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Alertada há 20 dias, Gol decide agora usar aviões maiores

Empresa anuncia plano para tentar minimizar atrasos; sindicato avisou sobre excesso nas jornadas de trabalho de aeronautas Bruno Tavares - O Estado de S.Paulo A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou ontem um plano para tentar atenuar problemas causados pela Gol nos aeroportos. As medidas, que incluem uso de aviões maiores, mudança nas escalas das tripulações e maior fiscalização, foram adotadas 20 dias depois de a companhia ser alertada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) sobre excessos nas jornadas de pilotos e comissários. O plano, apresentado pelo diretor de Operações da Gol e referendado pela Anac, prevê o uso de cinco aviões Boeing 767, configurados para cerca de 230 passageiros. A ideia é que essas aeronaves sejam usadas em rotas de alta densidade, tanto domésticas quanto internacionais, para reforçar a frota atual da companhia, que conta com modelos para 144 e 178 passageiros. Além de terem maior capacidade, os Boeing 767 oferecem outra vantagem par

Funcionários da Gol falam em sobrecarga

Atrasos e cancelamentos de voos ainda persistem Claudio Nogueira - Jornal do Brasil Pelo segundo dia consecutivo, problemas com aviões da Gol Linhas Aéreas tumultuaram os aeroportos brasileiros. Até às 21h de ontem, a companhia registava 37,8% de atrasos nos voos. Em nota, a empresa esclareceu que um problema no software que processa as escalas de trabalho dos tripulantes fez com que parte deles atingisse o limite de horas de trabalho estipulada pela legislação. Para amenizar a situação, a empresa vai usar aviões maiores, visando transportar mais passageiros. Uma funcionária da Gol, que trabalha no Aeroporto Santos Dumont, afirmou que os tripulantes da companhia reclamam da sobrecarga de trabalho, e que uma gerente da empresa teria dito que o problema seria resolvido até amanhã. Ainda segundo a atendente, que pediu anonimato, a situação torna bastante difícil o trabalho no saguão do aeroporto: É uma situação complicada e constrangedora para nós, até porque, não podemos dizer aos p

Exército realiza estágio de adaptação para tripulantes

Andrezza Trajano - Folha de Boa Vista A 1ª Brigada de Infantaria de Selva realizará na próxima quinta-feira (4), um estágio de adaptação de vida na selva com tripulantes de aeronaves comerciais. O curso é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com o tenente-coronel José Guerra, que dirigirá o estágio, os alunos passarão por uma simulação de acidente aéreo, onde terão que sobreviver por 24h na selva. O estágio será realizada em uma área do 7º Batalhão de Infantaria de Selva, em Boa Vista. Nesta primeira etapa , 15 pessoas, entre pilotos e comissários de bordo participarão do curso. Outros 15 já estão inscritos para uma próxima turma. "Será uma espécie de teste de conhecimento", explica Guerra.

Empresas de manutenção e táxi-aéreo participam de seminário em Manaus

Folha de Boa Vista Diretores, gerentes, responsáveis técnicos e demais representantes de empresas de manutenção e de táxi aéreo estão convidados para o Seminário de Aeronavegabilidade e Operações que será realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Manaus (AM). O evento acontece no dia 11 de agosto, das 9h às 18h, no hotel Mercure Apartments (rua Recife, nº 1000, bairro Adrianópolis). As inscrições são gratuitas, mas o auditório está limitado a 40 vagas. Os interessados devem responder ao convite encaminhado pela ANAC para as empresas, ou entrar em contato pelo e-mail marcos.lima@anac.gov.br A ANAC vem realizando uma série de seminários em várias localidades do Brasil, com o objetivo de orientar os usuários sobre os principais procedimentos da Agência, informar sobre as facilidades de processos que podem ser encaminhados por correio eletrônico e esclarecer dúvidas. Com os encontros, a ANAC busca aproximar o relacionamento com os usuários e agilizar o andamento dos

ANAC autoriza voos para atender emergências em áreas indígenas de Roraima

Folha de Boa Vista A empresa Roraima Táxi Aéreo recebeu ontem da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorização para realizar voos em atendimento a situações de emergência e risco de vida, em aeródromos não homologados em áreas indígenas no Estado de Roraima. Com isso, a empresa poderá realizar o transporte de passageiros e carga (como medicamentos e alimentos) desde que cumpra as exigências de segurança da ANAC. O objetivo da ANAC é garantir que a população indígena possa ser atendida, sem colocar em risco a operação aérea. As exigências informadas para a Roraima Táxi Aéreo são: preparar e divulgar aos funcionários um manual contendo orientações sobre a operação e informações sobre as pistas; estudo técnico sobre a performance, peso e balanceamento de cada aeronave a ser utilizada em cada localidade; além de uma análise de gerenciamento de risco da operação e dificuldades que podem ser encontradas. A empresa também terá de apresentar um relatório trimestral à ANAC sobre essa

