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Acionistas da United e Continental aprovam fusão e formam maior companhia do mundo

Brasil Econômico A nova companhia aérea será conhecida como United Airlines e terá sede em Chicago, com o presidente-executivo da Continental Jeff Smisek no comando do grupo. O presidente-executivo da UAL, Glenn Tilton, será o chairman da companhia aérea. O negócio recebeu aval de reguladores antitruste dos EUA em agosto e da Comissão Europeia em julho. A expectativa é que a transação seja concluída até 1º de outubro.

Justiça Federal interdita aeroporto de Parintins

Decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal. Para o MP, proximidade do aeroporto a  um lixão põe em risco pousos e decolagens Da Redação* - A Crítica Por determinação da Justiça Federal, o aeroporto do município de Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, foi interditado na manhã deste sábado (18) por oferecer risco iminente para o tráfego de aeronaves na localidade. A decisão da justiça atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). O despacho do juiz Dimis da Costa Braga, da 7ª Vara da Justiça Federal no Amazonas, chegou às mãos do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), na noite de sexta-feira (17). De acordo com o magistrado, a manutenção de um lixão, que fica a aproximadamente quatro quilômetros do aeroporto de Parintins, põe em risco o pouso e a decolagem de aeronaves, já que, no entorno do lixão, circulam aves como urubus, que são atraídas pelos dejetos. * Com informações de Jonas Santos

Investidores levantam dúvidas sobre viabilidade de oferta da LAN pela TAM

Alexander Cuadros e Eduardo Thomson | Bloomberg, São Paulo e Santiago  Os investidores estão duvidando da capacidade de a LAN conseguir completar a planejada tomada de controle da companhia aérea TAM, segundo demonstram os negócios com o papel da área brasileira. A ação da TAM fechou na sexta-feira valendo 18% menos que o preço de oferta de 13 de agosto feita pela chilena LAN - percentual até duas vezes maior que o desconto pago por combinações passadas de linhas aéreas globais um mês depois de terem sido anunciadas, segundo dados compilados pela Bloomberg. Temores de que o negócio de US$ 4 bilhões possa ser anulado ou retardado por agências reguladoras está impedindo a redução da diferença, disse Octavio Vaz, que ajuda a administrar US$ 3,3 bilhões na Global Equity . O ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, rebateu essa especulação em 2 de setembro, afirmando que a compra obedece a uma lei que limita o controle estrangeiro de companhias aéreas. O desconto encolheu por dois

Avião cai quando fazia manobras em enterro

O Estado de SP Um avião monomotor caiu quando realizava uma chuva de pétalas de rosas durante o sepultamento do corpo do prefeito da cidade de Jardim (Mato Grosso do Sul), Evandro Antônio Bazzo. O modelo Sêneca asa alta caiu perto do Cemitério Jardim no fim da tarde de anteontem. Os três ocupantes da aeronave foram socorridos logo após a queda e não tiveram ferimentos graves. No monomotor estavam o piloto Rogério Pinto da Silva, que teve fratura exposta em um braço, o copiloto Rodrigo Silva e o passageiro Poli Marques Cabral.

Denúncia derruba diretor dos Correios

''Estado'' revelou que coronel era testa de ferro de argentino, dono da MTA; empresa é pivô de lobby que provocou demissão de Erenice Karla Mendes - O Estado de S.Paulo O presidente dos Correios (ECT), David José Matos, afirmou ontem ao Estado que o coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva deixa hoje a diretoria de Operações da estatal. O diretor, que sai do cargo menos de dois meses depois de sua posse, acertou ontem que vai entregar a carta de demissão hoje ao ministro das Comunicações e ao presidente da República. "Assim que eu receber a carta (de demissão), vou levá-la a quem de direito", disse Mattos, referindo-se ao ministro das Comunicações, José Artur Filardi. O próprio coronel confirmou, depois da reportagem publicada ontem pelo Estado, a decisão de deixar a diretoria. "Eu vou pedir demissão. A minha família está destroçada. Não aguento mais". A partir de amanhã, acrescentou, voltará a ser consultor de empresas aéreas, mercado em que atua há

