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Ameaça de colapso na Copa

Em seminário destinado a debater soluções para a competição de 2014, autoridades preveem entraves para turistas com atrasos nas reformas do aeroporto de Confins e do Anel Rodoviário Pedro Rocha Franco - Estado de Minas As duas principais entradas de turistas em Belo Horizonte estão ameaçadas de colapso durante os jogos da Copa’2014. Tanto o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, quanto o Anel Rodoviário, ligação com as BRs 040 e 381, que ligam BH ao Rio e São Paulo, vão operar com a capacidade saturada. A projeção do governo do estado é de que o terminal aeroportuário tenha 27,55% a mais de passageiros que o previsto pela Infraero, ultrapassando o limite de capacidade do aeroporto. No caso do Anel, devido a irregularidades constatadas pelo Tribunal de Contas da União, será necessária a elaboração de novo projeto de engenharia, o que pode atrasar as obras de revitalização, a serem concluídas só dois anos após a competição mundial. Estudo de uma empresa de consultori

Trabalho mais difícil começa agora para a nova United

Susan Carey | The Wall Street Journal Acionistas da Continental Airlines Inc. e da controladora da United Airlines, a UAL Corp., votam hoje em assembleias separadas a proposta de fusão das duas companhias aéreas americanas, no último passo importante antes de a transação ser concluída, em 1º de outubro. Se o acordo de troca de ações avaliado em US$ 3,2 bilhões for aprovado, a nova companhia será a maior do mundo em tráfego aéreo, ultrapassando a atual número um, a Delta Air Lines Inc. A união da United e da Continental já obteve uma aprovação acelerada das autoridades antitruste em Washington e Bruxelas. Agora é que começa o trabalho de verdade: fundir os dois "dinossauros" por meio de uma "fusão de iguais" que visa misturar o melhor das duas companhias. A lista inclui pintar centenas de aviões, trocar as placas das áreas de check-in dos aeroportos, comprar novos uniformes, combinar os sites e os planos de milhagem, e realizar mudanças complexas nos sistemas d

TAM ganha disputa judicial e aumenta lucro em R$ 387 milhões

Eduardo Laguna | De São Paulo - Valor A TAM vai reverter no resultado do terceiro trimestre R$ 585,9 milhões referentes a provisões constituídas para o pagamento de um adicional tarifário equivalente a 1% das tarifas aéreas. Em valores líquidos de impostos e contribuição social, a reversão será de R$ 386,7 milhões, montante que terá impacto positivo no resultado líquido das demonstrações financeiras de julho a setembro. No segundo trimestre, a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 154,1 milhões, comparado a um lucro de R$ 788,8 milhões no mesmo período de 2009. As provisões foram constituídas no período de junho de 2001 a agosto deste ano com a finalidade de bancar o subsídio à aviação regional previsto em uma portaria editada pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2000. A companhia, no entanto, conseguiu suspender esses pagamentos por meio de liminar obtida em 2001. Este mês, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desobrigou o pagamento do adicional em caráter defin

Embraer defende acordo global sobre subsídios

Presidente da empresa refutou acusação feita pela Airbus de que tenha recebido subsídios ilegais por meio de contratos no setor de defesa Jamil Chade  CORRESPONDENTE / GENEBRA - O Estado de S.Paulo A Embraer defende um acordo global sobre subsídios para o setor aéreo e quer que o governo brasileiro faça parte das negociações. A proposta de um entendimento foi levantada pela Airbus e pela União Europeia que, na quarta-feira, conseguiram que a Organização Mundial do Comércio (OMC) condenasse a ajuda dada pelo governo dos EUA. Ontem, em entrevista ao Estado, o presidente da Embraer, Frederico Curado, rejeitou a acusação de que tenha recebido qualquer tipo de subsídios civis ou militares por meio de contratos com o setor de defesa, e ainda alertou que não está descartada a hipótese de levar aos tribunais da OMC a empresa canadense Bombardier por novos subsídios. Mas ele defendeu a criação de um novo marco regulatório para frear as distorções no mercado internacional e estabelecer u

