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Chefe de vendas da Airbus: avião é 'muito confiável'

Executivo diz que A330 voa há 15 anos e é um 'animal de carga da indústria mundial de transporte' O Globo O chefe de vendas da Airbus, John Leahy, disse ontem a um pequeno grupo de jornalistas em Kuala Lumpur que o avião modelo A330-220 da companhia é confiável, seguro e essencial para a indústria aérea. Segundo informou o site G1, ele afirmou ser muito cedo para tirar conclusões sobre o acidente da semana passada com o voo 447 da Air France. — É cedo demais para especular neste momento — disse ele à agência Dow Jones, durante a reunião anual da Associação Internacional de Transporte Aéreos (Iata), na Malásia. Leahy disse que o A330 voa há 15 anos e é um “animal de carga da indústria mundial de transporte”. — É um avião muito confiável — acrescentou. Em discurso aos membros e delegados da entidade em Kuala Lumpur, o diretor-geral e chefeexecutivo do Iata, Giovanni Bisignani, afirmou que “a tragédia da semana passada sobre o Atlântico Sul lembrou a todos nós que a

Cresce a pressão por troca de peça sob suspeita

Pilotos da Air France ameaçam não decolar; companhias aéreas já começam a substituir pitots O Globo Apossibilidade de que falhas nos sensores de velocidade do Airbus 330 tenham provocado a queda do voo 447 aumentou a preocupação entre pilotos e a pressão pela troca das peças (pitots) em todo o mundo. Um dos sindicatos de pilotos da Air France pediu ontem a seus associados que não decolem enquanto a empresa não mudar os sensores de velocidade de todos os seus Airbus 330 e 340. Só na França há 700 pilotos que operam esse modelo de aeronave. Outras companhias aéreas já anunciaram que vão substituir as peças, que podem ter congelado durante a viagem do avião da Air France que fazia a rota Rio-Paris, alterando as informações de velocidade e induzindo os computadores de bordo a erros. - A companhia disse que vai mudar os sensores nas próximas semanas. Nós queremos proteger nossas tripulações e nossos passageiros, por isso não podemos esperar esse prazo - disse o líder sindical Chri

Setor aeroespacial vai encolher 15%

Estimativa é de queda na receita este ano, após crescimento de 20% em 2008 Virgínia Silveira, para o Valor, de São José dos Campos As indústrias do setor aeroespacial brasileiro fecharam o ano de 2008 com uma receita de US$ 7,55 bilhões, o que representou um acréscimo de 20% em relação a 2007, segundo levantamento feito pela Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). Para 2009, no entanto, a previsão é de uma queda de 15% na receita dessas empresas em função da crise mundial, que gerou uma diminuição do crédito no mercado internacional e afetou especialmente o setor de transporte aéreo. A Embraer, que mantém a posição de principal alavancadora de negócios do setor, respondendo por mais de 89% da receita total obtida em 2008, foi obrigada a reduzir a previsão de entrega de aeronaves para 2009. Segundo estimativa da empresa, o volume de entregas este ano deve ficar em torno de 242 aeronaves, ante os 350 inicialmente programados. Em razão da crise, a Embraer teve

Peças ajudam, mas não dão resposta conclusiva

DA REPORTAGEM LOCAL DE GENEBRA – Folha SP O encontro no final de semana de alguns corpos e destroços do avião da Air France já deve contribuir com a investigação das causas do acidente, mas dificilmente de forma conclusiva. Saber se, com a queda do Airbus, sobraram muitos pedaços grandes ou muitos corpos intactos, por exemplo, poderá ajudar a descartar hipóteses -como a de explosão no ar. No entanto, será necessário localizar a caixa-preta e outras peças da aeronave para que haja conclusões mais precisas, afirmam os especialistas. "O que for localizado é sempre valioso. O legista vai poder apontar, por exemplo, se os corpos apresentam lesão por pressão, se houve colapso no tórax. Mas, se não acharem muito mais, a investigação tende a ficar inconclusiva", diz Moacyr Duarte, analista de acidentes ligado à Coppe/UFRJ. Segundo ele, a hipótese de uma eventual explosão no ar a cada dia perde força. "Se tivesse ocorrido isso, a aeronave não teria transmitido a infor

