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Anac forma pilotos com parcerias

Da Reportagem - Diário de Cuiabá Desde 2008, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) passou a oferecer bolsa de estudos para candidatos a piloto que já tenham passado pelo curso teórico e está iniciando o prático. O programa de bolsas custeia até 70% das aulas práticas e tem um investimento de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil, do Ministério da Defesa. No primeiro ano, em parceria com 11 aeroclubes do Rio Grande do Sul, a Anac ofereceu 135 bolsas de estudo, sendo 71 para piloto privado e 64 para piloto comercial. Em 2010, em convênio com 19 aeroclubes de oito estados, foram oferecidas 213 bolsas nas duas modalidades de pilotagem. Mato Grosso ainda não na lista das escolas conveniadas. De acordo com a agência de aviação, o Brasil tem 12.300 pilotos com licenças válidas e 308 escolas autorizadas a oferecer cursos, que são os centros e aeroclubes de formação profissional para aviação. A Anac nega que esteja faltando pilotos no país, mas diz que cresci

Boeing pega rota virtual para fazer treinamentos no 787

Peter Sanders, The Wall Street Journal, de Renton, EUA - Valor Os mecânicos que participam do curso de 25 dias da Boeing Co. sobre o novo modelo 787 Dreamliner aprendem a consertar todo tipo de problema, de luzes queimadas na cabine a defeitos sérios nos controles de voo. Mas uma coisa que não poderão fazer tão cedo é tocar os aviões. Com notebook e computador de mesa numa sala coberta de diagramas nesta cidade dos arredores de Seattle, mecânicos de companhias aéreas vão treinar num sistema que exibe uma cabine de comando interativa do 787, bem como uma representação em 3D do exterior da aeronave. Com o mouse, os mecânicos podem "caminhar" pelo avião, abrir painéis virtuais de acesso para manutenção e ir ao exterior do avião para consertar ou trocar peças. Como a maioria dos novos aviões, o Dreamliner é uma maravilha tecnológica com placas de rede que precisam de tanta manutenção quanto as peças mecânicas. A Boeing tornou o treinamento do jato, cujo cronograma já passou

O ' Leary, da Ryanair, o duque do desconforto

O executivo polêmico que fez de uma pequena aérea regional a maior companhia de baixo custo  da Europa Felix - Valor "Por que cada avião precisa ter dois pilotos?", pergunta Michael O ' Leary, CEO da Ryanair, maior empresa aérea de baixo custo da Europa. Em sua sala na sede da companhia, marcada pela simplicidade, nos arredores do aeroporto de Dublin, O ' Leary propaga seu sermão, de tênis, jeans e camiseta. "Sério, só se precisa de um piloto", prossegue. "Vamos tirar o segundo piloto. Deixemos a droga do computador pilotá-lo." Mas e se o piloto tiver um ataque cardíaco? Uma das integrantes da tripulação de cada voo da Ryanair seria treinada para aterrissar o avião. "Se o piloto tiver uma emergência, ele dá o aviso e a chama", diz O ' Leary. De tempos em tempos, O ' Leary, de 49 anos, solta declarações assim - ideias provocadoras sobre como tornar as viagens mais baratas. É fácil menosprezar seus comentários como desvario

Avião retorna após bater em um pássaro

O Estado de SP O voo 3393 da TAM que saiu ontem de João Pessoa, às 4h30, com destino ao Rio de Janeiro, retornou meia hora depois da decolagem após a aeronave colidir com um pássaro. Os 164 passageiros foram realocados em outro voo e o Airbus A320 seguiu para manutenção no aeroporto paraibano. Na sexta-feira, um avião de mesmo modelo da TAM abortou a decolagem em Londrina por problemas técnicos.

Airbus lidera testes AIRE2 com A380, para ser a primeira a realizar viagens ecológicas

Os voos transatlânticos com o A380 poderão reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono) em três tonelada s Defesa@Net Um consórcio liderado pela Airbus, em parceria com a Air France e os fornecedores de serviços de navegação aérea da Grã-Bretanha, Canadá e os Estados Unidos (NATS, Nav Canada e a FAA) em breve começarão testes TGF (Transatlantic Green Flight ou Teste Transatlântico Ecológico, em português), com um A380 da Airbus em voos regulares entre os aeroportos JFK, em Nova York e CDG, em Paris. Sob um recente contrato do SJU (SESAR Joint Undertaking ou Entendimento Conjunto SESAR, em português), esses testes TGF com A380 são parte da AIRE2 (Atlantic Interoperability Inititive to Reduce Emissions ou segunda fase da Iniciativa Atlântica de Interoperabilidade para redução de Emissões, em português). A primeira fase, a AIRE, foi lançada em  conjunto pela Comissão Europeia e a FAA (Federal Aviation Administration ou Administração Federal de Aviação, em português), em junho de 20