Interferência solar pode atrasar voos até dia 24

Alinhamento do Sol com antenas e satélites usados na comunicação entre os aviões e o controle aéreo deve causar dificuldades das 14 às 15 horas Bruno Tavares - O Estado de S.Paulo Os atrasos em voos que já atormentam a vida dos passageiros podem ser intensificados de hoje até dia 24. Técnicos da Aeronáutica identificaram aumento da probabilidade da formação de "sombras" provocadas pelo alinhamento entre o Sol, as antenas e os satélites usados nas comunicações de rádio entre os aviões e o controle de tráfego aéreo. Por motivos de segurança, a Aeronáutica informa que poderá ser obrigada a adiar decolagens caso sejam verificadas "sombras" ao longo das rotas. Elas têm o poder de interferir na comunicação entre os controladores de voo e os pilotos. Projeções feitas por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) indicam que as "sombras" sobre o sistema de rádio podem ocorrer com mais frequência de hoje até o dia 24, sempre entre 14 horas

Conselho da Embraer aprova mudança de objeto social

AE Agencia Estado SÃO PAULO - O conselho de administração da Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. aprovou a proposta de alteração da denominação e objeto social da companhia, a ser submetida a assembleia geral de acionistas. Conforme a proposta, a denominação da empresa será alterada para Embraer S.A.. Além disso, serão incluídas as seguintes atividades ao seu objeto social: "projetar, construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia, bem como promover ou executar atividades técnicas vinculadas à respectiva produção e manutenção, mantendo os mais altos padrões de tecnologia e qualidade". A proposta prevê ainda que a companhia passará a "executar outras atividades tecnológicas, industriais, comerciais e de serviços correlatos às indústrias de defesa, de segurança e de energia". Conforme o fato relevante divulgado hoje no final da tarde, a companhia

Embraer amplia escopo de atuação previsto em estatuto

REUTERS SÃO PAULO - O Conselho de Administração da Embraer aprovou em reunião nesta quinta-feira a ampliação do escopo de atuação da empresa previsto em seu estatuto, para incluir atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos de defesa. Segundo fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a fabricante de aeronaves poderá "projetar,  construir e comercializar equipamentos, materiais, sistemas, softwares, acessórios e componentes para as indústrias de defesa, de segurança e de energia". A Embraer foi criada pelo governo brasileiro há mais de 40 anos para desenvolver aviões militares, embora tenha ficado mais conhecida do público por seus aviões comerciais regionais, área em que apostou fortemente após sua privatização, na década de 1990. A empresa já desenvolvia produtos militares, mas seu estatuto era mais específico, estabelecendo que a companhia tinha por fim "projetar, construir e comercializar aeronaves e materiais aeroespaciais e respectiv

Após falha em freio, avião de pequeno porte sai da pista em Jacarepaguá (RJ)

DIANA BRITO DO RIO - Folha de SP Um avião de pequeno porte não conseguiu frear a tempo e saiu da pista no aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, por volta das 10h30 desta sexta-feira. Segundo a Infraero, os dois tripulantes que estavam a bordo não sofreram ferimentos. Ainda não há informações sobre o que teria provocado a falha no freio da aeronave. A estatal afirmou que o avião continuava no gramado do aeroporto às 12h20, aguardando liberação pelos órgãos competentes. Os bombeiros foram acionados para o local. Uma equipe do Ceripa (Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes) também está no aeroporto para investigar as causas do acidente. De acordo com a Infraero, a aeronave pertence à Decta Engenharia, que estaria exibindo faixas na orla do Rio. A Folha entrou em contato com a empresa, mas não obtido retorno até as 12h20.

Helicóptero desaparece após decolar de Peruíbe (SP)

RAPHAEL MARCHIORI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SP Um helicóptero Robinson R44, que decolou por volta das 11h15 desta sexta-feira de Peruíbe (litoral de São Paulo) com destino ao Campo de Marte (zona norte de São Paulo), é considerado desaparecido pela Aeronáutica. Ainda não há informações sobre quantas pessoas estavam na aeronave, prefixo PT-YON. As buscas são coordenadas pela Aeronáutica e incluem um mapeamento da região e levantamento de informações, como a rota pretendida pelo piloto.

Anac forma pilotos com parcerias

Da Reportagem - Diário de Cuiabá Desde 2008, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a oferecer bolsa de estudos para candidatos a piloto que já tenham passado pelo curso teórico e está iniciando o prático. O programa de bolsas custeia até 70% das aulas práticas e tem um investimento de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. No primeiro ano, em parceria com 11 aeroclubes do Rio Grande do Sul, a Anac ofereceu 135 bolsas de estudo, sendo 71 para piloto privado e 64 para piloto comercial. Em 2010, em convênio com 19 aeroclubes de oito estados, foram oferecidas 213 bolsas nas duas modalidades de pilotagem. Mato Grosso ainda não na lista das escolas conveniadas. De acordo com a agência de aviação, o Brasil tem 12.300 pilotos com licenças válidas e 308 escolas autorizadas a oferecer cursos, que são os centros e aeroclubes de formação profissional para aviação. A Anac nega que esteja faltando pilotos no país, mas diz que cresci