Ameaça de colapso na Copa

Em seminário destinado a debater soluções para a competição de 2014, autoridades preveem entraves para turistas com atrasos nas reformas do aeroporto de Confins e do Anel Rodoviário Pedro Rocha Franco - Estado de Minas As duas principais entradas de turistas em Belo Horizonte estão ameaçadas de colapso durante os jogos da Copa’2014. Tanto o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, quanto o Anel Rodoviário, ligação com as BRs 040 e 381, que ligam BH ao Rio e São Paulo, vão operar com a capacidade saturada. A projeção do governo do estado é de que o terminal aeroportuário tenha 27,55% a mais de passageiros que o previsto pela Infraero, ultrapassando o limite de capacidade do aeroporto. No caso do Anel, devido a irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas da União, será necessária a elaboração de novo projeto de engenharia, o que pode atrasar as obras de revitalização, a serem concluídas só dois anos após a competição mundial. Estudo de uma empresa de consultori

Trabalho mais difícil começa agora para a nova United

Susan Carey | The Wall Street Journal Acionistas da Continental Airlines Inc. e da controladora da United Airlines, a UAL Corp., votam hoje em assembleias separadas a proposta de fusão das duas companhias aéreas americanas, no último passo importante antes de a transação ser concluída, em 1º de outubro. Se o acordo de troca de ações avaliado em US$ 3,2 bilhões for aprovado, a nova companhia será a maior do mundo em tráfego aéreo, ultrapassando a atual número um, a Delta Air Lines Inc. A união da United e da Continental já obteve uma aprovação acelerada das autoridades antitruste em Washington e Bruxelas. Agora é que começa o trabalho de verdade: fundir os dois "dinossauros" por meio de uma "fusão de iguais" que visa misturar o melhor das duas companhias. A lista inclui pintar centenas de aviões, trocar as placas das áreas de check-in dos aeroportos, comprar novos uniformes, combinar os sites e os planos de milhagem, e realizar mudanças complexas nos sistemas d

TAM ganha disputa judicial e aumenta lucro em R$ 387 milhões

Eduardo Laguna | De São Paulo - Valor A TAM vai reverter no resultado do terceiro trimestre R$ 585,9 milhões referentes a provisões constituídas para o pagamento de um adicional tarifário equivalente a 1% das tarifas aéreas. Em valores líquidos de impostos e contribuição social, a reversão será de R$ 386,7 milhões, montante que terá impacto positivo no resultado líquido das demonstrações financeiras de julho a setembro. No segundo trimestre, a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 154,1 milhões, comparado a um lucro de R$ 788,8 milhões no mesmo período de 2009. As provisões foram constituídas no período de junho de 2001 a agosto deste ano com a finalidade de bancar o subsídio à aviação regional previsto em uma portaria editada pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2000. A companhia, no entanto, conseguiu suspender esses pagamentos por meio de liminar obtida em 2001. Este mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desobrigou o pagamento do adicional em caráter defin

Embraer defende acordo global sobre subsídios

Presidente da empresa refutou acusação feita pela Airbus de que tenha recebido subsídios ilegais por meio de contratos no setor de defesa Jamil Chade  CORRESPONDENTE / GENEBRA - O Estado de S.Paulo A Embraer defende um acordo global sobre subsídios para o setor aéreo e quer que o governo brasileiro faça parte das negociações. A proposta de um entendimento foi levantada pela Airbus e pela União Europeia que, na quarta-feira, conseguiram que a Organização Mundial do Comércio (OMC) condenasse a ajuda dada pelo governo dos EUA. Ontem, em entrevista ao Estado, o presidente da Embraer, Frederico Curado, rejeitou a acusação de que tenha recebido qualquer tipo de subsídios civis ou militares por meio de contratos com o setor de defesa, e ainda alertou que não está descartada a hipótese de levar aos tribunais da OMC a empresa canadense Bombardier por novos subsídios. Mas ele defendeu a criação de um novo marco regulatório para frear as distorções no mercado internacional e estabelecer u

