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Estado não presta contas de verba da Infraero

Está nas mãos do Governo do Estado o início das obras de ampliação do Aeroporto Regional de Juazeiro ANTÔNIO VICELMO - Diário do Nordeste (CE) JUAZEIRO DO NORTE . O investimento para execução do projeto de emergência do Aeroporto Regional do Cariri está estimado em R$ 5 milhões. O início das obras está na dependência de compromissos anteriores assumidos pelo Governo do Estado. De acordo com o deputado federal José Airton Cirilo, o Estado não cumpriu as cláusulas do contrato assinado com a Infraero. A primeira delas, segundo o parlamentar, foi a não prestação de contas de uma verba no valor de R$ 2,7 milhões liberada pela Infraero em 2003, no início do Governo Lúcio Alcântara, para ampliação da pista e dos terminais de passageiros e também do estacionamento. No caso da pista, que seria ampliada de 1.800 metros para 2.300 metros, ficou no mesmo tamanho. O parlamentar acrescenta que o entrave maior é a não prestação de contas que impossibilita a homologação do campo de pouso junto a A

Aernnova monta centro de desenvolvimento no Brasil

Virgínia Silveira, para o Valor, de São José dos Campos A perspectiva de participação em projetos como o do Trem Bala e dos caças de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), além de uma maior proximidade com seu principal cliente, a Embraer, foram decisivos para que o grupo espanhol Aernnova Engineering decidisse trazer para o Brasil uma unidade do seu centro internacional de desenvolvimento de projetos de engenharia. O objetivo da empresa, segundo o diretor presidente, Adel Ben-Smida, é transformar o centro brasileiro em uma base de desenvolvimento de tecnologia para a América Latina. O projeto já está sendo colocado em prática com a contratação de uma equipe de 15 engenheiros e técnicos brasileiros, sendo que seis deles já receberam treinamento nos centros de engenharia da empresa na Espanha e nos Estados Unidos. "De imediato, contrataremos um total de 20 profissionais, mas a nossa matriz espanhola não impôs nenhum limite no número de empregados que serão incorporados ao nov

Luta contra o tempo

Sonia Racy - O Estado de S.Paulo E crescem o trabalho e as preocupações para Nelson Jobim. O ministro recebeu ontem a primeira versão do relatório do BNDES e da McKinsey com o diagnóstico sobre a situação do setor de Aviação no Brasil. No dia 23, aprofunda o debate com os consultores e o banco sobre o maior entrave nessa área: os aeroportos de São Paulo. Contra o tempo 2 O fato é que a situação se agrava a cada dia, pois o aquecimento da economia, aumentando a demanda de voos, em nada combina com a lentidão do governo Lula na busca de soluções para o problema aeroportuário. Exemplo? Para contornar decisão do TCU que vetou pagamento em obra da Queiroz Galvão, Constran e Serveng, Nelson Jobim anunciou, em agosto, que o Exército faria a complementação urgente em Cumbica. Até agora, nada.

TAM reverte prejuízo e lucra R$348 mi no terceiro trimestre

Aluisio Alves ; Edição de Alberto Alerigi Jr. Reuters SÃO PAULO, 12 de novembro (Reuters) - A TAM informou nesta quinta-feira que fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 348 milhões, revertendo prejuízo de R$ 663,6 milhões em igual período do ano passado. Entre julho e setembro, a receita líquida obtida pela maior companhia aérea brasileira foi de R$ 2,419 bilhões, uma queda de 16,5% em relação aos R$ 2,896 bilhões auferidos em igual intervalo de 2008. No trimestre, a geração de caixa da TAM, medida pelo Ebitdar (lucros antes de juros, impostos, depreciação e custos com leasing de aeronaves), ficou em R$ 377,1 milhões, 10,6% menor do que os R$ 421,8 milhões do terceiro quarto de um ano antes. Segundo a companhia, os resultados do período mostram uma tendência de recuperação dos efeitos da crise global, o que se traduziu no aumento da demanda no mercado doméstico, que cresceu 26% comparado com o mesmo período de 2008. O resultado da última linha foi favorecido pela

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Flex, ex-Varig, busca saída

Jornal do Commercio   A Flex, empresa remanescente da recuperação judicial da Varig, negocia com a Gol um contrato que garanta a sobrevivência da companhia por mais um ou dois meses. Com dívida de R$ 8 milhões e sem poder voar por falta de recursos para pagar o seguro e o aluguel de seu único Avião, a Flex tem até o fim de novembro para negociar o cruzamento do montante devido à União com uma indenização que tem a receber.

