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Empresas aéreas buscam combustível sustentável

Azul e Embraer testam novo produto em 2012; Gol anunciou entrada em projeto de pesquisa Alexandre Rodrigues, RIO - O Estado de S.Paulo A companhia aérea Azul e a Embraer vão realizar, no início de 2012, o primeiro voo experimental - sem passageiros - com o uso de um querosene obtido da cana-de-açúcar. A Azul aceitou testar, em um dos seus jatos Embraer, o bioquerosene, que está sendo desenvolvido pela multinacional de biotecnologia Amyris. Embora o processo de certificação do novo combustível seja longo, o querosene de origem renovável poderá começar a ser produzido em escala industrial em 2013 como uma alternativa ao de origem fóssil, responsável pela alta carga de emissões de CO2 da aviação. A data do voo de demonstração foi prevista ontem no lançamento de um memorando de entendimento entre as companhias. Também participa do projeto a General Electric (GE), fabricante de motores para jatos. Guilherme Freire, diretor de tecnologias para o meio ambiente da Embraer, explicou que

Azul vai testar bioquerosene para reduzir custos de voo

Jornal do Brasil   Em meio a discussões climáticas e pressões de custo, a novata companhia aérea Azul pretende fazer testes com bioquerosene de aviação em 2012 e a fornecedora do combustível, a americana Amyris, acredita que antes da Copa de 2014 já será possível voar comercialmente no país com o novo combustível. As duas empresas se associaram à Embraer e à General Eletric para desenvolver o projeto do bioqueorosene para aviões a partir de canade-açúcar, tratada com uma levedura para fermentar e depois de centrifugada para originar o também chamado querosene verdade. – Será o primeiro voo no mundo a partir de hidrocarboneto de cana-de-açúcar – disse o diretorgeral da Amyris, Roel Collier, responsável pelo processo químico de produzir bioquerosene a partir de cana-de-açúcar. – O querosene de aviação feito a partir do petróleo representa cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea – explicou ontem o diretor da Azul, Miguel Dau. Com os preços atuais e as preocupações com pre

Cindacta exibe áudio de queda

Jorge Eduardo Dantas Da equipe de A CRÍTICA Os militares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Cindacta IV, que opera em Manaus, forneceram ontem à imprensa novas informações sobre a atuação do órgão no acidente ocorrido no fim do mês passado, quando uma aeronave Caravan C-98, da Força Aérea Brasileia, caiu próximo de Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, e vitimou duas pessoas. Os servidores do Cindacta apresentaram vídeos, gráficos e áudios da aeronave antes da queda. Atualmente, as causas do aciente continuam sob investigação do sétimo Comando Aéreo Regional (Comar), integrante da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo os materiais disponibilizados pelo Cindacta IV, o primeiro helicóptero que buscava o avião e seus sobreviventes chegou ao local do acidente quarenta minutos depois do último registro do avião. "Por volta das 9h43 daquela quinta-feira, 29 de outubro, a aeronave sumiu dos nossos computadores de monitoramento", disse

O trem de pouso falhou

Aterrissagem de emergência causou apreensão e parou voos por 85 minutos no Salgado Filho   Zero Hora   Ao pousar de barriga na pista principal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, na manhã de ontem, um bimotor causou apreensão entre passageiros que esperavam embarque.   A investigação do incidente deve ser concluída em 30 dias.A aterrissagem forçada ocorreu devido à falha no trem de pouso, o que interrompeu a atividade no aeroporto por 85 minutos. Como não houve feridos, a Aeronáutica determina que a proprietária do avião, a Jad Táxi Aéreo, apure as causas do acidente. Se não causou grandes avarias, o pouso forçado provocou rebuliço no aeroporto. Da janela do terceiro andar do terminal de passageiros, a dona de casa Iela Rospide Ferreira, 28 anos, apavorou-se ao deparar com a cena. – Eu vi a hora que ele subiu, acho que deu uma volta e desceu. Logo (após pousar de barriga) começou a sair faíscas. Achei que ele ia estourar pela fumaça que saía – afirmou Iela.

