Sistema utiliza robôs na montagem da estrutura da fuselagem e pintura das asas
AeroMagazine
A Boeing anunciou que está em fase final de testes o novo sistema de construção da fuselagem do 777. O novo método batizado de FAUB (Fuselage Automated Upright Build) é um processo automatizado para montagem de grandes estruturas da fuselagem.
O sistema utiliza modernos robôs que são responsáveis por rebitar grande parte dos painéis e estruturas da fuselagem, num processo similar ao existente na indústria automobilística.
A Boeing trabalha, desde 2012, no projeto que deverá aumentar a segurança e qualidade do processo, assim como reduzir o tempo de montagem das estruturas, já que automatizará grande parte do processo. Os robôs podem realizar com precisão milimétrica a junção de 60.000 elementos que hoje são instalados manualmente.
“Esta é a primeira vez que esse tipo de tecnologia é usada pela Boeing para a fabricação de aviões comerciais de fuselagem larga e o programa 777 está liderando este caminho” disse Elizabeth Lund, vice-presidente e gerente geral do programa 777.
O sistema robótico foi projetado pela Boeing em parceria com a Kuka Systems e faz parte da estratégia de manufatura avançada adotada pelo fabricante americano, que atualmente inclui novos sistemas de pintura das asas e operações de perfuração.
O uso no FAUB no programa 777 já começou a ser testado na planta de Anacortes (WA) e deverá ser instalado em breve na unidade de Everett, a principal planta industrial da Boeing.