Sensor já falhou em aviões da Air France

Incidentes ocorreram em voos para o Japão e os Estados Unidos Andrei Netto, PARIS – O Estado de São Paulo Pelo menos dois aviões Airbus da Air France já sofreram falhas nos sensores que medem a velocidade da aeronave, os tubos de pitot, responsáveis por orientar o sistema eletrônico de navegação. Os incidentes, cuja data exata é desconhecida, ocorreram há no máximo 11 anos e foram registrados em voos para Tóquio, no Japão, e Nova York, nos Estados Unidos, em aviões A340 - similares ao aparelho que realizava o voo AF447 entre o Rio de Janeiro e Paris. A eventual falha dos sensores de velocidade está no centro da investigação do desastre sobre o Oceano Atlântico. Os dois incidentes foram relatados por tripulações da Air France em Air Safety Reports (ASR), o documento que registra o relatório de eventos anormais em voos comerciais. O Estado não teve acesso às datas nas quais os incidentes aconteceram. O primeiro diz respeito a um Airbus A340, de matrícula FGLZL, posto em serviço

País evita privilegiar tese de falha técnica

Companhias aéreas elogiam segurança dos A330 Jornal do Brasil Informações coincidentes divulgadas em Paris durante o fim de semana reforçaram a tese de que falhas nos aparatos de medição de velocidade do Airbus A330 causaram o acidente com o avião da Air France sofrido há uma semana. Contudo, ontem, o secretário de Transportes francês Dominique Bussereau tratou de limitar as especulações relativas a este sistema de cálculo de velocidade. O secretário precisou que, até o momento nenhuma hipótese sobre as causas do desastre foi privilegiada e tratou de limitar a importância da tese relativa à sonda em questão. – Desintegração do voo, choque ou impacto contra a superfície do oceano. Por enquanto, não existe qualquer indicação que permita privilegiar uma dessas hipóteses – indicou Bussereau à emissora de rádio RTL. – Imaginemos que houve falha nessas sondas, com apenas esta falha não se pode explicar o problema da desaparição do voo AF447. Segundo o semanário francês Journal du

Nem P-3C, nem Atlantique 2, nem AWACS. R-99 é a solução

Blog do Poder Aéreo Dizem que são nos momentos ruins que extraímos grandes lições. O que aconteceu com o voo AFR 447 da Air France na noite de domingo para segunda-feira foi uma tragédia de grandes proporções cuja origem será fruto de uma longa investigação. Mas podemos sair de cabeça erguida no desempenho dos trabalhos de busca e salvamento (SAR). Quando o Comando da Aeronáutica recebeu a informação do desaparecimento do voo AF 447, foram tomadas as medidas de praxe, como o acionamento das unidades e dos órgãos competentes para o desenvolvimento das atividades de busca e resgate. Em um sinistro como esse o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv) é logo acionado e em pouco tempo estará voando na direção indicada pelo comando da coordenação do resgate. O esquadrão está passando por mudanças no momento, sendo que os Bandeirantes especializados em SAR estão sendo substituídos pelos C-105 “Amazonas”. Foi exatamente esta última aeronave empregada no caso do voo AF 447. Após a conclusão dos

