Air France decide trocar sensores de velocidade

Companhia segue recomendação do construtor Airbus e determinação da Agência Europeia de Segurança Aérea, e resolve substituir sondas pitot Thales (francesas) por Goodrich (americanas)

Jornal do Commércio

PARIS – A companhia aérea Air France anunciou ontem que vai substituir pelo menos dois dos três sensores de velocidade pitot em seus aviões A330 e A340, conforme recomendado pelo construtor Airbus e determinado pela Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa). As sondas pitot da marca Thales serão trocadas por sensores fabricados pela americana Goodrich. A Aesa havia anunciado antes que ordenaria a substituição dos sensores devido à suspeita de eles terem influenciado no acidente com o voo 447, que caiu no Oceano Atlântico em 31 de maio e resultou na morte das 228 pessoas.

As aeronaves A330 e A340 deverão ser equipadas com pelo menos dois sensores pitot produzidos pela Goodrich, o terceiro sendo opcional, Goodrich ou Thales, mas este caso deverá ser do tipo BA, mais recente que o AA. “Os três tipos de sensores respeitam os critérios de segurança em vigor”, destacou a Aesa, falando em precaução. Está sendo elaborada uma proposta detalhada do texto para ser publicada até em 14 dias, prossegue a organização com sede em Colônia, Alemanha, e encarregada da certificação dos aviões na Europa.

A Airbus recomendou no mesmo dia que as companhias aéreas realizassem essa substituição que diz respeito a cerca de 200 aviões de uma frota de mil aparelhos dos modelos de longo alcance A330 e A340. As demais aeronaves já estão equipadas com as sondas Goodrich, segundo a Airbus.

“Enviamos uma carta a todos os nossos operadores para recomendar que substituam em sua frota de A330 e A340 as sondas pitot Thales por pitot Goodrich”, afirmou um porta-voz.

Após o acidente com o voo 447 da Air France, que fazia a linha Rio de Janeiro–Paris, “pedimos a nossos cientes que nos informassem sobre os resultados de suas sondas pitot”, comentou. “Por precaução, a Airbus emitiu essa recomendação depois dos informes das companhias aérea”, acrescentou.

Os sensores pitot foram questionados por vários sindicatos após o acidente do voo 447, e a Air France acelerou a substituição dos sensores pelos modelos mais recentes.

O Sindicato dos Pilotos de Linhas Comerciais (SNPL), majoritário na Air France já havia pedido a substituição dos sensores pitot da marca Thales por sensores Goodrich em toda a frota da companhia.

Anteontem um Airbus A330 da Air France que partiu de Paris rumo a Duala, em Camarões, foi obrigado a voltar ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por causa de um defeito no sistema de arcondicionado.

A anomalia provocou o aparecimento de uma leve fumaça na cabine. Por isso, o avião retornou meia hora após decolar, com 184 passageiros.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA

Avião russo com 92 pessoas a bordo cai no mar Negro