RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá
Um avião da Rio Linhas Aéreas, empresa de carga com sede em Curitiba (PR), perdeu uma parte da fuselagem logo após decolar de Cuiabá (MT) em direção a Guarulhos (SP). A peça de metal caiu em um bairro densamente povoado da cidade, sem causar danos. da Agência Folha, em Cuiabá
O episódio ocorreu na sexta-feira, mas somente nesta quarta foi confirmado pela Anac (Agência Nacional e Aviação Civil). A assessoria de imprensa da agência não informou o modelo da aeronave avariada nem as dimensões da peça que se desprendeu dela.
Em entrevista à TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, uma testemunha disse que a peça tinha um metro de comprimento e pesava em torno de 5 kg.
Segundo a Anac, a perda da peça não comprometeu o percurso da aeronave até São Paulo. A empresa foi notificada e terá de explicar o que ocorreu. Se constatada falha na manutenção da aeronave, há possibilidade de aplicação de multa.
À Folha, o setor técnico da Rio informou que a peça que se desprendeu fazia parte da carenagem do motor de um Boeing 727-200. Segundo a empresa, trata-se de uma peça "de acabamento", feita em aço inoxidável, medindo 70 x 40 centímetros e com dois milímetros de espessura. O episódio não interferiu na operação normal do avião, disse a Rio, que suspeita que um parafuso de fixação tenha se soltado em razão de trepidações.