Piloto sobrevive após pouso forçado em MG

Ney Rubens – tERRA Direto de Belo Horizonte O piloto Leonardo Sampaio Padrão, 39 anos, quebrou o tornozelo direito no início da noite desta terça-feira após fazer um pouso forçado num canavial da zona rural de Lagoa da Prata, região central de Minas Gerais. A aeronave ficou totalmente destruída, mas o passageiro que fazia a viagem saiu ileso do acidente. Segundo informações preliminares, o avião apresentou problemas em uma das turbinas. A aeronave, de fabricação francesa modelo Fouga Magister, prefixo PT-ZIF, bateu com a frente no solo e teve destruídas parte da cabine e as asas. O passageiro André Mauro de Castro e Silva, 20 anos, não ficou ferido. "O piloto informou que durante um vôo de rotina o avião sofreu pane em uma das turbinas e precisou descer no canavial", explica a soldado Karina Paim Oliveira, da Polícia Militar de Lagoa da Prata. O avião Fouga Magister foi fabricado em 1957, e é uma aeronave militar de propulsão a jato com duas turbinas. As causas do

Embraer reforça parceria com árabes

Embraer A Embraer reforçou sua parceria com a Falcon Aviation Services (FAS), companhia de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para serviços de manutenção do jato executivo Lineage 1000, da categoria ultra-large. A FAS tornou-se um Centro de Serviço Autorizado Embraer no Oriente Médio em novembro de 2008, sendo responsável pelos jatos executivos Phenom 100, Phenom 300 e Legacy 600, das categorias entry level, light e super midsize, respectivamente. “A extensão do acordo ocorre pouco tempo após a primeira entrega do Lineage 1000 a um cliente em Abu Dhabi , em maio”, disse o diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer - Europa, África e Oriente Médio - Aviação Executiva, Antonio Martini. A Falcon Aviation Services opera dois Legacy 600 e receberá mais um neste ano e já encomendou dois jatos Legacy 500, quatro Phenom 300 e dois Lineage 1000. Atualmente, a companhia dos Emirados Árabes está construindo nova instalação para manutenção de jatos com 8 mil metros quadrados n

Airbus divulga novos procedimentos para as tripulações de seus aviões

Reuters A Airbus divulgou procedimentos a serem seguidos caso as tripulações suspeitem de falhas nos indicadores de velocidade das aeronaves. A mensagem foi enviada a todos os proprietários de aeronaves Airbus na noite de quinta-feira. Uma fonte do setor disse que alertas desse tipo só são enviados quando investigadores de acidentes aéreos estabelecem fatos que consideram ser importantes o suficiente para serem imediatamente divulgados às empresas. Um porta-voz da Airbus disse nesta sexta-feira que o alerta a seus clientes não implica que os pilotos da aeronave acidentada do voo AF 447 tenham feito algo de errado ou que uma falha de projeto tenha causado o desastre. A Airbus disse que o procedimento correto quando há indicadores de velocidade duvidosos é manter a força dos motores e começar uma verificação. A mensagem da Airbus reabre um antigo debate entre pilotos sobre uma suposta complexidade excessiva dos aviões da empresa. “Este é um avião que foi concebido por engenhe

Submarino francês participará das buscas da caixa-preta do Airbus

da France Presse , em Paris O submarino nuclear de ataque francês "Emeraude" chegará na quarta-feira à região onde o Airbus A-330 da Air France teria caído, para participar na busca da caixa-preta da aeronave, anunciou neste domingo o gabinete do primeiro-ministro francês. "Cinco aeronaves francesas participam na busca, enquanto a Fragata Ventuse chegou à zona na manhã de hoje levando a bordo um helicóptero", disse o comunicado emitido ao final de uma reunião de ministros dirigida pelo primeiro-ministro, François Fillon. "Nove aeronaves e cinco navios brasileiros, além de um avião de patrulha americano, trabalham em coordenação com os meios franceses", acrescentou o texto. O envio do submarino nuclear de ataque, sem precedentes em tais circunstâncias, foi anunciado sexta-feira pelo ministro da Defesa, Hervé Morin. "Vamos precisar de muita sorte porque não há uma posição exata da queda, mas vale a pena tentar procurá-la", disse na sext

