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Brasil ganha primeiro vôo diário para a Índia

A South African Airways (SAA) vai alterar a rota diária que opera entre o Brasil e a África do Sul. A companhia decidiu estender o vôo para oferecer uma freqüência diária entre São Paulo (Brasil), Johannesburg (África do Sul) e Mumbai (Índia). Este será o primeiro vôo diário entre o Brasil e a Índia. A mudança será possível graças a um acordo governamental tripartite. Chamado "IBSA" (sigla em inglês que reúne os nomes dos três países), o acordo foi criado para fomentar o livre comércio e um maior intercâmbio comercial, tecnológico e político. A SAA irá operar a rota com aeronaves Airbus 340-300E em duas classes: econômica e executiva. (ASAS)

O Airbus A380 recebeu a homologação conjunta das autoridades de certificação européias e americanas

Redação ASAS O maior avião comercial do mundo, o A380 para 555 passageiros, recebeu a certificação de tipo conjunta da European Aviation Safety Agency (EASA) e da Federal Aviation Administration (FAA) dos EUA no dia 12 de dezembro de 2006. A certificação cobre as aeronaves dotadas de turbinas Rolls-Royce Trent 900. A certificação de tipo da EASA foi assinada por Patrick Goudou diretor executivo daquela agência, e a da FAA por John Hickey chefe de certificação da agência americana. Os documentos foram entregues a Alain Garcia, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus. A cerimônia, realizada nas instalações da Airbus em Toulouse, contou com a presença de Marion Blakey, administrador da FAA, e de importantes autoridades de aviação civil de diferentes países. "Este duplo selo de aprovação representa um marco fundamental para o programa A380. Ele reconhece a qualidade dos trabalhos efetuados por todos aqueles que lutaram duramente por anos a fio no desenvolvimento deste soberb

Rolls-Royce recebe prêmio de fornecedor do ano da Embraer

Redação ASAS A Rolls-Royce, fabricante de turbinas e motores de aviação, foi reconhecida como Fornecedor do Ano 2006 pela Embraer, na categoria sistemas mecânicos. O prêmio se baseou no desempenho em entregas, qualidade, satisfação do operador ao cliente e flexibilidade no tratamento com a Embraer. Os Motores Rolls-Royce AE3007A impulsionam desde 1997, os jatos da família ERJ-135, -140, -145, e as versões militares ERJ-145 MP (patrulha marítima), -145 RS (sensoriamento remoto), -145 AEW (radar e alerta antecipado), totalizando mais de mais de 1.000 aeronaves da Embraer em todo o mundo, além de ser o motor exclusivo do jato executivo Embraer Legacy 600. O prêmio foi entregue à Rolls-Royce durante a Conferência Anual de Parceiros e Fornecedores da Embraer, realizada 28 de novembro, em São Paulo, que contou com a participação de outros 130 fornecedores, de diferentes áreas. Joe Dunne, Vice-Presidente Senior da Rolls-Royce para Aeronaves Corporativas e Regionais e Executivo de Contato com

Lula diz que Anac, Infraero e Aeronáutica têm de se responsabilizar por caos aéreo

Laryssa Borges - Último Segundo/Santafé Idéias O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira, que os órgaões de controle da aviação civil têm de se responsabilizar pelos atrasos e cancelamentos de pousos e decolagens nos aeroportos. Reunido no final da manhã com os principais interlocutores no setor de aviação civil, determinou que todas as explicações sejam dadas imediatamente aos passageiros, já que "não é possível que se fique três, quatro horas no aeroporto e ninguém comunique porque o avião está atrasado". "Determinei que em cada aeroporto importante a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Infraero e a Aeronáutica assumam a responsabilidade de fazer com que em cada vôo atrasado explique a razão, se é falta de tripulação, se é a passagem vendida que não tem avião, se não tem controlador", destacou o presidente em entrevista coletiva. "O mínimo que o povo espera é ser tratado com respeito. Não pode continuar isso", disse

Avião de carga fez pouso forçado no Rio durante a madrugada

CLARICE SPITZ da Folha Online , no Rio Um Boeing cargueiro da empresa TAF realizou um pouso forçado na madrugada desta quinta-feira no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio. Segundo funcionários da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), o pouso aconteceu por volta da 1h. O avião teve problemas com o trem de pouso dianteiro e seu bico deslizou na pista. De acordo com funcionários da Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), o avião chegou a pegar fogo, mas foi controlado sem que ninguém ficasse ferido. Por causa da ocorrência, funcionários da Infraero que trabalhavam em uma aeronave da TAM que teve problemas foram remanejados. Segundo a Infraero, seis aeronaves da empresa tiveram problemas até a meia noite de ontem em todo o Brasil. A empresa também culpa o mau tempo de ontem pelo caos. A assessoria de imprensa da TAM disse que seis aeronaves tiveram problemas ontem e passaram por manutenção não programadas. Hoje, o comandante do Decea (Departamento