Argentina assina compra de 20 jatos da Embraer

Daniel Rittner, de Bueno Aires - Valor O contrato definitivo para a venda de 20 jatos da Embraer à Aerolíneas Argentinas será firmado amanhã, durante visita da presidente Cristina Kirchner ao colega Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. A afirmação foi feita pelo secretário de Transportes da Argentina, Juan Pablo Schiavi. O negócio é avaliado em US$ 700 milhões e envolve aeronaves do modelo E-190, com capacidade para 96 passageiros ou mais, dependendo da configuração. Para avançar, a transação depende de aval do BNDES, que deverá financiar 85% do valor total. Os aviões serão destinados à frota da Austral, subsidiária da Aerolíneas para voos domésticos e regionais. Consultado, o banco informou que a operação ainda está em fase de tramitação e até o momento não houve decisão da diretoria sobre o assunto. O preço de cada aeronave, em torno de US$ 35 milhões, conforme a carta de intenções firmada recentemente, gerou controvérsia na Argentina. Segundo o jornal "La Nación",

Acidente fecha Salgado Filho por 1 hora e meia

O Estado de S.Paulo   Acidente com um bimotor Sêneca da empresa Jad Táxi Aéreo levou a Infraero a suspender as operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, entre 7h55 e 9h20 de ontem. Pouco depois de decolar rumo a Santa Maria e Alegrete, a aeronave voltou e, por problema no trem de pouso, se arrastou de barriga na pista, até parar. O piloto e o copiloto, os únicos ocupantes, não se feriram. Onze chegadas e 10 saídas atrasaram e dois voos foram cancelados.

Superavião pousa em Cabo Frio

O cargueiro ucraniano Antonov trouxe da Noruega dois helicópteros   O Globo O avião cargueiro Antonov AN-124, fabricado na Ucrânia, pousou na manhã de ontem no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. De acordo com a Operadora Costa do Sol, que administra o aeroporto, o Antonov trouxe dois helicópteros EC225 da BHS, empresa especializada no transporte de passageiros para plataformas de petróleo. Com capacidade para transportar até 150 toneladas, o avião veio da Noruega.   Outros dois helicópteros deverão ser importados em outra ocasião. O Antonov AN-124 é considerado o maior avião comercial de transporte do mundo, sendo superado apenas pelo AN-225, que transporta o Buran, ônibus espacial russo. O secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, disse que o pouso do Antonov comprova que o Aeroporto de Cabo Frio está pronto para receber qualquer tipo de aeronave com carga para a indústria do petróleo: — Em menos de meia hora após o pouso do avião, a carga já estav

TAM é condenada por morte de mãe e filho

Zero Hora   O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a TAM a pagar mil salários mínimos a um homem que perdeu a mulher e o filho durante uma tentativa frustrada de pouso de um dos aviões da empresa, em 1990. No acidente, o carro em que estavam Giselle Marie Savi de Seixas Pinto e seu filho foi atingido pelo avião Fokker MK 60, em uma via pública, em Bauru (SP). Além do carro das vítimas, casas foram atingidas. A empresa entrou com um recurso para reduzir o valor da indenização, mas o pedido foi negado pelo STJ. Além do pagamento de 500 salários mínimos por cada uma das vítimas, o STJ ordenou que a companhia pague indenização pelos objetos de uso pessoal danificados ou perdidos no acidente e as despesas do funeral.

Estado não presta contas de verba da Infraero

Está nas mãos do Governo do Estado o início das obras de ampliação do Aeroporto Regional de Juazeiro ANTÔNIO VICELMO - Diário do Nordeste (CE) JUAZEIRO DO NORTE . O investimento para execução do projeto de emergência do Aeroporto Regional do Cariri está estimado em R$ 5 milhões. O início das obras está na dependência de compromissos anteriores assumidos pelo Governo do Estado. De acordo com o deputado federal José Airton Cirilo, o Estado não cumpriu as cláusulas do contrato assinado com a Infraero. A primeira delas, segundo o parlamentar, foi a não prestação de contas de uma verba no valor de R$ 2,7 milhões liberada pela Infraero em 2003, no início do Governo Lúcio Alcântara, para ampliação da pista e dos terminais de passageiros e também do estacionamento. No caso da pista, que seria ampliada de 1.800 metros para 2.300 metros, ficou no mesmo tamanho. O parlamentar acrescenta que o entrave maior é a não prestação de contas que impossibilita a homologação do campo de pouso junto a A