E-195 adquiridos pelo Santander serão alugados para a Azul

Companhia aérea pagará aluguéis semestrais para o banco por 12 anos Poder Aéreo O banco Santander vai comprar aviões Embraer e alugá-los para a companhia aérea Azul. No total, o negócio com a comercialização dos seis jatos 195 vai somar R$ 250 milhões, anunciou nesta segunda-feira a instituição. De acordo com o Santander, a operação terá 80% de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Pelo modelo, chamado de spanish leasing, a companhia aérea pagará aluguéis semestrais para o Santander por 12 anos, que é o prazo de amortização do empréstimo do BNDES. Ao final do período, o banco terá a opção de vender as aeronaves ou negociar com a Azul para continuar a alugá-las. Segundo a instituição, a operação irá ter impacto na geração de empregos, com 100 novas vagas diretas e 300 indiretas.

Monomotor faz pouso forçado no aeroporto

Avião não conseguiu alcançar a cabeceira da pista e pousou de forma brusca Folha de Boa Vista Um monomotor pertencente à empresa área Roraima Táxi Aéreo, prefixo LMZ, fez um pouso forçado às 9h30 de ontem na pista do Aeroporto Internacional de Boa Vista. Segundo o superintendente da Infraero, Reginaldo Peixoto, a princípio, o motivo teria sido a perda de potência do motor, sentida pelo comandante a 16 milhas (aproximadamente 10 quilômetros) após a decolagem. O piloto, único ocupante da aeronave, não ficou ferido. Conforme o superintendente da Infraero, o fato a princípio ainda é configurado apenas como um “incidente aéreo”. “Saberemos ao certo se realmente houve um acidente depois das investigações, que devem ocorrer nos próximos 30 dias”, disse. O piloto decolou com destino a Surucucu, terra indígena yanomami, para onde levaria cargas e suprimentos. Neste local, instituições como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa) prestam assistência às

Ganhos em segurança de voo podem estar perto de seu teto

Scott McCartney, The Wall Street Journal Este ano pode terminar como o pior em número de acidentes aéreos no mundo nos últimos cinco anos, e isso sem contar alguns acidentes com aeronaves militares ou particulares que vitimaram políticos importantes. Até agora, houve 13 acidentes fatais com aviões comerciais, segundo a Ascend Worlwide Ltd., uma consultoria londrina de aviação. Isso em oito meses. Ano passado foram apenas 10 acidentes fatais de voos com passageiros, e 13 no total de 2008. "É um ano mais ou menos normal, mas o problema é que ainda faltam quatro meses para terminar", disse Paul Hayes, diretor de segurança da Ascend. A frequência dos acidentes de avião basicamente é aleatória e às vezes eles ocorrem em série. Só em agosto a Ascend contabilizou cinco acidentes que mataram passageiros, incluindo um na Colômbia com um 737 e o do Embraer 190 em Yichun, China. Além disso, houve a queda de um avião particular no Alasca que matou o ex-senador americano Ted Steve

Infraero diz que ausência de ALS não põe em risco a segurança de pousos

FABIO PONTES - A Gazeta As operações de pouso no Aeroporto Internacional de Rio Branco estão há dois meses sem dispor do ALS, sigla em inglês para Sistema de Luzes de Aproximação. Localizado na cabeceira da pista, o instrumento auxilia os pilotos visualmente na hora do pouso. Segundo Daniel Sobrinho, superintendente da Infraero no Acre, o problema ocorre por conta de uma peça do aparelho que está queimada. Ele afirma que a demora na reposição ocorre pela fábrica de reposição no Brasil não a ter em seu estoque. Sobrinho afirma que a compra já foi feita e que até sexta-feira o ALS volta a operar. A informação de que o aeroporto opera sem o instrumento foi repassada pelo Cindacta 4 ao Ministério Público Federal. Cindacta é o órgão da Aeronáutica que cuida do sistema de tráfego aéreo no país. O MPF já instaurou procedimento para apurar o caso. Conforme o superintendente, a aproximação visual do piloto na cabeceira da pista conta com o auxílio, além do ALS, do Papi, que em inglês qu

Voo garantido

Valor O executivo-chefe da Airbus, Tom Enders, disse ontem que a companhia vai manter o cronograma de entrega do primeiro jato A350 de fuselagem mais larga, prevista para a metade de 2013, com o início da produção de componentes das asas na Alemanha. "Será uma corrida terrível e estamos entrando agora na fase mais frenética", disse Enders em uma entrevista, segundo a Bloomberg. Ele fez as declarações na fábrica de Stade, no norte da Alemanha, que produz a carcaça superior das asas do avião de longo alcance que vai desafiar o os modelos 787 Dreamliner e 777 da Boeing. Enders disse estar confiante de que a Airbus entregará o primeiro A350 para a Qatar Airways em meados de 2013, depois de ter aprendido as lições do superjumbo A380, que sofreu um atraso de dois anos e meio. A Airbus disse a clientes que está atrasada em pelo menos três meses no programa do A350, o que a forçará a reduzir os voos de teste de 12 meses para 9 meses.