Rio sem segurança em todos os setores

Dos 20 aeroportos do Estado, apenas dois têm aparelhos de raios X. Falhas na segurança também são vistas na fiscalização dos 635 km do litoral fluminense, patrulhados por apenas uma lancha da PF Antônio Werneck e Carla Rocha Agência O Globo RIO – Vinte anos após o Aeroporto Internacional Tom Jobim ter sido apelidado de "queijo suíço", a segurança aérea no Rio ainda é precária. Dos 20 aeroportos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) controla apenas cinco e, desses, apenas dois têm equipamentos completos de fiscalização – incluindo aparelhos de raios X, semelhantes aos encontrados abandonados na semana passada no Rio – para passageiros, bagagem e carga. Um exemplo recente da fragilidade da segurança aeroportuária pode dar muita dor de cabeça num futuro próximo. Desde março, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que foi municipalizado, opera um voo cargueiro, que chega uma vez por semana de Miami – uma das rotas conhecidas de contrabando de merca

Temporada de caça

Minas quer ser referência na formação de profissionais para atender empresas do setor aéreo que estão instalando centros de manutenção no estado e o mercado nacional Vanessa Jacinto - Estado de Minas A consolidação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, como um dos principais terminais de transportes de passageiros e de cargas do país deu início a uma verdadeira temporada de caça aos profissionais do setor aéreo. Até 2014, com a realização da Copa do Mundo, o aeroporto deverá ser alvo de novos investimentos. Para o salto previsto no número de passageiros (de 6 milhões para 12 milhões de usuários), será necessária a realização de obras de infraestrutura que vão demandar, conforme estima Luiz Antônio Athayde, subsecretário de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cerca de 2 mil contratações. "Para a operação propriamente dita, o número de prestadores de serviço no aeroporto deve triplicar." Até mesmo na disputa co

Nas asas da aviação

Criação do Polo de Aviação Civil em Minas abre chances de contratação em todos os níveis. Só a Gol deve saltar de 500 para 1,2 mil empregos Vanessa Jacinto - Estado de Minas Adriana Pereira Bento, de 26 anos, não vê a hora de embarcar num voo comercial como integrante da tripulação. Recém-formada como comissária de bordo, ela está aguardando apenas a prova da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a bater na porta das companhias aéreas em busca de uma colocação. "A prova está marcada para o mês que vem e, até o início do ano, espero fazer parte de alguma equipe", diz. Ela não é a única com boas expectativas. Com a criação, em Minas, do Polo de Aviação Civil, considerado o segundo do país, diversas empresas do setor aéreo estão expandindo os negócios e oferecendo oportunidades de contratação. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os investimentos são significativos. A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, deverá abrir, até março de 2010, novos postos de tr

De patinho feio, o A380 esboça reação positiva

Marcelo Ambrosio - Jornal do Brasil Já afirmei algumas vezes aqui que o superjumbo da Airbus, o A380, era um projeto magnífico mas que acabou superado pelo tempo excessivo entre a gestação e a efetiva entrada em operação. Conheço bem esse modelo por ter acompanhado a construção do protótipo in loco, na planta de Toulouse e, mais tarde, o reveal solene. Dessa época em diante, no entanto, tudo deu errado no projeto. De solução econômica para substituir, por exemplo, dois MD-11 ou B-747 em uma só rota, o A380 acabou sendo superado pela acelerada progressão dos birreatores, especialmente do B777. A conta era  simples: o gigante da Airbus era econômico quanto mais passageiros pudesse transportar de forma a dividir o custo pelas quatro turbinas (um dos itens que determinam o RPK, ou Revenue Passenger Kilometer). Além do grande atraso na produção regular, quando os primeiros modelos começaram a serem operados normalmente, uma série de defeitos levou clientes a apresentarem, no início d