Lufthansa tenta devolver sabor aos ares

Daniel Michaels, The Wall Street Journal, de Holzkirchen, Alemanha - Valor Alguns cientistas daqui estão usando um jato cortado para estudar o gosto ruim. O objetivo deles é entender o declínio da alta cozinha em altas altitudes. Os resultados dos testes iniciais: a percepção do sabor doce ou salgado cai em 30%. O azedo, o amargo e o picante quase não são afetados. A turbulência culinária que resulta disso pode estragar os pratos mais atraentes. Medir algo tão subjetivo quanto o gosto não é fácil. É por isso que os chefes de cozinha da LSG Sky Chefs, a maior empresa de alimentação para voos do mundo, que pertence à Deutsche Lufthansa AG, vieram a uma das maiores câmaras de baixa pressão do planeta. O laboratório tubular no Instituto Fraunhofer para Física de Construção, que fica meio submerso num pasto nesta região da Alemanha, comporta a frente, sem asas, de um Airbus A310. Técnicos do Fraunhofer podem reduzir a pressão do ar no laboratório, fazendo com que os ouvidos estalem, p

Um avião, 50 tarifas e muita matemática

Para definir os preços das passagens, empresas aéreas usam fórmulas complexas e a lógica de  uma Bolsa de Valores Melina Costa - O Estado de S.Paulo Para um consumidor, poucos universos são tão enigmáticos como o dos sites de companhias aéreas. Como é possível que o mesmo produto - o mesmo voo, ligando o mesmo par de cidades - apresente uma profusão de preços distintos dependendo de mínimas diferenças de horário? E o que faz o valor das tarifas mudar em questão de horas? A supersegmentação de preços é um reflexo do momento vivido pelas empresas aéreas. "As companhias tornaram-se mais eficientes e já não têm muito onde cortar custos. Nesse cenário, tornou-se mais importante maximizar a receita", diz Vanessa Ferraz, analista do HSBC. A grande arma das companhias para encher seus aviões cobrando o máximo possível de cada passageiro é o chamado revenue management (gerenciamento de receita). "Testamos a elasticidade para saber o quanto os consumidores estão dispostos

Transporte aéreo lucra com consumo de luxo chinês

Wendy Leung e Chan Ling Sue, Bloomberg Xin Jing gasta cerca de 200 yuans (US$ 30) em sashimi japonês a cada vez em que visita o supermercado City ' super, em Xangai. Seu apetite está ajudando a encher os aviões cargueiros com destino à China, melhorando os lucros da Cathay Pacific Airways. "Sashimi é o meu prato favorito", disse Xin, de 29 anos, que dirige uma pequena empresa de negócios com commodities. "Eu costumo comprar muitas coisas frescas uma vez por semana." À medida que consumidores chineses cada vez mais ricos comem mais peixe fresco, lagosta e queijos importados, eles estão ajudando na recuperação das receitas mundiais do transporte aéreo de cargas, que no ano passado registrou o pior declínio em cinco décadas. Alimentada pela crescente demanda por produtos de luxo e alimentos perecíveis estrangeiros, o país liderará uma recuperação de 18,5% nos embarques de cargas aéreas neste ano, segundo estimativa de junho divulgada pela Associação Internaci

Anac limita operações

Jornal do Commércio A Agência Nacional de aviação Civil (Anac) determinou que as operações de transporte de valores no Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, no Agreste, sejam suspensas temporariamente. A medida é preventiva e ficará em vigor até que o administrador do aeroporto comprove as condições de segurança para realizar esse tipo de transporte. A Anac fará também inspeção no aeroporto para verificar o cumprimento dos requisitos legais. Na noite de segunda-feira, bandidos invadiram o aeroporto, dispararam contra aeronave e levaram malotes com cheques e documentos.

Real forte e emergentes vitaminam a Pluna

O Estado de SP A desvalorização do dólar frente ao real e o maior poder aquisitivo da classe C, que facilitaram o acesso de um grande número de consumidores a viagens internacionais, além da inauguração de novas rotas no sul do País, estão turbinando o desempenho de pequenina Pluna, a companhia aérea uruguaia. No primeiro semestre, a empresa transportou 59 mil passageiros, um crescimento de 63% sobre o mesmo período do ano anterior.O ritmo continuou acelerado nas férias de julho: na primeira quinzena do mês, as 6 mil passagens emitidas para seus quatro destinos na América do Sul – Montevidéu, Assunção, Buenos Aires e Santiago do Chile, representaram um crescimento de 97% .