Boeing pega rota virtual para fazer treinamentos no 787

Peter Sanders, The Wall Street Journal, de Renton, EUA - Valor Os mecânicos que participam do curso de 25 dias da Boeing Co. sobre o novo modelo 787 Dreamliner aprendem a consertar todo tipo de problema, de luzes queimadas na cabine a defeitos sérios nos controles de voo. Mas uma coisa que não poderão fazer tão cedo é tocar os aviões. Com notebook e computador de mesa numa sala coberta de diagramas nesta cidade dos arredores de Seattle, mecânicos de companhias aéreas vão treinar num sistema que exibe uma cabine de comando interativa do 787, bem como uma representação em 3D do exterior da aeronave. Com o mouse, os mecânicos podem "caminhar" pelo avião, abrir painéis virtuais de acesso para manutenção e ir ao exterior do avião para consertar ou trocar peças. Como a maioria dos novos aviões, o Dreamliner é uma maravilha tecnológica com placas de rede que precisam de tanta manutenção quanto as peças mecânicas. A Boeing tornou o treinamento do jato, cujo cronograma já passou

O ' Leary, da Ryanair, o duque do desconforto

O executivo polêmico que fez de uma pequena aérea regional a maior companhia de baixo custo  da Europa Felix - Valor "Por que cada avião precisa ter dois pilotos?", pergunta Michael O ' Leary, CEO da Ryanair, maior empresa aérea de baixo custo da Europa. Em sua sala na sede da companhia, marcada pela simplicidade, nos arredores do aeroporto de Dublin, O ' Leary propaga seu sermão, de tênis, jeans e camiseta. "Sério, só se precisa de um piloto", prossegue. "Vamos tirar o segundo piloto. Deixemos a droga do computador pilotá-lo." Mas e se o piloto tiver um ataque cardíaco? Uma das integrantes da tripulação de cada voo da Ryanair seria treinada para aterrissar o avião. "Se o piloto tiver uma emergência, ele dá o aviso e a chama", diz O ' Leary. De tempos em tempos, O ' Leary, de 49 anos, solta declarações assim - ideias provocadoras sobre como tornar as viagens mais baratas. É fácil menosprezar seus comentários como desvario

Avião retorna após bater em um pássaro

O Estado de SP O voo 3393 da TAM que saiu ontem de João Pessoa, às 4h30, com destino ao Rio de Janeiro, retornou meia hora depois da decolagem após a aeronave colidir com um pássaro. Os 164 passageiros foram realocados em outro voo e o Airbus A320 seguiu para manutenção no aeroporto paraibano. Na sexta-feira, um avião de mesmo modelo da TAM abortou a decolagem em Londrina por problemas técnicos.

Airbus lidera testes AIRE2 com A380, para ser a primeira a realizar viagens ecológicas

Os voos transatlânticos com o A380 poderão reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em três tonelada s Defesa@Net Um consórcio liderado pela Airbus, em parceria com a Air France e os fornecedores de serviços de navegação aérea da Grã-Bretanha, Canadá e os Estados Unidos (NATS, Nav Canada e a FAA) em breve começarão testes TGF (Transatlantic Green Flight ou Teste Transatlântico Ecológico, em português), com um A380 da Airbus em voos regulares entre os aeroportos JFK, em Nova York e CDG, em Paris. Sob um recente contrato do SJU (SESAR Joint Undertaking ou Entendimento Conjunto SESAR, em português), esses testes TGF com A380 são parte da AIRE2 (Atlantic Interoperability Inititive to Reduce Emissions ou segunda fase da Iniciativa Atlântica de Interoperabilidade para redução de Emissões, em português). A primeira fase, a AIRE, foi lançada em  conjunto pela Comissão Europeia e a FAA (Federal Aviation Administration ou Administração Federal de Aviação, em português), em junho de 20

E-195 adquiridos pelo Santander serão alugados para a Azul

Companhia aérea pagará aluguéis semestrais para o banco por 12 anos Poder Aéreo O banco Santander vai comprar aviões Embraer e alugá-los para a companhia aérea Azul. No total, o negócio com a comercialização dos seis jatos 195 vai somar R$ 250 milhões, anunciou nesta segunda-feira a instituição. De acordo com o Santander, a operação terá 80% de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Pelo modelo, chamado de spanish leasing, a companhia aérea pagará aluguéis semestrais para o Santander por 12 anos, que é o prazo de amortização do empréstimo do BNDES. Ao final do período, o banco terá a opção de vender as aeronaves ou negociar com a Azul para continuar a alugá-las. Segundo a instituição, a operação irá ter impacto na geração de empregos, com 100 novas vagas diretas e 300 indiretas.

