Viracopos e Anac 'silenciam' sobre novo cronograma para finalizar obra

Por contrato, novo terminal de passageiros deveria estar funcional em maio.
Parte da estrutura foi utilizada por sete seleções durante a Copa do Mundo.


Leandro Filippi
Do G1 Campinas e Região

Com prazo de entrega para 11 de maio deste ano, mas ainda em obras, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos não tem um cronograma para conclusão. Ao menos divulgado publicamente. Desde o vencimento da data contratual para a construção estar operacional, tanto a concessionária responsável pelo terminal aéreo em Campinas (SP), quanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), "silenciaram" sobre o assunto.

Mesmo incompleto, o novo terminal de Viracopos foi utilizado por sete seleções durante a Copa do Mundo. Os 50 voos das delegações, sendo 44 domésticos e seis internacionais, passaram pelo pier A, área que servirá em viagens para o exterior. Atualmente, segundo a concessionária, 4 mil trabalhadores atuam na finalização do aeroporto. No pico das atividades foram aproximadamente 7 mil.

'Tempo recorde'

A obra começou em 31 de agosto de 2012 e, ao admitir o atraso, a concessionária avaliou que é feita em "tempo recorde". A primeira fase da expansão de Viracopos inclui, além do novo terminal de passageiros (com 3 píeres e capacidade para até 22 milhões pessoas por ano), pátios de aeronaves (com 3.500 m² e 37 novas posições), edifício-garagem (4.000 vagas) e adqueações nas pistas de pousos e taxiamento.

Apesar de não mencionar prazo para a conclusão, a concessionária de Viracopos informou que iniciará em outubro a transferência operacional da última companhia área, a Azul, para o novo terminal de passageiros. De acordo com a administradora do aeroporto, os três novos pátios de aeronaves estão finalizados e o edifício-garagem entra em fase de testes esta semana.

No mais recente balanço divulgado, em maio, a obra do terminal de passageiros havia chegado a 92% de conclusão. Por causa do descumprimento do prazo, a Anac pode multar a concessionária em até R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia de atraso. Técnicos elaboraram relatórios após inspeções no aeroporto e a concessionária terá um período para apresentar defesa. Só depois será definido o valor, mas a agência não informou uma data.

Cronograma ainda em julho

Segundo a Anac, o novo cronograma de conclusão das obras deverá ser apresentado pela concessionária até meados de julho, sob pena de autuação. Procurada pelo G1, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República disse que "trabalha" com o prazo de finalização até o fim de 2014.

Por meio de nota, a concessionária do aeroporto de Campinas afirmou que é "importante ressaltar que Viracopos constrói um Novo Aeroporto, totalmente do zero, com capacidade para 22 milhões de passageiros, que será um importante acelerador do crescimento da Região Metropolitana de Campinas e de todo o interior de São Paulo."


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA