doze meses", diz o presidente da Embraer, Frederico Curado. Segundo o executivo, o prejuízo para encerrar as operações não seria grande. A Embraer e sua parceira China Aviation Industry Corporati

Garantidas verbas para aeroportos de Juara, Tangará e Mutum, diz Silval

Só Notícias, com assessoria (Sinop/MT) O ministro da Defesa, Nelson Jobim assegurou hoje, em audiência com o governador de Mato Grosso em exercício Silval Barbosa (PMDB), a liberação de recursos para a construção do aeroporto de Juara, além de investimentos em iluminação para outros oito aeroportos no Estado. Dos cerca de R$ 5 milhões, o ministro Jobim garantiu liberar a metade para este ano e o restante em 2010. “O ministro foi muito receptivo. É um companheiro antigo do PMDB e entendeu perfeitamente a viabilidade da construção da obra para a população de Juara”, afirmou o deputado Carlos Bezerra, que participou da audiência. O governador em exercício Silval Barbosa disse que a obra está paralisada aguardando o recurso federal do Programa de Auxílio a Aeroportos, vinculado ao Ministério da Defesa. Como o projeto original tem mais de cinco anos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura está trabalhando na atualização do mesmo. Os aeroportos que receberão recursos para implantação

Sindicato critica autoridades europeias

Jornal do Commércio (PE) PARIS – O Sindicato de Pilotos da Air France (Spaf) questionou as autoridades civis francesas e europeias por não impor a mudança das sondas Pitot nos Airbus A330 e A340, o que poderia haver evitado o acidente do voo 447, no dia 31 de maio, que matou as 228 pessoas a bordo. Em uma carta dirigida à Direção Geral da aviação Civil da França (DGAC) e da Agência Europeia de Segurança Aérea (Easa), o sindicato considera que era responsabilidade destes organismos impor à construtora Airbus as modificações necessárias, depois dos incidentes em relação às sondas Pitot, responsáveis por medir a velocidade. “Há muitos anos, as tripulações dos aviões A330 e A340 têm informado sobre casos de perdas ou de flutuações das indicações da velocidade de aviões em condições meteorológicas severas causadas pela presença de geada ou água nos tubos Pitot”, afirma a carta assinada pelo presidente do Spaf, Gerard Arnoux. Ontem, mais três corpos identificados no Instituto de M

Embraer fora da Argélia

Valor Depois de ter anunciado vitória no dia anterior, a Embraer informou ontem que perdeu a concorrência pública para a venda de três aeronaves 190 para a Tassili Airlines, da Argélia. A empresa brasileira explicou que não concordou com alterações na proposta apresentada, solicitadas ontem por representantes da companhia aérea à equipe da Embraer presente na Argélia.

Investigação está parada

Dois anos depois da queda do jato, famílias das vítimas cobram agilidade Jornal de Brasília Quase dois anos depois do acidente com o avião da TAM, que matou 199 pessoas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho de 2007, foi concluído apenas um dos três processos de investigação. O relatório da Polícia Civil de São Paulo foi concluído em dezembro do ano passado e tem 40 mil páginas. Roberto Gomes, assessor de imprensa voluntário da Associação dos Familiares das Vítimas do Acidente da TAM (Afavitam), explicou que ainda faltam as conclusões da Polícia Federal e do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). "Nós estamos acompanhando, falta ainda a concretização das investigações da Polícia Federal de São Paulo e do Ministério Público Federal em São Paulo, que ainda estão em abertas, e falta a divulgação do relatório do Cenipa. Segundo o próprio Cenipa, o relatório está pronto, aguardando os técnicos estrangeiros, que partici

Viracopos bate seu recorde de transporte de passageiros

MAURÍCIO SIMIONATO DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de SP), atingiu marca histórica de movimento ao superar, ainda no primeiro semestre, o total de usuários transportados em todo o ano passado. De janeiro a junho, foi transportado 1,24 milhão de passageiros, ante 1,08 milhão em 2008, diz a Infraero. O movimento maior é atribuído ao crescimento da concorrência, com o início das operações da Azul Linhas Aéreas, que tem 13 rotas no aeroporto. Devido a isso, a Gol e a TAM ampliaram os serviços em Campinas. Atualmente, são operados em média 108 voos diários de passageiros em Viracopos. A capacidade ideal estimada do aeroporto é de 2 milhões de passageiros por ano, mas o total transportado deve atingir 3 milhões no final de 2009. A Infraero prevê melhorias ainda neste ano para dar conta do aumento.

Conac aprova aumento de capital estrangeiro na aviação

Projeto de lei está pronto e de deve ser encaminhado para votação no Congresso até agosto Tânia Monteiro, Alberto Komatsu e Michelly Teixeira – O Estado de São Paulo O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) aprovou texto de projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso que permite o aumento da participação do capital estrangeiro nas empresas aéreas de 20% para até 49%. O texto propõe também a alteração do regime de funcionamento dos serviços aéreos, que deixariam de ser uma concessão de serviço público e poderiam ser prestados mediante simples autorização do governo. A ideia do Ministério da Defesa, autor da proposta, é que o projeto siga para a Casa Civil nos próximos dias e, no máximo em agosto, seja encaminhado ao Congresso. Após a reunião do Conac, o diretor do Departamento de Política de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Fernando Ribeiro Soares, relatou que, na reunião, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que "há uma urgência" na apr

Gol faz parceria com American Airlines

Adauri Antunes Barbosa – O Globo SÃO PAULO. A Gol Linhas Aéreas e a American Airlines anunciaram ontem, em São Paulo, um acordo de compartilhamento de seus programas de milhagens e de voos. A companhia americana opera 59 voos semanais entre Brasil e EUA. De acordo com o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, parcerias como essa tornam a empresa mais competitiva. Tanto os clientes da Gol quanto os da American poderão usar as milhagens em voos de uma ou outra empresa. A Gol só passou a ter programa de milhagem em março de 2007, quando comprou a Varig. — Um dos principais ativos que veio com essa aquisição foi o programa de relacionamento Smiles, que oferece um potencial enorme de crescimento, de geração de receita e de fidelização de clientes — avaliou Constantino Júnior, acrescentando que o Smiles tem hoje 6,2 milhões de participantes. A estratégia da Gol é manter suas operações centradas no Brasil e na América do Sul, optando por parcerias para oferecer destinos e

Sarkozy quer esclarecer 'buraco negro'

Presidente francês encarrega ministro de apurar falha entre controles aéreos entre Recife e Dacar Deborah Berlinck – O Globo PARIS. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviará o ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, para Dacar para resolver o problema "do buraco negro de comunicação" - como ele se referiu - entre os controles aéreos de Recife e o de Dacar. Isso porque, na travessia do Atlântico do vôo 447 da Air France que caiu no oceano, matando 228 pessoas, constatou-se que um trecho importante na travessia entre Brasil e Europa o avião ficou sem ter como se comunicar com controladores aéreos. Sarkozy agradeceu o "trabalho fantástico" das Forças Armadas e do governo brasileiro. Lula reconheceu que o problema precisa ser resolvido: - Eu disse ao presidente Sarkozy que quando venho à Europa, normalmente eu passo pelo mesmo lugar e é verdade que existe depois que termina o

Noar planeja levantar voo até o fim do ano no Nordeste

Anac avalia operação cujo investimento inicial é de R$ 35 milhões Roberta Campassi, de São Paulo – Valor Um grupo de empresários uniu-se para criar uma companhia de voos regionais no Nordeste, região do Brasil que hoje não conta com empresas locais de transporte aéreo de passageiros. Com investimento inicial de R$ 35 milhões, a Nordeste Aviação Regional (Noar) está em processo de certificação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tentará iniciar os voos até o fim do ano. O projeto é encabeçado pelos empresários de Caruaru (PE) Vicente Jorge Espíndola Rodrigues e Luiz de França Leite, com 50% e 10% de participação na Noar, respectivamente. Os dois já são sócios em diferentes negócios em território nordestino, que incluem estações de rádio, a Faculdade Vale do Ipojuca, empresas do ramo imobiliário e a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo. Os outros sócios são Mario Cesar Moreira, que também preside a aérea regional Team, com sede no Rio, e empresários cujos nomes a compa

Após 7 horas e 4 tentativas, avião pousa no Recife

Angela Lacerda – O Estado de São Paulo O voo 1348 da Gol, que faz o trajeto Rio-Recife, com previsão de chegada à capital pernambucana à 0h25, só pousou ontem perto das 7h, depois de quatro tentativas de aterrissagem. O Boeing 737-800 fez duas tentativas de aterrissagem e arremeteu duas vezes na primeira vez que tentou descer. O piloto informou os 170 passageiros sobre o mau tempo e levou o avião para Maceió, à espera de melhores condições climáticas. Voou para o Recife uma segunda vez e novamente arremeteu, retornando a Maceió. Na quarta tentativa, conseguiu descer no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Enquanto os passageiros aguardavam em Maceió, depois da segunda descida na capital alagoana, a empresa chegou a anunciar o cancelamento do voo, disponibilizando ônibus. Diante das reclamações, trocou a tripulação e, desta vez, concluiu o trajeto. Uma parte dos passageiros preferiu fazer o trecho Maceió-Recife de ônibus. Entre meia-noite e 7h de ontem, foram registrados 15