Pais sofrem para embarcar filhos em Cumbica

Sem posto da Vara da Infância no aeroporto, passageiros que precisam de autorização têm de  seguir até o centro de Guarulhos Ana Bizzotto - O Estado de S.Paulo Quem precisa de autorização de viagem para os filhos e chega ao Aeroporto Internacional de Cumbica desprevenido pode se preparar para enfrentar transtornos. O aeroporto mais movimentado do País não tem posto da Vara da Infância e da Juventude, o que obriga os passageiros a ir até a Vara de Guarulhos, no centro da cidade. Cerca de 15 pedidos são atendidos por dia no local. Neste mês, até segunda-feira, foram 244 - 47% do total de processos da Vara no período. Além dos funcionários que atendem ao público, há um servidor que trabalha especificamente com autorizações de viagem, o que corresponde a 80% de seu trabalho. Segundo a juiza auxiliar da Vara, Andrea Trigo, a demanda aumentou muito desde que a Resolução 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entrou em vigor, em abril de 2009. Ela obriga o pai ou mãe que viajar soz

Infraero: dificuldades à vista

Para executar sua parte e aplicar R$ 3,14 bi dos R$ 5,15 bi prometidos para obras em 13 terminais  das cidades-sedes, a empresa terá de dobrar o desembolso em apenas um ano Geralda Doca - O Globo BRASÍLIA Mantido o ritmo de investimentos realizados pela Infraero, a estatal pode ter dificuldades para tocar as obras necessárias e deixar os aeroportos prontos até a Copa em 2014. Para conseguir executar a sua parte e aplicar R$ 3,14 bilhões de um total de R$ 5,15 bilhões prometidos pelo governo para obras em 13 terminais das cidades-sedes a empresa terá de se desdobrar e, em apenas um ano, dobrar os desembolsos. O cumprimento da meta, anunciada pelo governo em sessão solene na semana passada, exigirá que a Infraero invista em média R$ 897,57 milhões durante três anos e meio. O valor aplicado anualmente está muito abaixo disso, segundo análise de dados da própria estatal. Em 2009, foram desembolsados R$ 425,5 milhões; em 2008, R$ 398,9 milhões. Até junho deste ano, foram gastos R$ 1

Encontro com Anac acaba sem solução e define fim dos pousos em Congonhas

Contudo, TAM altera data da mudança para 23 de agosto por falta de documento Diário de Marília Reunião da comitiva de empresários de Marília com a presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, ontem em Brasília, terminou sem novidades. A entidade nada pode fazer para interferir nos planos comerciais da TAM, proprietária da Pantanal, que transferiu os voos de Congonhas para Guarulhos. Contudo, ainda sem a documentação definitiva que a permite fazer a alteração, a TAM não poderá modificar o destino da rota no prazo anunciado – 1º de agosto – e acabou tendo que prorrogar o início da mudança para o dia 23. Flávio Peres, diretor regional do Ciesp e integrante da comitiva local, lamentou o desfecho das negociações e reiterou os prejuízos ao município. “Fizemos o que foi possível, junto a TAM, ao Daesp e a ANAC, mas infelizmente não foi possível reverter a decisão e teremos que arcar com as perdas que virão”. A companhia alega que a mudança é em respeito a

Tráfego aéreo global cresce 11,9% em junho

Alberto Komatsu, de São Paulo - Valor O tráfego aéreo mundial de passageiros mostrou em junho expansão de 11,9%, um forte crescimento como sinal da recuperação diante do impacto da crise em 2009. A avaliação é da Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata). Ano passado, a Iata considerou o desempenho da demanda aérea global o pior da história, com recuo de 3,5%. O transporte aéreo de cargas também teve forte crescimento em junho, de 53,8% em relação a igual período de 2009. "A indústria continua a se recuperar mais rápido do que o esperado, mas com nítidas diferenças regionais", afirmou o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, por meio de comunicado. "Permanecemos cautelosamente otimistas", acrescentou ele. Por regiões, o maior crescimento veio da África, com 21,3% na comparação com o mesmo mês de 2009. Segundo a Iata, essa expansão foi impactada pelo movimento de turistas por causa da Copa do Mundo de Futebol, realizada entre 11 de ju

Carga aérea vira problema em Cumbica

Sem áreas suficientes para armazenamento, Aeroporto de Guarulhos acumula contêineres na pista e provoca prejuízos a exportadores Renée Pereira - O Estado de S.Paulo O transporte aéreo parecia a melhor alternativa para a empresa Blue Skies entregar com rapidez e segurança o pedido feito por um cliente inglês de uma tonelada de abacaxi pré-processado. O produto foi preparado, embalado, acondicionado em contêiner refrigerado e levado até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Mas a expectativa virou pesadelo. A carga nunca chegou ao destino final e se perdeu.  O problema ocorreu por causa da lotação na pista do terminal de cargas do aeroporto. A companhia aérea, responsável pelo transporte, não conseguiu remover a mercadoria até a aeronave porque, no meio do caminho, havia algumas dezenas de toneladas de carga obstruindo a passagem.  Resultado: o avião foi embora e a Blue Skies perdeu a carga. "O problema não é o prejuízo financeiro, que será reembolsado, mas o desgaste da empres