TAM admite atrasos médios de duas horas em São Paulo

da Folha Online Por meio de sua assessoria de imprensa, a TAM informou no final da manhã desta quinta-feira que todos os seus vôos programados para sair dos aeroportos de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e de Guarulhos, na Grande São Paulo, estão atrasados em duas horas, em média. Houve ainda 26 cancelamentos. O problema, de acordo com a TAM, ainda é reflexo do fechamento do aeroporto de Congonhas, por cerca de 50 minutos, ocorrido na noite de quarta (20), devido ao mau tempo. Por causa dos ventos, o sentido das pistas chegou a ser invertidos três vezes. Não são apenas os aeroportos de São Paulo que sofrem conseqüências do fechamento de Congonhas. O problema provocou reflexos em todos os grandes aeroportos brasileiros. No Rio, ainda na noite de quarta, houve problemas com a rede de dados também da TAM, e dezenas de vôos domésticos da companhia atrasaram. Na manhã desta quinta, as decolagens agendadas para o aeroporto Tom Jobim apresentavam atrasos de uma hora a duas horas. Entre os

Comandante do Decea culpa empresas pelos atrasos nos vôos

KLEBER TOMAZ da Folha de S.Paulo O comandante do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o major-brigadeiro-do-ar Paulo Hortênsio Albuquerque Silva, culpou nesta quinta-feira as empresas aéreas, especialmente a TAM, pela seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos iniciada na noite de quarta-feira (20). Diversos aeroportos do país amanheceram com problemas, nesta quinta. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a malha aérea nacional sofre um "efeito dominó" desde o fechamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, ocorrido durante cerca de 50 minutos na noite de quarta (20), devido ao mau tempo. Para o brigadeiro, as companhias aéreas agravam o problema ao segurar os aviões no solo até que todos os assentos estejam ocupados. "Os vôos estão atrasados porque as aeronaves estão esperando para saírem lotadas." Em entrevista à Folha , o comandante do Decea culpou especialmente a TAM. "Vocês podem observar que o problema est

Congonhas tem mais de 60 atrasos; no país, mais de 34% têm problemas

da Folha Online O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, registrava atrasos de, em média, uma hora-- em 30 pousos e 34 decolagens às 14h desta quinta-feira, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária). Em todo o país, da 0h às 10h30, dos 649 vôos programados, 223 atrasaram mais de uma hora e 36 foram cancelados. Na noite de quarta-feira (20), Congonhas permaneceu fechado durante cerca de 50 minutos devido ao mau tempo. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a medida originou um "efeito dominó" que causou esta nova seqüência de atrasos e cancelamentos. O problema foi agravado pela TAM, que teve seis aeronaves paradas para manutenção e ficou sem rede de dados no aeroporto Tom Jobim, no Rio. A companhia admitiu, no final da manhã desta quinta, que todos os seus vôos saídos de São Paulo tinham atraso médio de duas horas e que 26 deles haviam sido cancelados até aquele momento. Em Congonhas, às 14h desta quinta, os casos mais gr

RADAR DO CINDACTA 1 REGISTRA 30 AVIÕES "FANTASMAS" POR DIA

Afirmação foi dada por oficial da Aeronáutica no Congresso. Técnicos estão tentando fazer o conserto em Brasília. Do G1, em São Paulo, com informações do Globo Notícia Autoridades do setor aéreo admitiram, na tarde desta terça-feira (19), durante audiência no Congresso, que os radares do Cindacta 1, em Brasília, podem apresentar falhas. Segundo o brigadeiro Ramon Cardoso, que representou na audiência o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Luiz Carlos Bueno, um dos radares de Brasília informa por dia 30 alvos falsos. São aviões "fantasmas" que aparecem na tela dos controladores e que, na verdade, não existem. O brigadeiro explicou que o problema não é no programa de computador do Cindacta 1 e que técnicos estão tentando consertar o radar. Ainda de acordo com o militar, esses "fantasmas" equivalem a 1% do número de aviões que passam por Brasília. Cardoso reconheceu ainda que a pane no sistema de rádio, no dia 5, foi provocada porque o Brasil não

PILOTO PERDE CONTROLE E AVIÃO ATOLA NO AEROPORTO DE BRASÍLIA

Do G1, em Brasília Um avião da F-L Aviation atolou na pista do Aeroporto de Brasília na manhã desta sexta-feira (15). O piloto perdeu o controle do avião, que teria como destino a Venezuela, enquanto taxiava na pista. Resultado: acabou atolado na grama. Os sete passageiros e três tripulantes que estavam dentro da aeronave no momento do acidente não sofreram qualquer tipo de ferimento e retornaram ao hotel que estavam em Brasília.