Saiba como funciona o serviço de Busca e Salvamento prestado pelo DECEA

Lembradas geralmente nas horas mais difíceis, as equipes SAR (sigla internacional do inglês Serch and Rescue ) do DECEA preparam-se diariamente para atuarem em momentos como este.   Daniel Marinho Assessoria de Comunicação Social (ASCOM /DECEA) O DECEA, órgão central do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), é a organização responsável pela sustentação normativa, coordenação e execução  - por meio dos Centros de Controle Regionais - das atividades de busca e salvamento, na área de respon­sabilidade do País. O Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) atua numa área de 22 milhões de km2 - grande parte sobre o Oceano Atlântico e a Amazônia - e está organizado e estruturado para efetuar missões de busca e salvamento em consonância com os compromissos e normas nacionais e inter­nacionais. Suas principais atribuições são: Localizar ocupantes de aeronaves ou embarcações em perigo; Resgatar tripulantes e vítimas de acidentes aero­náuticos

Airbus emitiu 24 sinais de problemas antes de desaparecer

O Airbus A-330 que desapareceu no domingo à noite com 228 pessoas a bordo emitiu 24 sinais de anomalias em seus sistemas durante os quatro minutos anteriores a sua saída da zona de monitoramento do radar do Rio de Janeiro, informaram hoje os investigadores franceses. O voo 447 da Air France fazia a rota Rio-Paris. Embora por enquanto ainda não seja possível estabelecer a causa destes problemas, os investigadores declaram que, no dia do ocorrido, as condições meteorológicas não eram "particularmente excepcionais". Uma frota formada por aeronaves brasileiras, francesas e uma norte-americana, lideradas pela FAB (Força Aérea Brasileira) prosseguem neste sábado as buscas pelo Airbus-A330. Trata-se do sexto dia de procura pela aeronave. Nesta sexta-feira as buscas foram prejudicadas devido ao mau tempo na região. Chuva e baixa visibilidade atrapalharam o trabalho das equipes. No final de semana isso deve mudar. De acordo com o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Decea

Mensagem indica quebra do leme do Airbus-330 da Air France

IGOR GIELOW secretário de redação da Folha de S.Paulo , em Brasília ALAN GRIPP da Folha de S.Paulo , em Brasília Uma mensagem automática enviada pelo Airbus-330 da Air France que caiu no mar domingo mostra que o leme do avião, peça aerodinâmica essencial para o voo, quebrou. A mensagem ocorreu no primeiro dos quatro minutos finais do AF 447, em que foram emitidos 24 alertas, indicando que um problema estrutural pode ter desencadeado o acidente com o avião que levava 228 pessoas. A mensagem está nos alertas do voo que a TV France 2 divulgou anteontem, sem contestação da Air France ou das autoridades francesas --a quebra não foi identificada pela rede. A Folha ouviu dois pilotos de Airbus e ambos foram assertivos sobre o potencial catastrófico do evento, suspeitando que ele foi provocado por alguma rajada violentíssima de vento. Às 23h10, a primeira mensagem informa que há um CTL RUD TRV LIM FAULT. Traduzindo tecnicamente: falha no controle de limitação do curso do leme. Em

Agência tinha alertado para riscos com avião da tragédia

Agência Europeia de Segurança da Aviação emitiu aviso sobre mergulhos súbitos O Globo A Agência Europeia de Segurança da Aviação (Easa) emitiu, em 16 de janeiro, um alerta para os pilotos dos aviões Airbus A330 e A340, sobre ocorrências anormais no equipamento Ecam (Electronic Centralised Aircraft Monitor) desses modelos de aeronave, o que levaria a um "comportamento anormal" que provocaria, por exemplo, repentinos mergulhos em pleno voo, segundo o jornal americano "New York Times". O problema foi detectado em um voo da companhia australiana Qantas em outubro passado e teria sido precedido do desligamento do piloto automático do A 330 - que também foi desconectado no voo 447 da Air France que caiu no Oceano Atlântico após decolar do Rio, na noite de domingo. Mensagens enviadas automaticamente pelo avião mostram que o desligamento do piloto automático foi seguido de uma série de falhas na parte elétrica do Airbus, que culminaram, quatro minutos depois do início