Interferência solar pode atrasar voos até dia 24

Alinhamento do Sol com antenas e satélites usados na comunicação entre os aviões e o controle aéreo deve causar dificuldades das 14 às 15 horas Bruno Tavares - O Estado de S.Paulo Os atrasos em voos que já atormentam a vida dos passageiros podem ser intensificados de hoje até dia 24. Técnicos da Aeronáutica identificaram aumento da probabilidade da formação de "sombras" provocadas pelo alinhamento entre o Sol, as antenas e os satélites usados nas comunicações de rádio entre os aviões e o controle de tráfego aéreo. Por motivos de segurança, a Aeronáutica informa que poderá ser obrigada a adiar decolagens caso sejam verificadas "sombras" ao longo das rotas. Elas têm o poder de interferir na comunicação entre os controladores de voo e os pilotos. Projeções feitas por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) indicam que as "sombras" sobre o sistema de rádio podem ocorrer com mais frequência de hoje até o dia 24, sempre entre 14 horas

Conselho da Embraer aprova mudança de objeto social

AE Agencia Estado SÃO PAULO - O conselho de administração da Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. aprovou a proposta de alteração da denominação e objeto social da companhia, a ser submetida a assembleia geral de acionistas. Conforme a proposta, a denominação da empresa será alterada para Embraer S.A.. Além disso, serão incluídas as seguintes atividades ao seu objeto social: "projetar, construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia, bem como promover ou executar atividades técnicas vinculadas à respectiva produção e manutenção, mantendo os mais altos padrões de tecnologia e qualidade". A proposta prevê ainda que a companhia passará a "executar outras atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos às indústrias de defesa, de segurança e de energia". Conforme o fato relevante divulgado hoje no final da tarde, a companhia

Embraer amplia escopo de atuação previsto em estatuto

REUTERS SÃO PAULO - O Conselho de Administração da Embraer aprovou em reunião nesta quinta-feira a ampliação do escopo de atuação da empresa previsto em seu estatuto, para incluir atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos de defesa. Segundo fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a fabricante de aeronaves poderá "projetar,  construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia". A Embraer foi criada pelo governo brasileiro há mais de 40 anos para desenvolver aviões militares, embora tenha ficado mais conhecida do público por seus aviões comerciais regionais, área em que apostou fortemente após sua privatização, na década de 1990. A empresa já desenvolvia produtos militares, mas seu estatuto era mais específico, estabelecendo que a companhia tinha por fim "projetar, construir e comercializar aeronaves e materiais aeroespaciais e respectiv

Após falha em freio, avião de pequeno porte sai da pista em Jacarepaguá (RJ)

DIANA BRITO DO RIO - Folha de SP Um avião de pequeno porte não conseguiu frear a tempo e saiu da pista no aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, por volta das 10h30 desta sexta-feira. Segundo a Infraero, os dois tripulantes que estavam a bordo não sofreram ferimentos. Ainda não há informações sobre o que teria provocado a falha no freio da aeronave. A estatal afirmou que o avião continuava no gramado do aeroporto às 12h20, aguardando liberação pelos órgãos competentes. Os bombeiros foram acionados para o local. Uma equipe do Ceripa (Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes) também está no aeroporto para investigar as causas do acidente. De acordo com a Infraero, a aeronave pertence à Decta Engenharia, que estaria exibindo faixas na orla do Rio. A Folha entrou em contato com a empresa, mas não obtido retorno até as 12h20.

Helicóptero desaparece após decolar de Peruíbe (SP)

RAPHAEL MARCHIORI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SP Um helicóptero Robinson R44, que decolou por volta das 11h15 desta sexta-feira de Peruíbe (litoral de São Paulo) com destino ao Campo de Marte (zona norte de São Paulo), é considerado desaparecido pela Aeronáutica. Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam na aeronave, prefixo PT-YON. As buscas são coordenadas pela Aeronáutica e incluem um mapeamento da região e levantamento de informações, como a rota pretendida pelo piloto.