Pular para o conteúdo principal

Passageiros avaliam companhias aéreas

Anac cria espaço para consumidores darem notas em 11 quesitos. Metodologia da agência foi criticada

Nadja Sampaio – O Globo

Os consumidores ganharam um novo espaço para emitir suas opiniões sobre os serviços das companhias aéreas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou no seu site (www.anac.gov.br) um ranking onde os passageiros podem dar notas em 11 quesitos. Criado no dia 19 de maio, o “Espaço do Passageiro” já tem 1.200 consumidores cadastrados e 1.860 avaliações. Na parte de voos domésticos, a empresa mias bem avaliada é a OceanAir, com média 7,52, seguida da Azul (7,16) e da Webjet (6,92).

A TAM e a Gol/Varig, que juntas têm 88,5% do mercado nacional, estão com médias 6,09 e 5,68, respectivamente.

Entram no ranking as empresas que já tiveram mais de cem avaliações em cada quesito. Por isso, as empresas que fazem os voos internacionais ainda não estão classificadas.

Paulo Henrique de Noronha, responsável pela área de internet da Anac, explica que o consumidor tem que se cadastrar e só depois pode fazer sua avaliação:

— As notas vão de um a dez e o passageiro pode avaliar os 11 quesitos ou só alguns. E o próprio programa faz uma média aritmética das notas. O passageiro pode dar notas quantas vezes quiser.

Agência diz que espaço não tem objetivo de fiscalização

Noronha afirma que a presidente da Anac, Solange Vieira, se inspirou no site booking.com, onde os consumidores podem dar notas a hotéis, em cinco quesitos:

— Mais tarde vamos ampliar esse espaço, abrindo uma área para fóruns de opinião e ranking de aeroportos. Também pensamos em publicar a ficha técnica de cada empresa aérea, frota e índice de pontualidade.

Solange Vieira afirma que o “espaço do passageiro” não tem a função de fiscalizar as empresas e, sim, abrir um canal de comunicação onde o cliente possa dizer o que o agrada e o que o desagrada nos serviços oferecidos pelas companhias aéreas.

Pretendemos ampliar a divulgação desse espaço e estamos estudando outras medidas de comunicação, como, por exemplo, a distribuição de panfletos nos aeroportos.

DPDC quer informação sobre atraso e cancelamento de voo

O diretor do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita, afirma que o novo espaço é uma ferramenta importante e válida porque tem o consumidor no centro da iniciativa. Para ele, o que importa é a utilidade da informação, que serve para lastrear a escolha do cliente:

— Estamos trabalhando com a Anac para avançar nas informações sobre a ocorrência de cancelamento e atraso de voos. Além do preço, o consumidor precisa saber se aquele vôo costuma sair na hora ou se tem muito cancelamento.

O diretor-geral da OceanAir, José Efromovitch, afirma que a companhia está em primeiro lugar no ranking há mais de duas semanas, o que seria resultado de uma reestruturação, que voltou o foco da empresa para o mercado doméstico e o atendimento ao cliente.

— Oito meses antes de o decreto 6.523, que regulamenta o serviço de atendimento ao cliente, entrar em vigor, já vínhamos focando na melhoria dos serviços, em uma frota com conforto para o cliente, na pontualidade e no atendimento do pós-venda.

O presidente da Azul, Pedro Janot, considera a iniciativa da Anac bemvinda, mas argumenta que a metodologia tem de ser aperfeiçoada:

— Esse espaço traz a Anac para perto do público e permite que se conheça melhor o consumidor. Mas é uma avaliação pontual e não mostra todo o trabalho da empresa.

A TAM considera o ranking popular um espaço democrático, mas observa que é preciso levar em conta que se trata de uma enquete, não de uma pesquisa setorial com metodologias comprovadas, e por isso podem surgir distorções em quesitos que não dependem exclusivamente da atuação da companhia aérea.

A Webjet diz que avalia de forma positiva a criação do espaço, pois, além de ser uma forma de não-clientes conhecerem a opinião de quem realmente usou o serviço, é uma importante fonte de pesquisa para a companhia, que pode captar a percepção do passageiro em relação ao trabalho desenvolvido e serve de guia para o aprimoramento dos serviços.

A Gol acredita que toda a iniciativa que visa a melhorar o canal de comunicação entre os clientes e as companhias é benéfica ao setor aéreo brasileiro. E diz que está atenta às opiniões de seus clientes para aprimorar seus serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul