ANTÔNIO VICELMO - Diário do Nordeste (CE)
JUAZEIRO DO NORTE
. O investimento para execução do projeto de emergência do Aeroporto Regional do Cariri está estimado em R$ 5 milhões. O início das obras está na dependência de compromissos anteriores assumidos pelo Governo do Estado. De acordo com o deputado federal José Airton Cirilo, o Estado não cumpriu as cláusulas do contrato assinado com a Infraero. A primeira delas, segundo o parlamentar, foi a não prestação de contas de uma verba no valor de R$ 2,7 milhões liberada pela Infraero em 2003, no início do Governo Lúcio Alcântara, para ampliação da pista e dos terminais de passageiros e também do estacionamento.No caso da pista, que seria ampliada de 1.800 metros para 2.300 metros, ficou no mesmo tamanho. O parlamentar acrescenta que o entrave maior é a não prestação de contas que impossibilita a homologação do campo de pouso junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "O Estado deve fazer a prestação de contas, ou devolver o dinheiro à Infraero", adverte o deputado, que esteve na Empresa, várias vezes, tratando do assunto.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a quem caberia a execução das obras, não tem informações sobre o assunto. A reportagem buscou entrevista por telefone com o secretário, Adail Fontenele, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
Expectativa
No Cariri, a expectativa é de que o impasse seja solucionado. A diretoria da Infraero, composta pelo presidente da empresa, Murilo Marque Barbosa, e o ministro do Superior Tribunal Militar, Olympio Pereira da Silva, esteve no Cariri na última sexta-feira, com a finalidade de apresentar os projetos de reforma emergencial e ampliação do aeroporto. A equipe, segundo o vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, levou a imagem de um novo Cariri com um potencial turístico, econômico e cultural que está acima de outras regiões. A partir desta semana, serão iniciadas as negociações, com o apoio da bancada federal, para o cumprimento das exigências da Infraero.
O novo Aeroporto de Juazeiro do Norte, que está sendo projetado para 20 anos de operação, de acordo com o projeto, terá uma pista de pousos e decolagens de 1.185 de extensão por 45 metros de largura.
PASSAGEIROS:
283 mil passageiros é a quantidade projetada para fechar o ano de 2009 no movimento do Aeroporto de Juazeiro do Norte. O número já está superior ao projetado para a ampliação do local.
0 Comentários