Aernnova monta centro de desenvolvimento no Brasil

Virgínia Silveira, para o Valor, de São José dos Campos A perspectiva de participação em projetos como o do Trem Bala e dos caças de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), além de uma maior proximidade com seu principal cliente, a Embraer, foram decisivos para que o grupo espanhol Aernnova Engineering decidisse trazer para o Brasil uma unidade do seu centro internacional de desenvolvimento de projetos de engenharia. O objetivo da empresa, segundo o diretor presidente, Adel Ben-Smida, é transformar o centro brasileiro em uma base de desenvolvimento de tecnologia para a América Latina. O projeto já está sendo colocado em prática com a contratação de uma equipe de 15 engenheiros e técnicos brasileiros, sendo que seis deles já receberam treinamento nos centros de engenharia da empresa na Espanha e nos Estados Unidos. "De imediato, contrataremos um total de 20 profissionais, mas a nossa matriz espanhola não impôs nenhum limite no número de empregados que serão incorporados ao nov

Luta contra o tempo

Sonia Racy - O Estado de S.Paulo E crescem o trabalho e as preocupações para Nelson Jobim. O ministro recebeu ontem a primeira versão do relatório do BNDES e da McKinsey com o diagnóstico sobre a situação do setor de Aviação no Brasil. No dia 23, aprofunda o debate com os consultores e o banco sobre o maior entrave nessa área: os aeroportos de São Paulo. Contra o tempo 2 O fato é que a situação se agrava a cada dia, pois o aquecimento da economia, aumentando a demanda de voos, em nada combina com a lentidão do governo Lula na busca de soluções para o problema aeroportuário. Exemplo? Para contornar decisão do TCU que vetou pagamento em obra da Queiroz Galvão, Constran e Serveng, Nelson Jobim anunciou, em agosto, que o Exército faria a complementação urgente em Cumbica. Até agora, nada.

TAM reverte prejuízo e lucra R$348 mi no terceiro trimestre

Aluisio Alves ; Edição de Alberto Alerigi Jr. Reuters SÃO PAULO, 12 de novembro (Reuters) - A TAM informou nesta quinta-feira que fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 348 milhões, revertendo prejuízo de R$ 663,6 milhões em igual período do ano passado. Entre julho e setembro, a receita líquida obtida pela maior companhia aérea brasileira foi de R$ 2,419 bilhões, uma queda de 16,5% em relação aos R$ 2,896 bilhões auferidos em igual intervalo de 2008. No trimestre, a geração de caixa da TAM, medida pelo Ebitdar (lucros antes de juros, impostos, depreciação e custos com leasing de aeronaves), ficou em R$ 377,1 milhões, 10,6% menor do que os R$ 421,8 milhões do terceiro quarto de um ano antes. Segundo a companhia, os resultados do período mostram uma tendência de recuperação dos efeitos da crise global, o que se traduziu no aumento da demanda no mercado doméstico, que cresceu 26% comparado com o mesmo período de 2008. O resultado da última linha foi favorecido pela

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Flex, ex-Varig, busca saída

Jornal do Commercio   A Flex, empresa remanescente da recuperação judicial da Varig, negocia com a Gol um contrato que garanta a sobrevivência da companhia por mais um ou dois meses. Com dívida de R$ 8 milhões e sem poder voar por falta de recursos para pagar o seguro e o aluguel de seu único Avião, a Flex tem até o fim de novembro para negociar o cruzamento do montante devido à União com uma indenização que tem a receber.

Rio sem segurança em todos os setores

Dos 20 aeroportos do Estado, apenas dois têm aparelhos de raios X. Falhas na segurança também são vistas na fiscalização dos 635 km do litoral fluminense, patrulhados por apenas uma lancha da PF Antônio Werneck e Carla Rocha Agência O Globo RIO – Vinte anos após o Aeroporto Internacional Tom Jobim ter sido apelidado de "queijo suíço", a segurança aérea no Rio ainda é precária. Dos 20 aeroportos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) controla apenas cinco e, desses, apenas dois têm equipamentos completos de fiscalização – incluindo aparelhos de raios X, semelhantes aos encontrados abandonados na semana passada no Rio – para passageiros, bagagem e carga. Um exemplo recente da fragilidade da segurança aeroportuária pode dar muita dor de cabeça num futuro próximo. Desde março, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que foi municipalizado, opera um voo cargueiro, que chega uma vez por semana de Miami – uma das rotas conhecidas de contrabando de merca