PILOTOS DO LEGACY REAFIRMAM AUTORIZAÇÃO DE VÔO A 37 MIL PÉS

Em entrevista nos EUA, Lepore e Paladino são tratados como heróis. Eles pilotavam jato que se chocou com Boeing da Gol em setembro. Do G1, em São Paulo Pela primeira vez desde a colisão em pleno ar do avião da Gol, que matou 154 pessoas em setembro deste ano, os dois norte-americanos que pilotavam o jato Legacy deram uma entrevista. À rede americana NBC, ao vivo e com um advogado ao lado, eles reafirmaram que são inocentes e que cumpriram todas as determinações das autoridades brasileiras. Durante os cerca de cinco minutos da entrevista ao programa Today Show, nesta sexta-feira (15), os pilotos Jan Paul Paladino e Joe Lepore foram tratados como heróis por terem conseguido manobrar o jatinho com segurança até pousar na Base Aérea de Serra do Cachimbo, no Pará. Eles reclamaram dos dois meses que ficaram detidos em um hotel. "Foi horrível. Nunca compreendi o que estava acontecendo", disse Lepore. Os dois pilotos foram liberados para voltar aos Estados Unidos na sexta-feir

CORRETORA ACONSELHA COMPRA DE AÇÕES DE TAM E GOL

Valorização de ambos os papéis pode ficar perto de 20%. Fator Corretora prevê bom ano para o setor aéreo. Do G1, com informações do Valor OnLine A Fator Corretora anunciou nesta segunda-feira (18) a recomendação "atraente" para as ações das empresas aéreas Gol e TAM. No caso das preferenciais da TAM, o preço-alvo para o fim do próximo ano é de R$ 83,80, com alta de 18,86% sobre o valor de fechamento da sexta-feira (15). No caso dos papéis ON da Gol, o preço-alvo é de R$ 80,60, com acréscimo de 21,22% em relação à cotação do último pregão. Atualmente, apenas a TAM PN faz parte da atual carteira do Ibovespa (as ações mais negociadas na Bolsa de São Paulo), mas as previsões para o início do ano que vem incluem também a Gol. Na tarde desta segunda-feira, as preferenciais da TAM caíam 1,10%, a R$ 69,72, enquanto Gol ON valorizava-se 0,16%, a R$ 66,60. Análise Em relatório, o analista Eduardo Pirani Puzziello observa que o mercado brasileiro de aviação,

AVIÃO CAI EM PÁTIO DE CASA NO RIO GRANDE DO SUL

Acidente aconteceu na noite de domingo, em Carazinho. Piloto de 25 anos teve ferimentos leves. Da Globo News Um avião modelo Piper PA18 caiu em uma árvore no pátio de uma casa em Carazinho, no Norte do Rio Grande do Sul, na noite de domingo (17). O piloto Vinícius de Lima Sebben, 25 anos, sofreu escoriações leves. O avião é usado no reboque de planadores e sobrevoava a cidade no momento do acidente. Segundo avaliação dos integrantes do aeroclube de Carazinho, uma chapa que fica sob a asa esquerda da aeronave pode ter se soltado, fazendo com que o piloto perdesse o controle. O avião deve ser retirado da casa nesta segunda-feira (18), depois da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

OCEANAIR INAUGURA NOVAS ROTAS

Novos vôos são para Florianópolis, Belo Horizonte e Montes Claros. Empresa ampliará número de conexões. Do G1, em São Paulo A OceanAir anunciou que a partir de segunda-feira (18) vai expandir o número de rotas e conexões. Entre as novas cidades cobertas pela companhia estão Florianópolis, Belo Horizonte e Montes Claros. "Montamos um centro de conexões em Guarulhos, onde faremos ligações entre as principais capitais do Nordeste ao Sul e do Sul para Brasília" explica Renato Pascowitch, diretor comercial da OceanAir. De olho nas rotas de férias, a OceanAir inaugura mais um vôo diário partindo de São Paulo (Congonhas) para Salvador e Recife. A empresa informou ainda que fará degustação de vinhos a bordo nos vôos entre os dias 22 e 30 de dezembro - exceto 25 e 26 - e sorteio de duas garrafas entre os passageiros. Os vinhos serão servidos nos vôos com saída de São Paulo com destino a Salvador, Recife, Chapecó, Curitiba, Brasília e Florianópolis; e també

GREVE CONTRA PRIVATIZAÇÃO FAZ ALITALIA CANCELAR QUASE 500 VÔOS

Do G1, com informações da Reuters A empresa aérea italiana Alitalia deve sofrer interrupções graves em seu serviço nesta sexta-feira (5), por causa de uma greve de 24 horas de seus funcionários, que protestam contra a iminente privatização da companhia. Os primeiros vôos não foram afetados, uma vez que os sindicatos respeitaram o chamado "período protegido" de serviço, que vai até as 10h (horário local). Para além desse horário, no entanto, a empresa teve de cancelar 426 vôos, dos quais 209 internacionais. Outros 46 deverão ser cancelados sábado. Os sindicatos da companhia exigem que o contrato coletivo seja renovado e protestam contra a má gestão da empresa, à beira da falência. No início de dezembro, o Estado italiano, acionista em 49,9% da Alitalia, anunciou que venderá pelo menos 30,1% de sua participação na companhia aérea, o que obrigará o comprador a lançar uma OPA sobre a totalidade do capital da empresa. A Alitalia, que registrou perd