Limite maior de participação estrangeira

Regime de exploração será alterado Geralda Doca – O Globo BRASÍLIA. O Conselho de Aviação Civil (Conac), que reúne vários ministros e define regras básicas do setor, endossará amanhã decisão do governo de ampliar de 20% para 49% o limite de participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas nacionais. A proposta está em linha com projeto que já tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Também será aprovada na reunião a mudança no regime de exploração do serviço de transporte aéreo, de concessão para autorização, acatando determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). As duas medidas alteram um capítulo do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer). Para serem colocadas em prática, o Executivo enviará um projeto de lei ao Congresso. No caso do capital estrangeiro, a ideia é apoiar o projeto já em tramitação. Segundo Fernando Soares, diretor do Departamento de Aviação Civil (Depec) do Ministério da Defesa, a ampliação do capital estrangeiro em empresa

Grife russa nos céus da França

No Salão de Le Bourget, ao norte de Paris, a avant-première do desejado Sukhoi Superjet 100 Em comparação com as aeronaves de suas concorrentes – a canadense Bombardier e a brasileira Embraer – o avião de passageiros russo é mais econômico. Já agora se pode afirmar com segurança que o uso do SSJ fica no mínimo 10% mais barato do que todas as aeronaves análogas conhecidas no mundo. Este fato foi ressaltado pelos participantes do salão de aviação. Já no segundo dia de funcionamento da exposição, a quantidade de pedidos para o SSJ passou de uma centena. A empresa Avialeasing, da Província de Perm, e a companhia Aviões Civis Sukhogo (GSS Grajdanskie Samolioty Sukhogo) firmaram contrato no valor de US$ 715 milhões para o fornecimento de 24 aeronaves, no período de 2011 a 2013. Já a companhia aérea húngara Malev assinou contrato preliminar com a GSS para a compra de 30 aviões de passageiros, no montante de US$ 1 bilhão. Como anunciaram os húngaros, o contrato com a GSS será assinado em 15 di

Empresa aérea quer passageiros em pé

Chinesa Spring Airlines pretende elevar a capacidade de acomodação das aeronaves A companhia aérea chinesa Spring Airlines considera a possibilidade de fabricar aviões que permitam que os passageiros viajem praticamente em pé. A ideia não tem data para começar a ser implementada, mas a empresa espera levar seu projeto à agência que regula a aviação no país ainda no final deste ano. Segundo reportagem da rede de TV CFTV, a medida tem como principal objetivo elevar a capacidade de acomodação das aeronaves, mesmo em detrimento do conforto dos passageiros. – A companhia considera esta possibilidade há um ano – disse Zhang Wuan, porta-voz da Spring Airlines. – Apesar disso, o processo de fabricação de um avião com estas características é muito longo. Segundo Zhang, tanto os assentos como a distância que há entre eles serão reduzidos para que o avião tenha maior capacidade. A estimativa é que um avião desse tipo tenha uma acomodação 40% maior de passageiros do que em um avião tradicional. Os

Puxada por helicópteros, frota aérea cresce 19% desde 1999

DA SUCURSAL DO RIO A frota Aérea registrada no Brasil cresceu 18,5% em relação a dezembro de 1999 e encerrou o primeiro semestre do ano com 12.178 aeronaves, ante 10.274 dez anos atrás. O número inclui tanto os grandes aviões, operados pelas companhias Aéreas, quanto os pequenos, usados na agricultura, nas escolas de aviação e no táxi aéreo, passando por helicópteros, balões e até um dirigível. O aumento foi maior no caso dos helicópteros: em pouco menos de uma década, o número de registros desse tipo de aeronave passou de 791 para 1.255, registrando um crescimento de 59%. Segundo dados divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a expansão ganhou força nos últimos anos. Em 2008, a taxa de crescimento chegou a 4,46%, a maior do período. Já a menor foi verificada em 2003, de apenas 0,54%. Em 2009, apesar da crise, o crescimento sobre o fechamento de 2008 já registra 2,71%. A frota das grandes companhias que fazem transporte regular de passageiros, como TAM e Gol, tam