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Azul vai testar bioquerosene para reduzir custos de voo

Jornal do Brasil
 
Em meio a discussões climáticas e pressões de custo, a novata companhia aérea Azul pretende fazer testes com bioquerosene de aviação em 2012 e a fornecedora do combustível, a americana Amyris, acredita que antes da Copa de 2014 já será possível voar comercialmente no país com o novo combustível.

As duas empresas se associaram à Embraer e à General Eletric para desenvolver o projeto do bioqueorosene para aviões a partir de canade-açúcar, tratada com uma levedura para fermentar e depois de centrifugada para originar o também chamado querosene verdade.

– Será o primeiro voo no mundo a partir de hidrocarboneto de cana-de-açúcar – disse o diretorgeral da Amyris, Roel Collier, responsável pelo processo químico de produzir bioquerosene a partir de cana-de-açúcar.

– O querosene de aviação feito a partir do petróleo representa cerca de 40% dos custos de uma companhia aérea – explicou ontem o diretor da Azul, Miguel Dau.

Com os preços atuais e as preocupações com preservação ambiental, o bioquerosene se tornou viável – declarou o diretor de tecnologia da Embraer, Guilherme Freire. Segundo ele, as estimativas são de que as emissões de CO2 com o bioquerosene serão de 80% a 90% menores.

Com agências

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