Aeroporto de Marabá terá novos voos

Fluxo de carga e de passageiros cresce, mas instalações não oferecem conforto Evandro Corrêa - O Liberal Com uma média de 666 passageiros por dia, o aeroporto de Marabá, um dos que mais crescem na região Norte, vem despertando o interesse de inúmeras companhias áreas, que pretendem implementar em breve, novas escalas de vôos no município. Atualmente, existem dez linhas de vôos operando no aeroporto de Marabá, sendo que duas novas já foram confirmadas e outras quatro estão em estudo, com a perspectiva de serem implantadas até em 2011. Segundo o gerente de Operação de Segurança da Infraero, Edvan de Jesus Santos, os dois novos vôos serão operados pela Gol Linhas Aéreas a partir de 15 de outubro deste ano. Os outros quatro vôos serão operados pela TAM e pela empresa Sete Linhas Aéreas. De acordo com dados da Infraero, o vôo 1176, da Gol virá de Brasília e chega por Marabá às 10h40 e segue para Belém às 11h10. A mesma aeronave deverá retornar da capital paraense, passando por Marabá

Aviação Executiva seguirá com família Amaro

AE Agencia Estado SÃO PAULO - A TAM Aviação Executiva enviou hoje um comunicado ao mercado ressaltando que não faz parte da negociação de fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN. Empresa de comercialização de aeronaves executivas - como Cessna e Bell Helicopter - e de serviços aéreos, a TAM Aviação Executiva deixou claro no informe que não é subsidiária da TAM S.A., que sua estrutura de gestão permanece inalterada e que "é e continuará sendo 100% controlada pela família Amaro, nas figuras de Dona Noemy Amaro, Maurício Amaro, Maria Cláudia Amaro e João Amaro." No entanto, a administração da empresa considerou que "mesmo não integrando a união entre TAM e LAN, que resulta em uma das maiores companhias aéreas do mundo e líder incontestável no mercado latino-americano, o aumento do número de rotas e bases no Brasil, na América Latina e em outros continentes permitirá um enorme ganho de sinergia à TAM Aviação Executiva."

TAM no top ten global de receita adicional

Clayton Netx - O Estado de SP A TAM está na lista das 10 empresas áreas do mundo que mais obtiveram receita com serviços adicionais, segundo um levantamento da Amadeus Ancillary Services, multinacional espanhola prestadora de serviços para companhias aéreas. Em 2009, a empresa arrecadou 356 milhões com a venda de refeições diferenciadas, poltronas maiores e facilidades no check-in. Com base em dados de 96 empresas do setor (a TAM foi a única brasileira analisada), a Amadeus estima que o faturamento global obtido com esses serviços já chega a 11 bilhões.

Avião com buraco na fuselagem faz pouso de emergência nos EUA

JB Online WASHINGTON - Um avião da companhia australiana Qantas, com 212 passageiros a bordo, fez um pouso de emergência no Aeroporto de San Francisco, na Califórnia (EUA), após uma explosão no motor ter provocado um rombo na fuselagem. O acidente ocorreu sobre o Oceano Pacífico, após 45 minutos de voo, quando o aparelho ia para Sydney. O piloto foi obrigado a despejar combustível no mar e voltou ao aeroporto americano. Não houve vítimas.

Recuperação valoriza ações das empresas aéreas

Pilita Clark, Financial Times, de Londres - Valor As ações das empresas aéreas superaram o mercado acionário em geral e valorizaram-se 73% em relação às cotações do início de 2009, quando atingiram seu pior ponto na fase de queda do atual ciclo. Os investidores vêm apostando na forte recuperação das operações das companhias do setor, caracterizado por ser altamente cíclico. O percentual consta do novo relatório de controle financeiro da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). "Claramente os mercados financeiros estão esperando um desempenho muito melhor das empresas aéreas na fase de alta deste ciclo", destacou a Iata. O setor aéreo vem se recuperando de forma constante desde que foi assolado pela crise mundial deflagrada no fim de 2008. O desempenho fez a Iata revisar suas previsões em junho, passando a projetar lucro líquido anual somado de US$ 2,5 bilhões para este ano. A previsão anterior, de março, era de prejuízo de US$ 2,8 bilhõe