Vítimas do voo 447 ganham monumento no Leblon

Parque foi fechado a visitantes Júlia Motta - O Globo Cerca de 500 pessoas, entre amigos e parentes das vítimas do acidente com o voo AF-447, da Air France, realizaram, ontem de manhã, um ato ecumênico no Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon. Um monumento que representa 228 andorinhas foi inaugurado no local com a expressão "em memória" gravada em 21 idiomas, referentes às nacionalidades das vítimas. A cerimônia foi fechada para a imprensa e o acesso ao parque ficou bloqueado por um carro da PM e por seguranças do evento. Somente veículos autorizados podiam circular no local, o que deixou visitantes revoltados. O presidente da Associação dos Familiares das Vítimas ao Voo 447, Nelson Faria Marinho, criticou o tratamento com os parentes brasileiros das vítimas.   Queremos transparência nas investigações. Mais de 15 famílias brasileiras tiveram acesso negado à cerimônia afirmou. O secretário de Estado francês para a Cooperação, Alain Joyandet, afirmou que, em fevere

TAM: dois voos com problemas em dois dias

O Globo   Um dos aviões teve que retornar aos EUA para conserto A companhia aérea TAM enviou nota à imprensa no fim da manhã de ontem sobre um incidente com o voo JJ 8081 (Nova York São Paulo/Guarulhos), que, cerca de 20 minutos após a decolagem, na noite de sexta-feira, teve de retornar ao aeroporto de origem, o JFK, com 196 pessoas a bordo. A aeronave, informa a nota, apresentou "mau funcionamento em um dos flaps" (comandos localizados nas asas). O pouso foi normal, segundo a TAIVI, e os passageiros desembarcaram para aguardar o conserto. O voo retornou a NY à 1h28 de sábado e pousou em Guarulhos às 10h38. Na sexta-feira, uma pane na turbina esquerda, momentos antes de pousar, levou um outro avião da TAIVI a aterrissar sob esquema especial no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A aeronave, que fazia o voo 3540, decolara de Brasília para Manaus com 150 pessoas a bordo.

País terá em março novo sistema de controle aéreo

Projeto, batizado pela FAB de Sagitário, está sendo desenvolvido em Curitiba para aumentar segurança de voo Leila Suwwan Enviada especial - O Globo CURITIBA. Há dois anos, a Força Aérea Brasileira está desenvolvendo sigilosamente um novo sistema de controle de tráfego aéreo, aperfeiçoando o antigo, criticado por controladores aéreos após a colisão no ar entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, em setembro de 2006. A nova plataforma de visualização, batizada de Sagitário, começa a funcionar em março de 2010 no Cindacta2 (Curitiba) e será implantada em todo o país até 2012. O software traz novos alertas de segurança para situações de risco, como conflito de rotas e perda do sinal do transponder do avião. O custo inicial de desenvolvimento do Sagitário foi de R$ 6,9 milhões. Outros R$ 14 milhões serão pagos pela instalação, pelo treinamento da equipe e pela garantia do produto. O Sagitário deve coroar a recuperação da Aeronáutica depois da crise aérea, quando controladores se rebelar

Ocupação da Gol vai a 71,9% em outubro

O Estado de S.Paulo   A Gol aumentou a taxa de ocupação de suas aeronaves em outubro, chegando a 71,9%, ante 66,4% em setembro. No mesmo período de 2008, a taxa foi de 58,8%. A empresa creditou o resultado ao aumento na demanda local acima da expansão da oferta de assentos. A Gol prevê recuperação nos preços de passagens aéreas em novembro e dezembro.

Avião da TAM tem pane em motor

O Estado de S.Paulo   Um avião da TAM pousou sob esquema especial no Aeroporto Internacional de Manaus, no Amazonas, na tarde de ontem, após pane em um motor. Segundo a TAM, a aeronave, que ia de Brasília para Manaus com 150 pessoas, apresentou indicação de pressão de óleo inadequada quando se aproximava da capital amazonense e o comandante seguiu os procedimentos previstos nos protocolos de segurança.