Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Estado não presta contas de verba da Infraero

Está nas mãos do Governo do Estado o início das obras de ampliação do Aeroporto Regional de Juazeiro

ANTÔNIO VICELMO - Diário do Nordeste (CE)

JUAZEIRO DO NORTE

. O investimento para execução do projeto de emergência do Aeroporto Regional do Cariri está estimado em R$ 5 milhões. O início das obras está na dependência de compromissos anteriores assumidos pelo Governo do Estado. De acordo com o deputado federal José Airton Cirilo, o Estado não cumpriu as cláusulas do contrato assinado com a Infraero. A primeira delas, segundo o parlamentar, foi a não prestação de contas de uma verba no valor de R$ 2,7 milhões liberada pela Infraero em 2003, no início do Governo Lúcio Alcântara, para ampliação da pista e dos terminais de passageiros e também do estacionamento.

No caso da pista, que seria ampliada de 1.800 metros para 2.300 metros, ficou no mesmo tamanho. O parlamentar acrescenta que o entrave maior é a não prestação de contas que impossibilita a homologação do campo de pouso junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "O Estado deve fazer a prestação de contas, ou devolver o dinheiro à Infraero", adverte o deputado, que esteve na Empresa, várias vezes, tratando do assunto.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a quem caberia a execução das obras, não tem informações sobre o assunto. A reportagem buscou entrevista por telefone com o secretário, Adail Fontenele, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

Expectativa

No Cariri, a expectativa é de que o impasse seja solucionado. A diretoria da Infraero, composta pelo presidente da empresa, Murilo Marque Barbosa, e o ministro do Superior Tribunal Militar, Olympio Pereira da Silva, esteve no Cariri na última sexta-feira, com a finalidade de apresentar os projetos de reforma emergencial e ampliação do aeroporto. A equipe, segundo o vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, levou a imagem de um novo Cariri com um potencial turístico, econômico e cultural que está acima de outras regiões. A partir desta semana, serão iniciadas as negociações, com o apoio da bancada federal, para o cumprimento das exigências da Infraero.

O novo Aeroporto de Juazeiro do Norte, que está sendo projetado para 20 anos de operação, de acordo com o projeto, terá uma pista de pousos e decolagens de 1.185 de extensão por 45 metros de largura.

Nas duas cabeceiras da pista será implantado um sistema de segurança denominado de "Runway End Safety Area", conhecido na linguagem aeronáutica como Resa, que tem o objetivo de reduzir o risco de dano à aeronave em casos de pouso com toque antes da cabeceira.
 
O terminal terá capacidade para receber 185 mil passageiros por ano.

PASSAGEIROS:

283 mil passageiros é a quantidade projetada para fechar o ano de 2009 no movimento do Aeroporto de Juazeiro do Norte. O número já está superior ao projetado para a ampliação do local.

Postar um comentário

0 Comentários