Monomotor faz pouso forçado no aeroporto

Avião não conseguiu alcançar a cabeceira da pista e pousou de forma brusca Folha de Boa Vista Um monomotor pertencente à empresa área Roraima Táxi Aéreo, prefixo LMZ, fez um pouso forçado às 9h30 de ontem na pista do Aeroporto Internacional de Boa Vista. Segundo o superintendente da Infraero, Reginaldo Peixoto, a princípio, o motivo teria sido a perda de potência do motor, sentida pelo comandante a 16 milhas (aproximadamente 10 quilômetros) após a decolagem. O piloto, único ocupante da aeronave, não ficou ferido. Conforme o superintendente da Infraero, o fato a princípio ainda é configurado apenas como um “incidente aéreo”. “Saberemos ao certo se realmente houve um acidente depois das investigações, que devem ocorrer nos próximos 30 dias”, disse. O piloto decolou com destino a Surucucu, terra indígena yanomami, para onde levaria cargas e suprimentos. Neste local, instituições como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prestam assistência às

Ganhos em segurança de voo podem estar perto de seu teto

Scott McCartney, The Wall Street Journal Este ano pode terminar como o pior em número de acidentes aéreos no mundo nos últimos cinco anos, e isso sem contar alguns acidentes com aeronaves militares ou particulares que vitimaram políticos importantes. Até agora, houve 13 acidentes fatais com aviões comerciais, segundo a Ascend Worlwide Ltd., uma consultoria londrina de aviação. Isso em oito meses. Ano passado foram apenas 10 acidentes fatais de voos com passageiros, e 13 no total de 2008. "É um ano mais ou menos normal, mas o problema é que ainda faltam quatro meses para terminar", disse Paul Hayes, diretor de segurança da Ascend. A frequência dos acidentes de avião basicamente é aleatória e às vezes eles ocorrem em série. Só em agosto a Ascend contabilizou cinco acidentes que mataram passageiros, incluindo um na Colômbia com um 737 e o do Embraer 190 em Yichun, China. Além disso, houve a queda de um avião particular no Alasca que matou o ex-senador americano Ted Steve

Infraero diz que ausência de ALS não põe em risco a segurança de pousos

FABIO PONTES - A Gazeta As operações de pouso no Aeroporto Internacional de Rio Branco estão há dois meses sem dispor do ALS, sigla em inglês para Sistema de Luzes de Aproximação. Localizado na cabeceira da pista, o instrumento auxilia os pilotos visualmente na hora do pouso. Segundo Daniel Sobrinho, superintendente da Infraero no Acre, o problema ocorre por conta de uma peça do aparelho que está queimada. Ele afirma que a demora na reposição ocorre pela fábrica de reposição no Brasil não a ter em seu estoque. Sobrinho afirma que a compra já foi feita e que até sexta-feira o ALS volta a operar. A informação de que o aeroporto opera sem o instrumento foi repassada pelo Cindacta 4 ao Ministério Público Federal. Cindacta é o órgão da Aeronáutica que cuida do sistema de tráfego aéreo no país. O MPF já instaurou procedimento para apurar o caso. Conforme o superintendente, a aproximação visual do piloto na cabeceira da pista conta com o auxílio, além do ALS, do Papi, que em inglês qu

Voo garantido

Valor O executivo-chefe da Airbus, Tom Enders, disse ontem que a companhia vai manter o cronograma de entrega do primeiro jato A350 de fuselagem mais larga, prevista para a metade de 2013, com o início da produção de componentes das asas na Alemanha. "Será uma corrida terrível e estamos entrando agora na fase mais frenética", disse Enders em uma entrevista, segundo a Bloomberg. Ele fez as declarações na fábrica de Stade, no norte da Alemanha, que produz a carcaça superior das asas do avião de longo alcance que vai desafiar o os modelos 787 Dreamliner e 777 da Boeing. Enders disse estar confiante de que a Airbus entregará o primeiro A350 para a Qatar Airways em meados de 2013, depois de ter aprendido as lições do superjumbo A380, que sofreu um atraso de dois anos e meio. A Airbus disse a clientes que está atrasada em pelo menos três meses no programa do A350, o que a forçará a reduzir os voos de teste de 12 meses para 9 meses.