Empresa que iniciou atividades em 2005, com um avião, hoje tem mesma taxa de ocupação das grandes do setor
Geralda Doca – O Globo
BRASĂLIA. Desconhecida dos passageiros atĂ© recentemente, a companhia aĂ©rea Webjet decolou e jĂĄ incomoda a concorrĂȘncia.
Com uma frota razoĂĄvel para quem ainda Ă© pequena — 16 aviĂ”es — e atendendo dez cidades, a empresa alcançou o mesmo patamar de ocupação de TAM e Gol (65%), que dominam o setor. Os pacotes turĂsticos estĂŁo entre as principais razĂ”es para o seu desempenho, cujo dono Ă© o grupo CVC, a maior operadora de turismo da AmĂ©rica Latina. Em junho, a Webjet atingiu 4,2% de participação no mercado, contra 2,1% no mesmo perĂodo de 2008. A meta Ă© chegar a pelo menos 5% atĂ© dezembro.
Na prĂłxima segunda-feira, a Webjet inaugura quatro vĂŽos diĂĄrios a partir do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para Belo Horizonte (Confins). E aguarda, atĂ© o fim do ano, a chegada de mais duas aeronaves para reforçar a frota. As aquisiçÔes serĂŁo essenciais para combater sua maior deficiĂȘncia: o Ăndice de atraso Ă© o maior entre as cinco principais empresas, 13,4% dos voos em junho. Segundo a AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac), a novata Azul atrasou 10,9% de seus voos e a OceanAir, 9,7%. A TAM registrou 8,8% e a Gol, 8,3%.
— Temos que olhar com mais cuidado essa empresa, e a concorrĂȘncia ainda mais. A Webjet jĂĄ tem uma frota grande e tem os passageiros da CVC, sua controladora, sobretudo nos fins de semana, quando a frota costuma ficar ociosa. Portanto, nĂŁo precisa sair desesperadamente atrĂĄs de clientes — afirmou o especialista em Transporte AĂ©reo RespĂcio do EspĂrito Santo JĂșnior, professor da UFRJ.
— Tarifas atrativas,bom serviço de bordo e maior conforto (poltronas mais largas) estĂŁo atraindo os passageiros, saturados de Gol e TAM — reforçou Paulo Sampaio, da Multiplan Consultoria AeronĂĄutica.
A Webjet iniciou as atividades com um Ășnico aviĂŁo em 2005. Quatro meses depois, a companhia parou de voar e, em janeiro do ano seguinte, foi vendida para uma sociedade entre o grupo Jacoh Barata Filho, dono de uma frota de ĂŽnibus do Rio, e o empresĂĄrio de SĂŁo Paulo Wagner AbrahĂŁo, do ramo de turismo. Mas a virada, segundo fontes do setor, ocorreu em junho de 2007, quando a Webjet foi comprada pelo dono do grupo CVC, Guilherme Paulus.
Para RespĂcio, Ă medida que a Webjet foi crescendo, a CVC foi migrando seus clientes para a companhia. Para transportar os turistas, a operadora aluga voos charter das companhias aĂ©reas.
Com mais de 100 aviÔes e oferta maior de destinos e horårios, a TAM ainda é a principal parceira para transportar os turistas da operadora. Mas isso deve mudar, avalia o professor.
FĂĄtima Bergamasche estava viajando pela quarta vez, de BrasĂlia para o Rio, pela companhia.
Foi atraĂda pelo preço e o serviço de bordo “melhor que uma barrinha de cereal”.
— O que realmente importa Ă© tarifa e horĂĄrio conveniente — afirmou FĂĄtima.
Passageiros de primeira viagem na empresa, o casal Paulo Cesar Birbeire e Conceição estavam curiosos por conhecer os seus serviços. TambĂ©m disseram terem sido atraĂdos pelo preço do bilhete, comprado pela filha no valor de R$ 285 cada.
Fontes do mercado dizem que, embora estejam quase empatadas em termos de participação do mercado, a Azul (4,3%), que tem seis meses de operação, cresce de forma menos sustentåvel que a Webjet. As duas não concorrem entre si, mas a Azul enfrenta uma disputa acirrada com as gigantes a partir de Campinas. Com uma desvantagem: seus aviÔes são menores, o que aumenta o custo por assento.
Frota, no entanto, ainda é de aviÔes velhos
Apesar disso, a previsão do mercado é que as duas alcancem participação entre 14% e 15% em dezembro, o que era impensåvel hå um ano, disse um executivo da aviação civil. Estão abocanhando fatias de Gol e TAM, que perdem espaço.
Uma desvantagem da Webjet frente Ă concorrĂȘncia, dizem especialistas, Ă© que a companhia opera com uma frota de aviĂ”es antiga (o 737-300), com custo operacional elevado, pois consome mais combustĂvel e tem manutenção cara. Para se ter uma ideia, o chamado “Cheque C”, feito a cada cinco mil horas de voo, chega a custar US$ 1 milhĂŁo nesse modelo, contra US$ 200 mil a US$ 300 mil em aeronaves modernas.
No comando da Webjet estĂĄ Wagner Ferreira, ex-funcionĂĄrio da TAM com mais de 30 anos de experiĂȘncia. O executivo minimiza a importĂąncia dos pacotes da CVC para a expansĂŁo da empresa. Mas concorda que o turismo Ă© essencial: a venda de passagens nas agĂȘncias de viagem puxa o desempenho da aĂ©rea. Ele destaca que a empresa se reestruturou, mudou a gestĂŁo e ganhou uma nova cara (mudança de logomarca, no padrĂŁo interno e na cor das aeronaves).
— O nosso diferencial Ă© preço e serviço. Queremos crescer sem vaidade de forma sustentĂĄvel — destacou Ferreira.
A Webjet tem 1.280 funcionĂĄrios e voa para dez destinos, a partir do Santos Dumont e GaleĂŁo.
Faz 14 voos diĂĄrios entre BrasĂlia e Santos Dumont. Ainda nĂŁo estĂĄ na ponte aĂ©rea (Rio-SP), mas jĂĄ pediu licença Ă Anac.






0 ComentĂĄrios